Acessibilidade – Quando alguém com deficiência está em desvantagem em relação a qualquer outra pessoa no acesso à informação, significa que existe um problema.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IFTO ESTRUTURA DE DADOS AULA 05 Prof. Manoel Campos da Silva Filho
Advertisements

Auditoria de Processo Marcelo Waihrich Souza
Sumário Exercícios
1 ANÁLISE E PROJETO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PROCESSO: CONCEITO MODELOS DE PROCESSO PROCESSO UNIFICADO HISTÓRIA CARACTERÍSTICAS AS QUATRO.
Palestras, oficinas e outras atividades
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Estudo de Caso Conformidade dos sítios Web do Arquivo Distrital do Porto, da Biblioteca Nacional Digital e do Instituto Português de Museus com as Directrizes.
Auditório Câmara Municipal da Amadora 13 de Outubro 2001
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
Portal Acesso - Projecto iD109 - PromotorParceiro tecnológico Com o apoio de.
Simplicidade e Clareza Algumas notas sobre o Portal do Cidadão Jorge Fernandes Programa ACESSO Nov.2003.
PROJECTO SITUS – Sítio de Utilização Simplificada Nº de Origem 276/4.2/C/REG.
14/10/09 Uma animação possui: Início; Passo; Fim; 1.
Laboratório de Informática Introdução à Linguagem HTML
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Sumário, aula 9 Elasticidade Elasticidade arco Elasticidade no ponto
Sumário Função de utilidade em IRn Isoquanta (em IR2)
Ludwig Krippahl, 2007 Programação para as Ciências Experimentais 2006/7 Teórica 5.
Estatística Descritiva Aula 02
e-UNI: UNIversidade Eletrônica
Estatística Básica Utilizando o Excel
Estatística 8 - Distribuições Amostrais
FUNÇÃO MODULAR.
CEP – Controle Estatístico de Processo
Questionário de Avaliação Institucional
Curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação
Listas Encadeadas.
Aula 01 – Apresentação e introdução html
Provas de Concursos Anteriores
PROGRESSÕES JUDITE GOMES
-Resolução do Conselho de Ministros 155/2007, de 2 de Outubro de 2007 Aluno: Antony Nelson Amaral da Silva Matrícula: Matéria: IHC Professor(a):
Utilização dos Anexos e da Lista de Referência de Espécies CITES
ESTATÍSTICA.
Microsoft Access Carlos Sebastião.
ESTATÍSTICA.
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Disciplina: Multimídia Prof a. Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães Transparências: Wilson de Pádua Paula Filho.
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
Justificativas Racionalização do uso do Plano – evitar desperdícios Correção de distorções Tratamento isonômico para cônjuges servidores Manutenção da.
Professoras Marcia e Vivian
Comunicação Social Criação e Produção de Sites
Acessibilidade na Web: pessoas com necessidades especiais e cidadãos da terceira idade GETIC – Setembro de 2008.
Conteúdos do tutorial O que é um Slide Mestre?
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
Salas de Matemática.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Medidas de posição  Estudando as distribuições de  frequência,  percebe-se que existe uma  posição de  concentração dos valores, que podem estar mais concentrados no início, no meio ou no 
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
1 - Curso Elearning - Desenvolver uma Cultura de Qualidade CONSIDERAÇÕES GERAIS O acesso ao presente Curso a distância (elearning) deve ser sempre efetuado.
Núcleo de Mídia – Comercial Ranking Nacional de Circulação - Domingos Evolução Mês* 3,38% 2,20% 1,39% 1,13% -4,84% 0,49% -6,16% -0,07% -0,71% 0,27% 0,43%
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
AULA DE ESTATÍSTICA PROFESSOR RODRIGÃO.
Módulo: Gerenciamento de Incidentes e
Projeto Medindo minha escola.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Somatório e Produtório
Rio Verde - Goiás - Brasil
CALENDÁRIO 2013 MÓDULO II.
Identificando Oportunidades
Soluções de Inteligência de Negócios para o Judiciário - TJMS IV Encontro de Gestores do SAJ - São Paulo - SP Leonardo Torres de Lima Secretaria de Tecnologia.
Lição nº52 e /11/2013 Sumário: Tratamento de Dados: frequências, mediana,gráficos e dados agrupados em classes.
Transcrição da apresentação:

