Como um fenômeno humano, a religião é estudada pela Teologia, pela Filosofia, pela História, pela Psicologia, Como um fenômeno humano, a religião é estudada.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RELIGIÕES DA HUMANIDADE
Advertisements

DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2011 METAS
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
A UNIVERSALIDADE DO FENÔMENO RELIGIOSO
RETROSPECTIVA Módulo I – Introdução ao Estudo do Espiritismo: contexto histórico; conceito; tríplice aspecto; Módulo II – A Codificação Espírita: Hydesville.
FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DO ENSINO RELIGIOSO
Metodologia Científica
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
Sagrado X Profano.
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
SOCIOLOGIA E ÉTICA - ZOOTECNIA
A Ética Religiosa.
A IMPORTÂNCIA DAS MATÉRIAS DA GRADE CURRICULAR
O Positivismo.
A MENSAGEM DAS NARRATIVAS DA CRIAÇÃO
do ponto de vista das Escrituras Sagradas
CARMA – A LINGUAGEM DO DESTINO
CAP 10 – 3a Parte- Idade Contemporânea A filosofia no século XIX
Ciência e Conhecimento científico
CORRELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO POPULAR E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
P ROJETO INTEGRADOR 1 Prof. Doutorando Alan Rodrigo Antunes.
CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Sociologia & Filosofia
UNIVERSALIDADE DO FENÓMENO RELIGIOSO
A que distância estaremos da Idade Moderna?
Vida É o Amor existencial. Razão É o Amor que pondera.
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
O OUTRO LADO DA HISTÓRIA
Existe erro na Bíblia ?.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
AULA 3 TIPOS DE CONHECIMENTO.
O estudo das Doutrinas Bíblicas
Interpretativismo (Clifford Geertz).
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Cap. 3_Sobre a ética protestante no capitalismo de Marx Weber A sociologia Weberiana se inspira numa filosofia existencialista que propõe uma dupla negação:
Profª. Taís Linassi Ruwer
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
Relacionamento com Deus
O conhecimento científico
Diferencial do ensino espírita para crianças
DOUTRINA DE DEUS AULA 2: COMO É ESTE DEUS?.
O enigma da religião Rubem Alves.
FILOSOFIA.
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
FILOSOFIA O QUE É FILOSOFIA ?.
O Positivismo.
Aluno: Gabriel de Oliveira Almeida.
Vida Amor É o Amor existencial. Razão Amor É o Amor que pondera.
SISTEMAS TEÓRICOS EM PSICOLOGIA II: CAMPO COMPORTAMENTAL PROF. MARGARETH PINHEIRO.
Universidade Estadual do Norte do Paraná
TEOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS APLICADAS
CENTRO ESPÍRITA A SAMARITANA
CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE
SOCIOLOGIA E ÉTICA - AGRONOMIA
Trabalho de Filosofia Tema: Os Problemas da Ética
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Professor: Suderlan Tozo Binda
O que é Sociologia?.
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
Tipos de conhecimento e método científico
O conceito de Razão “O conceito de Razão” Karl Jaspers ( )
O que é conhecimento?.
AULA VIRTUAL DE FILOSOFIA NOME:_______________________________________________ DATA:________________________________________________ PROF. TUTORA: MARIA.
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
Como explicar o mundo?.
 A história da criação… 1. O livro dos Génesis… Génesis – tradução grega do nome hebraico Bereshît que quer dizer na cabeça ou no princípio… este livro.
Transcrição da apresentação:

Como um fenômeno humano, a religião é estudada pela Teologia, pela Filosofia, pela História, pela Psicologia, Como um fenômeno humano, a religião é estudada pela Teologia, pela Filosofia, pela História, pela Psicologia, Sociologia... Sociologia...

Não se sabe com exatidão quando o pensamento religioso surgiu na espécie humana. Não se sabe com exatidão quando o pensamento religioso surgiu na espécie humana. “Funerais em que os mortos eram “Funerais em que os mortos eram sepultados com flores ou amuletos são indícios claros de manifestações religiosas, talvez as mais antigas na história da humanidade”, sepultados com flores ou amuletos são indícios claros de manifestações religiosas, talvez as mais antigas na história da humanidade”, diz o historiador Walter Burkert, da Universidade de Zurique (Suíça), autor do livro “A criação do sagrado” diz o historiador Walter Burkert, da Universidade de Zurique (Suíça), autor do livro “A criação do sagrado”.

“Encontram-se no passado, e se encontram até hoje, sociedades que não possuem ciência, nem artes, nem filosofia. Mas nunca existiu sociedade sem religião”. “Encontram-se no passado, e se encontram até hoje, sociedades que não possuem ciência, nem artes, nem filosofia. Mas nunca existiu sociedade sem religião”.

Batista Mondin define religião como “um conjunto de conhecimentos, de ações e de estruturas com que o homem exprime reconhecimento, dependência, veneração em relação ao Sagrado” Batista Mondin define religião como “um conjunto de conhecimentos, de ações e de estruturas com que o homem exprime reconhecimento, dependência, veneração em relação ao Sagrado”

Rubem Alves afirma: Rubem Alves afirma: “A linguagem científica pretende descrever o mundo e a linguagem religiosa exprime como o homem vive, em relação ao mundo... A religião não é uma hipótese acerca da questão filosófica da existência dos deuses... “A linguagem científica pretende descrever o mundo e a linguagem religiosa exprime como o homem vive, em relação ao mundo... A religião não é uma hipótese acerca da questão filosófica da existência dos deuses... Separemos, portanto, de uma vez por todas, a questão da existência de Deus –que é uma questão filosófica –da experiência religiosa. Separemos, portanto, de uma vez por todas, a questão da existência de Deus –que é uma questão filosófica –da experiência religiosa. A primeira é uma hipótese acerca do objeto. A outra é uma paixão subjetiva” A primeira é uma hipótese acerca do objeto. A outra é uma paixão subjetiva”

Elementos constitutivos da religião:

ÉTICA(leis): cada religião traz consigo as conseqüências de sua ÉTICA(leis): cada religião traz consigo as conseqüências de sua doutrina, ensinando o que é certo e o que é errado, dentro de sua cosmovisão. Os preceitos mais importantes são: lei da natureza, lei do amor e lei do bom senso. doutrina, ensinando o que é certo e o que é errado, dentro de sua cosmovisão. Os preceitos mais importantes são: lei da natureza, lei do amor e lei do bom senso. COMUNIDADE OU ADEPTOS: toda religião tende a formar uma comunidade, tende a manifestar a sua fé junto de outros. Não de trata de um sentimento individualista. COMUNIDADE OU ADEPTOS: toda religião tende a formar uma comunidade, tende a manifestar a sua fé junto de outros. Não de trata de um sentimento individualista. RELÃÇÃO EU-TU – é a relação da pessoa com um diferente, um Tu mais elevado, superior. Toda religião antes de possuir ritos e doutrinas é uma relação pessoal com Deus. RELÃÇÃO EU-TU – é a relação da pessoa com um diferente, um Tu mais elevado, superior. Toda religião antes de possuir ritos e doutrinas é uma relação pessoal com Deus.

CONTINUA...