O CAPITALISMO MONOPOLISTA E FINANCEIRO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A era dos impérios
Advertisements

O Imperialismo e o colonialismo
O IMPERIALISMO.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL
A Segunda Revolução industrial
EUA: A CONQUISTA DA HEGEMONIA POLÍTICA E ECONÔMICA
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Unidade 1 A ERA DO IMPERIALISMO.
ÁFRICA A ERA DO IMPERIALISMO.
Formação do mundo atual
Os EUA no século XIX: Aumento populacional:
1. Substituição do ferro pelo aço;
1. Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia.
- CAPITALISMO INDUSTRIAL.
IMPERIALISMO.
Revolução Industrial o que é uma REVOLUÇÃO?
O IMPERIALISMO Prof. Ms. Wladmir coelho
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO OBJETIVOS ANALISAR.
A REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS.
O IMPERIALISMO NA ÁSIA E NA ÁFRICA
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO
Século XIX Educação Nacional.
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Geografia Politica.
SÉCULO XIX – O SÉCULO DAS TRANSFORMAÇÕES
MUNDIALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO.
As bases históricas do Subdesenvolvimento ( I )
IMPERIALISMO ( NEOCOLONIALISMO )
IMPERIALISMO DEFINIÇÃO: “ [...] dominação política e econômica, direta ou indireta, de uma nação mais rica e poderosa sobre outra mais pobre e fraca.
A Segunda Revolução Industrial e o Imperialismo
Multimídia em aulas de História
IMPERIALISMO E PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL Prof. Cap Queiroz.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
Aula Semi - Fortunato.
Neocolonialismo e o caso africano. O que é neocolonialismo? Durante o século XIX, principalmente em sua segunda metade, desenvolveu-se um processo de.
IMPERIALISMO Professor Ricardo Professor Ricardo.
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
O Capitalismo e a construção do espaço geográfico
"A burguesia não pode existir sem constantemente revolucionar os instrumentos de produção e, portanto, as relações de produção e, com elas o total das.
Evandro Albuquerque de Andrade
O imperialismo (Neocolonialismo)
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Iniciou na Inglaterra nas últimas décadas do século XVIII onde substituía a mão-de-obra por maquinários.
Capítulo 16 – Processo de desenvolvimento do capitalismo
Imperialismo ( Neocolonialismo)
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Revolução Industrial na Europa (Séc. XVIII e XIX)
Imperialismo – neocolonialismo do séc XIX
Imperialismo - séc XIX (Neocolonialismo)
Evandro Albuquerque de Andrade
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Imperialismo - séc XIX (Neocolonialismo)
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Século XIX – 2ª fase.
Morte de Bin Laden estampa camisetas, canecas e calcinhas nos EUA
Professor Ulisses Mauro Lima
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: transformação radical no processo de produção de produtos para o consumo, que provocou mudanças nas estruturas.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
A ERA DOS IMPÉRIOS.
IDADE CONTEMPORÂNEA Profº João Luís Paiva IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas.
Divisão Internacional do Trabalho
“O INÍCIO DO CAPITALISMO MODERNO”
IMPEIALISMO SEC. XIX 22/04/2017
O processo de desenvolvimento do capitalismo
GEOGRAFIA O processo de desenvolvimento do capitalismo Ensino Médio.
Positivismo.
1ª Guerra Mundial
A origem do subdesenvolvimento e do desenvolvimento Cap 3.
A Independência dos Estados Unidos da América Prof. Alan.
IMPERIALISMO e suas consequências
Transcrição da apresentação:

O CAPITALISMO MONOPOLISTA E FINANCEIRO Prof. Flávio Caetano

Segunda metade do século XVIII Tipo de indústria Têxtil Primeira Revolução Industrial Local Inglaterra Época Segunda metade do século XVIII Tipo de indústria Têxtil Matéria – prima Ferro, carvão Lã, algodão Energia Vapor Porte das indústrias Pequeno e médio Valor das mercadorias Mercado determina Características Capitalismo Concorrencial e Liberal

