A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Interação da Radição com a Matéria. Beneth Gomes Físico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Interação da Radição com a Matéria. Beneth Gomes Físico."— Transcrição da apresentação:

1 Interação da Radição com a Matéria. Beneth Gomes Físico

2 Bremsstrahlung Bremsstrahlung - Radiação de Freamento Quando partículas carregadas, principalmente elétrons, interagem com o campo elétrico de núcleos de número atômico elevado ou com a eletrosfera, elas reduzem a energia cinética, mudam de direção e emitem a diferença de energia sob a forma de ondas eletromagnéticas, denominadas de raios X de freamento ou bremsstrahlung.

3 Bremsstrahlung Bremsstrahlung – Espectro Original

4 Bremsstrahlung Bremsstrahlung – Espectro Filtrado Na produção de raios X são produzidos também raios X característicos referentes ao material com o qual a radiação está interagindo. Esses raios X característicos somam-se ao espectro de raios X de freamento e aparecem com picos destacados nesse espectro

5 Efeito Fotoelétrico O efeito fotoelétrico é caracterizado pela transferência total da energia da radiação X ou gama (fóton que desaparece) a um único elétron orbital, que é expelido com uma energia cinética E c bem definida, E c = h - B e onde h é a constante de Plank, é a freqüência da radiação e B e é a energia de ligação do elétron orbital. O efeito fotoelétrico é predominante para as baixas energias e para elementos químicos de elevado número atômico Z.

6 Efeito Fotoelétrico O elétron eliminado do átomo, conhecido como fotoelétron, escapa com energia cinética igual a diferença de energia do fóton incidente e a energia de ligação do elétron atingido.

7 Efeito Fotoelétrico

8 O efeito Compton No efeito Compton, o fóton é espalhado por um elétron de baixa energia de ligação, que recebe somente parte de sua energia, continuando sua sobrevivência dentro do material em outra direção.

9 Percentual de Interação Percentagem de interação por efeito fotoelétrico e Compton e a percentagem de transmissão em um tecido mole de 10 cm de espessura.

10 Formação de Pares Este efeito ocorre quando fótons de energia superior a 1,022 MeV passam perto de núcleos de número atômico elevado, interagindo com o forte campo elétrico nuclear. Nesta interação, a radiação desaparece e dá origem a um par elétron-pósitron (2 mc 2 =1,022 MeV), por meio da reação: As duas partículas transferem a sua energia cinética para o meio material, sendo que o pósitron volta a se combinar com um elétron do meio e dá origem a 2 fótons, cada um com energia de 511 keV.

11 Fim! Obrigado! Perguntas?


Carregar ppt "Interação da Radição com a Matéria. Beneth Gomes Físico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google