Ensino Fundamental, 6º Ano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AULAS 7 E 8 ALTA IDADE MÉDIA
Advertisements

IDADE MÉDIA (IDADE DAS TREVAS)
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
FEUDALISMO Fruto das transformações que vinham se desenrolando desde a crise do Império Romano e que se fundiram a elementos germânicos.
CRISTIANISMO: A religião cristã surgiu na região da atual Palestina no século I. Essa região estava sob domínio do Império Romano neste período. Criada.
FORMAÇÃO DO FEUDALISMO
Idade Média Ocidental.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Unidade 1 O feudalismo na Europa.
Idade Média.
A FORMAÇÃO DA EUROPA FEUDAL
O mundo do trabalho Idade média.
Idade Média Aula 5 Prof. Julio Cezar.
Feudalismo Unidade 7 - HG.
Feudalismo.
O SISTEMA FEUDAL NA EUROPA OCIDENTAL
OBJETIVOS EXPLICAR A PAX ROMANA
A Formação da Europa Feudal
IDADE MEDIA * ORIGENS: * CARACTERÍSTICAS: O retorno ao campo
FEUDALISMO.
Feudalismo.
Idade Média.
A Queda do Império Romano
RENASCIMENTO.
Europa Medieval: O Feudalismo
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Alta Idade Média Em busca de uma vida melhor
IDADE MÉDIA História – Ângela – 7º.
O feudalismo na Europa Feudalismo: Sistema social que predominou na Europa Ocidental entre os séculos X e XIII FEUDO Para garantir a posse, os nobres faziam.
O FEUDALISMO.
Feudalismo 02/04/2017.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Idade Média 476 d.C
FEUDALISMO.
REINO FRANCO/IMPÉRIO CAROLÍNGIO
Conceito de Idade Média
Apostila 12; Capítulo 25 Feudalismo
ORIGEM e CARACTERÍSTICAS:
FEUDALISMO Profº Paulo Henrique.
Início do feudalismo.
FEUDALISMO: Sistema político, econômico e social que predominou na Idade Média (séc. V ao XV) e que baseava- se em relações servis de produção.
PhotoDisc/Royalty Free
HISTÓRIA idade média feudalismo
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
FEUDALISMO FEUDO.
Alta Idade Média Cap. 1.
REINO FRANCO & FEUDALISMO.
Reinos “Bárbaros” e Feudalismo.
Povos Bárbaros Prof. Claudio
Principais tópicos da aula:
A Igreja Medieval: No ano de 391, a religião cristã foi transformada em religião oficial do Império Romano. A partir deste momento, a Igreja Católica começou.
O Mundo na Idade Média Panorama Geral. A Baixa Idade Média: -
Feudalismo.
1- Conceito: É o modo, sistema, sócio-econômico dominante, no medievo.
Prof. Waldejares - História Geral
Idade Média Bárbaros e feudalismo.
“ A Estrutura do Feudalismo”
IDADE MÉDIA IDADE MÉDIA ANTIGUIDADE ALTA: SEC. V AO X
IDADE MÉDIA Séc. V - XV O Século das Trevas?
Alta Idade Média - Formação do Feudalismo
Alta Idade Média - Formação do Feudalismo
Formação do feudalismo
Idade Média Alta Idade Média.
Francos Professor Romildo Tavares. Surgimento do Reino Franco No Século V, os Francos ocuparam a região da Gália (Atual França). A diferença deles para.
Evolução dos Modos de Produção
Atividades de História
Romanos: Descentralização Administrativa e Colonato
IDADE MÉDIA.
IDADE MÉDIA Prof. Iair ALTA IDADE MÉDIA (SÉC V – X) 1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS: Formação e apogeu do Feudalismo. Período de constantes.
Professor: Jean Carlos Nunes da Paixão. DEFINIÇÃO PODE SER DEFINIDO COMO A ORGANIZAÇÃO SOCIAL, POLÍTICA E ECONÔMICA PREDOMINANTE NA EUROPA DURANTE O PERÍODO.
Transcrição da apresentação:

