Introdução à Filosofia e Mitologia Grega PATRICIA MACHADO DOMINGUES -PSICÓLOGA- GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL UBERLÂNDIA - UFU MESTRADO EM PSICOLOGIA-

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DINÂMICA: Entrosamento de idéias
Advertisements

FILOSOFIA.
A luta por Helena.
Trabalho Elaborado por:
Religião grega Zeus.
A Religião Romana.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
O DESTINO DE CADA UM....
ILÍADA.
Grécia uma cultura fantástica
DEUSES.
CURSO DE FILOSOFIA/PSICOLOGIA
MITOLOGIA GREGA.
Europa A origem do seu nome.
O QUE É FILOSOFIA ?.
Mito e mitologia Demétrio Alves Paz.
Douglas Fernando Blanco
O que é a Filosofia ? - Uma resposta inicial
Grécia - Cultura.
Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Profa. Dra. Luciana Zaterka
Fragmentos do livro de Carlos Costa “Time is flowing in the middle oft the night.”Tennyson. (O tempo corre no meio da noite) Carlos Costa.
Grécia Antiga Mitologia.
FILOSOFIA.
- Aristóteles 384 a.C a.C Aristóteles filósofo grego, um dos mais importantes pensadores de todos os tempos, nasceu em Estagira em 384 a.C e morreu.
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
Otimismo gera Saúde. Ser saudável Hoje, para ser considerada saudável, uma pessoa não precisa apresentar apenas uma higidez física e mental, ela tem que.
Lenda da Lagoa das Sete Cidades Conta a lenda que há muitos, muitos anos, no lugar onde hoje fica a freguesia das Sete Cidades, existia um grande reino.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
encontros com meu amigo jesus
Do que tratam os mitos? Surgimento do mundo e dos homens. Origem dos deuses e seres sobrenaturais. Formação social e como os homens devem se comportar.
O nascimento da Filosofia
A religião, segundo Rubem Alves Sociologia da Religião Júlio Paulo T. Zabatiero FUV
Manoel de Barros “Passava os dias ali, quieto, no meio das coisas miúdas. E me encantei.”
UMA VISÃO DE FÉ: SEGREDO PARA O SUCESSO DO LÍDER I Co
As cinco mais de ROBERTO CARLOS
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
ÉTICA E MORAL
Prof. Ricardo Lima Filosofia
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA Grécia Sócrates Platão Aristóteles.
Clique e leia o texto, lentamente, sob um lindo fundo musical. Aline barros- Tu és Fiel Senhor Formatação- Décio Rodrigues Lopes Visite o site- angelicaslides.com.br.
A rosa é uma flor de poesia e sua história mitológica é curiosa e longa. Alguns poetas dão como origem da rosa o néctar espalhado pelo” Deus do Amor”
ALUNAS: SUYNARA CAMPOS JAQUELINE JORGE E TAMIRES CAMPOS.
Grandes Personalida des Sabedoria em série “(...) não devemos cair nas ladainhas das lamúrias, dizendo que, no mundo, muitas vezes ou quase sempre, os.
Cultura na antiga Grécia Os gregos no século V a.C.
Religião na Antiga Grécia
8. Como é a Família Que Todos Nós Almejamos?. Como é a Família Que Todos Nós Almejamos? Texto Bíblico “Ora, o homem natural não compreende as coisas do.
Terra entre rios..
Platão ( a.C) “ Uma vida não questionada não merece ser vivida”
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Um Rei que queria ser dono do Mundo…
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN HOSPITALIDADE TEXTO V: A HOSPITALIDADE E O DIFERENCIAL COMPETITIVO DAS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇO ALEXANDRE HENRIQUE.
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Os Gêneros Literários. O termo gênero é utilizado, nas diferentes formas de arte, para denominar um conjunto de obras que apresentam características semelhantes.
GNOSIS GNOSIS GNOSIS Fonte: Universo Místico Universo Místico.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
Somos cristãos, SEGUIDORES de Cristo. Mas quem é Cristo para você? Hoje somos convidados a descobrir em Jesus o Messias de Deus e a identificar-nos.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA DEZEMBRO DE 2014 OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS ANTONIO LÁZARO SANT´ANA.
MITOLOGIA GRECO-ROMANA O mito de Prometeu
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Sócrates e o nascimento da filosofia - Sócrates foi um ateniense que viveu no séc V a.C durante a “Idade de Ouro” e não.
Não podemos banhar-nos duas vezes no mesmo rio, porque as águas nunca são as mesmas e nós nunca somos os mesmos. Heráclito.
Historiador: o profissional que investiga o passado.
Roteiro 1 Adoração: significado e objetivo
Comunhã o e Liderança. “E vós, quem dizeis que Eu sou?” (Mc. 8,29) Uma pessoa que se define tem força para interrogar, para arrastar, para mobilizar pessoas...
A Controvérsia Gnóstica Wanderley Pereira da Rosa.
Quando uma etapa chega ao final... Progressão Automática.
Transcrição da apresentação:

