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Auditoria em Serviços de Saúde

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Apresentação em tema: "Auditoria em Serviços de Saúde"— Transcrição da apresentação:

1 Auditoria em Serviços de Saúde
Profª: Luciene Maria Soares 8º P. Enfermagem

2 Evolução Histórica Tem sua origem na área contábil.
Na área de saúde surge com o médico George Gray Ward nos EUA em 1918 quando propós verificar os custos e a qualidade da assistência prestada através dos registros no prontuário médico. Em 1955 o Hospital progress desenvolvia um dos primeiros trabalhos de auditoria em enfermagem. No Brasil surge na década de 50. Em 1976 o Ministério da Previdência Sistematizou a avaliação dos serviços médicos.

3 Evolução Histórica Constituição de 1988: Em 1990 a lei conhecida como lei orgânica da saúde estabeleceu a necessidade de criação do Sistema Nacional de auditoria – SNA Em 1993, a lei nº8.689, de 27 de julho de 93; criou o SNA e estabeleceu como competência sua o acompanhamento, a fiscalização, controle e a avaliação técnico-científica, contábil, financeira e patrimonial das ações de saúde.

4 Evolução Histórica O Decreto Nº 1651 de 28/09/95 regulamenta o Sistema Nacional de Auditoria(SNA), no âmbito do SUS. A ANS é a agência reguladora vinculada ao MS responsável pelo setor de planos de saúde no Brasil. Em 1983 a USP implanta a auditoria de processos: esse toma por base os padrões de assistência de enfermagem determinados na instituição, que são as normas da - SAE.

5 Ministério da Saúde Conceito de auditoria: Consiste no exame sistemático e independente dos fatos obtidos através da observação, medição, ensaio ou outras técnicas apropriadas, de uma atividade, elemento ou sistema, para verificar a adequação aos requisitos preconizados pelas leis e normas vigentes e determinar se as ações de saúde e seus resultados estão de acordo com as disposições planejadas.

6 Conceito Dunn e Morgan: É um instrumento administrativo utilizado na avaliação do cuidado: é a comparação entre assistência prestada e os padrões de assistência considerados como aceitáveis.

7 Auditoria em enfermagem
É a avaliação sistemática da qualidade da assistência prestada, verificada através das anotações de enfermagem no prontuário do paciente e/ou das próprias condições deste. ( KURCGANT, 2006)

8 A auditoria em enfermagem visa
O controle de custos, a melhoria da qualidade no atendimento ao cliente, o planejamento justo da conta hospitalar, e a transparência da negociação embasada na conduta ética.

9 Objetivos Garantir ao paciente/cliente a qualidade da assistência prestada; Sugerir medidas que melhorem a assistência de enfermagem; Avaliar quantitativa e qualitativamente a assistência prestada.

10 Finalidades da auditoria em enfermagem
Identificar áreas(unidades) deficientes do serviço de enfermagem; Fornecer dados para melhoria da qualidade do cuidado de enfermagem; Obter dados para elaborar programas de treinamento; Garantir a qualidade dos registros de enfermagem; Identificar áreas de deficiência em relação à assistência de enfermagem.

11 Benefícios da auditoria em enfermagem
Para o cliente/paciente: Assistência de qualidade. Para a equipe de enfermagem: Oferece subsídios para melhoria do cuidado. Para a instituição: Controla custos e qualidade. Para a profissão: Desenvolve indicadores da assistência.

12 Tipos de auditoria Auditoria preliminar ou prospectiva: Refere-se à avaliação dos procedimentos antes da sua realização, constituindo em um parecer pelo médico auditor da operadora do plano de saúde relacionado a determinado procedimento ou tratamento. Cabendo-lhe, recomendar ou não a realização do procedimento. Possibilita a autorização prévia da internação eletiva. Todo o processo de admissão do paciente.

13 Tipos de auditoria Auditoria retrospectiva: É realizada após a alta do paciente através de análise do prontuário. Benefícios: Os dados não reverterão em melhoria para este paciente, mas para a assistência de um modo geral.

14 Tipos de auditoria Auditoria operacional ou concorrente: É realizada enquanto o paciente está hospitalizado ou em atendimento ambulatorial. Pode ser realizada da seguinte forma: Observação do cuidado; Através de entrevista com o funcionário após a realização do cuidado; Pesquisa junto a equipe médica; Avaliação do cliente ou família e sua percepção quanto a assistência prestada.

15 Classificação da auditoria
Quanto à forma de intervenção: Auditoria Interna e Externa: Interna: Se relaciona a elementos da própria instituição Externa: Não pertence a instituição. Quanto ao tempo: Auditoria contínua e Periódica. Contínua: É realizada em períodos determinados, mas sempre a revisão seguinte se inicia após a última. Periódica: Também é realizada em períodos determinados, porém não se prende a continuidade.

16 Classificação da auditoria
Quanto à natureza: Auditoria normal e Específica: Normal: É realizada dia-a-dia. Especifica: Quando se realiza em um procedimento especifico. Quanto ao limite: Auditoria total e parcial. Total: Realizada em todos os setores da instituição. Parcial: É aquela limitada a alguns serviços. Ex.: Serviço de enfermagem.

17 Funções do enfermeiro auditor
Realizar auditoria de prontuários e contas hospitalares; Identificar abusos e fraudes; Realizar negociação; Recurso de glosa.

18 Instrumentos de trabalho do auditor
Resol CFM 1614/01: Norteia auditoria medica; Resol COFEN266/01: Norteia auditoria em enfermagem; Lei 9656/98: Regulamenta os planos de saúde; Contratos e tabelas hospitalares: Tabela AMB, CBHPM, revista SIMPRO, guia farmacêutico BRASINDICE; ANVISA: Regulamenta, controla e fiscaliza produtos e serviços; DEF: dicionário de especificações farmacêuticas,etc.

19 Perfil desejável do auditor
Ter conhecimento teórico pratico; Ser atualizado na área; Ter experiência clinica; Imparcialidade ética; Noções administrativas; Saber mediar conflitos; Objetividade. Ter conhecimento das leis e normas que regem a assistência a saúde.

20 Considerações Finais A auditoria em enfermagem não avalia o profissional de enfermagem, mas sim o conjunto de atividades desenvolvidas por uma equipe de trabalho. A auditoria não tem finalidade punitiva: Ela identifica erros, os analisa e propõe sugestões para melhoria. Não deve ter como objetivo primordial a melhoria dos registros e sim da assistência. A auditoria de enfermagem limita-se a avaliação do cuidado de enfermagem. Não avalia o cuidado ao paciente, que inclui atuação de outros profissionais.

21 Objetivos da unidade - Conhecer a evolução histórica da auditoria em saúde. - Conceituar auditoria e auditoria em enfermagem. Compreender a importância do serviço de enfermagem no processo de auditoria em saúde. Identificar quais são os instrumentos de trabalho do enfermeiro auditor. Entender a classificação da auditoria.


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