Universidade Federal do Espirito Santo Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Contabilidade Turma: Adm1 (Matutuno) e (Noturno) Tema:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Demonstrações Contábeis
Advertisements

Contabilidade Geral Profª. Cristina.
GESTÃO FINANCEIRA E CONTÁBIL
CENTRO DE GESTÃO TÉCNICA DE PERNAMBUCO – GETEC
DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO.
Contabilidade e custos
A profissão de contador
Módulo 1 – Estrutura das Demonstrações Contábeis
04 – Estática Patrimonial
MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO BALANÇO PATRIMONIAL – UMA INTRODUÇÃO
Professor: Pedro A. Rupel
Contabilidade Empresarial Demonstrações Financeiras O Balanço Patrimonial Prof.º José Luis.
Conceitos e Definições Contábeis e Financeiras
PATRIMÔNIO “O Patrimônio é conceituado como o conjunto de bens, direitos e obrigações, susceptíveis de avaliação em moeda, vinculados a uma empresa ou.
2 – BALANÇO PATRIMONIAL uma introdução
3 – BALANÇO PATRIMONIAL grupo de contas
Contabilidade Geral Prof º Ivã C. Araújo Aula 03.
CICLO CONTÁBIL.
ESTÁTICA PATRIMONIAL *Capítulo 3 do livro-texto (p.45 a 65)
Contabilidade Básica - Patrimônio
Contabilidade Geral I Prof: Farid Succar
Capítulo 6 Estática Patrimonial
BALANÇO PATRIMONIAL O Balanço Patrimonial é um demonstrativo estático padronizado, que discrimina de forma sintética e ordenada os saldos de todos os valores.
Estrutura das Demonstrações Contábeis 2014
PATRIMÔNIO  .
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
CONTABILIDADEI Estrutura Conceitual
Aula 05 Assunto: Balanço Patrimonial (BP).
Aulas 04 e 05 Assunto: Balanço Patrimonial (BP).
Aula 08 Revisão para AV1.
Faculdade de Ciências Aplicadas - FASA Curso de Administração PLANO DE AULAS 4. Estática patrimonial 4.1 Patrimônio; conceito; aspectos quantitativos.
O CDC tem finalidade específica: aquisição de um bem, seja ele um computador, um automóvel, um eletrodoméstico, enfim. O que não tem destinação.
Passivo Circulante Passivo Circulante – São as obrigações a Curto Prazo, ou seja, as que deverão ser liquidadas dentro do exercício social seguinte (próximo.
BALANÇO PATRIMONIAL grupo de contas
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
PATRIMONIO PATRIMÔNIO AULAS 5 E 6
BENS OBRIGAÇÕES Patrimônio DIREITOS - Dinheiro - Fornecedores a Pagar
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
Contabilidade Básica Aula 6
CONCEITOS. “A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários de demonstrações e análises de natureza.
CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição Cap. 02- Patrimônio J
1-Demonstrativos contábeis básicos
CONTABILIDADE INTRODUTÓRA
CONTABILIDADE GERAL EDITAL EAGS CONTABILIDADE GERAL
A Contabilidade é uma ciência que permite, através de suas técnicas, manter um controle permanente do Patrimônio da empresa. A principal finalidade da.
Contabilidade e Análise de Balanços
CONTABILIDADE BÁSICA Cap. 02- Patrimônio.
Conceito e Definição Capítulo 2 O Patrimônio
Contabilidade Básica Bibliografia:
Pós-graduação em Administração de Empresas Aula 3 – Mecânica Contábil
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
TESTE DE CONHECIMENTO CIÊNCIAS CONTÁBEIS.
Prof. José Bonifácio de A. Júnior
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Expositor: Prof. MSc Flaviano Costa
Data Aprovação:03/12/2010 Data Divulgação:16/12/2010 IASB:IFRS 1 CPC 43 (R1) ADOÇÃO INICIAL DOS PRONUNCIAMENTOS TÉCNICOS CPCs 15 A 41 Aprovações dos Reguladores:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA/PNAP.
Contabilidade Aula 6.
Contabilidade Aula 3.
Contabilidade Aula 5.
Cap. 05- Balanço Patrimonial – Grupo de Contas
ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 1º SEMESTRE 2016
Prof. Wesley Vieira Borges CONTABILIDADE Conceitos Iniciais 1.
Cap 02 Prof. José Carlos Marion e Sérgio Iudícibus AUTORES: Sérgio de Iudícubus José Carlos Marion CURSO DE CONTABILIDADE Para não contadores Para as.
BALANÇO PATRIMONIAL BALANÇO PATRIMONIAL Prof. Dr. Silvio de Carvalho.
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova Marcos Roberto Pinto Maria Rosa Trombetta #02.
CURSO DE CONTABILIDADE
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal do Espirito Santo Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Contabilidade Turma: Adm1 (Matutuno) e (Noturno) Tema: BALANÇO PATRIMONIAL Prof. Leopoldino Vieira Neto, Dr.

