GEOGRAFIA JHONNY. Solos  O solo, mais do que simplesmente a camada superficial da Terra. Trata-se de um recurso natural renovável que é responsável por.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
Advertisements

Laboratório de Ciências
OS TIPOS DE SOLOS.
SOLOS E SUA CONSERVAÇÃO Arilson C. Silva
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Mistura de diferentes materiais, tanto orgânicos, quanto inorgânicos
Definição - A formação do solo - Componentes do solo - Tipos de solo
SOLOS 1. Conceito 2. Formação 3.Composição 4. Tipos 5. Agricultura
USANDO O SOLO E ABUSANDO DELE SOLO, O SUSTENTO DA VIDA
Capítulo 10 – Solo UNIDADE II – GEOGRAFIA FÍSICA E MEIO AMBIENTE
REVISÃO PROVA MENSAL 4° BIMESTRE – 6°S ANOS
Luciane Costa de Oliveira
Exercício digital 6°ano capítulos 3 e 4
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
Objetivos Compreender o processo de intemperismo físico e químico das rochas e relacionar com a formação dos solos. Reconher a interdependência e a atuação.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Conrado Döeth TRABALHO SOBRE O TERRÁRIO Nome;Maiara Serie: 3ªTurma : 33 Disciplina :Ciências Prof: Joselan Panambi,
XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 16 a 19 de maio de 2016 – Jaraguá do Sul - SC AVALIAÇÃO DA REMOÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA E NUTRIENTES.
Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins. O CICLO DO NITROGÊNIO O crescimento populacional após a Revolução Industrial (segunda metade do século XIX)
Gênese e fertilidade do solo Profª Andréia Patricia Andrade.
Laboratório Agrícola Anderson L. dos Santos BIÓLOGO.
{ Território e terra Território e terra. Vasto território Brasileiro Vasto território Brasileiro.
Espaço Agrário 2º EM – 2015 Jeferson. ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO ● Até a década de 30 o Brasil era um país exclusivamente agrário-exportador (cana-de-
Classificação feita pelo Homem primitivo: Perigosos e não perigosos. Comestíveis e não comestíveis. Venenosos e não venenosos. Aristóteles, filósofo grego.
Propriedades de um Sistema de Engenharia
Manual internacional de fertilidade do solo (Parte 2)
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson. AGROPECUÁRIA NOS PAÍSES DO NORTE Agricultura e pecuária no sistema intensivo. Tecnologias como maquinário, sementes.
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
Disciplina de Ciências Professora Viviane. ORGANIZAÇÃO CELULAR Célula : É a menor estrutura de um ser vivo – a maioria só pode ser observada com auxílio.
Europa África Ásia América do Sul América do Norte É a quantidade e a variedade de plantas que existem num determinado ambiente. Biodiversidade.
Professor : Nailton Rodrigues de Castro Disciplina : Prática de Convivência com o Semiárido.
As atividades rurais são muito importantes para o Brasil: *geram emprego e renda; *alimentam a população; * fornecem matérias-primas para as indústrias;
CONTROLO DE PRAGAS.
Ciências da Natureza Química Tópico da Aula: Substâncias Puras & Misturas Professor: Américo Falcone.
Planeta terra A Terra como um sistema.
T ERRACEAMENTO Professor : Nailton Rodrigues de Castro Disciplina : Prática de Convivência com o semiárido.
Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Natal/Cidade Alta Curso: Técnico Subsequente em.
Escola Sec. c/3º Ciclo Gonçalo Anes Bandarra Geologia Geo “Terra” + logos “estudo”. Origem e evolução;. Estrutura e composição;. Processos que nela operam;.
Professor: Carlos William Disciplina: Gestão Ambiental Acadêmicos : Amélia Fernanda Jefferson Rodrigo Bertolino João Paulo Alves de Lisbôa Julianna Karine.
Rochas Sedimentares Formação.
Cláudia Bacchi SUBSTÂNCIA PURAS MISTURAS OU Cláudia Bacchi Substâncias Puras Substância que não contém impurezas. A temperatura permanece constante durante.
1 Paulo Tácito Gontijo Guimarães, Antônio Wander R. Garcia, Victor Hugo Alvarez V., Luiz Carlos Prezotti, Arisson Siqueira Viana, Antônio Eustáquio Miguel,
Gestar - Matemática UME Lourdes Ortiz Projeto: consumo de energia elétrica 9º ano Prof. Luiz Carlos R. Reis.
A desflorestação Escola Secundária Dr. Augusto da Silva Ferreira Ano lectivo 2008/2009 Disciplina: Geografia Docente: Zilda Vasconcelos.
Relevo Agentes internos e externos Estrutura Geológica
Revisão para PO2 – Ciências Professora Patrícia. O que estudamos na ecologia? É um ramo da biologia que estuda os seres vivos e suas interações com o.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - POSGRAP Desafios, Estratégias e Necessidades da Área de Recursos Naturais.
M.Sc. Alice Ferreira Souza. ROCHAS E MINERAIS Minerais: são elementos ou compostos químicos com composição química definida dentro de certos limites,
Aulas 1 e 2 Biologia A Procarióticos e Eucarióticos
Na Região Agreste de Alagoas, principalmente na zona rural, a população sobrevive da produção de hortaliças, de ciclo curto e de baixo investimento. Contudo,
Universidade Federal do Acre – UFAC Departamento X Curso Y Disciplina: Z Docente: Ribamar Torres Recuperação de Áreas Degradadas pelo Uso Intensivo do.
Quadro 5.1. Classes de interpretação para a acidez ativa do solo
A Estrutura da Terra Prof. Viana. Placas Tectônicas.
Transporte Ativo Podemos dizer que o transporte ativo é o contrário do passivo. Sendo assim esse tipo de transporte requer o uso de energia e se baseia.
Como se alimentam as plantas?
Micropropagação em Videiras
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
SOLOS INTENSIVO ENEM/2016 JANDERSON - CIC. SOLOS SOLO – CAMADA ARÁVEL DA CROSTA TERRESTRE; ROCHA INTEMPE RIZADA. Obs.: Resulta da ação conjunta de agentes.
Os tipos de solo A formação do solo - Componentes do solo - Tipos de solo - Circulação de água no solo.
PLANETA TERRA Idade: 4,6 bilhões de anos.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Panorama do Calcário Agrícola no Brasil Secretaria de Política Agrícola 31 de maio de 2011 Wilson Vaz.
A Geologia, os Geólogos e os seus Métodos
ECOLOGIA Scheilla Bastos.
Camilo Piran João Pedro Machado Luiz Felipe Pimentel.
O principais resultados encontrados foram: Propriedades pesquisadas em 8 municípios: São Ludgero, Gravatal, Tubarão, Treze de Maio, Jaguaruna, Laguna,
Química Ambiental Engenharia Ambiental Prof. Alonso Goes Guimarães.
M3 Recursos renováveis e recursos não renováveis CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
ORIGEM DO SOLO Página 359.
Aula prática: Análise de Solo
Aula prática: Análise de Solo
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS
Transcrição da apresentação:

