A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Organelas citoplasmáticas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Organelas citoplasmáticas"— Transcrição da apresentação:

1 Organelas citoplasmáticas
Protistas Organelas citoplasmáticas

2 Protistas Os protozoários e algas unicelulares permaneceram no nível de organização unicelular, mas evoluíram ao longo de numerosas linhas através da especialização de partes do citoplasma (organelas) ou das estruturas esqueléticas. Algas protistas pluricelulares também apresentam essa característica, já que não possuem tecidos ou órgãos.

3 Citoesqueleto A rigidez ou a flexibilidade do corpo e a sua forma são enormemente dependentes da natureza do citoesqueleto, que pode ser composto por proteínas filamentosas delgadas, microtúbulos ou vesículas, ou de combinações dos três.

4 Exoesqueleto Os esqueletos dos protozoários, como os dos metazoários, também podem ser exoesqueletos. São secretados sobre a superfície externa e são geralmente chamados testes.

5 Organelas locomotoras
As organelas locomotoras dos protozoários podem ser os flagelos, os cílios ou extensões fluidas do corpo chamadas pseudópodos.

6 Estrutura dos cílios e flagelos
Um flagelo ou um cílio único é construído por uma bainha membranosa externa e um núcleo fibroso interno, denominado como axonema. O axonema consiste em dois microtúbulos únicos centrais envolvidos por nove microtúbulos externos duplos.

7

8 Flagelos São tipicamente longos e sua movimentação é uma complexa ondulação em forma de chicote.

9 Cílios São curtos com movimentação rígida e em forma de remo. Comumente numerosos, densamente arranjados e especialmente bem representados nos protozoários ciliados.

10 Vesículas As vesículas ocorrem imediatamente abaixo da membrana celular de muitos protozoários Alvéolos : vesículas ficam achatadas e formam uma camada mais ou menos contínua por baixo da membrana celular. Os alvéolos "vazios" (como os que ocorrem nos ciliados) podem ficar túrgidos e ajudar a sustentar a célula.

11

12 Vacúolo alimentar e lisossomos
Vacúolo alimentar : vesícula que envolve o alimento ingerido por fagocitose. As paredes dos vacúolos alimentares compõem-se de membranas de duas camadas de lipídios, que podem ser sintetizadas ou removidas rapidamente e recicladas. Lisossomos primários: se fundem ao vacúolo alimentar para liberarem ácidos lisossômicos e enzimas hidrolíticas.

13 Os produtos da digestão intracelular difundem-se do Vacúolo para o citoplasma celular onde podem ser utilizados por outras organelas ou armazenados. O material indigerível é liberado da célula para o exterior por meio da fusão da vesícula residual com a membrana celular em um processo denominado exocitose. Boca celular ou citóstomo: estrutura freqüentemente utilizada para realizar a fagocitose. As partículas muito finas em suspensão podem entrar por meio de pinocitose.

14

15 Complexo vacuolar contrátil
Muitos protozoários osmorregulam para remover o excesso de água (regulação do volume) e para ajustar a concentração e a proporção de seus íons internos (regulação iônica). A osmorregulação é obtida através de um transporte iônico ativo na membrana celular e através de um sistema de organelas de bombeamento de água e de íons chamado de complexo vacuolar contrátil

16 Vacúolo contrátil : grande vesícula esférica.
Espongioma : sistema circundante de pequenas vesículas ou túbulos. Proporciona a coleta de fluido, que é entregue ao vacúolo contrátil, que por sua vez expele o fluido para fora do organismo através de um poro temporário ou permanente.

17 Em alguns protozoários (algumas amebas e flagelados), o vacúolo desaparece completamente após a contração e refaz-se por meio de uma fusão de vesículas pequenas. Em outros (muitos ciliados), o Vacúolo rompe-se na descarga e é repreenchido por fluido a partir dos túbulos circundantes do espongioma.

18

19 Parede celular Os protozoários com paredes celulares (significando que têm uma camada de celulose ou de outro material exterior à membrana celular) não têm vacúolos contráteis. A parede rígida resiste ao inchaço e estabelece-se uma pressão hidrostática.

20 Organelas de síntese Muitos protistas sintetizam várias macromoléculas, especialmente proteínas e glicoproteínas, que são passadas para o exterior da superfície celular.

21

22 Ribossomos Organela responsável pela síntese de proteínas.

23 Complexos de Golgi Sistema central de distribuição na célula. Atua como centro de armazenamento, transformação, empacotamento e remessa de substâncias. Metabolismo de lipídeos e formação de lisossomos.

24 Retículos endoplasmáticos liso e rugoso
Canais delimitados por membranas. Importantes para o transporte celular. Produção de algumas substâncias. O RER produz proteínas.

25 Mitocôndria Organela responsável pela realização da respiração celular. Presente em protistas aeróbicos. A maioria dos protistas possui mitocôndrias. Esses seres provavelmente eram organismos procariontes simbióticos.

26 Cloroplasto Organela responsável pela realização da fotossíntese. Presente em protistas autótrofos. Muitos flagelados possuem cloroplastos, que se acredita terem surgido através de uma parceria entre os eucariontes fagocitários flagelados iniciais e os simbiontes procariontes.

27


Carregar ppt "Organelas citoplasmáticas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google