A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESPECTROS/RADIAÇÕES/ENER GIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESPECTROS/RADIAÇÕES/ENER GIA"— Transcrição da apresentação:

1 ESPECTROS/RADIAÇÕES/ENER GIA
ENTRAR

2 Matéria e Energia são dois conceitos que não existem isolados.
Einstein, séc. XX : E = mc2 A energia é transmitida em forma de ondas - Radiação Espectro - Conjunto de radiações simples que são emitidas por uma fonte de luz. O arco-íris foi o primeiro espectro observado. Resulta da decomposição da luz branca. Isaac Newton provou que a radiação solar poderia ser separada num espectro colorido, como acontece num arco-íris, que foi o primeiro espectro observado.

3 Descontínuos ou de riscas
2.1 Espectros de Riscas de Absorção e Emissão de Radiação pelas Estrelas Tipos de espectros Contínuos Descontínuos ou de riscas Emissão Absorção Os espectros estelares são espectros descontínuos de riscas de absorção, semelhantes ao “arco-íris”, com cores interrompidas por riscas escuras.

4 Se o espectro solar for observado em espectroscópios potentes, observa-se uma série de riscas negras - Riscas de Fraunhofer. As riscas negras resultam da absorção de radiação por elementos presentes na atmosfera (parte mais externa ) do Sol. Como algumas dessas riscas coincidem com as riscas dos espectros de emissão de alguns átomos (H, He, etc), podemos concluir que esses átomos estão presentes na atmosfera solar.

5 2.2 O Espectro Electromagnético
Maxwell identificou a luz visível como sendo uma onda electromagnética. Existem muitas outras ondas electromagnéticas com comprimentos de onda que variam desde o tamanho do raio da Terra (aproximadamente km) até ao tamanho do núcleo atómico (aproximadamente m).

6 O Espectro Electromagnético é formado por ondas que se propagam no vazio com velocidade igual à velocidade da luz (c = 3×108 m/s) e sem ser necessário qualquer meio material. Cada radiação do espectro electromagnético é caracterizada pelo seu valor de energia, isto é, pelo seu comprimento de onda, λ, ou frequência, f: nesta equação h representa a constante de Planck. O comprimento de onda está relacionado com a frequência através da equação:

7 2.3 Relação entre as cores do Espectro Visivel e a Energia de Radiação
Apesar das estrelas serem emissores de luz visível com espectro contínuo, a sua cor pode variar devido à variação da temperatura. A cor de uma estrela é determinada pela parte do seu espectro visível que mais contribui para sua luminosidade total. As estrelas apresentam várias cores, que reflectem a temperatura das suas atmosferas de acordo com lei de Wien. As estrelas mais "frias", cuja temperatura é da ordem dos K ou K emitem radiações vermelhas (menos energéticas). As estrelas mais “quentes” podem atingir uma temperatura de K, ou mais, e emitem radiações violetas e azuis ( mais energéticas). Menu principal


Carregar ppt "ESPECTROS/RADIAÇÕES/ENER GIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google