A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A distribuição da população mundial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A distribuição da população mundial"— Transcrição da apresentação:

1 A distribuição da população mundial
Conceitos: Densidade populacional (DP): relação entre a população absoluta de uma dada área e a superfície pela qual se distribui. Focos Populacionais: Áreas de grande concentração humana. Vazios Humanos: áreas praticamente desabitadas Monções: centos periódicos que sopram no Inverno da terra para o mar e no Verão do mar para a terra. Estes últimos são responsáveis pelos elevados valores de precipitação que se registam no Sul e Sudeste da Ásia durante a época de Verão.

2 Mapa da distribuição da população mundial.
As diferenças na repartição da população são notórias a qualquer escala de análise, todavia é a nível mundial que os contrastes são mais significativos. Mapa da distribuição da população mundial. Principais áreas de elevada concentração humana

3 Mapa da distribuição da população mundial.
Áreas de vazios humanos

4 Os maiores vazios humanos são: Desertos; Regiões polares;
RESUMINDO As principais áreas densamente povoadas ( focos populacionais), encontram-se localizadas: - Sul e Sudeste da Ásia; - Europa Central e Ocidental; - Nordeste dos Estados Unidos; - Também o vale e delta do rio Nilo (Egipto), o Golfo da Guiné (costa ocidental de África), a área próxima da cidade do México e a região litoral da América do Sul apresentam elevadas densidades demográficas. Os maiores vazios humanos são: Desertos; Regiões polares; Grandes altitudes; Florestas densas.

5 Factores explicativos (factores atractivos / factores repulsivos)

6 Concluindo: A distribuição da população é influenciada por factores físicos e humanos que actuam como factores de ordem atractiva ou repulsiva à fixação humana. Organograma dos factores que influenciam a distribuição da população mundial

7 Análise detalhada por regiões
Sul e Sudeste da Ásia ( constituem os dois maiores “formigueiros humanos”) Existência de um clima tropical húmido, com uma estação de chuvas abundantes devido às monções; Fertilidade do solo, em particular ao longo dos grandes rios como o Gandes, na índia, e o Amarelo, na China; A agricultura baseada na cultura do arroz ( orizicultura) praticada de forma intensiva e tradicional, exigindo, e por isso, elevada mão de obra; Elevadas taxas de crescimento natural; Europa ( com 15% da população mundial) Clima temperado com temperaturas amenas e precipitações mais ou menos distribuídas; Relevo pouco acidentado; Existência de boas vias de comunicação tanto naturais (rios) como artificiais (estradas, caminhos-de-ferro); Existência de abundantes recursos minerais e energéticos.

8 Nordeste dos EUA O clima temperado; A fertilidade do solo; A existência de recursos minerais e energéticos; O grande desenvolvimento industrial VAZIOS HUMANOS Os desertos (Sara; Calaári, o Australiana, etc.) Às elevadas temperaturas médias mensais; Às grandes amplitudes térmicas diurnas; À reduzida precipitação; À pobreza do solo (arenoso)

9 Regiões polares (Norte do Canadá, Sibéria, Antárctida, etc).
Às baixas temperaturas que se fazem sentir, na maior parte dos meses do ano; À reduzida precipitação; À pobreza do solo que está quase sempre gelado. Grandes altitudes (Montanhas Rochosas, Cordilheira dos Andes, Cordilheira dos Himalaias, entre outras.) A rarefacção do ar, que provoca o chamado “mal da montanha”; Às baixas temperaturas; À pobreza do solo devido ao declive do terreno; À pouca vegetação pois o solo frequentemente coberto com gelo. Florestas equatoriais ( Amazónia, floresta do Congo, entre outras) Às elevadas temperaturas registas ao longo do ano; Elevados valores de precipitação que levam a lixiviação do solo; À grande densidade florestal que dificulta a penetração do homem e inviabiliza a prática da agricultura.


Carregar ppt "A distribuição da população mundial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google