Ensino Fundamental, 6º Ano HISTÓRIA Ensino Fundamental, 6º Ano O fim do Império Romano e a formação do feudalismo

História, 6º Ano- Ensino Fundamental, O fim do Império Romano e a formação do feudalismo 1 História, 7º Ano Ensino Fundamental Crise do Feudalismo Por volta do século III, o império romano passou por uma enorme crise econômica e política. A corrupção dentro do governo e os gastos com luxo, retiraram recursos que seriam investidos no exército romano. Com o fim das conquistas territoriais, diminuiu o número de escravos, provocando uma queda na produção agrícola. Em crise e com o exército enfraquecido, as fronteiras ficavam a cada dia mais desprotegidas e passaram a sofrer invasões dos povos bárbaros. Muitos soldados, sem receber salário, deixavam suas obrigações militares.  http://amora2012povoseculturas.pbworks.com/f/1352383493/imperio%20romano%20batalha.jpg.Acesso em 24/07/2015

A Crise Econômica e Militar História, 6º Ano- Ensino Fundamental, O fim do Império Romano e a formação do feudalismo História, 7º Ano Ensino Fundamental Crise do Feudalismo A Crise Econômica e Militar https://palavrastodaspalavras.files.wordpress.com/2008/06/roma-moeda-romana-index13axx.gif. Acesso em 24/07/2015 http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/03/queda-de-constantinopla.jpg.Acesso em 24/07/2015

História, 6º Ano- Ensino Fundamental, O fim do Império Romano e a formação do feudalismo No ano de 395, o imperador Teodósio resolve dividir o império em: -Império Romano do Ocidente, com capital em Roma. -Império Romano do Oriente (Império Bizantino), com capital em Constantinopla. https://historia10.files.wordpress.com/2008/12/imperioromano.gif

Os Bárbaros História, 6º Ano- Ensino Fundamental, O fim do Império Romano e a formação do feudalismo Componente Curricular, Série, Tópico Os Bárbaros Quem são os Bárbaros? Povos originários da Ásia (hunos). Leste europeu (eslavos). Norte da Europa (Germânicos). Os Germânicos eram subdivididos em: Visigodos, Ostrogodos, Burgúndios, Vikings, Vândalos, Suevos, Lombardos, Francos, etc... Formaram reinos instáveis de curta duração. Eram rivais: disputavam entre si os mesmos territórios. http://2.bp.blogspot.com/_LbLAOOWv3i4/TNH0snh0vVI/AAAAAAAACSU/f_4vTEzna_M/s400/e8013c8389733891669db7190a711d3c.jpg. Acesso em 24/07/2015

Cultura Germânica: Organização social. História, 6º Ano- Ensino Fundamental, O fim do Império Romano e a formação do feudalismo Cultura Germânica: Organização social. Estrutura Familiar bastante sólida; Prezavam por valores: honra, fidelidade conjugal, lealdade... Não possuíam um código de leis escrito. Decisões jurídicas: Duelos ou Ordálios. http://2.bp.blogspot.com/-joRughKB89Y/UCWAJ46z5NI/AAAAAAAAOAw/GvwjXQCJIh0/s400/Barbaros+01.jpg. Acesso em 25/07/2015

Cultura Germânica: Economia. História, 6º Ano- Ensino Fundamental, O fim do Império Romano e a formação do feudalismo Cultura Germânica: Economia. Predominava a atividade agrícola; Produziam principalmente cereais, (aveia e o trigo) e trabalhavam também com a pecuária. Alguns viviam da pilhagem (saques); http://www.colegioweb.com.br/wp-content/uploads/13987.jpg.Acesso em 25/07/2015

