A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Blocos Econômicos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Blocos Econômicos."— Transcrição da apresentação:

1 Blocos Econômicos

2 Blocos Econômicos Tem como finalidade o desenvolvimento do comércio em certa região aumentando: As vantagens comparativas; Produção no país (escala do mercado); Capacidade concorrencial (através de parcerias em detrimento das rivalidades); Das áreas de consumo preferencial Sua origem se deu na EUROPA ao final da 2ª Guerra Mundial devido a impossibilidade de concorrência (necessidade de apoio)

3 Blocos Econômicos Estão Classificados em: Área de Livre Comércio: não existem barreiras alfandegárias para o trânsito de bens. Exemplos: Área de livre comércio de Santana e de Macapá, entre Brasil e Venezuela; área de livre comércio de Tabatinga, entre Brasil, Peru e Colômbia

4 Blocos Econômicos União Aduaneira: não existem barreiras alfandegárias e pratica-se tarifas externas comuns (TEC) entre si e com terceiros países. Exemplo: NAFTA Mercado Comum: não existem barreiras alfandegárias, pratica-se TEC, há o livre trânsito de pessoas e capitais, e há regras comuns para indústria, comércio e consumo. Exemplo: MERCOSUL

5 Blocos Econômicos União Monetária: não existem barreiras alfandegárias, pratica-se TEC, há o livre trânsito de pessoas e capitais, com regras comuns para indústria, comércio e consumo, e adota-se uma moeda comum nos países-membros. Ex: União Européia União Política: não existem barreiras alfandegárias, pratica-se TEC, há o livre trânsito de pessoas e capitais, e há regras comuns para indústria, comércio e consumo, adota-se uma moeda comum nos países-membros e há um parlamento comum.

6 Principais Blocos Econômicos Existentes:
União Européia ( UE ) NAFTA ( Tratado Norte-Americano de Livre Comércio ) MERCOSUL ( Mercado Comum do Sul ) PACTO ANDINO – ( Comunidade Andina de Nações ) APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático)

7

8 MERCOSUL “Mercado Comum do Sul (Mercosul) é um amplo projeto de integração concebido por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Envolve dimensões econômicas, políticas e sociais, o que se pode inferir da diversidade de órgãos que ora o compõem”

9 Diversidade de um bloco econômico
Um bloco econômico não pode ser compreendido como a simples soma das características específicas de cada um de seus membros. Com a mesma complexidade que se dá no comportamento humano, o resultado de um bloco é um conjunto de fatores que surge da diversidade, complementando cada caso isolado, criando um instituto com regras e características próprias.

10 Diversidade de um bloco econômico
Foi assim que se deu com o NAFTA, criado em 1989 entre EUA e Canadá, e que a partir de 01/1994 instituiu a zona de livre comércio entre EUA, Canadá e México, resguardando para este último condições diferenciadas de tratamento pela desigualdade no nível de desenvolvimento do país e demais indicadores macroeconômicos. .

11 Dificuldades MERCOSUL
As principais críticas ao Mercosul, se devem a dois fatores: Primeiro vários obstáculos ao livre comércio entre seus países membros. Exemplos: A Argentina e Brasil não se entendem em relação a barreiras no setor automobilístico e da linha branca ( geladeiras, micro-ondas, fogões ).

12 Dificuldades MERCOSUL
Falta de empenho do grupo em assinar acordos comerciais com outros países. Durante sua existência foram conseguidos apenas os seguintes acordos conjuntos: Tratado de Livre Comercio com Israel / Palestina e Egito.

13 Dificuldades MERCOSUL
Outro exemplo é o Mercosul, pretenso mercado comum com características de união aduaneira estabelecido entre Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, e tendo como membros associados Bolívia, Chile e Peru. Neste bloco de países, empresas multinacionais concentram a produção de alguns modelos em alguns países, distribuindo para os demais a partir de lá.


Carregar ppt "Blocos Econômicos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google