A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A MISSÃO PROFÉTICA DE MOISÉS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A MISSÃO PROFÉTICA DE MOISÉS"— Transcrição da apresentação:

1 A MISSÃO PROFÉTICA DE MOISÉS
LIÇÃO 11 A MISSÃO PROFÉTICA DE MOISÉS

2 Lição 11 A fé heroica de Moisés Igreja: Prof.:

3 Lição 11 A fé heroica de Moisés TEXTO ÁUREO
“Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vos, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência”. Deuteronômio 30.19

4 Lição 11 A fé heroica de Moisés VERDADE APLICADA
A fé é a chave que nos abre o portal eterno e nos permite ver de forma cristalina aquilo que ainda não tomou forma no mundo físico.

5 OBJETIVOS 1. Apresentar um quadro das renúncias de Moisés e o que a fé produziu em sua vida; 2. Mostrar a fé como a fonte principal de todas as escolhas de Moisés; 3. Considerar o que Moisés deixou e o que recebeu em troca de sua grande renúncia;

6 Lição 11 A fé heroica de Moisés Textos de Referência Hebreus 11.23-26
23 - Pela fé, Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei. 24 - Pela fé, Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, 25 - Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo, ter o gozo do pecado; 26 - Tendo, por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.

7 INTRODUÇÃO O escritor do livro de Hebreus destila grandeza quando revela as renúncias de Moisés pela fé. As decisões tomadas pelo patriarca apresentam o alcance do poder divino. Sabemos que a graça cobre o mais vil entre os pecadores, mas a história de Moisés nos ensina que Deus também salva nobres, príncipes e cultos.

8 1. A DECIDIDA AÇÃO DE FÉ TOMADA POR MOISÉS
Pela fé, Moisés foi capaz de ver através da eternidade o que todos em seu tempo duvidaram. Ele recusou a nobreza, foi contado como um louco ao escolher os desfavorecidos e discerniu de modo singular a verdadeira riqueza do universo.

9 1.1 A FÉ QUE RECUSA A NOBREZA
Somente um louco poderia desprezar um palácio, a posição e a nobreza para sofrer no deserto e dedicar sua vida a pessoas desconhecidas. O escritor aos Hebreus destaca que a sua decisão não foi por sentimento pátrio, e sim por fé. Essa fé que lhe fez perder tudo foi a mesma que o fez ser o que é.

10 1.2 A FÉ QUE PREFERE O SOFRIMENTO ANTE O GOZO
Moisés foi criado no luxo como herdeiro do reino. Até que chegou um dia em que decidiu aliar aos oprimidos israelitas e dizer adeus aos futuro de riqueza, tranquilidade, comodidades e domínio real.

11 1.3 A FÉ QUE PROCLAMA A CRISTO COMO SUA MAIOR RIQUEZA
A causa que Moisés abraçou trazia como prêmio uma abundante tribulação (Hb ). Não Havia recompensa presente, senão o que perder, deveria agir motivado apenas por puro princípio, amor a DEUS e convicção da verdade.

12 2. FÉ, A FONTE DAS DECISÕES DE MOISÉS
Durante toda sua infância, Moises foi influenciado por sua mãe Joquebede e certamente sabia ser ele o libertador de Israel, pois cuidava que seus irmãos também entendessem (At 7.24). Mesmo sendo o detentor de tal verdade, algo o deveria impulsionar a prosseguir, a fé foi a força motriz que alavancou sua vida e lhe fez ver coisas inefáveis.

13 2.1 PELA FÉ, MOISÉS VIU A RECOMPENSA DO SOFRIMENTO
A fé mostrou a Moisés o que havia dentro da eternidade, daí em diante, qualquer grandeza que visse no mundo se tornava nada diante do que a fé lhe revelara (Rm 8.17,18)

14 2.2 PELA FÉ, MOISÉS VIU UM GALARDÃO
Moisés descartou a possibilidade das riquezas humanas por uma recompensa na eternidade. Moisés sabia que sua causa era a causa de DEUS e, portanto, essa era a única verdade que impulsionava sua vida a queimar todo passado.

15 2.3 PELA FÉ, MOISÉS VIU O CRISTO
A fé de Moisés também descansa em Cristo. Ele ainda não havia vindo, mas ele o viu através da eternidade. Moisés não conhecia tudo o que conhecemos hoje, mas tinha fé no Messias que havia de vir. (Dt 18.18)

16 3. PERDER PARA GANHAR: UMA LIÇÃO DE FÉ
Escolher servir a Deus é inimizade declarada contra o mundo (Hb 11.27). Moisés se tornou inimigo de todos para se fazer amigo de Deus. O que viu afinal? O texto é muito claro: ele viu o invisível.

17 3.1 A FÉ QUE MOVEU MOISÉS O maior obstáculo que um servo de Deus pode ter na vida é criar raízes em algum lugar. Qualquer pessoa que está, há muito tempo, fixo em algum trabalho ou lugar ficará inseguro em deixar o comodismo de sua situação. Moisés olhou para além das dificuldades do caminho das decisões e permitiu que sua fé comandasse suas atitudes.

18 3.2 A DURA MISSÃO DE MOISÉS A causa pela qual Moisés renunciaria sua coroa incluía como galardão terreno um grupo de escravos quebrantados e oprimidos pela sociedade. A missão de Moisés exigia muito mais que deixar tudo mas deveria ajustar o povo, descer o seu nível, conviver com elas, suportá-los e amá-los como o povo escolhido por Deus.

19 3.3 O GALARDÃO DA FÉ Moisés deu tudo o que possuía por um relacionamento com DEUS. Portanto o que ele perdeu não teria condições de guardar, mas o que ele ganhou jamais poderia perder.

20 Conclusão Moisés percebia que os prazeres do pecado eram passageiros (Hb 11.25). Vendo que o tempo havia chegado, teve coragem para renunciar. Ele sabia que a vida não era longa o bastante e não queria comparecer diante de Deus como alguém que rejeitou o direito de servir (Lc 14.33).

21 A MISSÃO PROFÉTICA DE MOISÉS
LIÇÃO 11 A MISSÃO PROFÉTICA DE MOISÉS


Carregar ppt "A MISSÃO PROFÉTICA DE MOISÉS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google