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FERNANDA FERNANDES TAVARES PAULA PRATES PEREIRA

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Apresentação em tema: "FERNANDA FERNANDES TAVARES PAULA PRATES PEREIRA"— Transcrição da apresentação:

1 FERNANDA FERNANDES TAVARES PAULA PRATES PEREIRA

2 FERNANDA FERNANDES TAVARES PAULA PRATES PEREIRA
ANÁLISE DO PERFIL E PREFERÊNCIA DO CONSUMIDOR DE CARNE BOVINA ORIENTADOR (A): Prof. M.Sc. Pablo Teixeira Viana CO- ORIENTADOR (A): Prof. D.Sc. Pablo Teixeira Viana

3 INTRODUÇÃO O Brasil é considerado o segundo maior produtor mundial de proteína animal e tem no mercado interno o principal destino de sua produção (USDA, 2012). A produção brasileira de carne bovina alcançou em 2011 nove milhões de toneladas (IBGE, 2012)

4 Consumo per capita? (BERTOLAMI, 2005)
INTRODUÇÃO Como reflexo da melhoria do agronegócio e pecuária, tem-se, claramente o aumento do consumo de carnes vermelhas no Brasil (IBGE, 2010). Consumo per capita? (BERTOLAMI, 2005)

5 A carne vermelha na nutrição humana (BRISOLA & CASTRO, 2013).
INTRODUÇÃO A carne vermelha na nutrição humana (BRISOLA & CASTRO, 2013). Consumo de carne vermelha X saúde??? Evolução do perfil do consumidor???

6 OBJETIVO GERAL Neste contexto objetivou-se com a realização do presente estudo avaliar o perfil e a preferência do consumidor de carne bovina

7 METODOLOGIA Trata-se de uma revisão de literatura onde foram avaliadas 39 publicações referentes ao “perfil e a preferência do consumidor de carne bovina” publicados entre 2004 e 2014. Quanto ao tipo de publicação, foram considerados apenas periódicos científicos em extrato B1 e B2 nacionais e internacionais publicados em língua vernácula e estrangeira (inglês e/ou espanhol).

8 METODOLOGIA Na identificação das fontes bibliográficas nacional foram utilizadas as bases de dados SCIELO, LILACS e PUBMED, para a identificação da literatura internacional foram consultadas as bases de dados COMPREHENSIVE MEDLINE e CINAHL. Para identificar as publicações indexadas nestas base de dados foram, utilizadas as seguintes palavras chaves: Características sensoriais. Produto cárneo. Valor nutricional. Consumidor. Carne Vermelha.

9 METODOLOGIA Os dados foram analisados atendendo aos seguintes critérios: dados de identificação dos autores e dos artigos, o ano de publicação, título e periódico.

10 REFERENCIAL TEÓRICO Em 2012 estima-se uma produção de 20 milhões de toneladas de equivalente carcaça (IBGE, 2013). De acordo com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (2011), estes dados apontam que o País contribui com 16,3% de toda carne bovina consumida no Mundo.

11 REFERENCIAL TEÓRICO O Departamento de Agricultura Americano (2012) estima que haja um aumento no consumo de 0,2% para no ano corrente, percebendo – se um consumo considerado de carne bovina no país.

12 REFERENCIAL TEÓRICO A partir do momento em que se identificou que o consumo alimentar de colesterol e de gordura saturada pode proporcionar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, principalmente a doença aterosclerótica, a carne bovina começou a ser questionada (BRASIL, 2008; BERTOLAMI, 2005).

13 REFERENCIAL TEÓRICO Influências da mídia??? O conhecimento dos atributos que determinam a preferência dos consumidores, empresas têm desenvolvido estratégias buscando garantir a competitividade e sustentabilidade das cadeias de produção a que pertencem (BRISOLA & CASTRO, 2005).

14 Figura 1 - Características sensoriais observadas pelo consumidor no momento da compra e do consumo da carne bovina após seu cozimento (%) (VIANA, 2012)

15 Vertentes apresentadas pela mídia e ciência.
REFERENCIAL TEÓRICO Vertentes apresentadas pela mídia e ciência. 1 - Alimento rico em nutrientes essenciais e com sabor e característica sensoriais de extrema aceitação pelo consumido. 2 - Consequências deletérias à saúde humana. (FREITAS & LOBATO, 2006; BRASIL, 2008).

16 CONSIDERAÇÕES FINAIS Dentre as características sensoriais analisadas, as que indicam um melhor estado aparente e qualidade do produto, como a cor e a firmeza, obtiveram destaque na preferência do consumidor, assim como as características que garantem um consumo mais satisfatório como a aparência e o sabor.

17 CONCLUSÕES Conclui-se, portanto, estar havendo um processo de mudança no perfil do consumidor indicando uma maior preocupação com a qualidade do produto e sua segurança durante a alimentação, colocando em primeiro lugar a satisfação de consumir, sua saúde e o seu bem estar.

18 Faculdade Guanambi Clínica de Saúde ABC Orientador (a) [...]
AGRADECIMENTOS Faculdade Guanambi Clínica de Saúde ABC Orientador (a) [...]

19 OBRIGADO (A)!!!


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