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TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO FOLHA DE CÁLCULO OPERAÇÕES ELEMENTARES NA FOLHA DE CÁLCULO.

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1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO FOLHA DE CÁLCULO OPERAÇÕES ELEMENTARES NA FOLHA DE CÁLCULO

2 TIC 10FOLHA DE CÁLCULO Operações elementares na folha de cálculo Movimentação na folha de trabalho Na janela do documento só é visível uma pequena parte da folha de trabalho e, na maioria da vezes, a nossa folha ocupa um maior número de células do que as visíveis na área da janela, sendo por isso necessário movimentarmo-nos pelo documento rapidamente. Para movimentar o rectângulo de selecção por entre as células de uma folha de cálculo pode utilizar o rato ou o teclado. Quando se move o rectângulo de selecção para uma célula, esta torna-se activa. Para facilitar a identificação da linha e da coluna da célula activa, os seus cabeçalhos são mostrados em cor diferente.

3 TIC 10FOLHA DE CÁLCULO Operações elementares na folha de cálculo Movimentação com o rato Para tornar uma determinada célula activa, basta efectuar um clique sobre a célula desejada. Movimentação na folha de trabalho

4 TIC 10FOLHA DE CÁLCULO Operações elementares na folha de cálculo Movimentação com o teclado Para mover a caixa de selecção através do teclado, utilize as teclas de cursor. Movimentação na folha de trabalho

5 TIC 10FOLHA DE CÁLCULO Operações elementares na folha de cálculo Movimentação com o teclado Movimentação na folha de trabalho

6 TIC 10FOLHA DE CÁLCULO Operações elementares na folha de cálculo Inserção de dados numa célula Em cada uma das células é possível inserir texto, números, fórmulas, etc. Em qualquer um dos casos, basta seleccionar a célula pretendida e digitar a informação.

7 TIC 10FOLHA DE CÁLCULO Operações elementares na folha de cálculo Inserção de comentários numa célula Adicionar um comentário a uma célula: selecciona a célula, friso Rever, comando Novo Comentário. Permite explicar determinados elementos de uma folha de cálculo, como, por exemplo, documentar um valor particular ou explicar o funcionamento de uma fórmula específica.

8 TIC 10FOLHA DE CÁLCULO Operações elementares na folha de cálculo Eliminar o conteúdo de uma célula Para eliminar o conteúdo de uma célula basta activar a célula pretendida e, de seguida, pressionar a tecla Delete. Para eliminar a formatação ou os comentários das células seleccionadas, deve clicar na célula com o botão direito do rato e escolher as opções de acordo com o desejado.

9 TIC 10FOLHA DE CÁLCULO Operações elementares na folha de cálculo Tipos de dados Os tipos de dados que se inserem numa célula da folha de cálculo podem ser divididos em dois grandes grupos: valores constantes e fórmulas. Valores constantes - Um valor constante é um tipo de dado introduzido directamente na célula, ou seja, não é obtido a partir de cálculos que envolvem outros valores e pode ser alterado sempre que se entender necessário. Pode ser um número, uma data, hora ou um texto. Fórmulas - Uma fórmula é uma sequência composta por valores constantes, referências a outras células, nomes, funções ou operadores, ou seja, é uma expressão matemática ou lógica, através da qual se efectuam cálculos. A introdução de uma fórmula inicia-se sempre pelo sinal de igual (=). Exemplo: =20*B3+C5 – SOMA(D1:D5)

10 TIC 10FOLHA DE CÁLCULO Operações elementares na folha de cálculo Anular e refazer Anular uma acção Pode anular-se uma acção através de uma das seguintes opções: Clicar no botão Anular… junto dos Frisos Pressionar a combinação de teclas Ctrl+Z.. Refazer uma acção Depois de anular uma acção, é possível voltar atrás e refazer a acção anulada através do comando Refazer. Também poderemos usar a combinação de teclas Ctrl+Y.

11 TIC 10FOLHA DE CÁLCULO Operações elementares na folha de cálculo Guardar um livro de trabalho Para armazenar um livro de trabalho, o Excel disponibiliza dois comandos: Ficheiro/ Guardar e Guardar como… O comando Guardar é utilizado para guardar as alterações efectuadas num livro existente, mantendo a localização e o nome do documento. O comando Guardar como… é utilizado para definir um novo nome e/ou uma nova localização. Quando se grava um livro pela primeira vez, os comandos Guardar e Guardar como produzem o mesmo efeito. Depois de executados, abrem a caixa de diálogo Guardar como.

12 TIC 10FOLHA DE CÁLCULO Operações elementares na folha de cálculo Criar um livro de trabalho Ficheiro / Novo É possível criar um novo livro em branco ou a partir de um modelo. Um modelo não é mais do que um ficheiro onde estão predeterminadas especificações que definem várias opções de formatação do livro. Se possuirmos uma ligação à Internet, podemos obter mais modelos a partir da opção Modelo, no Microsoft Office On-line.

13 TIC 10FOLHA DE CÁLCULO Operações elementares na folha de cálculo Abrir um livro de trabalho já existente Pode abrir um livro: Através da combinação das teclas Ctrl+F12. Através da execução do comando Abrir ou Recentes do Friso Ficheiro.

14 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO FOLHA DE CÁLCULO – Microsoft Excel


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