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FARMÁCIA E SOCIEDADE II ESTÁGIO DE INSERÇÃO COMUNITÁRIA II IMPORTANTE COLOCAREM UM TÍTULO Diana Zem, Camila Guterres, Alan Grotto, Deize de Moura, Carla.

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1 FARMÁCIA E SOCIEDADE II ESTÁGIO DE INSERÇÃO COMUNITÁRIA II IMPORTANTE COLOCAREM UM TÍTULO Diana Zem, Camila Guterres, Alan Grotto, Deize de Moura, Carla Hentges, Lilian Meneguzzo, Adriana Carolina, Bruna Valler, Daiane Fernandes, Grabriela, Elis Regina e Camila Agostini, IRIDE Chapecó-SC, Novembro de 2013 1

2 Apresentação - fazer um slide colocando em tópicos o que vocês vão apresentar - Eu mudei a ordem do slide do centro de saúde: pode vir logo após a apresentação - PADRONIZAR TIPO E TAMANHO DE LETRA – podem utilizar 22 ou 24 2

3 COLOQUEM UM SLIDE SOBRE O CSF QUE VOCÊS FORAM A CAMPO - CSF JARDIM AMÉRICA - 3 áreas..... - População atendida - Nasf Oeste - Não possui farmácia, somente dispensário de medicamentos 3

4 Centro de Saúde da Família Parque das Palmeiras/Jardim América “Vereador Victor Batista Nunes” -Município de Chapecó – SC, que está localizado na Rua Mascarenhas de Morais, Bairro Jardim América.

5 OBJETIVO GERAL DAS DISCIPLINAS Observar a organização do Sistema Único de Saúde, reconhecendo os avanços e desafios da efetivação de seus princípios e diretrizes, com ênfase na interdisciplinaridade, multiprofissionalidade e intersetorialidade. Conhecer os fundamentos históricos da organização do SUS, reconhecendo o papel do farmacêutico no processo de efetivação dos princípios e competências previstos na legislação. Analisar criticamente a aplicação dos conceitos de vigilância em saúde sobre as ações e serviços em saúde. 5

6 6 METODOLOGIA (FALEM RAPIDAMENTE SOBRE A METODOLOGIA QUE UTILIZARAM NAS DUAS DISCIPLINAS PARA ATINGIREM OS OBJETIVOS – QUE FORAM IGUAIS PARA AS 3 UNIDADES) EM TÓPICOS -SALA DE AULA: DISCUSSÃO DE LEGISLAÇÕES, ARTIGOS RELACIONADOS AO TEMA -CAMPO: CSF JARDIM AMÉRICA - BUSCA DE INFORMAÇÕES PARA COMPLEMENTAR – VISITAS, ENTREVISTAS, OBSERVAÇÃO -CONSTRUÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO

7 7 UNIDADE I Sistema Único De Saúde (SUS)

8 O SUS é norteado por algumas doutrinas: Referência UNIVERSALIDADE – É a garantia de atenção à saúde por parte do sistema, a todo e qualquer cidadão. EQUIDADE – É assegurar ações e serviços de todos os níveis de acordo com a complexidade que cada caso requeira, more o cidadão onde morar, sem privilégios e sem barreiras. INTEGRALIDADE - Cada pessoa é um todo indivisível e integrante de uma comunidade e um sistema capaz de prestar um sistema integral. 8

9 O sistema Único de Saúde é regido também por alguns princípios, tais como: Referência REGIONALIZAÇÃO e HIERARQUIZAÇÃO - implica na capacidade dos serviços em oferecer a uma determinada população todas as modalidades de assistência, dispostos numa área geográfica delimitada e com a definição da população a ser atendida, favorecendo ações de vigilância epidemiológica, sanitária, controle de vetores e educação em saúde. RESOLUBILIDADE - um indivíduo busca o atendimento ou quando surge um problema, o serviço esteja capacitado para enfrentá-lo e resolvê-lo até o nível da sua competência. 9

10 DESCENTRALIZAÇÃO - É entendida como uma redistribuição das responsabilidades quanto às ações e serviços de saúde entre os vários níveis de governo, a partir da ideia de que quanto mais perto do fato a decisão for tomada, mais chance haverá de acerto. PARTICIPAÇÃO DOS CIDADÃOS - É a garantia constitucional de que a população, através de suas entidades representativas, participará do processo de formulação das políticas de saúde e do controle da sua execução. 10