Segunda metade do século XIX Tipo de indústria Diversificada Segunda Revolução Industrial Local Europa, Japão e EUA Época Segunda metade do século XIX Tipo de indústria Diversificada Matéria – prima Aço Energia Petrolífera e Eletricidade Porte das indústrias Grande Valor das mercadorias Empresa Técnicas Fordismo e Taylorismo Características Capitalismo Monopolista e Financeiro

Origens do Capitalismo Monopolista e Financeiro Empresa A baixa o preço baixa o preço baixa o preço X Empresa B baixa o preço baixa o preço baixa o preço Empresa A baixa o preço baixa o preço baixa o preço baixa o preço X Empresa B baixa o preço baixa o preço baixa o preço baixa o preço sem lucro

Origens do Capitalismo Monopolista e Financeiro Empresa A baixa o preço baixa o preço X Empresa B baixa o preço baixa o preço faliu sem lucro incorpora empresa falida e eleva o preço (maior reserva de capital)

Tipos de Concentração de Empresas Horizontal: controla etapas finais da produção ou estabelece um preço mínimo de venda evitando a competição Cartel, Pool ou Consórcio Vertical: controla da produção da matéria-prima até o produto final Truste e Holding

Tipos de Concentração de Empresas Horizontal: Cartel Vertical: Truste Holding

A POLÍTICA IMPERIALISTA Prof. Flávio Caetano

Política imperialista: conceito: Superprodução Superprodução diminuição da produção Superprodução diminuição da produção desemprego Superprodução diminuição da produção desemprego diminuição do consumo Superprodução diminuição da produção desemprego diminuição do consumo

Política imperialista: conceito: Superprodução diminuição da produção desemprego diminuição do consumo -------------- Subconsumo Estado Liberal: não intervém na economia

Mercado Externo (Imperialismo) Mercado Externo (Imperialismo) África, Ásia, América Latina e Oceania

  Mercantilismo XV - XVIII 1ª Rev. Industrial Século XVIII 2ª Rev. Industrial 2ª ½ século XIX América Latina Colônia Independente política. Dependente econômic. Dependente econômic Ásia e África “Feitorias”

FUNÇÕES DAS ÁREAS DOMINADAS Mercado: - fornecedor de matéria-prima consumidor de produtos industrializados Aplicação do Capital Excedente empréstimos investimentos diretos Escoamento do Excedente Populacional princípio da extraterritorialidade Pontos Estratégicos

Tipos de Dominação Colônia: enraizamento: imigração em massa do europeu com a expropriação da terra dos povos nativos enquadramento: o europeu forma a elite dirigente Protetorado: se mantém a estrutura política local submetida a um representante da metrópole (Vice-Rei) Zonas de influência: país imperialista obtém concessões políticas e econômicas

LIVRO: A COLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA Justificativa Ideológica da colonização LIVRO: A COLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA As raças superiores têm um direito perante as raças inferiores. Há para elas um direito porque há um dever para elas. As raças superiores têm o dever de civilizar as inferiores [...] Vós podeis negar, qualquer um pode negar que há mais justiça, mais ordem material e moral, mais eqüidade, mais virtudes sociais na África do Norte desde que a França a conquistou? (28 de julho de 1885). (Apud M. Dubois & A. Terrier, As colônias francesas, 1902. Challamel.) Ao mesmo tempo, Chamberlain, político inglês, congratulava-se com as conquistas dos ingleses: O orgulho – Sim, eu creio nesta raça, a maior das raças governantes que o mundo jamais conheceu, orgulhosa, tenaz, confiante em si, resoluta, que nenhum clima, nenhuma mudança pode degenerar e que, infalivelmente, será a força predominante da história futura e da civilização. Eu creio no futuro deste império, grande como o mundo, do qual um inglês não pode falar sem um arrepio de entusiasmo. (Londres, 11 de novembro de 1895). (Jean Defrasne et alii, op. cit., p. 271.)

CONCEPÇÕES “CIENTÍFICAS” Darwinismo Social Superioridade Racial Civilização X Barbárie Cristianismo X Paganismo EUA: Destino Manifesto W.A.S.P. (branco, de origem anglo- saxônica e protestante)

O IMPERIALISMO NA ÁSIA

O IMPERIALISMO NA ÁFRICA