A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR EM-702 45 HORAS 3 CRÉDITOS Professora Sônia Haracemiv Arte: Eduardo Ulysséa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR EM-702 45 HORAS 3 CRÉDITOS Professora Sônia Haracemiv Arte: Eduardo Ulysséa."— Transcrição da apresentação:

1

2 METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR EM HORAS 3 CRÉDITOS Professora Sônia Haracemiv Arte: Eduardo Ulysséa

3 O DIREITO DE UMA ESCOLA PARA TODOS Jornal Gazeta do Povo (6 de novembro de 1995)

4 Ementa A profissionalização do professor do Ensino Superior da área tecnológica. A organização do trabalho pedagógico e sua gestão. A relação pedagógica: Ciência, tecnologia e sociedade. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. Professor como profissional da comunicação técnico- científica. Uso das tecnologias da informação e recursos didáticos. Arte: Eduardo Ulysséa

5 Objetivos Compreender o papel do professor nas suas múltiplas relações na escola superior com seus alunos, comunidade e a sociedade. Identificar os fatores que interferem e/ou determinam o processo ensino-aprendizagem em relação ao espaço da sala de aula e a organização do trabalho pedagógico. Discutir a formação de professores / educadores, visando construir alternativas teórico- metodológicas para sua atuação profissional. Arte: Eduardo Ulysséa

6 Conteúdo Programático Unidade 1: Os paradigmas de docência construídos historicamente Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático-pedagógicos Unidade 3: Os elementos constitutivos na organização do trabalho pedagógico Unidade 4: Seminário de apresentação do trabalho pedagógico Arte: Eduardo Ulysséa

7 Metodologia de Ensino No desenvolvimento das aulas, prevê-se o envolvimento dos alunos no processo ensino-aprendizagem, através de: • Leitura de textos (individual e/ou em grupo) • Realização das propostas de trabalho solicitadas em cada unidade (individual e/ou em grupo) • Resolução de exercícios • Aulas expositivas dialogadas • Discussão das problematizações, visando garantir o debate das questões anteriormente estudadas individualmente • Utilização de vídeo e CD • Realização de dinâmicas Arte: Eduardo Ulysséa

8 Recursos Necessários Para plena atividade didática são necessários os seguintes recursos e materiais didáticos: •Computador •Canhão multimídia •TV/Vídeo •Aparelho de CD Arte: Eduardo Ulysséa

9 Processo de Avaliação A avaliação dos alunos se dará através de: •Participação nas aulas •Trabalhos em equipe e/ou individuais •Apresentação do plano de aula •Apresentação do plano de aula no seminário final Arte: Eduardo Ulysséa

10 Unidade 1: Os paradigmas de docência construídos historicamente Arte: Eduardo Ulysséa Problematizações Como a escola desenvolveu/desenvolve sua função ao longo da história da educação?

11 Unidade 1: Os paradigmas de docência construídos historicamente Arte: Eduardo Ulysséa Problematizações Como a escola desenvolveu/desenvolve sua função ao longo da história da educação? O que significa ser professor/professora atualmente?

12 Unidade 1: Os paradigmas de docência construídos historicamente Arte: Eduardo Ulysséa Problematizações Como a escola desenvolveu/desenvolve sua função ao longo da história da educação? O que significa ser professor/professora atualmente? Como são estabelecidas as relações entre professor, seus alunos e o conhecimento? Quais os fatores escolares, culturais e sociais que interferem na relação pedagógica?

13 Unidade 1: Os paradigmas de docência construídos historicamente Arte: Eduardo Ulysséa Problematizações Como a escola desenvolveu/desenvolve sua função ao longo da história da educação? O que significa ser professor/professora atualmente? Como são estabelecidas as relações entre professor, seus alunos e o conhecimento? Quais os fatores escolares, culturais e sociais que interferem na relação pedagógica? Quais são as formas de organização do trabalho pedagógico desenvolvidas na sala de aula e na escola?

14 Unidade 2: Metodologia do Ensino Superior: especificidades e pressupostos didático- pedagógicos Arte: Eduardo Ulysséa Necessidades Formativas do Professor 1.A ruptura com visões simplistas 2.Conhecer a matéria a ser ensinada 3.Questionar as idéias docentes de “senso comum” 4.Adquirir conhecimentos teóricos sobre a aprendizagem das ciências 5.Saber analisar criticamente o “ensino tradicional” 6.Saber preparar atividades capazes de gerar uma aprendizagem efetiva 7.Saber dirigir o trabalho dos alunos 8.Saber avaliar 9.Adquirir a formação necessária para associar ensino e pesquisa didática

15 Unidade 3: Os elementos constitutivos na organização do trabalho pedagógico Arte: Eduardo Ulysséa •PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA

16 Unidade 3: Os elementos constitutivos na organização do trabalho pedagógico Arte: Eduardo Ulysséa •PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA •FORMULAÇÃO DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS

17 Unidade 3: Os elementos constitutivos na organização do trabalho pedagógico Arte: Eduardo Ulysséa •PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA •FORMULAÇÃO DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS •SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS CURRICULARES

18 Unidade 3: Os elementos constitutivos na organização do trabalho pedagógico Arte: Eduardo Ulysséa •PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA •FORMULAÇÃO DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS •SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS CURRICULARES •PROCEDIMENTOS DE ENSINO E ORGANIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

19 Unidade 3: Os elementos constitutivos na organização do trabalho pedagógico Arte: Eduardo Ulysséa •PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA •FORMULAÇÃO DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS •SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS CURRICULARES •PROCEDIMENTOS DE ENSINO E ORGANIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM •CONTRIBUIÇÕES DOS RECURSOS DIDÁTICOS E DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

20 Unidade 3: Os elementos constitutivos na organização do trabalho pedagógico Arte: Eduardo Ulysséa •PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA •FORMULAÇÃO DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS •SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS CURRICULARES •PROCEDIMENTOS DE ENSINO E ORGANIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM •CONTRIBUIÇÕES DOS RECURSOS DIDÁTICOS E DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM •AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

21 Unidade 4: Seminário de apresentação do trabalho pedagógico Arte: Eduardo Ulysséa CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO NA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM BANCA No momento da apresentação em banca o aluno deverá demonstrar: • Conhecimento sobre o projeto de prática de ensino. • Clareza e objetividade na comunicação. • Compatibilização dos conteúdos selecionados com o tema do projeto. • Habilidade no uso de recursos didáticos.

22 Arte: Eduardo Ulysséa FONTES: JAPIASSU, H. &D. MARCONDES. DICIONÁRIO BÁSICO DE FILOSOFIA. RIO DE JANEIRO; ZAHAR, MACHADO, N. APUD LUZ, ª AVALIAR É PRECISO... CURITIBA; UFPR, VASCONCELOS, C. CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. SÃO PAULO; LIBERTAD, 1995.


Carregar ppt "METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR EM-702 45 HORAS 3 CRÉDITOS Professora Sônia Haracemiv Arte: Eduardo Ulysséa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google