A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRESENTAÇÃO EQUIPAMENTOS NR-10

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRESENTAÇÃO EQUIPAMENTOS NR-10"— Transcrição da apresentação:

1 APRESENTAÇÃO EQUIPAMENTOS NR-10
Luiz Antonio do N. Gama

2 Empresa Prestadora de Serviço e Representação
Atua no ramo representação da ABNT há 10 anos; Realiza Manutenção em Equipamentos de Linha Viva 13.8 e 69kv.; Realização de Ensaios elétricos; Possui uma equipe de engenheiros; especializados em desenvolver, especificar e implantar novos equipamentos dentro das empresas.; Ministra curso em diversas áreas.

3 ADEQUAÇÃO DA NR-10 Consultoria (Levantamento das Necessidades);
EPI’s (Uniforme, luvas, mangas, etc); Ferramentas Isoladas; EPC’s; Treinamento 40 e 80Hs NR-10 Ensaio Elétricos dos EPI’s e EPC’s

4 ADEQUAÇÃO AS NORMAS NBR – 1062289 –Luvas de borracha;
NBR – 10623/89 – Mangas de borracha NBR – 14540/00 – Bastões e Escadas Isolados e ferragens; Cancelada NBR – 15475/07 – Acesso por corda; NBR – 11855/91 – Plataforma isolante; NBR – 8221/03 – Capacetes de segurança; NBR – 12576/92 – Calçado de proteção - Determinação da resistência do solado à passagem da corrente elétrica. NBR-ISO-20344:2008- Equipamentos de proteção individual - Métodos de ensaio para calçados NBR – 13018/93 – Cordas para trabalhos em estação e TENSÕES APLICADAS EM CORDAS; NBR – 14631/00 – Cestas aérea isoladas; NBR – 5720/ Coberturas Solidas; ASTM – D178 – Standard Specification Insulating Matting;

5 ADEQUAÇÃO AS NORMAS ASTM-F -711 (Standarde Especification for Fibergllas - (bastões); IEC – e Procedimentos do GCOI. (vestimenta condutiva); ASTM F 2320 – Lençol de borracha ASTM 1826 e ASTM F 711 – Vara telescópica NBR – 8221/05 – Capacetes de segurança tipo 2 – especificações NBR – 15475/07 – Avaliação de conformidade – requisitos gerais p/organismos que realiza Certificação para pessoas. IEC – – Condutores de Cabos isolados NBR-ISO/IEC – – Avaliação de conformidade – requisitos gerais p/ organismos que realizam certificação de pessoas. NBR – 6494/90 – Segurança nos andaimes NBR 11857/ CABO ISOLADO FLEXÍVEL PARA JUMPER 35 KV. IEC Detector de Concordância de Fase

6 RISCOS ENVOLVIDOS CHOQUE ELÉTRICO:
O choque elétrico, geralmente causado por altas descargas, é sempre grave, podendo causar distúrbios na circulação sanguínea e, em casos extremos, levar à parada cárdio-respiratória. Na pele, podem aparecer duas pequenas áreas de queimaduras (geralmente de 3º grau) - a de entrada e de saída da corrente elétrica.

7 RISCOS ENVOLVIDOS QUEIMADURAS POR CHOQUE ELÉTRICO:
A pele humana é um bom isolante e apresenta, quando seca, uma resistência à passagem da corrente elétrica de Ohms. Quando molhada, porém, essa resistência cai para apenas Ohms. A energia elétrica de alta voltagem, rapidamente rompe a pele, reduzindo a resistência do corpo para apenas 500 Ohms.