Acessibilidade – Quando alguém com deficiência está em desvantagem em relação a qualquer outra pessoa no acesso à informação, significa que existe um problema de acessibilidade. Eduardo Botelho Técnico do Programa Acesso UMIC Unidade de Missão Inovacão e Conhecimento Presidência do Conselho de Ministros Taguspark, Edifício Inovação I, 2º, Sala Porto Salvo - Portugal Telefone: Fax:

DEFICIÊNCIA - DIFICULDADES POR CAUSA DA FALTA DE ACESSIBILIDADE DOS SITES WEB Baixa VisãoNa Web e durante a utilização de computadores muitas pessoas com baixa visão recorrem a monitores especiais ou a software que aumenta o tamanho da imagem de texto. Os sites que utilizam fontes com tamanho fixo dificultam essas pessoas para ajustar o tamanho das fontes de acordo com as suas necessidades. Cegueira de Cores Há sites com cores não muito bem combinadas ou que não providenciam alto contraste. As imagens sem texto alternativo são um problema para indivíduos que não conseguem discernir aquilo que a imagem significa. CegueiraImagens, Janelas, tabelas, formulários e scripts sem conteúdo alternativo são alguns dos problemas que dificultam a consulta da informação na Web por parte dos cegos.

DEFICIÊNCIA - DIFICULDADES POR CAUSA DA FALTA DE ACESSIBILIDADE DOS SITES WEB Surdez e fraca audição / Dificuldades na fala Existem muitos conteúdos multimédia que incluem som, mas não incluem legendagem. Com a popularidade crescente do reconhecimento de voz, as pessoas surdas e com fraca audição correm o risco de ficaram à margem em relação aos computadores da próxima geração. Deficiências físicas e motoras A Web TV e os Quiosques Multimédia não estão desenhados adequadamente e testados para pessoas com deficiências físicas e motoras. Deficiência cognitiva e neurológica Certas condições neurológicas provocam a excessiva sensibilidade aos conteúdos em flash e animados e ao piscar destes com elevada frequência. Fonte: «Web Accessibility for People With Disabilities», Págs 7-11

A população considerada para avaliação foi a «Lista Provisória de Organismos da Administração Directa e Indirecta do Estado a Avaliar» publicada em anexo à Resolução do Conselho de Ministros nº 22/2001. Nesta lista encontrei uma população de 496 Organismos Públicos. Entre os quais 191 (39%) não têm sítio, 78 (16%) apresentaram na altura da avaliação o seu sítio indisponível, só 227 (45%) é que tinham o seu sítio disponível. Entre 01/07/2001 e 01/10/2001 efectuei a avaliação da acessibilidade dos sítios da Administração Pública (AP).

Desta forma a amostra é igual a este último número. É de salientar que todos os Ministérios estão representados na amostra. Para a avaliação sobre acessibilidade ordenei os sítios de acordo com a sua classificação que e atribuí com base numa escala de 1 a 5 e numa grelha de avaliação especificamente criada para o efeito.grelha de avaliação Significado da escala: NÍVEL 5 – Muito acessível; NÍVEL 4 – Acessível; NÍVEL 3 – Pouco Acessível; NÍVEL 2 – Muito Pouco Acessível; NÍVEL 1 – Inacessível.

O resultado da avaliação dos 227 sites da Administração Pública foi o seguinte: 4% são muito acessíveis. 19% são acessíveis, 26% são pouco acessíveis, 39% são muito pouco acessíveis 12% dos sítios da Administração Pública são inacessíveis. Isto quer dizer, que 49% (4%+19%+26%) dos sites possibilitam aos cidadãos com necessidades especiais acesso aos seus conteúdos, enquanto que em 51% dos sites esse acesso é praticamente impossível.

