BARROCO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Barroco ou seiscentismo
Advertisements

Temas do Barroco.
Santo, Santo, Santo! Num mundo que peca tanto Eu grito que Deus é Santo!
Barroco.
Quem quer que sejas, onde quer que estejas Diz-me se é este o mundo que desejas
Barroco PUC Goiás Departamento de Letras Literatura Brasileira II
BARROCO.
B A R R O C O ????????????????????????? ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????
Barroco Século XVII.
Barroco.
Arte Barroca.
Idade Media X Renascimento (teocentrismo) (antropocentrismo)
Os planos de aula Para montar um plano de aula basta:
Você conhece essa imagem?
SEXTA– FEIRA SANTA PAIXÃO E MORTE DO SENHOR JESUS.
Cantos Missa 9hs dia 10/05/09.
Oração do Terço Mistérios Dolorosos.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Oração do Terço Mistérios Luminosos.
Literatura Barroco Eduardo Batista.
Barroco Final do século XVI e início do século XVIII.
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
No mês de Setembro comemoramos o
A eucaristia Começar.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Jesus é a VIDA João
Universidade Federal do Amapá
Barroco - Introdução Durante o Renascimento o homem cresceu bastante, adquiriu autoconfiança, se tornou senhor da terra, mares, ciência e arte; libertou-se.
BARROCO.
BARROCO Prof. Nichele Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique.
BARROCO Séculos XVII e XVIII.
Grupo de Jovens Kerigma 28 de Fevereiro de 2015
Entrada Refrão: Deus está aqui Tão certo como o ar que eu respiro,
Entrada Refrão: Deus está aqui Tão certo como o ar que eu respiro,
BARROCO.
PARÓQUIA S.JOÃO BAPTISTA DE VILA DO CONDE
Interpretação textual Aula 02- Linguagem Figurada - Pensamento
Barroco: padre Antônio vieira e gregório de matos
III Domingo da Quaresma
Jesus é a VIDA João
V Domingo do Tempo Comum
TUDO POR JESUS NADA SEM MARIA SE VIVER COM O PAI É BOM COM PAI E MÃE
MISSA DE ULTRÉYA EM 24/11/2014 Luís Alves. MISSA DE ULTRÉYA EM 24/11/2014 Luís Alves.
Grupo de Jovens Kerigma 14 de Março de 2015
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
Chuva de graça , pedimos a Ti, Chuva de graça, derrama em nós, Canto de entrada Chuva de graça , pedimos a Ti, Chuva de graça, derrama em nós, Chuva.
Barroco Literatura – Aula 4.
Grupo de Jovens Kerigma 18 de Abril de 2015
LITERATURA INFORMATIVA
Barroco brasileiro a 1768 Contexto histórico:
19 DO TEMPO COMUM Ciclo B Oremos escutando a preciosa música do “Senhor Jesus” de T. L. de Victoria Regina.
Carta Aberta Prof. Júnior Oliveira.
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
Barroco Estilo que, partindo das artes plásticas, teve seu apogeu literário no século XVII.
Eis o Cordeiro de Deus! Eis o Cordeiro de Deus! Seguir Jesus sempre! Sempre? Até ao fim?
Barroco 1580 – 1756 “alma” VXII Veja: Idade Média – feudalismo – teocentrismo Barroco – Contrarreforma – valores religiosos.
Clicar com o mouse. Caminhando contra o vento Sem lenço e sem documento No sol de quase dezembro Eu vou... O sol se reparte em crimes Espaçonaves, guerrilhas.
Somos a Igreja de Cristo parte 1
Barroco Barroco ou Seiscentismo constitui o segundo período clássico e designa genericamente todas as manifestações artísticas produzidas no século XVII.
Momento Histórico: Portugal,Brasil e Mundo. Barroco.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Dualismo Ilustração do dualismo de René Descartes: as sensações são transmitidas pelos órgãos dos sentidos à glândula pineal, no cérebro cerveau, e epois.
Correntes do Barroco.
BARROCO – “PROSOPOPÉIA” BENTO TEIXEIRA
O BARROCO.
“Jesus respondeu: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus”. (João 9- 3)
BARROCO NO BRASIL 03/05/2016 ALPHA. CONTEXTO HISTÓRICO 1601 Prosopeia de Bento Teixeira Fundação da Academia Brasílica dos Esquecidos; Fundação.
Transcrição da apresentação:

BARROCO

O BARROCO OU SEISCENTISMO É o nome dado ao estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália, difundindo-se em seguida pelos países católicos da Europa e da América, antes de atingir, em uma forma modificada, as áreas protestantes e alguns pontos do Oriente. No Brasil, o Barroco teve início em 1601, com a publicação do poema épico Prosopopeia, de Bento Teixeira, o qual introduz em definitivo o modelo da poesia camoniana na literatura brasileira. 

BARROCO A origem da palavra barroco tem causado muitas discussões. Dentre as várias posições, a mais aceita é a de que a palavra se teria originado do vocábulo espanhol barrueco, vindo do português arcaico e usado pelos joalheiros desde o século XVI, para designar um tipo de pérola irregular e de formação defeituosa, aliás, até hoje conhecida por essa mesma denominação.

