A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Posto Automação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Posto Automação."— Transcrição da apresentação:

1 Posto Automação

2 Objetivo O objetivo deste documento é demonstrar o funcionamento da automação de bombas de combustível no sistema integrado Moura.

3 O que é automação de bombas?
É automatizar o abastecimento feito na pista, com a cobrança do mesmo feita diretamente no PDV com o tipo, a quantidade em litros e o valor a ser pago do combustível. Claro que para isso é necessário um procedimento, e alguns equipamentos, é isso que veremos a seguir nesse documento.

4 Pré-requisitos Para a automatização de um posto de combustíveis são necessários alguns requisitos, são eles: CUB - Concentrador Universal de Bombas. Sql server instalado, preferencialmente sql server 2008 R2 Sismoura instalado. Módulo Posto_ Automação Módulo Posto Compatibilidade das bombas com o CUB.

5 Informações pré - instalação
Para o CUB – Concentrador Universal de Bombas existem 3 marcas que praticamente predominam o mercado hoje em dia, são elas: Companytec, GBR e MEDLIQ. Esse documento apresentará a automação a partir do CUB da Companytec, porém não há grandes diferenças entre essas três marcas.

6 Fluxograma da Automação de Posto

7 Configurações do PDV Algumas configurações do PDV são necessárias para o perfeito funcionamento da automatização do posto, segue a lista destas: Digitar subtotal do produto na venda: Essa configuração habilita a possibilita de inserção de subtotal manualmente na venda de qualquer produto Casas Decimais para Qtde.: Nessa configuração coloque 3 casas para quando o abastecimento não der um número redondo o sistema poder gerar até 3 casas.. Casas Decimais para Valor: Insira 3 casas decimais também para o valor, para o sistema poder gerar o total com até 3 casas. Forma de pagamento padrão: Selecione a forma de pagamento padrão para vendas no crediário. (somente pelo PDV)

8 Configurações do PDV Impressora padrão da venda: Selecione o tipo de impressão padrão da venda (F- Fiscal). Habilitar múltiplos caixas (1 por usuário): Habilite esta configuração para permitir que o SISTEMA abra 1(um) caixa por operador(usuário). Exemplo: Se a empresa tem 3 operadores, habilitando esta configuração, cada operador terá seu próprio caixa. Modelo da Grade de Pagamentos: Selecione o modelo 2 para grade de pagamentos. Digitar subtotal do produto na venda: Marque como Sim essa configuração para habilitar a inserção do subtotal de produtos na venda.

9 Configurações do PDV Imprimir produtos no cupom vinculado: Marque esta configuração como sim para imprimir os produtos no cupom vinculado. Imprimir Crediário como Cupom Vinculado: Marque esta configuração como sim para imprimir vendas no crediário como cupom vinculado.

10 Configurações do PDV específicas para Posto
Algumas configurações são obrigatórias e específicas para a automatização do posto, segue a lista: Informar encerrantes no fechamento: Permiti informar os encerrantes dos combustíveis no fechamento do caixa.(Deve ser marcada como sim somente nos postos que não forem automatizados) Informar bico de combustível: Permiti informar o número do bico na tela de venda. Digitar Subtotal apenas para Combustíveis: Essa configuração permiti que seja possível informar subtotal manualmente apenas para combustíveis. Perfil de Funcionamento do PDV: Selecione a opção Auto Posto nessa configuração.

11 Configurações do PDV específicas para Posto
Exibir tela: Inserir Conta a Receber: Habilita a tela Inserir Conta a Receber no menu Vendas do PDV. Posto: Permitir informar combustível no PDV: Essa configuração quando ativada permite que seja informado combustíveis no PDV. (Essa configuração só deve ser marcada como sim caso o posto não seja automatizado).

12 Funções administrativas e Configurações do Retaguarda
No retaguarda há uma função administrativa da qual deve ser marcada: Pedir senha pra lançar aferição: Marque esta opção para o sistema pedir senha ao tentar lançar uma aferição. Já nas configurações há uma configuração obrigatória para o estabelecimento tipo posto: Tipo de Estabelecimento: Selecione a opção Auto Posto.