2003 QUANTIDADEPERCENTAGEM Total de Sites da Administração Pública 403 Total de Sites da Administração Pública com o Símbolo de Acessibilidade 7418,36%, em 2001 eram cerca de 7%. Quantidade de Sites com o e- mail do Webmaster 8120,10%

Em 2003 avaliei a acessibilidade dos 74 sites AP com o símbolo de acessibilidade. 7% são muito acessíveis. 13% são acessíveis, 20% são pouco acessíveis, 27% são muito pouco acessíveis 33% dos sítios da Administração Pública são inacessíveis. Isto quer dizer, que apenas em 40% (7%+13%+20%) possibilitam aos cidadãos com necessidades especiais acesso aos seus conteúdos, enquanto que em 60% dos sites esse acesso é praticamente impossível. Em 2000 foram identificados 18 sites com o símbolo de acessibilidade. Metade eram acessíveis para cidadãos com necessidade especiais.

GRAU DE SATISFAÇÃO DOS PONTOS DE VERIFICAÇÃO DE PRIORIDADE 1 DA WAI POR PARTE DOS SITES DA AP COM O SÍMBOLO DE ACESSIBILIDADE % de pontos de verificação satisfeitos 48,65% % de pontos de verificação não satisfeitos 51,35% Em média cerca de metade dos pontos de verificação passíveis de serem aplicados nos sites com o símbolo de acessibilidade da AP não são satisfeitos. Da listagem dos sites da AP com o símbolo de acessibilidade a maior parte dos sites com melhor classificação (nível 5) tiveram acompanhamento do Programa Acesso da UMIC (ex- Unidade Acesso do MCT) quer por consultoria directa, quer pela frequência das acções de formação em acessibilidade à Web no INA.sites com melhor classificação

|40 |35 |30 |25 |20 |15 |10 |05 |00 |05 |10 |15 |20 |25 |30 |35 |40| Satisfação | Não satisfação Aplicação dos Pontos de Verificação de Prioridade 1 da WAI/W3C SITES DA AP C/ SÍMBOLO DE ACESSIBILIDADE

ANÁLISE DO GRÁFICO - Aplicação dos Pontos de Verificação de Prioridade 1 da WAI/W3CPontos de Verificação de Prioridade 1 A - Aplicação O ponto de verificação com maior aplicação é o 1.1 (legendagem e descrição das imagens), isto porque praticamente todos os sites contêm imagens. O segundo ponto de verificação com maior aplicação é o 6.3 (disponibilização de texto alternativo p/ os conteúdos apresentados em Script, Java e Flash). O que indicia um uso considerável de ferramentas proprietário que se baseiam neste tipo de tecnologias para criar conteúdos. O terceiro ponto de verificação mais aplicado é o 14.1 (links compreensíveis fora do contexto).

B - Satisfação e Não Satisfação O ponto de verificação que se mais se destaca em ambas as dimensões do gráfico é o 1.1. Isto deve-se à elevada aplicação. Cerca de metade dos sites não merece o símbolo de acessibilidade, porque não satisfazem esse ponto de verificação. O ponto de verificação cuja aplicação é mais satisfeita é o Muitos Webmasters (17.57%), na procura de uma solução rápida para ir ao encontro das directrizes de acessibilidade, recorrem à estratégia de ter o conteúdo do site em modo texto como alternativa à versão gráfica, deixando esta última sem qualquer tipo de tratamento. De notar que o ponto de verificação 11.4 aconselha: Se, depois de todos os esforços, não conseguir criar uma página acessível, forneça um link para uma página alternativa que use as tecnologias W3C na sua versão acessível, com informação equivalente (ou com as mesmas funcionalidade), que seja actualizada tantas vezes quantas as páginas inacessíveis (originais)'."

O elevado nível de não satisfação do ponto de verificação 6.3 (aparece em segundo lugar) merece especial destaque. Indicia um elevado recurso a ferramentas proprietário sem opções para construção de conteúdos acessíveis e/ou desconhecimento das técnicas de acessibilidade para os conteúdos em script, java e flash.