Introdução à Filosofia e Mitologia Grega PATRICIA MACHADO DOMINGUES -PSICÓLOGA- GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL UBERLÂNDIA - UFU MESTRADO EM PSICOLOGIA- USP/RP

Filosofia

FILOSOFIA O que é filosofia? Filosofia: palavra de origem grega: (philía = amizade; sophía= sabedoria) A palavra filosofia significa: "amizade pela sabedoria" "amor pelo saber".

O que é filosofia? A filosofia começa quando algo desperta nossa admiração e espanto. Algo chama nossa atenção: (O que é isto? Por que é assim? Como assim? Como funciona?). Espantar-se diante das coisas, interrogá-las é próprio da condição humana. Mas é também normal se acostumar com as coisas após conhecê-las, adaptar-se. E há, ainda, coisas que não chegam a ser questionadas: naturalização.

Você também pode filosofar!! Atitude filosófica: Filosofia não é feita apenas pelos filósofos e pensadores, mas é aquilo que fazemos quando estamos livres de nossas atividades cotidianas e temos a chance de nos fazer perguntas, tais como: qual o sentido da vida e o que é o universo? Ser humano é curioso e vive se perguntado sobre o mundo, sobre a vida, ele raciocina, fantasia...

Você já observou como um bebê se relaciona com o mundo? Tudo para ele, desperta curiosidade, admiração e espanto. Essa é uma diferença importante entre o adulto e a criança. A criança está descobrindo o mundo, possui características de exploração. Já o adulto está habituado ao mundo, pois tudo o que é conhecido e repetido torna-se hábito.

Adolescência Você ainda é uma criança capaz de se admirar e se espantar com as coisas do mundo e as novas descobertas? Ou é mais parecido com um adulto acostumado com o hábito e a rotina? Objetivo do nosso curso de filosofia: auxiliar os adolescentes a terem uma vida instigante e curiosa e não se tornarem apáticos e indiferentes às questões da vida e do mundo! Para isso vamos conhecer a história da filosofia.

Razão Razão: capacidade de pensar, de refletir sobre as coisas que nos cercam. Filosofia: refletir sobre o sentido da vida, os seus valores, como viver de maneira correta (ética), a felicidade, o amor, etc. Para filosofar é preciso pensar, mas nem todo pensamento é filosófico. A filosofia implica um pensamento sistematizado, voltado para o conhecimento.

Conhecimento Desde o início das primeiras civilizações, o homem sempre teve a necessidade de superar o desconhecido e buscar o conhecimento. Observação: ao observar os pássaros bicarem os frutos, os homens podiam diferenciar os que poderia comer, dos venenosos, por exemplo. Conhecimento é a relação que se estabelece entre o sujeito do conhecimento e o objeto a ser conhecido.

A história do homem identifica-se com a história do conhecimento do mundo onde ele vive, desde o início dos tempos. Esse conhecimento foi sendo adquirido e acumulado ao longo dos séculos. Inicialmente, o homem via nos fenômenos naturais, enigmas que precisam ser decifrados. Para sua sobrevivência e para superar o medo do desconhecido. Por exemplo: clima,tempestades, agricultura.

Formas de conhecimento Conhecimento mitológico: primeira tentativa de conhecer o mundo, por meio de crenças e fantasias (aproxima-se da religião). O mito é uma representação coletiva, transmitida por gerações, para explicar o mundo e a si mesmo. Conhecimento Filosófico: conhecimento teórico por meio de uma exaustiva reflexão crítica do mundo, da ação humana e de seus valores. Sistematização do pensamento buscando a realidade e a verdade.

