A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fernanda Vieira Enfermagem Faculdade Asa de Brumadinho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fernanda Vieira Enfermagem Faculdade Asa de Brumadinho"— Transcrição da apresentação:

1 Fernanda Vieira Enfermagem Faculdade Asa de Brumadinho
Normas e rotina no controle de infecção hospitalar e ccih, suporte hemodinâmico Fernanda Vieira Enfermagem Faculdade Asa de Brumadinho

2 Infecção hospitalar A infecção hospitalar é uma síndrome infecciosa (infecção) que o indivíduo adquire após a sua hospitalização ou realização de procedimento ambulatorial.

3 Infecção Hospitalar Ignaz Philipp Semmelweis, médico obstetra é considerado o pai do controle de infecções hospitalares. É importante lembrar que nesta época ainda não se conheciam os estudos de Pasteur a respeito da origem das infecções, então a existência de microrganismos não era conhecida.

4 Infecção Hospitalar Em meados de 1840, este médico observou diferença de número de casos de infecções puerperais (infecções pós-parto) em duas clínicas do hospital de Viena. Na primeira clínica, as gestantes eram examinadas por estudantes de medicina que circulavam livremente entre a sala de autópsia e nesta enfermaria. Na segunda clínica, os atendimentos eram realizados por parteiras e o número de infecções puerperais era muito menor.

5 Infecção hospitalar A manifestação da infecção hospitalar pode ocorrer após a alta, desde que esteja relacionada com algum procedimento realizado durante a internação. Somente um profissional treinado (médico ou enfermeiro com qualificação especial em Infecção Hospitalar) pode relacionar sinais e sintomas de infecção com procedimentos realizados em unidades de saúde e realizar o diagnóstico de infecção hospitalar.

6 Infecção Hospitalar O atendimento em unidades de saúde apresenta atualmente grande evolução tecnológica. Pacientes que no passado iriam evoluir a óbito, atualmente não só sobrevivem, como têm boa expectativa de vida, muitas vezes, sem seqüelas. Em contrapartida, esta melhoria no atendimento e avanço tecnológico aumentou o número de procedimentos possíveis de serem realizados num hospital. Procedimentos que, ao mesmo tempo em que prolongam a vida, trazem consigo um risco aumentado de infecção.

7 CCIH COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITAL
A Lei Federal de 6/1/97 instituiu a obrigatoriedade da existência da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e de um Programa de Controle de Infecções Hospitalares (PCIH), definido como um conjunto de ações desenvolvidas deliberada e sistematicamente, tendo como objetivo a redução máxima possível da incidência e gravidade das infecções.

8 CCIH COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITAL
Uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) possui profissionais que deverão executar as seguintes tarefas: -    Detectar casos de infecção hospitalar, seguindo critérios de diagnósticos previamente estabelecidos. -    Conhecer as principais infecções hospitalares detectadas no serviço e definir se a ocorrência destes episódios de infecção está dentro de parâmetros aceitáveis. Isto significa conhecer a literatura mundial sobre o assunto e saber reconhecer as taxas aceitáveis de infecção hospitalar para cada tipo de serviço.

9 CCIH COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITAL
Elaborar normas de padronização para que os procedimentos realizados na instituição sigam uma técnica asséptica (sem a penetração de microrganismos), diminuindo o risco do paciente adquirir infecção. Colaborar no treinamento de todos os profissionais da saúde no que se refere à prevenção e controle das infecções hospitalares. Realizar controle da prescrição de antibióticos, evitando que os mesmos sejam utilizados de maneira descontrolada no hospital.

10 CCIH COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITAL
Recomendar as medidas de isolamento de doenças transmissíveis, quando se trata de pacientes hospitalizados. Oferecer apoio técnico à administração hospitalar para a aquisição correta de materiais e equipamentos e para o planejamento adequado.

11 CCIH COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITAL
É necessário que os profissionais que participam de uma CCIH possuam treinamento para a atuação nesta área. Há exigência legal para manutenção de pelo menos um médico e uma enfermeira na CCIH de cada hospital. Isto está regulamentado em portaria do Ministério da Saúde.

12 CCIH COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITAL
Outros profissionais do hospital também devem participar da CCIH. Eles contribuem para a padronização correta dos procedimentos a serem executados. Estes profissionais devem possuir formação de nível superior e são: farmacêuticos, microbiologistas, epidemiologistas, representantes médicos da área cirúrgica, clínica e obstétrica. Representantes da administração do hospital devem atuar também na CCIH para colaborar na implantação das recomendações.

13 Suporte Hemodinâmico Expressão que significa o controle das condições do sistema circulatório do paciente (vigiar e manter em valores adequados a pressão arterial, a pulsação, a produção de urina, a oferta de nutrientes e oxigênio ao organismo, bem como sua utilização pelo mesmo), visando com isso que o paciente tenha condição de se recuperar da causa que o levou a alteração de sua "condição hemodinâmica" habitual (ou normal).


Carregar ppt "Fernanda Vieira Enfermagem Faculdade Asa de Brumadinho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google