GEOGRAFIA JHONNY

Solos  O solo, mais do que simplesmente a camada superficial da Terra. Trata-se de um recurso natural renovável que é responsável por abrigar as espécies vegetais e também por ser o meio de sobrevivência do ser humano e dos animais.

Camadas do Solo

Qualidades de um bom solo  Fertilidade  Espessura rasos (menos de 50 cm) semiprofundos (50 a 100 cm) profundos (100 cm a 200 cm) muito profundos (mais de 200 cm)

Fertilidade  Para o desenvolvimento das Plantas é preciso que o solo tenha 13 componentes minerais:  Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Cálcio, Magnésio, Enxofre.  Ferro, Manganês, Zinco, Cobre, Molibdênio, Boro, Cloro.

A fertilidade e o húmus  Húmus é a matéria orgânica depositada no solo, que resulta da decomposição de animais e plantas mortas, ou de seus subprodutos.

 O húmus se forma através de um processo natural, produzido por bactérias e fungos do solo, e agentes externos como a humidade e a temperatura contribuem para a humificação.  Na formação do húmus há a libertação de diversos nutrientes, em especial o nitrogênio, o que acaba tornando o húmus um fertilizante orgânico para a agricultura.

O bom uso do solo – Curva de Nível

Rotação de Cultura

Consorciação de Culturas

Adubação Orgânica  Adubação Vegetal  Adubação Animal (Adubo Composto)

Problemas na Ocupação do Solo  Coivara  Erosão  Lixiviação  Laterização  Voçoroca  Assoreamento

Tipos de Solo  Solo arenoso  Possui grande quantidade de areia.  Esse tipo de solo é muito permeável, pois a água infiltra facilmente pelos espaços formados entre os grãos de areia.  Normalmente ele é pobre em nutrientes.

Solo calcário  Com pouco nutriente e grande quantidade de partículas rochosas em sua composição.  O solo calcário é inadequado para o cultivo de plantas.  Ele é típico de regiões desérticas.

Solo argiloso  É formado por grãos pequenos e compactos, sendo impermeável e apresentando grande quantidade de nutrientes.  Bom para a prática da atividade agrícola.

Solo humoso  Chamado em alguns lugares de terra preta, esse tipo de solo é bastante fértil, pois contém grande concentração de material orgânico em decomposição.  O solo humoso é muito adequado para a realização da atividade agrícola.