Para obter respostas a suas dúvidas, o homem recorreu à razão e à imaginação. A ciência também recorre à imaginação na formulação de hipóteses, mas estas precisam ser comprovadas. Antes da ciência, o homem recorria aos mitos, lendas e histórias.

O mistério da natureza Como os homens compreendiam o mundo e os fenômenos da natureza antes da filosofia e da ciência? o homem sempre teve um poderoso impulso para conhecer as coisas e entender o mundo que o cerca. A criação do mundo, os mistérios da morte, o ciclo do dia e da noite, os corpos celestes, a gestação, a agricultura, os fenômenos naturais... Qual foi a forma mais antiga que o homem encontrou para explicar os fenômenos da natureza e da vida?

Teogonia Hesíodo foi um grande poeta grego que viveu no século 8 a.C. Sua obra mais conhecida é aTeogonia, que nos conta como o mundo surgiu a partir dos primeiros deuses, seus amores e suas lutas. Teogonia significa "o nascimento dos deuses". Hesíodo As forças e os domínios cósmicos não surgem como pura natureza, mas sim como divindades: Gaia é a Terra, Urano é o Céu, Cronos é o Tempo. grega/teogonia-de-hesiodo/

Os Mitos Os homens compreendiam o mundo e os fenômenos da natureza pelos Mitos. Mito: é uma explicação da vida pela visão dos deuses. São histórias transmitidas oralmente, de geração a geração e nesse processo são adaptadas, modificadas e reformuladas. Explicação mitológica para o funcionamento da natureza e das questões da vida que os homens observavam, mas não compreendiam. Mito: palavra grega que significa "narrativa, história, conversa". É uma narrativa que procura explicar, muitas vezes de forma fantasiosa, uma realidade "misteriosa" para o homem. Mitologia grega, mitologia romana, mitologia egípicia, mitologia nórdica...

Características da religião na Grécia: Antroporfismo: é humanização dos deuses na religião grega, que os entende movidos por sentimentos similares aos dos homens. Contribuiu para o processo de racionalização da cultura grega, auxiliando no desenvolvimento do pensamento filosófico e científico. Politeísmo: Crença em vários deuses. Mitologia: Explicação da vida pela visão dos deuses. Na mitologia grega, nem os homens nem os deuses são compreendidos como perfeitos e as explicações do mundo estão vinculadas aos humores e vontades dos deuses. Para os povos antigos os mitos eram vistos como verdades inquestionáveis que não precisavam ser comprovadas.

Mitologia Grega Na Grécia antiga nasceu a filosofia ocidental. Os Gregos tinham os deuses como figuras muito importantes, pois eles criaram e controlavam a Natureza. Características antropomórficas: Os deuses eram semelhantes aos seres humanos, com seus defeitos e suas virtudes. Eram imortais e poderosos, mas nasciam, se apaixonavam, tinham relações sexuais, amizades, ódio, fúria, alegria, intrigas, etc. Também se relacionavam com seres humanos. Todas as habilidades humanas (poesia, construções, estratégia militar, inteligência, força, sedução amorosa) eram talentos divinos transmitidos aos homens. Vamos conhecer um pouquinho dos principais deuses da Mitologia Grega? As imagens destes slides foram extraídas da série de jogos God of War:

ZEUS

Zeus: É o deus principal, governante do Monte Olimpo, rei dos deuses e dos homens. Era o senhor do céu e o deus da chuva, aquele que tinha o terrível poder do relâmpago. A tempestade representava a sua fúria. Sua arma era o raio e sua ave a águia, animal em que costumava se transformar. Zeus era um tanto mulherengo e teve diversas esposas e casos com deusas, ninfas e humanas, tendo vários filhos semi- deuses, entre eles, Hércules (Zeus tomou a forma de Anfitrião, que estava em batalha e engravidou sua esposa, a mortal Alcmena) e Perseu (Zeus sob a forma de uma chuva de ouro, entrou na torre de bronze e engravidou sua mãe, a mortal Dânae).

