A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos básicos sobre Radiação Para entender um pouco de radiação, vamos lembrar as três maneiras com que a energia térmica é transmitida Condução –

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos básicos sobre Radiação Para entender um pouco de radiação, vamos lembrar as três maneiras com que a energia térmica é transmitida Condução –"— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos básicos sobre Radiação Para entender um pouco de radiação, vamos lembrar as três maneiras com que a energia térmica é transmitida Condução – A energia térmica calor é transmitido através de um meio sólido, não há transmissão de matéria. Convecção – A energia térmica é transmitida através de um meio líquido e há transmissão de matéria.

2 Irradiação - A energia térmica é transmitida através de ondas eletromagnéticas e não há a necessidade de meio material – exemplo: Luz do Sol. Aqui devemos tomar muitos cuidados, o conceito de radiação é intrinsicamente ligado ao conceito de onda eletromagnética. No entanto, irradiação e radiação são coisas distintas. Definição clássica A radiação é propagação de energia por várias formas, em especial através de dois métodos

3 Radiação corpuscular Associada a energia transmitida por partículas subatômicas que se propagam, a mesma pode ser associada apenas a energia cinética. Definida como a energia K de uma partícula de massa m e velocidade v que se relacionam por:. Radiação eletromagnética Esta radiação é efetuada através de ondas, a mesma transfere energia por outro forma, já que onda não possui massa, outros indicadores devem medir a energia transmitida. Para caracterizar a velocidade de uma onda temos dois parâmetros, a saber: Comprimento de onda Frequência de oscilação - f A relação que une os dois parâmetros é a expressão da velocidade dada por :

4 No caso da onda eletromagnética, a mesma se desloca com velocidade da luz c, dada por:

5 No entanto, a luz apresenta um comportamento complexo, a chamada dualidade onda-partícula. Na verdade, a energia da luz estaria armazenada em pacotes chamados de quantas de energia. E no caso da luz, seriam os chamados fótons Fóton é uma partícula sem carga e massa de repouso nula. A relação da energia é dada por: Onde h é a constante de Planck Fazendo uma análise dimensional simples podemos encontrar uma relação entre momento linear de uma partícula (p) e seu comprimento de onda associado. Um vídeo interessante para esta ideia da dualidade onda partícula é

6 Aplicações de tudo isto. Microscopia: Esquema mostrando os três tipos de microscópio. Microscopia de luz.

7

8 Epitélio de um bicho-pau Imagem de TEM. Sangue, imagem de MEV.

9 Tipos de radiação A radiação depende de sua origem e de sua energia. Quando a origem é de núcleos temos: Radiação alfa. Radiação beta. Radiação gama. Raios-X que diferem dos gama apenas pelo fato dos primeiros serem de origem eletrônica e os últimos nuclear.


Carregar ppt "Conceitos básicos sobre Radiação Para entender um pouco de radiação, vamos lembrar as três maneiras com que a energia térmica é transmitida Condução –"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google