11 Achados em Campo COLOQUEM EM TÓPICOS Os entrevistados afirmaram fazer uso do SUS somente em momentos de real necessidade, como exames e consultas. Em outras entrevistas feitas com os usuários, destacaram no momento, estar havendo uma superlotação nos centros de saúde mesmo com as instalações ótimas, é dever dos gestores organizar de melhor forma, pois, quem também faz o controle do SUS é a população sendo que eles devem ter o conhecimento de seus direitos e reivindica-los ao gestor local do SUS. Também verificou-se que os usuários da comunidade entendem que o SUS é um sistema único por ser gratuito, mas na verdade, o SUS é um sistema único porque ele segue a mesma doutrina e os mesmos princípios organizativos em todo o território nacional, sob responsabilidade das três esferas. NÃO ESQUEÇAM DE FAZER CORREÇÃO COM A TEORIA 11

12 UNIDADE II Vigilância em Saúde UNIDADE II Vigilância em Saúde 12

13 Vigilância em Saúde Vigilância em saúde inclui: a vigilância e o controle das doenças transmissíveis; a vigilância da situação da saúde; vigilância ambiental em saúde; vigilância da saúde do trabalhador e a vigilância sanitária. A vigilância epidemiológica é o conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva. Referência A vigilância ambiental visa o conhecimento e à detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do ambiente que interferiram na saúde humana. Referência 13

14 A vigilância sanitária é entendida como um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do ambiente, na produção e circulação de bens e na prestação de serviços de interesse da saúde. Referência A vigilância em saúde do trabalhador caracteriza- se por ser um conjunto de atividades destinadas à promoção e proteção, recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos agravos advindos de trabalho. Referência 14

15 Achados em campo Na ida a campo observamos nas áreas do bairro Jardim América, riscos para a saúde dos moradores, analisando terrenos baldios, lixo na rua, residências com animais domésticos, se havia água e esgoto tratado nas casas, nas empresas se utilizam os EPI’s corretos, se na empresa os funcionários realizavam exames médicos, se havia licença maternidade entre outros. FALAR SOBRE OS RESULTADOS.... FAZER CORRELAÇÃO COM A TEORIA UTILIZEM OS RESUMOS EXPANDIDOS ( professora, nos achados em campos da vigilância em saúde eram muitos, então resolvemos fazer um textinho sobre o que fizemos a campo) COLOCAR EM TÓPICOS E PADRONIZAR LETRA 15

16 UNIDADE III O Papel do Farmacêutico 16

17 17 O papel do farmacêutico evoluiu de forma positiva e abrangente, sendo o mesmo um profissional cuja atuação e presença são indispensáveis no cotidiano das Unidades Básicas de Saúde, considerando que unicamente o farmacêutico é o profissional que possui o melhor conhecimento para orientação dos medicamentos prescritos, deixando aos pacientes mais visíveis certas informações, como reações adversas, os mecanismos dos medicamentos e o uso correto dos mesmos.

18 Segundo a Resolução nº 338 de 6 de maio de 2004, “Assistência Farmacêutica é um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individuais como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao acesso e ao seu uso racional. Este conjunto envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população”. 18

19 Achados em campo No CSF Jardim América, os profissionais responsáveis pela dispensação de medicamentos são dois técnicos de enfermagem e não há farmácia, somente um dispensário de medicamentos. Os técnicos orientam a utilização dos medicamentos, bem como a organização do dispensário. Como resultado da observação e acompanhamento no dispensário e entrevistas realizadas, foi possível evidenciar a importância do farmacêutico no local, sendo que com a presença deste haveria uma melhor orientação do uso de medicamentos, pois notamos que muitas vezes os pacientes têm medo ou vergonha de pedir as informações, e acabam tomando as doses erradas ou muitas vezes confundem a aparência dos medicamentos e acabam trocando-os. TRAGAM CORRELAÇÃO COM A LITERATURA – UTILIZEM INFORMAÇÕES DO RESUMO EXPANDIDO, DO TEXTO BASE COLOCAR EM TÓPICOS 19

20 FAÇAM A CORRELAÇÃO ENTRE AS 3 UNIDADES!!!!!! ISSO É FUNDAMENTAL. 20

21 Ao término das três unidades foi possível reconhecer os princípios e diretrizes do SUS, reconhecer o processo histórico das vigilâncias e suas implicações no modelo atual, contextualizando-os a partir da realidade vivenciada, direito a informação e a participação comunitária, bem como o papel do farmacêutico no sistema de saúde vigente no país. COMO??? 21 Conclusão

22 foto dos dois grupo na frente do CSF 22

23 REFERÊNCIAS É FUNDAMENTAL VOCÊS COLOCAREM AS REFERÊNCIAS 23


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