A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filosofia da linguagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filosofia da linguagem"— Transcrição da apresentação:

1 Filosofia da linguagem

2 Ementa A linguagem como tema filosófico, seu significado e limites. Os desafios da Analítica, da Semântica e da Pragmática linguísticas à filosofia. Estudo de autores e obras sobre o assunto. Linguagem e Ideologia.

3 Objetivo Geral Compreender o lugar da linguagem na reflexão filosófica como mediação do processo de construção do conhecimento.

4 Habilidades e Competências a partir do conteúdo ministrado
1. Conhecer as diversas compreensões de linguagem e o lugar filosófico ocupado por ela na tradição filosófica. 2. Estabelecer as semelhanças e diferenças entre o tratamento filosófico da linguagem e o tratamento dado por outros saberes. 3. Debater questões fundamentais de filosofia da linguagem. 4. Identificar e analisar as principais correntes da tradição do pensamento filosófico presente na filosofia da linguagem

5 Metodologia Aulas expositivas dialogadas, debates, exercícios individuais e em grupos, leitura e discussão de textos, pesquisas na internet e na biblioteca, seminário, Material postado no Portal Universitário.

6 Avaliação A avaliação do semestre ocorrerá do seguinte modo:
1º. Bimestre A avaliação 1 será composta por um Teste (T1) no valor de 30 pontos e uma Prova (P1) no valor de 70 pontos. O ICA 1 (TD1 + TD2) terá valor de 100 pontos . TD 1+TD 2: Disputa Filosófica. (100 pontos) Fórmula para calcular a média 1: M1 = (AV1 x 2/3) + (ICA1 x 1/3)

7 Avaliação 2º. Bimestre A avaliação 2 será composta por um Teste (T2 - Interdisciplinar) no valor de 30 pontos e uma Prova (P2) no valor de 70 pontos. O ICA 2 (TD 3+TD 4) terá valor de 100 pontos. TD 3+TD 4: Projeto Integrador. (100 pontos) Fórmula para calcular a média 2: M2 = (AV2 x 2/3) + (ICA2 x 1/3) Média final MF = (M1 + M2)/2 Será aprovado o aluno que obtiver aproveitamento mínimo de 60% (sessenta por cento) ou média 60 (sessenta) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento).

8 Conteúdo Programático
A problemática da linguagem e seu sentido filosófico. O que é a filosofia da linguagem? O interesse do filósofo pela linguagem. Noções básicas dos estudos da linguagem. Linguagem na tradição filosófica: no Pensamento Antigo. Linguagem na tradição filosófica: no Pensamento Medieval. Linguagem na tradição filosófica: no Pensamento Moderno. Linguagem na tradição filosófica: no Pensamento Contemporâneo. Frege Russell Wittgenstein A filosofia da linguagem depois de Wittgenstein. Filosofia não analítica da linguagem.

9 Cronograma das Atividades
SEMANA CONTEÚDO 01 Apresentação do Plano de Ensino. O que é e para que serve a linguagem? 02 O que é a filosofia da linguagem? O interesse do filósofo pela linguagem. A problemática da linguagem e seu sentido filosófico Noções básicas dos estudos da linguagem: signo, significação e conceitos correlatos. 03 Linguagem na tradição filosófica: no Pensamento Antigo 04 Linguagem na tradição filosófica: no Pensamento Medieval 05 Linguagem na tradição filosófica: no Pensamento Moderno 06 Frege 07 Frege // Russell 08 Teste 1 09 Russell 10 Revisão P1.// Prova escrita 1. 11 Visita técnica no museu: arte e linguagem 12 Wittgenstein I 13 Wittgenstein I // Wittgenstein II 14 Teste 2 – Interdisciplinar 15 Wittgenstein II 16 A filosofia da linguagem depois de Wittgenstein 17 Filosofia não analítica da linguagem 18 Linguagem e Ideologia 19 Revisão P2.// Prova escrita 2. 20 Entrega e revisão de prova. Prova de 2ª Chamada. Avaliação da disciplina. Encerramento da disciplina. ICA TD 1: Disputa Filosófica (100 pontos) TD 3: Projeto Integrador. (100 pontos)

10 Bibliografia MILLER, Alexandre. Filosofia da linguagem. 2 ed. São Paulo: Paulus, 2010. OLIVEIRA, MANFREDO A. DE. Reviravolta linguístico-pragmática na filosofia contemporânea. 3 ed.. São Paulo: Loyola, 2006. MEDINA, José. Linguagem: conceitos-chave em filosofia. PORTO ALEGRE: ArtMed, 2007.

11 Importante!!! Datas das provas: T1: 04/09 P1: 06/10 T2: 30/10


Carregar ppt "Filosofia da linguagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google