A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CoesãoCoesão. Coesão Referencial Envolve itens na superfície do texto que não podem ser interpretados isoladamente, mas remetem a outros elementos que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CoesãoCoesão. Coesão Referencial Envolve itens na superfície do texto que não podem ser interpretados isoladamente, mas remetem a outros elementos que."— Transcrição da apresentação:

1 CoesãoCoesão

2 Coesão Referencial Envolve itens na superfície do texto que não podem ser interpretados isoladamente, mas remetem a outros elementos que estão no discurso e são necessários à compreensão textual.

3 A borboleta, depois de esvoaçar muito em torno de mim, pouso-me na testa.sacudi-a, ela foi pousar na vidraça; e por que a sacudisse de novo, saiu dali e veio parar em cima de um velho retrato de meu pai. Era negra como a noite. O gesto brando com que, uma vez reanimada,começou mover as asas, tinha um certo ar de escarninho que me aborreceu muito.dei de ombros, saí do quarto; mas, tornando lá depois, e achando-a ainda no mesmo lugar, senti um repelão nos nervos, lancei mão da toalha, bati-lhe e ela caiu.

4 “ André e Pedro são dois fanáticos torcedores de futebol. Apesar disso, são diferentes: este não briga com quem torce por um time diferente do seu; aquele o faz

5 Recursos de Coesão Referencial O uso de Epítetos; Ex: Fiz uma viagem a Paris. Fiquei encantada com a cidade luz.

6 Nominalizações. Substantivo que remeta ao verbo enunciado anteriormente. Ex; Eles foram testemunhar sobre o acidente. O juiz disse, porém, que tal testemunho não era válido por serem parentes do motorista infrator.

7 Expressões Sinônimas ou quase- sinônimas Ex: Os quadros de van Gogh não tinham nenhum valor em sua época. Houve telas que serviram até de porta de galinheiro.

8 Termo- Síntese. Ex: O país é cheio de entraves burocráticos. É preciso preencher um sem- número de papéis. Depois, pagar uma infinidade de taxas. Todas essas limitações acabam prejudicando o importador.

9 pronomes Exs: Vitaminas fazem bem á saúde. Mas não devemos tomá-las em excesso. Há uma grande diferença entre Paulo e Maurício. Este guarda rancor de todos, enquanto aquele tende mais a perdoar.

10 Numerais Ex: Recebemos dois telegramas: o primeiro confirmava sua chegada; o segundo, dizia justamente o contrário.

11 Advérbios: Aqui. Ali, lá, aí Ex: Não podíamos deixar de ir ao Louvre. Lá está a obra –prima de Leonardo da Vinci: a Monalisa

12 Elipse Ex: O ministro foi o primeiro a chegar. ( Ele) Abriu a sessão às oito em ponto e ( ele) fez seu discurso emocionado.

13 Zeugma Ex: Você come carne assada todos os dias; e eu ( como), frutas.

14 Repetição de nome próprio ( ou parte dele) Ex: Manuel da Silva Peixoto foi um dos ganhadores do maior prêmio da Loto. Peixoto disse que ia gastar todo seu dinheiro na compra de uma fazenda e em viagens ao exterior.

15 Metonímia O governo tem se preocupado com os altos índices de inflação. O Planalto diz que não aceita qualquer remarcação de preço.

16 Coesão Sequencial Mecanismos de coesão que permitem a progressão do fluxo de informação.

17 Conectivos e suas respectivas funções. Adição: e, nem, não só,... Exclusão: de um lado, por outro lado... Conclusão: assim, logo, desta forma... Esclarecimento: Aliás, isto é, em outras palavras... Oposição: porém, contudo, mas...


Carregar ppt "CoesãoCoesão. Coesão Referencial Envolve itens na superfície do texto que não podem ser interpretados isoladamente, mas remetem a outros elementos que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google