A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Saúde Coletiva Conceito de saúde

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Saúde Coletiva Conceito de saúde"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Saúde Coletiva Conceito de saúde
Universidade de Cuiabá – UNIC Núcleo de Disciplinas Integradas Disciplina: Formação Integral a Saúde Introdução à Saúde Coletiva Conceito de saúde Profª Ma. Andressa Menegaz

2 S A Ú D E D O E N Ç A

3 O que está relacionado com a saúde?

4

5

6

7

8

9 Organização Mundial da Saúde
Conceitos de Saúde Organização Mundial da Saúde “Saúde é o estado do mais completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de enfermidade” (OMS, 1948). Este conceito representou um grande avanço no período em que foi elaborado: * Levava em consideração que a saúde não era apenas o oposto da doença; * Saúde significava um estado positivo de higidez em que as condições biológicas, psíquicas e sociais tinham uma poderosa contribuição.

10 Organização Mundial da Saúde
Conceitos de Saúde Organização Mundial da Saúde “Saúde é o estado do mais completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de enfermidade” (OMS, 1948). Problemas com Conceito de Saúde - OMS 1946: Completo bem estar: ideia de perfeição:Utópica! Faz divisão cartesiana entre corpo e mente. Concepção positivista de bem – estar.

11 Qual a concepção de saúde para a Política de Saúde no Brasil?
A Constituição Federal de 1988, no seu artigo 196, dispõe: “ A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação”. Qual a concepção de saúde para a Política de Saúde no Brasil?

12 Conceito de Saúde No Brasil, o conceito de saúde utilizado nas políticas públicas de Saúde e no Sistema Único de Saúde, é o chamado Conceito Ampliado de Saúde. “Em um sentido mais abrangente, a saúde é o resultante das condições de alimentação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso a posse da terra e acesso aos serviços de saúde. É assim, acima de tudo, o resultado das formas de organização social de produção, as quais podem gerar desigualdades nos níveis de vida” (Brasil,Ministério da Saúde,1986,p.4).

13 SAÚDE COLETIVA SAÚDE PÚBLICA

14 Saúde Coletiva Campo de práticas Campo de conhecimento

15 Ciências sociais e humanas Epidemiologia Política e planejamento
Saúde Coletiva Ciências sociais e humanas Epidemiologia Política e planejamento

16 Bibliografia NUNES, E. D. Saúde Coletiva: uma história recente de um passado remoto. In: CAMPOS. G. W.A.S. et al. Tratado de Saúde Coletiva. 2. ed. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, p 19 a 39. SCLIAR, M. História do conceito de saúde. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 17(1):29-41, Disponível em: SEGRE, M. FERRAZ, F. C. O Conceito de Saúde – ponto de vista. Rev. Saúde Pública vol. 31. n.5, São Paulo, Oct Disponível em: <


Carregar ppt "Introdução à Saúde Coletiva Conceito de saúde"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google