Cultura Germânica: Religião. História, 6º Ano- Ensino Fundamental, O fim do Império Romano e a formação do feudalismo Cultura Germânica: Religião. A Religão era Politeísta; Adoração fundamentada nas forças da natureza. Não construíam templos: Rituais realizados ao ar-livre. Ofereciam como sacrifício animais e até humanos. http://www.uniblog.com.br/img/posts/imagem17/174984.bmp

O enfraquecimento do Império se deu com rebeliões, falta de dinheiro. História, 6º Ano- Ensino Fundamental, O fim do Império Romano e a formação do feudalismo O Fim do Império Romano O enfraquecimento do Império se deu com rebeliões, falta de dinheiro. Em 476, chega ao fim o Império Romano do Ocidente, após a invasão de diversos povos bárbaros, entre eles, visigodos, vândalos, burgúndios, suevos, saxões, ostrogodos, hunos etc. Era o fim da Antiguidade e início de uma nova época chamada de Idade Média.

Herança Romana Algarismos Romanos História, 6º Ano- Ensino Fundamental, O fim do Império Romano e a formação do feudalismo Herança Romana IDIOMA: LATIM. DIREITO: LEIS. FORMAS DE GOVERNO: REPÚBLICA, SENADO, ETC. MATEMÁTICA. ARQUITETURA. http://www.dicaslegais.net/wp-content/uploads/2010/08/numerosRomanos3-full.jpg Algarismos Romanos

História, 6º Ano- Ensino Fundamental, O fim do Império Romano e a formação do feudalismo Feudalismo Sistema político, econômico e social que predominou na Idade Média (século. V ao XV) e que baseava-se em relações servis de produção. http://www.sohistoria.com.br/ef2/medieval/index_clip_image003.jpg.Acesso em 26/07/2015

Feudalismo História, 6º Ano- Ensino Fundamental, O fim do Império Romano e a formação do feudalismo Feudalismo O feudalismo vem da fusão de duas cultura as:germânicas e as romanas. O elemento principal da cultura germânica era o comitatus (suserania e vassalagem). O elemento principal da cultura romana era o colonato (servilismo). Portanto, após a queda do Império Romano ocorreu o surgimento do modo de produção feudal. https://encryptedtbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSsqYo_mK4jqb8mYXSYJeF0jv_P1MPVNINS_Q-1yzPs8pWkkND_2g. Acesso em 26/07/2015

Feudalismo Organização Econômica. História, 6º Ano- Ensino Fundamental, O fim do Império Romano e a formação do feudalismo Feudalismo Organização Econômica. ECONOMIA: - agrária e rural. - auto-suficiente. - feudo: unidade de produção    propriedade feudal ou senhorial. - pouco uso de moeda. - comércio reduzido  localizado. - baixo nível técnico. - sistema trienal de rotação de culturas: preservação do solo. https://encryptedtbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRR8_bUILHemmnKhOasvCwtNgQAZfCagfIthiwbo_0vb3qOQLwigA. Acesso em 26/07/2015

Feudalismo Organização Econômica. História, 6º Ano- Ensino Fundamental, O fim do Império Romano e a formação do feudalismo Feudalismo Organização Econômica. Divisões do Feudo: -Manso senhorial: ficava o Castelo e eram terras de uso exclusivo do senhor. -Manso servil: terras utilizadas pelos servos. -Terras comunais: Bosques, pastos e lagos, eram usadas por todos. http://www.siemprehistoria.com.ar/wp-content/uploads/2010/08/Feudo-edeb%C3%A9.jpg. Acesso em 27/07/2015

História, 6º Ano- Ensino Fundamental, O fim do Império Romano e a formação do feudalismo https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRpDacrfleN3Ue7LPnf6TCkDVRn4FXVWqqxCFd_3O-QxEk7RKrw4w. Acesso em 28/07/2015

História, 6º Ano- Ensino Fundamental, O fim do Império Romano e a formação do feudalismo Organização da Sociedade: Estamental (posição social definida pelo nascimento, mas não por critérios religiosos como na Índia). Poder vinculado à posse e extensão da terra. Laços de dependência pessoal: SUSERANIA e VASSALAGEM SENHOR e SERVO. CLERO: terra + poder político + poder ideológico (salvação). NOBREZA: terra + poder político (defesa). SERVOS: obrigações (corvéia, talha, banalidades, tostão de Pedro, dízimo, mão-morta, ...) VILÕES: quase servos, porém com menos obrigações.

