Instituto Maria Auxiliadora 2013 Correção atividade N°01 9ºAno.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Energias renováveis… … o futuro.
Advertisements

Fontes e formas de energia
ENERGIAS ALTERNATIVAS
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
FONTES DE ENERGIA.
Fontes de Energia e o Meio Ambiente
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG
POLUIÇÃO DO AR Universidade Federal de Campina Grande
MEIO AMBIENTE Um sistema no qual interagem fatores de ordens físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas.
Professora: Márcia M. Rios Ribeiro
Ambiente e sociedade.
Recursos Energéticos Escola EB 2/3 Manuel de Figueiredo
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Lembrando a todos,
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
ENERGIA E MEIO AMBIENTE
Escola Padre Vítor Melícias
Energias renováveis.
Ciclo do carbono O carbono existente na atmosfera na forma de CO2 , entra na composição das moléculas orgânicas dos seres vivos a partir da fotossíntese,
Biomassa.
FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS E NÃO-RENOVÁVEIS
Recursos Geológicos exploração sustentada
Substituição de combustíveis fósseis: aspectos ambientais
Energia Renovável e Não Renovável
Objeto do conhecimento: Conceitos básicos
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
               CHUVA ÁCIDA.
Fontes de energia e impactos ambientais
ENERGIA.
UNIDADE 2 Da Atmosfera ao Oceano
QUÊÊ ??? Calma, não se trata de nenhuma alface com perna-de-pau, mão de gancho e um olho só. Esse é o termo usado para definir a apropriação de recursos.
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Recursos Naturais Mónica Costa Nº5621 9ºD.
O USO DE ENERGIA NO MUNDO
EFEITO ESTUFA X AQUECIMENTO GLOBAL
FONTES DE ENERGIA.
Usinas termoelétricas,vantagens e desvantagens.
               CHUVA ÁCIDA.
Nossos Recursos Naturais (Cap. 9) Os Estados Físicos da Água (Cap.10)
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Problemas Ambientais.
CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO
Escola: COOPEN Alunos: Marina, Yasmin e Miguel Série:4º ano A
Qualidade do Ar POLUIÇÃO: Acúmulo de substâncias que causam alterações no ar, ocasionando prejuízos ao local e a saúde humana. POLUENTES: Todas substância.
Energia Termoelétrica
Queima de Combustíveis fósseis
Escola: COOPEN Aluna: Carolina Série: 5°ano - matutino
Professor Alan Alencar
Aquecimento Global.
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
Chuva Ácida Beatriz Alves Moreira – E4MA.
Universo Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz Usina Termoelétrica.
Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas – 8º Ano CN
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Energia das Biomassas.
Poluição do ar: CHUVA ÁCIDA PROFESSOR: CLEVERSON CHACAL
Desmatamento: A principal causa de incêndios na floresta tropical é a ação desordenada provocada pelo homem que, ao promover o desmatamento e utilizar.
Usinas Termelétricas Trabalho de Física Turma: 2003.
A poluição atmosférica
Fatores de influência climática
Água – fundamental para vida.
CAP. 6 – ENERGIA E MEIO AMBIENTE. Quanto mais energia, maior a capacidade de realizar trabalho. A invenção da máquina a vapor (revolução industrial) significou.
Fontes de Energia ALUNAS: Alice Jaciele n° 01 Bianca Letícia nº 04 Série: 8ªA.
3ª CONFERÊNCIA - EGA FONTES DE ENERGIA
Geração e distribuição de energia elétrica
PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
A partir da segunda metade do século XX, ocorreram grandes transformações no mundo. Uma delas foi a expansão das atividades industriais, sobretudo nos.
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico de Vitória Programa de Pós Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente Maria Luiza Marinho Julyanne Goes.
Transcrição da apresentação:

Instituto Maria Auxiliadora 2013 Correção atividade N°01 9ºAno

RESPOSTA 01 A - PREJUÍZOS PARA O HOMEM SAÚDE: A chuva ácida libera metais tóxicos que estavam no solo. Esses metais podem alcançar rios e serem utilizados pelo homem causando sérios problemas de saúde. PRÉDIOS, CASAS, ARQUITETURA: a chuva ácida também ajuda a corroer os materiais usados nas construções como casas, edifícios e arquitetura, destruindo represas, turbinas hidrelétricas, etc. PREJUÍZOS PARA O MEIO AMBIENTE LAGOS: os lagos podem ser os mais prejudicados com o efeito da chuva ácida, pois podem ficar totalmente acidificados, perdendo toda a sua vida. DESMATAMENTOS: a chuva ácida faz clareiras, matando duas ou três árvores. Imagine uma floresta com muitas árvores utilizando mutuamente, agora duas árvores são atingidas pela chuva ácida e morrem, algum tempo após muitas plantas que se utilizavam da sombra destas árvores morrem e assim vão indo até formar uma clareira. Essas reações podem destruir florestas. AGRICULTURA: a chuva ácida afeta as plantações quase do mesmo jeito que das florestas, só que é destruída mais rápido já que as plantas são do mesmo tamanho, tendo assim mais áreas atingidas.

