A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

YOUR LOGO Tópicos Avançados em Internet Prof. Lincoln Ferreira Dantas Sistemas de Informação UNIESP – Presidente Epitácio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "YOUR LOGO Tópicos Avançados em Internet Prof. Lincoln Ferreira Dantas Sistemas de Informação UNIESP – Presidente Epitácio."— Transcrição da apresentação:

1 YOUR LOGO Tópicos Avançados em Internet Prof. Lincoln Ferreira Dantas Sistemas de Informação UNIESP – Presidente Epitácio

2 YOUR LOGO Page  2 Introdução  O E-Business e o E-Commerce  Todo e qualquer negócio realizado eletrônicamente ;  Toda compra e venda realizada por meio eletrônico, seja de produtos ou serviços...  Exemplo E-business: Acessar uma notícia no UOL;  Exemplo de E-Commerce: Pagar por um serviço do UOL;  E-business envolve toda a cadeia de valor, e-commerce é um sub-item do e-business;  WEB Services possibilitam a concretização do e-business e do e- commerce...

3 YOUR LOGO Page  3 Conceito  “Web service é uma solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes. Com esta tecnologia é possível que novas aplicações possam interagir com aquelas que já existem e que sistemas desenvolvidos em plataformas diferentes sejam compatíveis. Os Web services são componentes que permitem às aplicações enviar e receber dados em formato XML. Cada aplicação pode ter a sua própria "linguagem", que é traduzida para uma linguagem universal, o formato XML.”

4 YOUR LOGO Page  4 Características  Uma forma comum de representar dados;  Uma linguagem de descrição do Serviço comum e extensível;  Um mecanismo para localizar os serviços apresentados em um web site específico;  Um mecanismo para descobrir provedores de Serviço.

5 YOUR LOGO Page  5 Componentes

6 YOUR LOGO Page  6 Componentes de um WS XML  Xtensibe Markup Language: Recomendação do W3C para gerar linguagens de marcação. Conjunto de códigos aplicados a um texto ou a dados..  Pode ser definida como uma linguagem de marcação de dados extensível - ao contrário do HTML - que foi projetada para permitir o uso do SGML ( Standard Generalized Markup Language ) na World Wide Web. Ela provê um formato para decrever dados estruturados que facilita declarações mais precisas do conteúdo.  O XML permite que o usuário defina as suas próprias linguagens de marcação para atender à inúmeras classes de documentos diferentes. Isto é possível porque o XML é escrito em SGML, a metalinguagem padronizada internacionalmente para sistemas de marcação de texto.

7 YOUR LOGO Page  7 Componentes de um WS XML

8 YOUR LOGO Page  8 Componentes de um WS XML

9 YOUR LOGO Page  9 Componentes de um WS Árvore XML

10 YOUR LOGO Page  10 Componentes de um WS Protocolo SOAP  Acrônimo de Simple Object Access Protocol: Conjunto de regras de como utilizar o XML, protocolo simples utilizado para troca de mensagens, Vai definir o Formato das Mensagens que serão trocadas Utilizando Chamada de Procedimento Remoto(RPC)  É utilizado sobre o HTTP;  Encapsula as chamadas e retornos aos métodos dos web services.

11 YOUR LOGO Page  11 Componentes de um WS Soap

12 YOUR LOGO Page  12 Componentes de um WS WSDL  WEB Services Description Language;  Possui a finalidade de DOCUMENTAR as mensagens;  Esse mecanismo padrão facilita a interpretação dos contratos pelos desenvolvedores e ferramentas de desenvolvimento;

13 YOUR LOGO Page  13 Componentes de um WS WSDL  Mais especificamente é responsável por prover as informações necessárias para a invocação do web service, como sua localização, operações disponíveis e suas assinaturas.  Descrever serviços e a troca de mensagens.

14 YOUR LOGO Page  14 Componentes de um WS WSDL

15 YOUR LOGO Page  15 Componentes de um WS WSDL

16 YOUR LOGO Page  16 Componentes de um WS UDDI  Universal Description, Disocovery and Integration;  Cátalogo;  É um mecanismo para os fornecedores anunciarem a existência de seus serviços e para os consumidores localizarem os serviços de seu interesse.

17 YOUR LOGO Page  17 Componentes de um WS UDDI  Para fazer uma chamada a um web service, é necessário localizá-lo, descobrir a interface e semântica da sua chamada, escrever e configurar o software local para colaborar com o serviço. Assim, é necessário um mecanismo para publicar os serviços.

18 YOUR LOGO Page  18 Componentes de um WS UDDI  O diretório UDDI também inclui várias maneiras de procurar os serviços. Por exemplo, pode-se procurar por fornecedores de um serviço em uma locação geográfica específica ou por negócios de um tipo específico.

19 YOUR LOGO Page  19 Componentes de um WS UDDI

20 YOUR LOGO Page  20 Arquitetura de um Web Services

21 YOUR LOGO Page  21 Arquitetura de um Web Services

22 YOUR LOGO Page  22 Arquitetura de um Web Services Cenário 1

23 YOUR LOGO Page  23 Arquitetura de um Web Services Cenário 2

24 YOUR LOGO Page  24 RESUMO  Web Services: Serviço de software publicado na Web através do SOAP, descrito com um arquivo WSDL e registrado em UDDI.

25 YOUR LOGO Page  25 Gracias OBRIGADO

26 YOUR LOGO Page  26 FIM


Carregar ppt "YOUR LOGO Tópicos Avançados em Internet Prof. Lincoln Ferreira Dantas Sistemas de Informação UNIESP – Presidente Epitácio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google