13 Configurações do Módulo Posto
A primeira configuração que deve ser executada é a da marca do integrador. No Módulo Posto, no primeiro Menu Sistema, ABRA a tela Parâmetros do Sistema. Marque o Fornecedor do CUB ou integrador, como estamos utilizando COMPANYTEC, essa opção será marcada.

14 Cadastro de Grupo de produtos combustíveis.
Antes de cadastrar os produtos do tipo combustível é necessário criar um grupo só para combustíveis. No módulo compras, em cadastro de grupo de produtos, informe no campo descrição Combustíveis e pressione enter até cair na grade, clique em gravar.

15 Cadastro de produtos combustíveis.
No cadastro de produto do tipo combustível do módulo compras algumas observações são necessárias: A unidade dos combustíveis devem ser sempre marcadas como LT (litros), e sempre deve ser informado um grupo com a descrição combustíveis Já na parte inferior da tela, na primeira aba Inform. sempre marque o checkbox Combustível.

16 Cadastro de produtos combustíveis.
Cadastre 3 combustíveis: Gasolina, Etanol, Diesel seguindo as informações acima. Não é necessário colocar um preço específico para os testes, pois o cliente que define o preço e no caso de posto ele muda diariamente.

17 Cadastro de Tanque no Módulo Posto
Cadastre os Tanques que existem no posto, informando a descrição (de acordo com a preferência do cliente), a capacidade em litros e selecione o combustível (cadastrado no cadastro de produto).

18 Cadastro de Bico no Módulo Posto
Essa etapa é importantíssima, pois é por essa tela que o sistema entende o bico que está abastecendo. Há 8 campos que devem ser preenchidos com cuidado pois qualquer erro ou confusão pode ocasionar em abastecimento errado, preço errado, combustível em bico errado e etc. São eles: Bico: nesse campo deve ser informado o bico desejado para o PDV entender qual bico está abastecendo ou foi feito o abastecimento ( no caso do posto não ser automatizado esse número é o que será informado no PDV para venda manual). B.Física (bomba física): nesse campo dever ser inserido o número 1. Não é mais utilizado na automação então para o sistema funcionar corretamente sempre informe o numero citado. B.Lógica (bomba lógica): esse campo deve seguir a regra acima e sempre preencher com o número 1.

19 Cadastro de Bico no Módulo Posto
B.Lógico (bico lógico): esse código deve ser informado de acordo com a automação, ou seja, o sistema da companytec ou qualquer outro é quem define o número lógico para cada bico, isso será mostrado mais detalhadamente nos próximos slides. Combustível: nesse campo será informado o combustível que corresponde ao bico lógico. Dígito Enc.: Esse campo será preenchido somente no caso do encerrante do posto ser maior que 6 casas (ex: de litros) normalmente só as distribuidoras utilizam mais que 6 casas, no caso do posto deve ser informado o número 0. Tanque: Informe o tanque cadastrado para o Combustível informado anteriormente. Lista Preço: Informe alguma lista de preço se houver.

20 Sistema CBCManager (Companytec) para automação de bombas
No próximo slide será mostrada a tela principal do sistema CBC da companytec para configuração da automação, nesse sistema configuramos o meio de comunicação, os bicos, o tipo de bomba e etc. Nele é possível visualizar os eventos de abastecimentos que ocorrem no posto, visualizar o histórico dentre outras opções Nesse PDF demonstraremos as configurações básicas para o funcionamento do sistema caso seja necessário alguma informação mais aprofundada há um material disponível no hd virtual. (caminho: )

21 Sistema CBCManager (Companytec) para automação de bombas

22 Configuração do Sistema CBCManager (Companytec)
Primeiramente devemos configurar a comunicação do CUB com o sistema CBC, para isso devemos configurar a porta COM em que o CUB está plugado. Na aba abastecimentos (Home Page) na sessão Comunicação selecione a porta COM e clique em Conectar RS-232.