B- Transporte coletivo Utilização de metro Utilizar fontes de energia menos poluentes Purificação dos escapamentos dos veículos Utilizar combustíveis com baixo teor de enxofre C- Os principais contribuintes para a produção dos gases que provocam as chuvas ácidas, lançados na atmosfera, são as emissões dos vulcões e alguns processos biológicos que ocorrem nos solos, pântanos e oceanos. A ação humana no nosso planeta é também grande responsável por este fenômeno. As principais fontes humanas desses gases são as indústrias, as centrais termoelétricas e os veículos de transporte.

RESPOSTA 02

RESPOSTA 03 O Gás Natural é combustível encontrado naturalmente nas profundezas do mar e abaixo do solo. É uma mistura de gases diferentes, mas o principal se chama metano. Esse gás pode ser encanado e chegar até sua casa. Ele não é comercializado em botijões. Pode ser utilizado para várias tarefas, tanto em casa quanto no comércio, na indústria e nos veículos. Em casa, o Gás Natural serve para cozinhar, aquecer água, para aquecimento e refrigeração dos ambientes e também como fonte de energia para vários aparelhos. O Gás Natural é mais barato que a energia elétrica e mais seguro que o gás de botijão, pois em caso de vazamento ele dispersa facilmente no ar. Não polui o meio ambiente: o gás natural reduz a emissão de poluentes, porque sua queima é mais completa.Nas industrias, o gás natural diminui os custos de operação e manutenção. Nos automóveis, o GNV é econômico e reduz gastos com manutenção.

RESPOSTA 04 O princípio de funcionamento de um aquecedor solar instalado: primeiro, a caixa d'água abastece o boiler (reservatório). Após esta etapa, o boiler abastecido distribui água às placas coletoras. As placas abastecidas absorvem o calor do sol e aquecem a água, que retorna para o reservatório onde ela é armazenada. O boiler conserva a temperatura da água até o seu consumo.

RESPOSTA 05 Argumentos favoráveis: O processo de geração não resulta na emissão de gases que contribuem para o aquecimento global. É possível construir as usinas em locais próximos aos centros consumidores, reduzindo custos com as linhas de transmissão e as perdas de energia. Argumentos contrários: É uma forma cara de gerar energia, pois o custo do quilowatt é superior ao de outras fontes tradicionais. Há o problema ainda não resolvido, mesmo no restante do mundo, quanto à alocação dos resíduos radioativos, o chamado "lixo atômico". Há riscos ambientais de grande magnitude, ligados à possibilidade de um acidente que resulte em liberação de material radioativo para o meio ambiente.

RESPOSTA 06 Energia renovável é aquela originária de fontes naturais que possuem a capacidade de regeneração (renovação), ou seja, não se esgotam. Exemplos - Como exemplos de energia renovável, podemos citar: energia solar, energia eólica (dos ventos), energia hidráulica (dos rios), biomassa (matéria orgânica), geotérmica (calor interno da Terra) e maremotriz (das ondas de mares e oceanos). As fontes de energia não renováveis são aquelas que se encontram na natureza em quantidades limitadas e se extinguem com a sua utilização. Uma vez esgotadas, as reservas não podem ser regeneradas. Exemplos - os combustíveis fósseis (carvão, petróleo bruto e gás natural) e o urânio.

RESPOSTA 07

RESPOSTA 08 A eutrofização é um processo normalmente de origem antrópica (provocado pelo homem), ou raramente de ordem natural, tendo como princípio básico a gradativa concentração de matéria orgânica acumulada nos ambientes aquáticos.

RESPOSTA 09 No sistema binomial devem ser observadas algumas regras de nomenclatura: - O nome científico de uma espécie deve ser escrito em latim e deve estar destacado no texto (em Itálico ou sublinhado). - É obrigatório o uso de duas palavras para designar o nome científico de uma espécie, daí a expressão sistema binomial de nomenclatura (a palavra binomial significa 'com dois nomes', 'com duas palavras'). A primeira delas deve ser escrita com letra inicial maiúscula; a segunda, com letra inicial minúscula. -A primeira palavra, com inicial maiúscula, indica o gênero a que pertence a espécie. A expressão formada pela primeira palavra mais a segunda designa a espécie. RESPOSTA 10 Existindo monóxido de carbono no ar inspirado, haverá no sangue uma “competição” entre CO e O 2 pelas moléculas de hemoglobina. dificilmente tornam-se livres perdendo assim sua função transportadora de oxigênio – costuma-se dizer que a hemoglobina fica desativada