Obrigações pagas pelos servos História, 6º Ano- Ensino Fundamental, O fim do Império Romano e a formação do feudalismo Obrigações pagas pelos servos Corvéia: Trabalho gratuito dos servos, na agricultura, construções (pontes, fortificações)... Banalidades: imposto pago pela utilização da infra-estrutura do feudo (moinho, forno, celeiro...). Talha: porcentagem (quase sempre a metade) entregue ao senhor pela produção no manso servil. Mão-morta: imposto pago pela morte do chefe da família, se caso continuassem utilizando as terras. Capitação: imposto anual pago individualmente ao senhor feudal. Os servos também eram obrigados a prestar serviço militar em caso de guerras e dar hospitalidade ao seu senhor. http://reporteralagoas.com.br/novo/wp-content/uploads/2014/02/Tribunal_penal_na_Idade_Media.jpg. Acess em 28/07/2015

VIDA BOA, ERA A VIDA DA NOBREZA... História, 6º Ano- Ensino Fundamental, O fim do Império Romano e a formação do feudalismo VIDA BOA, ERA A VIDA DA NOBREZA... Igreja Católica reforçava: o papel da nobreza é a proteção material da sociedade. Relações Suserania e Vassalagem: Suserano: era o nobre que doava um “beneficium” (feudo) a um outro nobre. Vassalo: Era o nobre que recebia o benefício e fazia um juramento de fidelidade ao suserano.

Função da Igreja Católica História, 6º Ano- Ensino Fundamental, O fim do Império Romano e a formação do feudalismo Função da Igreja Católica “O senhor feudal tinha o poder local, o rei na prática, tinha poderes limitados, já a Igreja tinha o poder universal”. Proprietária de 1/3 das terras da Europa. Influenciava a vida e o comportamento das pessoas. https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT57fv0EopWFQUZJIc1mDbNah5_DSHYhDX9EBRJQN-ynORzGdRz

Organização da Igreja Católica... História, 6º Ano- Ensino Fundamental, O fim do Império Romano e a formação do feudalismo Organização da Igreja Católica... Os monges responsáveis pela cópia a mão de livros era chamada de copistas. Universidades: surgiram na baixa idade média (séc. XI ao XV). Mestres e estudantes em torno de uma cidade específica, destacava-se pelo ensino de determinada disciplina. Oxford na Inglaterra e Coimbra em Portugal são instituições deste período. http://webmilk.com.br/wp-content/uploads/2015/07/monaquismoescritor.jpg

História, 6º Ano- Ensino Fundamental, O fim do Império Romano e a formação do feudalismo A INQUISIÇÃO MEDIEVAL... Tribunal da Inquisição: instrumento utilizado pela Igreja para impor seus valores e suas idéias ao conjunto da sociedade, normatizando o comportamento social. o Tribunal do Santo Ofício (séc. XII), já perseguia, matava e torturava hereges. Em 1252: é institucionalizado o Tribunal da Inquisição, pelo Papa Inocêncio IV na bula Ad extirparda. Auto-de-fé: cerimônia pública que comprovava perante a todos o poder da Igreja. Na Península Ibérica: os judeus foram os alvos preferenciais, principalmente pela questão econômica5 http://revistavilanova.com/wp-content/uploads/2014/02/Tribunal-Eclesi%C3%A1stico-da-Inquisi%C3%A7%C3%A3o.jpg

Cultura História, 6º Ano- Ensino Fundamental, O fim do Império Romano e a formação do feudalismo Cultura Pintura: Concentrou-se na representação humanizada de santos e divindades. Destacam-se os italianos Giotto e Cimabue. Música: Música Sacra: com o canto gregoriano (melodia simples e suave cantada em uníssono por várias vozes. Música Popular: Trovadores e Menestréis Literatura: Poesia épica exaltando a ação dos cavaleiros em prol da cristandade Poesia lírica exaltando o amor cortês dos cavaleiros em relação ás suas damas Ciência e Filosofia: Roger Bacon introduziu a observação da natureza e a experimentação como método básico do conhecimento científico. Santo Agostinho e São Tomás de Aquino tinham como interesse harmonizar a fé cristã com a razão.