23 Configuração do Sistema CBCManager (Companytec)
O segundo passo é configurar as bombas no sistema. Existem 2 maneiras de configurar as bombas no sistema CBC, podemos “diagnostica-la” ou podemos configurara-las manualmente, apresentarei as 2 maneiras para se uma delas ocorrer algum erro existir um meio de configurar.

24 Configuração do Sistema CBCManager (Companytec)
A primeira maneira é manualmente: Na aba Configuração na sessão configuração: Canal: informe o canal para aquela bomba (caso a ligação for feita em série é possível ter mais de uma bomba por canal, esse canal é a placa em que a bomba está instalada fisicamente). Tipo: daquela bomba (marca/modelo). Código da vírgula: (é a multiplicação do valor unitário do combustível, normalmente utiliza-se 3E ou 3A). Endereço: no endereço devemos cadastrar o lado da bomba. Número de Bicos: aqui deve ser informado o número de bicos por lado da bomba.

25 Configuração do Sistema CBCManager (Companytec)
Neste slide citarei um exemplo de configuração para uma bomba simples. Bomba de dois lados (endereços) e um bico por lado. Selecione o Canal 01, o modelo da bomba, no código de vírgula informe 3E, no endereço informe 01, no número de bicos informe 01. (neste passo configuramos um lado da bomba do canal 01). Selecione 01 novamente, o mesmo modelo da bomba, o mesmo código de vírgula, MUITA ATENÇÃO NESTA ETAPA, informe 02 no endereço, e 01 no número de bicos.(configuramos o segundo lado da bomba). Após todas as etapas clique em ENVIAR.

26 Configuração do Sistema CBCManager (Companytec)
Já para configuração diagnosticando a bomba o processo é mais simples. Clique na aba diagnóstico, em seguida clique sobre o quadrado do endereço desejado. Clique em Configurar bomba.

27 Configuração do Sistema CBCManager (Companytec)
Nessa tela o processo é bem simples, selecione o tipo de bomba, código de vírgula, no número de bicos mantenha sempre 01. Na parte inferior marque os checkbox de acordo com a bomba, no caso dela ser apenas uma bomba ela possui apenas 2 endereços, caso exista 2 bombas ligadas em série, marque os 4 endereços.

28 Módulo Posto_Automação
Logo após configurar o CBC, é necessário configurar o módulo Posto_Automação do Sismoura

29 Módulo Posto_Automação
Bom esse é um módulo simples e de fácil configuração. Começaremos clicando no menu Sistema e abra a tela Parâmetros do Sistema. Nessa tela é necessário somente configurar o desenvolvedor do CUB e a porta COM (Porta Automação) onde está plugado o mesmo.

30 Módulo Posto_Automação
É possível alterar o preço dos combustíveis diretamente no módulo posto_automação, no menu Sistema clique na tela alterar preços e a seguinte tela será exibida: Clicando na coluna Preço é possível alterar o preço do produto que é automaticamente alterado no cadastro de produto do módulo Compras.

31 Módulo Posto_Automação
Por último temos uma configuração muito importante e ela é obtida através do menu Sistema na tela Transmitir Preço para Bomba. É essa ferramenta que transmite o valor do combustível para o sistema CBC e para as bombas

32 Cadastro de bicos no Sismoura
Para cadastrar o bico fisico e lógico são necessários alguns procedimentos, a seguir listarei passo a passo os procedimentos. 1º passo: Fale para o frentista ir até a primeira bomba e fazer um abastecimento teste (R$0,10), pergunte para o mesmo o número daquele bico no LMC do posto. 2° passo: O número que o frentista informar deve ser inserido no campo bico fisico. 3° passo: Assim que o frentista fizer o abastecimento o sistema irá exibir a seguinte mensagem: "erro ao configurar bico xx". Esse número que o sistema mostrar na mensagem é o bico lógico, que deve ser informado no mesmo cadastro que o bico informado pelo frentista (bico fisico).

33 Companytec Contato Qualquer dúvida em relação a instalação do do software ou da automação o site da companytec pode ser visitado, ACESSE: No site acima você terá acesso aos documentos referente a automação de bombas. Usuário: Senha: Ou pelo telefone: (53)

34 Posto Automação


Carregar ppt "Posto Automação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google