A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Através do filme Lista de Schindler pudemos refletir sobre...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Através do filme Lista de Schindler pudemos refletir sobre..."— Transcrição da apresentação:

1 http://www.vagalume.com.br/david-guetta/bad-feat-showtek-vassy.html Através do filme Lista de Schindler pudemos refletir sobre...

2 As histórias, resultado da ação e do discurso, revelam um agente, mas este agente não é autor nem produtor. Alguém a iniciou e dela é o sujeito, na dupla acepção da palavra, mas ninguém é seu autor. ARENDT, Hannah. A condição humana. Apud SÁTIRO, A.; WUENSCH, A. M. Pensando melhor – iniciação ao filosofar. São Paulo: Saraiva, 2001. p. 24. A filósofa alemã Hannah Arendt foi uma das mais refinadas pensadoras contemporâneas, refletindo sobre eventos como a ascensão do nazismo, o Holocausto, o papel histórico das massas etc. No trecho citado, ela reflete sobre a importância da ação e do discurso como fomentadores do que chama de “negócios humanos”. Nesse sentido, Arendt defende o seguinte ponto de vista: “O agente de uma nova ação sempre age sob a influência de teias preexistentes de ações anteriores”.

3 “Hitler considerava que a propaganda sempre deveria ser popular, dirigida às massas, desenvolvida de modo a levar em conta um nível de compreensão dos mais baixos. ‘As grandes massas’, dizia ele, ‘têm uma capacidade de recepção muito limitada, uma inteligência modesta, uma memória fraca’. Por isso mesmo, a propaganda deveria restringir-se a pouquíssimos pontos, repetidos incessantemente...Tudo interessa no jogo da propaganda: mentiras, calúnias; para mentir, que seja grande a mentira, pois assim sendo, ‘nem passará pela cabeça das pessoas ser possível arquitetar uma tão profunda falsificação da verdade’”. (Lenharo, Alcir, Nazismo, “o triunfo da vontade”. 6.a ed., São Paulo, Ática, 1998, p. 47-48.) A respeito do nazismo é correto afirmar que utilizou-se da propaganda para construir uma imagem grandiosa da Alemanha, para louvar seu líder Adolph Hitler e para estimular a perseguição a grupos considerados perigosos, traidores e inferiores à raça ariana.

4 Os textos abaixo, que se referem a dois momentos distintos da história da Alemanha: respectivamente, à unificação do Estado Nacional, no século XIX, e ao Período Nazista, no século XX. “O próprio Bismarck parece não ter-se preocupado muito com o simbolismo, a não ser pela criação de uma bandeira tricolor, que unia a branca e preta prussiana com a nacionalistaliberal preta, vermelha e dourada.” (HOBSBAWM, Eric. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984, p. 281.) “Hitler escreve a propósito da bandeira:‘como nacionalsocialistas, vemos em nossa bandeira o nosso programa. Vemos no vermelho a ideia social do movimento, no branco a ideia nacionalista, na suástica nossa missão de luta pela vitória do homem ariano e, pela mesma luta, a vitória da ideia do trabalho criador que como sempre tem sido e sempre será anti-semita’.” (REICH, Wilhelm. Psicologia de massas do fascismo. São Paulo, Martins Fontes, 1988, pp. 94-5.) A composição das duas bandeiras a que os textos se referem presta-se, nos dois casos, a identificar o projeto político vitorioso e dominante com o conjunto da sociedade e com o Estado Alemão.

5 O nacional-socialismo alemão e o fascismo italiano foram doutrinas e práticas políticas totalitárias. O totalitarismo caracteriza-se por estabelecer um Estado total, monolítico, que absorve, em seu interior, em sua organização, o todo da sociedade e suas instituições, controlando-a por inteiro; elimina, dessa maneira, a participação política pluralista. Tanto na Alemanha quanto na Itália, alguns filósofos contribuíram com a formação da ideologia do nazifascismo ou a ela se opuseram. Assinale o que for correto. É bom destacar que Benedito Mussolini e Adolf Hitler aceitaram a crítica marxista ao liberalismo, mas ambos recusavam a ideia de uma revolução proletária.

6 Um dos filmes mais conhecidos e comentados sobre o Holocausto é “A lista de Schindler”...32:18 Música??? Música2


Carregar ppt "Através do filme Lista de Schindler pudemos refletir sobre..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google