HERA

Hera: Mulher de Zeus e rainha do Olimpo, Hera é a deusa do matrimônio, do parto e da família. Extremamente ciumenta, é vingativa com as amantes do marido e com os filhos de Zeus que elas geram. Íris, a deusa do arco- íris, era a servente e mensageira de Hera, e o pavão, a sua ave favorita. Para os gregos, Hera e Zeus simbolizam a união homem- mulher.

APOLO

Apolo: Deus da luz e do sol, na verdade, os gregos acreditavam que ele era o próprio sol, conduzindo a sua carruagem dourada e resplandecente no céu, para chegar, à noite, ao oceano onde os seus cavalos se banham, enquanto a noite prevalece. Seus cabelos eram louros e seus olhos claros como o dia. Também era o deus da música, poesia e da arte de atirar com o arco

ARTEMIS

Ártemis: se tornou a deusa da vida selvagem e da caça. Seus cabelos eram negros e tinha olhos escuros, ao contrário de Apolo, ela era a deusa da noite enluarada. Como era uma caçadora, desprezava a companhia de homens, prometendo ser eternamente virgem. Possuía um arco e flecha como os de Apolo, só que prateados. Apesar de portar o arco, a deusa é protetora dos animais.

DIONÍSIO

Dionísio: O deus do vinho, das farras e da loucura, era filho de Zeus e Sêmele, princesa tebana, filha de Cadmo e Harmonia. Sêmele, instigada por Hera, rogou a Zeus que a ela se apresentasse em todo seu esplendor. O deus a preveniu de que seria impossível a qualquer mortal resistir a tal visão. Sêmele, que se encontrava grávida na ocasião, não resistiu e caiu fulminada por raios e trovões. Zeus, com o auxílio de Hefesto, retirou-lhe o filho do ventre e o costurou à sua coxa de onde, passado o tempo de gestação, saiu Dionísio.

AFRODITE

Afrodite: Deusa do amor, da beleza e do sexo, Afrodite é a mais bela das deusas. Ela nasceu quando Cronos cortou os testículos de Urano e arremessou-os no mar. Da espuma que surgiu na água, ergueu-se a virgem Afrodite. Sua presença causou tumulto no Olimpo, pois os deuses começaram a brigar para conquistá- la, inclusive Zeus. Temendo que o ciúme pusesse fim à paz que reinava entre eles, Zeus a casou com Hefesto.

ATHENA

Athena: É a deusa da sabedoria, imbatível na guerra, nem mesmo Ares lhe era páreo, pois, enquanto este só prezava a guerra violenta e sanguinária, Atena era extremamente estratégica. Filha de Zeus com a primeira mulher dele, Métis. Carrega uma lança e um escudo chamado Égide e seu símbolo é a mais sábia das aves, a coruja.

HERMES

Hermes: Filho de Zeus com a deusa Maia, Hermes era esperto e rápido e estava sempre a serviço de Zeus. Ele era o mensageiro dos deuses e também conduzia a alma dos mortos até o submundo de Hades. Protetor dos viajantes, comerciantes, dos ladrões e trapaceiros, em suma, de tudo que requer habilidade e astúcia. Representado como um homem de sandálias e capacete com asas.

Posêidon: O deus do oceano, irmão mais velho de Zeus e Hades. Morava em seu palácio no fundo do mar, junto a sua esposa Anfitrite. Com um movimento de seu tridente, causa terremotos e tsunamis – por isso os navegantes sempre rezavam para esse deus pedindo águas tranquilas e que lhes protegessem dos “monstros marinhos” (que eram as baleias).

O rapto de Perséfone

Mito de Perséfone Perséfone foi raptada do Olímpo por Hades. Sua mãe, Demétris (deusa da agricultura), entristeceu e acabou por se descuidar de suas tarefas, deixando as terras tornaram- se estéreis. Também Perséfone recusou-se a ingerir qualquer alimento, em sinal de sua não aceitação a Hades. Deméter, junto com Hermes, foram buscá-la do mundo dos mortos. Contudo, Perséfone havia comido uma romã e daí concluiu-se que não tinha rejeitado inteiramente Hades. Assim, estabeleceu-se um acordo: ela passaria metade do ano junto a seus pais, quando seria a eterna adolescente cheia de vida e calor, e o restante do ano com Hades, quando se tornaria a fria e sombria Perséfone. Este mito justifica o ciclo anual das estações do ano e das colheitas para os antigos gregos.