A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filosofia da Ciência Revisão Exercícios diversos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filosofia da Ciência Revisão Exercícios diversos"— Transcrição da apresentação:

1 Filosofia da Ciência Revisão Exercícios diversos

2 Distinções entre a Filosofia e a Ciência
A Filosofia como a Ciência procura encontrar respostas para as questões que o homem coloca, mas existem grandes diferenças entre estas atividades.   Distinções entre a Filosofia e a Ciência  Filosofia Ciência Compreensão da totalidade Investigação em áreas específicas Pluralidade de Linguagens filosóficas Linguagem unívoca Pluralidade de métodos de investigação Uniformização dos métodos  Trabalho Individual Trabalho em equipa Argumentação Provas factuais

3 1- Acerca do começo histórico da Filosofia podemos dizer: I- Os primeiros filósofos gregos surgiram por volta de fins do século VII a.C. e durante o século VI a.C. nas colônias gregas da Ásia Menor, na região da Jônia, e ficaram conhecidos como présocráticos. II- A Filosofia surgiu como uma explicação da produção natural das coisas por elementos e causas naturais e impessoais. III- A invenção da política grega introduziu três aspectos novos: a idéia da lei, o surgimento de um espaço público e a estimulação de um pensamento e um discurso público. Isto foi decisivo para o começo histórico da Filosofia. IV- A tese do "milagre grego" queria dizer que a Filosofia surgiu de forma planejada, onde os gregos utilizaram métodos sistemáticos de reflexão. As afirmativas corretas são, apenas: A) I, II e III. B) II e III. C) II, III e IV. D) I e IV.

4 2- Qual das caracterizações abaixo está correta quanto à natureza da Filosofia? a) A Filosofia trata de objetos absolutamente diferentes dos objetos da ciência e nunca recorre a dados empíricos em suas pesquisas. A filosofia é a priori. b) Ao contrário da ciência, a filosofia não tem pretensão de objetividade e rigor, sendo, por isso, uma atividade mais humana. c) A filosofia pode se constituir como uma epistemologia (meta-ciência) e fornecer as bases para se pensar uma fundamentação do conhecimento científico. d) A filosofia não se configura como ciência por recorrer a argumentos que não podem ser traduzidos em termos lógicos e rigorosos como os científicos. e) A ciência e a Filosofia são saberes distintos e, na maioria das vezes, incomunicáveis por tratarem de objetos diferentes e por requerem métodos essencialmente diferentes.

5 3- A filosofia pode ser definida como uma atividade de análise, de reflexão e de crítica. O que caracteriza essas atividades é: a) a observação dos elementos, a proposição de respostas corretas e a avaliação do pensamento sobre si mesmo. b) o desenvolvimento de ideias inatas, a crítica literária e filosófica e a contestação de fatos. c) a indagação sobre as causas e o sentido, o movimento do pensamento sobre si mesmo e o exame racional de todas as coisas. d) o aprimoramento das ciências, o desenvolvimento de propostas filosóficas e a avaliação crítica da ciência.

6 4- Sobre a atitude espontânea do senso comum e a ciência, podemos afirmar: I- Enquanto no senso comum o homem busca os princípios lógicos que regem o pensamento coerente; a ciência afirma que, pela magia, o homem pode libertar-se do medo e das superstições. II- O senso comum é subjetivo, isto é, exprime sentimentos e opiniões individuais e de grupo, variando de uma pessoa para outra, ou de um grupo para outro; o conhecimento científico é objetivo, isto é, procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas. III- O senso comum é, sim, uma "visão de mundo", fragmentária e, por vezes, até contraditória, mas a teoria científica é um sistema ordenado e coerente de proposições ou enunciados. IV- O senso comum julga útil o que dá prestígio, fama, poder e riqueza e por isso todo conhecimento só será válido se considerarmos essas pretensões; a ciência "desconfia" da veracidade de nossas certezas, de nossa adesão imediata às coisas, da ausência de crítica e da falta de curiosidade. As afirmativas corretas são apenas: A) I, II e III. B) II e III. C) II, III e IV. D) I e IV.

7 5- Em oposição ao senso comum, o conhecimento científico caracteriza-se por ser: a)objetivo, quantitativo, homogêneo, generalizador, diferenciador e investigativo. b)subjetivo, qualitativo, heterogêneo, individualizador, determinístico e coletivo. c)subjetivo, complexo, determinístico, incerto regular, qualitativo e investigativo. d)objetivo, complexo, qualitativo, matemático, generalizador e dedutivo

8 6- “ Só há ciência onde a discussão é possível, e só pode haver discussão entre mim e outra pessoa na medida em que eu estou em condições de esclarecer, com suficiente exatidão, o significado das expressões que uso e meu interlocutor possa, também, explicar-me o significado das palavras por ele empregadas.” (S. Wolfang. A filosofia Contemporânea. São Paulo: EPU/Edusp, p. 283). De acordo com o texto, assinale a alternativa que apresenta uma das características fundamentais do discurso científico. a)Na ciência devem ser usadas expressões subjetivas. b)As expressões usadas são provenientes do Senso Comum. c)A objetividade das expressões é uma característica sem importância para a ciência. d) Na ciência a linguagem utilizada tem caráter universal.

9 7 - Qual o papel/função da filosofia diante da ciência (do conhecimento científico)? 8- O que é Filosofia da Ciência? O que é ciência? E MAIS... EXERCÍCIOS – Cotrim (Texto 01), p. 237)   Questões de 1 a 6


Carregar ppt "Filosofia da Ciência Revisão Exercícios diversos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google