A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRABALHO E ENERGIA Prof.: Gilson Rocha. TRABALHO E ENERGIA INTRODUÇÃO: Os conceitos de trabalho e de energia são importantes na física e também na nossa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRABALHO E ENERGIA Prof.: Gilson Rocha. TRABALHO E ENERGIA INTRODUÇÃO: Os conceitos de trabalho e de energia são importantes na física e também na nossa."— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHO E ENERGIA Prof.: Gilson Rocha

2 TRABALHO E ENERGIA INTRODUÇÃO: Os conceitos de trabalho e de energia são importantes na física e também na nossa vida quotidiana. Em física, uma força efetua trabalho quando age sobre um corpo, deslocando-o, e há uma componente da força na direção do deslocamento. O conceito de energia está estreitamente associado com o conceito de trabalho. Trabalho é uma medida da energia transferida pela aplicação de uma força ao longo de um deslocamento. Quando um sistema realiza trabalho sobre outro sistema, há transferência de energia entre os dois sistemas.

3 A energia aparece em várias formas: Energia térmica, está associado ao movimento caótico das moléculas de um sistema e tem relação estreita com a temperatura do sistema. Energia química, energia armazenada em compostos químicos. Energia eletromagnética, energia armazenada em campos elétrico e magnético. Energia nuclear, E = mc 2

4 TRABALHO E ENERGIA CINÉTICA W = F*(cosθ)*Δx Trabalho feito por uma força constante. Trabalho é uma grandeza escalar. Mas pode ser positivo ou negativo. W > 0, a força e o deslocamento estão nas mesmas direções. W < 0, a força e o deslocamento estão nas direções opostas.

5 W = F*(cosθ)*Δx Trabalho feito por uma força constante. A unidade do trabalho no sistema internacional é joule (J),e no sistema de CGS é erg. 1 J = 1 N * m 1erg = 1 dyn * cm 1 J = 10 7 erg Com a definição do trabalho W = F * (cosθ) * Δx, podemos ver que nos dois casos, a força não realiza trabalho. 1. Se Δx = 0, W = 0 O homem não realiza trabalho sobre os pesos enquanto os mantém em repouso.

6 W = F * (cosθ) * Δx Trabalho feito por uma força constante. 2. Se cosθ = 0, ou θ = 90º, W =0. Quando um corpo é deslocado horizontalmente sobre uma mesa plana, a força normal n e a força gravítica mg não realizam trabalho.

7 TEORIA DA ENERGIA CINÉTICA Energia cinética da partícula. É uma grandeza escalar que depende da massa e da velocidade da partícula.

8 O trabalho total efectuado sobre uma partícula é igual à variação de energia cinética da partícula. Este resultado chama-se teorema da energia cinética.

9 TRABALHO FEITO POR UMA FORÇA CONSTANTE Quando a força é constante, o trabalho feito é a área de retângula.

10 TRABALHO FEITO POR UMA FORÇA VARIÁVEL


Carregar ppt "TRABALHO E ENERGIA Prof.: Gilson Rocha. TRABALHO E ENERGIA INTRODUÇÃO: Os conceitos de trabalho e de energia são importantes na física e também na nossa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google