8 RISCOS ENVOLVIDOS (A) Touch Potential (B) Step Potential (C and D) Touch / Step Potential

9 EFEITOS ESTIMADOS DA ELETRICIDADE
RISCOS ENVOLVIDOS EFEITOS ESTIMADOS DA ELETRICIDADE CORRENTE CONSEQUÊNCIA 1 mA Apenas perceptível 10 mA "Agarra" a mão 16 mA Máxima tolerável 20 mA Parada respiratória 100 mA Ataque cardíaco 2 A Parada cardíaca 3 A Valor mortal

10 RISCOS ENVOLVIDOS

11 NR 10 Objetivo e Campo de Aplicação
Esta NR estabele os requisitos e condições mínimas de forma a garantir a segurança e saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. “Esta NR se aplica ás fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis”.

12 Prazos para Implantação da NR-10
Itens importantes da NR-10 1) Os trabalhadores de que trata o item anterior devem receber treinamento de segurança para trabalhos com instalações elétricas energizadas, com currículo mínimo, carga horária e demais determinações estabelecidas no Anexo II desta NR. 2) Os trabalhadores de que trata o item devem receber treinamento de segurança, específico em segurança no Sistema Elétrico de Potência (SEP) e em suas proximidades, com currículo mínimo, carga horária e demais determinações estabelecidas no Anexo II desta NR. 3) Os trabalhadores autorizados a intervir em instalações elétricas devem possuir treinamento específico sobre os riscos decorrentes do emprego da energia elétrica e as principais medidas de prevenção de acidentes em instalações elétricas, de acordo com o estabelecido no Anexo II desta NR. 4) Os serviços em instalações elétricas devem ser planejados e realizados em conformidade com procedimentos de trabalho específicos, padronizados, com descrição detalhada de cada tarefa, passo a passo, assinados por profissional que atenda ao que estabelece o item 10.8 desta NR.    

13 Prazos para Implantação da NR-10
Itens importantes da NR-10 10.7.8 Os equipamentos, ferramentas e dispositivos isolantes ou equipados com materiais isolantes, destinados ao trabalho em alta tensão, devem ser submetidos a testes elétricos ou ensaios de laboratório periódicos, obedecendo-se as especificações do fabricante, os procedimentos da Empresa e na ausência desses, anualmente.  

14 EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA
EPC’S: Tapetes e mantas isolantes; Bloqueios; Aterramento temporário; Etc. Ferramentas: Varas de manobra; Detectores de tensão;

15 BLOQUEADORES NOVA NR10: É obrigatório que os projetos de instalações elétricas especifiquem dispositivos de desligamento de circuitos que possuam recursos para impedimento de reenergização, para sinalização de advertência com indicação da condição operativa.

16 DETECTOR DE TENSÃO Atende a norma IEC a partir de 1KV até 400KV; Máxima tensão de detecção 3 vezes maior do que a mínima; Detecção por contato; Uso com vara de manobra; Freqüência de trabalho de 50/60Hz.

17 VARA DE MANOBRA

18 SISTEMAS ENERGIZADOS MANTAS ISOLANTES
NR 10: :Na impossibilidade de desenergização, devem ser adotadas outras medidas de proteção coletiva, tais como: Isolação das partes vivas, obstáculos, barreiras, etc.

19 MANTAS ISOLANTES Coberturas flexíveis nas classes: 0, 2, 4
Borracha tipo II resistente ao ozônio Altamente Flexíveis Norma: ASTM D 1048

20 PROTEÇÃO INDIVIDUAL Ferramentas: Ferramentas Isoladas;
Detectores de tensão; Etc. EPI’S: Vestimenta antichama; Protetor Facial contra arco voltáico; Luvas e mangas isolantes;

21 DEMONSTRAÇÃO Painel Ensaios Cuba Transformador elevação de Tenção

22

23 NR 10 10.2.9 - Medidas de Proteção Individual
Quando as medidas de P.C. forem tecnicamente inviáveis ou insuficientes para se controlar os riscos, devem ser adotados equipamentos de proteção individual específicos e adequados às atividades desenvolvidas, em atendimento ao disposto na NR 6;

24 LUVAS ISOLANTES NBR 10622 - As luvas isolantes são usadas em situações em que existam perigos de choque elétrico que possam atingir os eletricistas quando em contato com condutores ou equipamentos elétricos energizados - As luvas são usadas para proteção pessoal, portanto ao autorizar seu uso deve ser dada uma margem de segurança entre a tensão máxima na qual são usadas e a tensão de ensaio.