História, 6º Ano- Ensino Fundamental, O fim do Império Romano e a formação do feudalismo Atividades 1Que elementos foram deixados pelas sociedades romana e germânica e são considerados os precursores da sociedade feudal? 2. Ligue a palavra ao seu significado. COMITATUS Prova física COLONO Poder local exercido por um rei DIREITO CONSUETUDINÁRIO Trabalhador livre ORDÁLIO Assembléia dos companheiros REALEZAS Leis por tradições orai 3. Complete a cruzadinha: a) Povos que se fixaram nas terras do Império Romano. b) Os guerreiros germânicos estabeleceram-se em terras das antigas aristocracias ___________. c) Cristãos que assumiam cargos de liderança na comunidade religiosa. d) Espólio, tudo que era conquistado por meio da guerra. e) ___________________ Britânicas, onde se estabeleceram os anglo-saxões.

História, 6º Ano- Ensino Fundamental, O fim do Império Romano e a formação do feudalismo Atividade 1. Complete com V (verdadeiro) e F (falso). a) O regime de terras era dividido em áreas, sendo uma dos senhor outra do camponês. ( ) b) O feudo nunca fora autossuficiente, dependendo extremamente do comércio com outros feudos.( ) c) Na corveia os servos deviam cultivar as terras da reserva senhorial duas a três vezes por semana,sem ganhar nada por isso. ( ) d) Nas banalidades o servo tinha que entregar ao senhor uma parte do que produzia no mansoservil. () e) Na talha, para usar as instalações da reserva senhorial, o servo entregava uma parte do queproduzia para o senhor. ( ) 2. Assinale a alternativa incorreta: a) A língua escrita utilizada nos primeiros séculos da Idade Média era o latim. b) A literatura escrita teve como base narrativas orais bastante conhecidas e sem autoria definida. c) Os artistas, chamados de trovadores ou menestréis, escreviam versões das narrativas orais do rei Artur e seus cavaleiros. d) A trova é uma composição poética acompanhada de música. e) O homem era o objeto do amor cortês da mulher.

História, 6º Ano- Ensino Fundamental, O fim do Império Romano e a formação do feudalismo Referências Bibliograficas ANDERSON, Perry. Passagens da Antiguidade ao Feudalismo. 5a.Ed. São Paulo: Brasiliense, 2004. BANNIARD, Michael. A Alta Idade Média Ocidental. Lisboa: Europa-América, 1985. FRANCO JR, Hilário. A Idade Média: Nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2001. GONZELES, Justo L. A Era das Trevas. São Paulo: Editora Vida Nova, 2006. GIBBON, Edward. Declínio e Queda do Império Romano. São Paulo: Cia das Letras, 2005. HALPHEN, Louis. Carlomagno y el Imperio Carolíngio. México: UTEHA, 1955. KOSMINSKY, E.A. História da Idade Média. Lisboa: Centro Brasileiro do Livro, ____. MENDONÇA, Sonia Regina de. O Mundo Carolíngio. São Paulo: Brasiliense, 1985. PEDRERO-SÁNCHES, Maria Guadalupe. História da Idade Média: Textos e Testemunhas. São Paulo: UNESP, 2000. WERNER, Karl Ferdinand. A Formação do Império Carolíngio. IN: História Viva, São Paulo, Ago. 2005, p. 38-43. Sites: portaldoprofessor.mec.gov.br descomplica.com.br historiaonline.com.br