O TERMO BALANÇO PATRIMONIAL O termo "Balanço" origina-se do equilíbrio Ativo = Passivo + PL; Aplicações = Origens; Bens + Direitos = Obrigações.

Conceito e Definições O balanço patrimonial segundo NBCT 3.2 é a demonstração contábil destinada a evidenciar, quantitativa e qualitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.

Conceito e Definição Em conformidade com as normas internacionais, IFRS, o Balanço Patrimonial é a demonstração que proporciona aos usuários externos, informações inerentes à posição financeira de uma entidade.

Legislação Societária As mudanças societárias ocorrem devido à busca da internacionalização das normas contábeis brasileiras através da aceitação de pronunciamentos realizados pela IASB (International Accounting Standards Board). Com esse propósito, as leis n° /07 e n° /09 surgiram para que o Brasil pudesse promover a internacionalização das normas contábeis.

Constituição do Balanço Patrimonial Dessa forma, o balanço patrimonial é constituído por ativo, passivo e patrimônio líquido.

ATIVO O ativo “é o conjunto de bens e direitos de propriedade da empresa” podendo ser considerado “como a capacidade que a empresa possui de gerar benefícios futuros”. Assim, todos os elementos do Ativo são representados no lado esquerdo do Balanço.

PASSIVO No lado direito do Balanço Patrimonial são constituídos o passivo e o patrimônio líquido. O passivo é constituição das exigibilidades da empresa, ou seja, são os valores que a empresa tem a obrigação de pagar a terceiros no momento da avaliação.

PATRIMONIO LIQUIDO Por sua vez, o patrimônio líquido é a diferença entre o ativo e o passivo de uma empresa e representa os recursos dos proprietários investidos no empreendimento e os lucros gerados pela empresa e não distribuídos.

PATRIMONIO O Patrimônio é um conjunto de bens, Direitos e Obrigações. Esse conjunto de bens pode pertencer a uma pessoa física ou jurídica. Os bens da empresa, que estão em seu poder (computador, prédio, casa, carro, dinheiro em sua mão, maquinas e etc..). Direitos são os bens da empresa, em poder de terceiros, (uma venda feita a prazo é direito seu receber esse dinheiro, etc...) São Obrigações - Os bens de terceiros, em poder da empresa, (COMPRA À PRAZO – seu fornecedor lhe vendeu mercadorias a prazo, etc...)

Bens Móveis – São os bens passíveis de remoção sem dano, seja por força própria ou por força alheia. Ou seja, objetos concretos, palpáveis, físicos, que não são fixos ao solo. Ex.: dinheiro, veículos, móveis, utensílios, máquinas, estoques, animais (que possuem movimentos próprios, semoventes), etc. Bens Imóveis - São os bens que não podem ser retirados de seu lugar natural (solo e subsolo) sem destruição ou dano, ou seja, aqueles que, para serem deslocados, terão de ser total ou parcialmente destruídos (pois são fixos ao solo). Ex.: árvores, edifícios, terrenos, construções, etc. Bens Tangíveis - Também chamados de bens corpóreos e bens materiais, são tangíveis os bens que constituem uma forma física, bens concretos, que podem ser tocados. Ex.: veículos, terrenos, dinheiro, móveis e utensílios, estoques, etc. Bens Intangíveis - Também chamados de bens incorpóreos e bens imateriais, são intangíveis os bens que não constituem uma realidade física e que não podem ser tocados. Ex.: nome comercial (marca), patente de invenção, ponto comercial, o domínio de internet, etc.

BALANÇO PATRIMONIAL

As Contas Contábeis As contas contábeis devem ser expressas com títulos em conformidade com os atos e fatos administrativos provocados, e figurar num Plano de Contas de acordo com as suas características, similaridades ou eventos econômicos produzidos. Uma conta deve representar facilmente a operação realizada por uma entidade.

Classificação das Contas Para fins de análise contábil: contas analíticas e contas sintéticas; Para fins de Gestão Contábil : contas de funcionamento (representativa e inventários tais como caixa, títulos, bens do imobilizado) e contas de gestão (receitas, custos, despesas, lucros a distribuir, reservas, depreciação). Ressalve-se que na Gestão pública, devem ser incluídas como "de gestão" as contas representativas das Dívidas (flutuante e permanente).inventários

PLANO DE CONTAS Tendo em vista a estrutura desenvolvida pela lei societária brasileira, um Plano de contas analítico poderia ter a seguinte estrutura de 1º nível: Código 1 - AtivoAtivo Código 2 - PassivoPassivo Código 3 - Patrimônio LíquidoPatrimônio Líquido Código 4 - ReceitasReceitas Código 5 - CustosCustos Código 6 - Despesas e Outros ResultadosDespesas Código 7 - Despesas pré-operacionais Código 8 - Contas de filiais Código 9 - Outras contas de controle e análiseanálise

O Balanço Patrimonial é estático, pois mostra a posição da empresa em determinada data. Como uma Fotografia.

NOTAS EXPLICATIVAS

Muito Obrigado!