A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

5.2 Circuitos elétricos. 5.2 Circuitos elétricos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "5.2 Circuitos elétricos. 5.2 Circuitos elétricos."— Transcrição da apresentação:

1

2 5.2 Circuitos elétricos

3 Um circuito elétrico é um «caminho» percorrido por corrente elétrica.

4 Um circuito deve conter pelo menos
uma fonte de energia…

5 … e um ou mais recetores de energia.

6 Dependendo da função de um circuito, este pode ter
diversos componentes, como, por exemplo: Pilha Interruptor Lâmpada Motor Resistência Campainha Voltímetro Amperímetro

7 Para facilitar a representação esquemática de um circuito
elétrico, atribui-se a cada componente um símbolo:

8 Considera a montagem seguinte:
Esta montagem tem: uma fonte de energia — uma pilha; dois recetores de energia — as lâmpadas; um interruptor aberto; fios de ligação.

9 Por que razão não estão as lâmpadas a brilhar?
Considera a montagem seguinte: Por que razão não estão as lâmpadas a brilhar? O interruptor está aberto, o que significa que o «caminho» para a passagem de corrente está interrompido — o circuito está aberto. É necessário fechar o interruptor para permitir a passagem da corrente elétrica.

10 Considera a montagem seguinte:
Sentido real da corrente elétrica Agora que o interruptor está fechado, há passagem de corrente elétrica no circuito: Há um excesso de eletrões no polo negativo da pilha; Há um défice de eletrões no polo positivo da pilha; Os eletrões deslocam-se do polo negativo para o polo positivo — no sentido real da corrente elétrica.

11 Considera a montagem seguinte:
Sentido real da corrente elétrica Sentido convencional da corrente elétrica No século XVII, quando se começou a estudar a corrente elétrica, o sentido desta foi estabelecido por analogia com o movimento de fluidos. Pensava-se, na altura, que a corrente se estabelecia do polo positivo para o polo negativo, sendo este o sentido convencional da corrente.

12 Considera a montagem seguinte:
Sentido real da corrente elétrica Sentido convencional da corrente elétrica x Este circuito pode ser esquematizado da seguinte forma:

13 Associação em paralelo
Na construção de um circuito elétrico, há dois métodos básicos de associação dos componentes: Associação em série Associação em paralelo x x

14 a passagem de corrente é interrompida.
Associação de resistências em série As lâmpadas também possuem uma resistência interna x A B Sentido convencional da corrente Há apenas um «caminho» para a passagem da corrente elétrica. Por esse motivo, se o circuito for aberto em qualquer ponto, a passagem de corrente é interrompida. Se o interruptor for aberto ou se o filamento de uma das lâmpadas, A ou B, se quebrar, o circuito fica aberto e nenhuma das lâmpadas brilha.

15 Associação de resistências em paralelo
x A B Sentido convencional da corrente Ramo principal Ramo 2 Ramo 1 Num circuito em paralelo, há mais do que um «caminho» para a passagem da corrente. Cada um dos pontos assinalados a magenta tem a designação de nó. Os nós dão origem aos diferentes ramos do circuito.

16 Associação de resistências em paralelo
x A B Sentido convencional da corrente Ramo principal Ramo 2 Ramo 1 Se a passagem de corrente for interrompida num dos ramos do circuito, a corrente continua a passar pelo outro ramo. Se o interruptor junto à lâmpada A for aberto, ou o filamento desta lâmpada se quebrar, esta deixa de brilhar, mas a corrente continua a passar pelo ramo 2, permitindo que a lâmpada B brilhe.

17 Um circuito elétrico é um «caminho» percorrido por corrente
elétrica. Um circuito elétrico tem pelo menos uma fonte de energia e um ou mais recetores elétricos. Na construção de um circuito elétrico, há dois métodos básicos de associação dos componentes: associação em série e associação em paralelo.


Carregar ppt "5.2 Circuitos elétricos. 5.2 Circuitos elétricos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google