CARACTERÍSTICAS Todo o rebuscamento presente na arte e literatura barroca é reflexo dos conflitos dualistas entre o terreno e o celestial, o homem (antropocentrismo) e Deus (teocentrismo), o pecado e o perdão, a religiosidade medieval e o paganismo presente no período renascentista. Reação ao racionalismo Retorno à tradição cristã Dualismo e tensão interna Sentimento de transitoriedade Pessimismo e gosto pelo macabro Estilo com abundância de ornamentos Abuso das figuras de linguagem

CARACTERÍSTICAS Cultismo - É caracterizado pela linguagem rebuscada, culta, extravagante; pela valorização do pormenor mediante jogos de palavras, com visível influência do poeta espanhol Luís de Gôngora; daí o estilo ser também conhecido como Gongorismo. O aspecto exterior no Cultismo é o abuso no emprego de figuras de linguagem como as metáforas, antítese, hipérboles, hipérbatos, anáforas, paronomásias, etc... Conceptismo - É marcado pelo jogo de idéias, de conceitos, seguindo um raciocínio lógico, racionalista, que utiliza uma retórica aprimorada. Um dos principais cultores do conceptismo foi o espanhol Quevedo, de onde deriva o termo Quevedismo. Os Conceptistas privilegiavam os conceitos; assim a inteligência, a lógica e o raciocínio ocupam o lugar dos sentidos, impondo a concisão e a ordem.

PRINCIPAIS REPRESETANTES Gregório de Matos Bento Teixeira Pinto Manuel Botelho de Oliveira Padre Antônio Vieira Frei Manuel de Santa Maria Itaparica

EXEMPLO "O todo sem a parte não é o todo; A parte sem o todo não é parte; Mas se a parte o faz todo, sendo parte, Não se diga que é parte, sendo o todo. Em todo o Sacramento está Deus todo, E todo assiste inteiro em qualquer parte, E feito em partes todo em toda a parte, Em qualquer parte sempre fica todo.” (Gregório de Matos)

EXEMPLO "Mui grande é o vosso amor e o meu delito; Porém pode ter fim todo o pecar, E não o vosso amor, que é infinito. Essa razão me obriga a confiar Que, por mais que pequei, neste conflito Espero em vosso amor de me salvar." (Gregório de Matos)

GREGÓRIO DE MATOS GUERRA   Nasceu supostamente em 7 de abril de 1636 na Bahia e morreu em Recife em 1696.; Denominado de Boca do Inferno, foi um advogado e poeta; É considerado o maior poeta barroco do Brasil e o mais importante poeta satírico da literatura em língua portuguesa, no período colonial.

GREGÓRIO DE MATOS GUERRA “Eu sou aquele, que passados anos cantei na minha lira maldizente torpezas do Brasil, vícios, e enganos” A Academia Brasileira de Letras divide sua obra em seis volumes: I. Sacra - Contém todos os poemas religiosos. II. Lírica - Contém todos os poemas lírico-amorosos. III. Graciosa - Contém poemas que exploram o humor. IV e V. Satírica - Contém todos os poemas que exploram a sátira. VI. Última - Contém poemas misturados.

TRECHOS DE POEMAS A Jesus Cristo Nosso Senhor Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado,  Retrato / Dona Ângela Anjo no nome, Angélica na cara Da vossa piedade me despido, Isso é ser flor, e Anjo juntamente Porque quanto mais tenho delinquido, Ser Angélica flor, e Anjo florente Vos tenho a perdoar mais empenhado. Em quem, se não em vós se uniformara? Quem veria uma flor, que a não cortara Se basta a vos irar tanto um pecado, A abrandar-nos sobeja um só gemido, De verde pé, de rama florescente? Que a mesma culpa, que vos há ofendido, E quem um Anjo vira tão luzente Vos tem para o perdão lisonjeado. Que por seu Deus, o não idolatrara?

Inconstância dos bens do mundo TRECHO DE POEMA Inconstância dos bens do mundo Nasce o Sol, e não dura mais que um dia, Depois da Luz se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura, Em contínuas tristezas a alegria. Porém se acaba o Sol, por que nascia? Se formosa a Luz é, por que não dura? Como a beleza assim se transfigura? Como o gosto da pena assim se fia?  

TRECHO DE MÚSICA Eu tomo uma coca-cola Ela pensa em casamento E uma canção me consola Eu vou... Por entre fotos e nomes Sem livros e sem fuzil Sem fome, sem telefone No coração do Brasil... Ela nem sabe até pensei Em cantar na televisão O sol é tão bonito Eu vou... Sem lenço, sem documento Nada no bolso ou nas mãos Eu quero seguir vivendo, amor Eu vou... Por que não, por que não... Por que não, por que não... Por que não, por que não... (TRECHO DE ALEGRIA ALEGRIA-CAETANO VELOSO)

TRECHO DE MÚSICA Pai, afasta de mim esse cálice (3x) De vinho tinto de sangue Como beber dessa bebida amarga Tragar a dor, engolir a labuta Mesmo calada a boca, resta o peito Silêncio na cidade não se escuta De que me vale ser filho da santa Melhor seria ser filho da outra Outra realidade menos morta Tanta mentira, tanta força bruta Como é difícil acordar calado Se na calada da noite eu me dano Quero lançar um grito desumano Que é uma maneira de ser escutado (TRECHO DE CÁLICE-CHICO BUARQUE)

TRECHO DE MÚSICA Quem me dera ao menos uma vez Explicar o que ninguém consegue entender Que o que aconteceu ainda está por vir E o futuro não é mais como era antigamente. Quem me dera ao menos uma vez Que o mais simples fosse visto Como o mais importante Mas nos deram espelhos e vimos um mundo doente. Quem me dera ao menos uma vez Entender como um só Deus ao mesmo tempo é três E esse mesmo Deus foi morto por vocês Sua maldade, então, deixaram Deus tão triste. Quem me dera ao menos uma vez Provar que quem tem mais do que precisa ter Quase sempre se convence que não tem o bastante Fala demais por não ter nada a dizer. (TRECHO DE ÍNDIOS-LEGIÃO URBANA)