25 CLASSES DE TENSÃO Propriedades elétricas para C.A

26

27 TAMANHO DA LUVAS O tamanho deve ser obtido pelo perimetro interno da luva, medindo sobre uma linha paralela à união dos dedos e passando através da união do dedo polegar.

28 INSPEÇÃO PRELIMINAR: É OBRIGATÓRIO:
Fazer uma inspeção preliminar diariamente antes do uso. A inspeção deverá ser feita com o uso de um insuflador específico. O usuário deverá estar atento a furos e cavidades, oxidação, ataque de ozônio, deterioração, sinais de envelhecimento, rachaduras, sulcos, cortes e desgastes superficiais. Havendo duvidas, suspeitas ou constatação de defeitos as luvas não poderão ser utilizadas e deverão ser encaminhadas imediatamente para testes laboratoriais de inspeção visual e ensaios de tensão.

29 PROTETOR FACIAL LEAL RISCOS 1 e 2 RISCOS 3 e 4

30 PROTEÇÃO CONTRA UV E IV Os protetores faciais da Leal possuem aditivos na lente para proteger contra ondas eletromagneticas.

31 NR10 FERRAMENTAS ISOLADAS
“Nos locais de trabalho só podem ser utilizados equipamentos, dispositivos e ferramentas elétricas compatíveis com a instalação elétrica existente, preservando-se as características de proteção, respeitadas as recomendações do fabricante e as influências externas

32 Norma Internacional IEC 900
Depois de um acondicionamento de 24 horas em água, retira-se e seca-se a mesma. Logo inicia-se o ensaio da seguinte maneira: colocamos a parte isolada da ferramenta dentro do balde d’água e aplica-se sobre a cabeça a tensão de 10 kV durante 3 min. Mede-se a corrente de fuga, que deve ser inferior a 1 mA por 200 mm de parte isolada. Ensaio Dielétrico

33 Norma Internacional IEC 900
Ensaio de impacto A dureza do martelo deve ser de 20 HRC (tratamento térmico). Seleciona-se 3 pontos de ensaios suscetíveis a queda sobre uma superfície plana. O ensaio é realizado sobre estes pontos.

34 Norma Internacional IEC 900
Ensaio de penetração Coloca-se um aparato de prova pontiagudo de 2 kg no centro da parte isolada. Depois, coloca-se o conjunto dentro de um forno programado a 70 durante 2 h. Após a saída do forno, realiza-se um ensaio dielétrico de 5 kV durante 3 min entre a ponta do aparato e a cabeça não isolada da ferramenta.

35 Norma Internacional IEC 900
Ensaio de aderência do revestimento isolante Depois do acondicionamento de 168 h da ferramenta a uma temperatura de 70 realiza-se o ensaio de aderência entre o 3 e o 5 min. A capa isolante não pode despegar-se mais que 3 mm da parte condutora em relação à sua posição inicial. O peso adotado varia de acordo com o tipo de ferramenta ensaiada.

36 Norma Internacional IEC 900
Ensaio de propagação de chama Logo após ajustar a chama para se obter unicamente a parte azul, coloca-se a ferramenta sobre a mesma a uma distância de 20 mm durante 10 s e retira-se a ferramenta. A propagação da chama deve ser observada durante 20 s e não superar os 120 mm de altura.

37 Norma Internacional IEC 900
Ensaio mecânico Refere-se a qualidade das partes metálicas da ferramenta que devem resistir a norma ISO; As normas seguem o padrão Internacional da norma IEC 900

38 OBRIGADO !!! Apresentação: Tec. Luiz Antonio Gama
Eletrotécnico: Joas Matias da Silva Tel / /


Carregar ppt "APRESENTAÇÃO EQUIPAMENTOS NR-10"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google