A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN HOSPITALIDADE TEXTO V: A HOSPITALIDADE E O DIFERENCIAL COMPETITIVO DAS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇO ALEXANDRE HENRIQUE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN HOSPITALIDADE TEXTO V: A HOSPITALIDADE E O DIFERENCIAL COMPETITIVO DAS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇO ALEXANDRE HENRIQUE."— Transcrição da apresentação:

1 PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN HOSPITALIDADE TEXTO V: A HOSPITALIDADE E O DIFERENCIAL COMPETITIVO DAS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇO ALEXANDRE HENRIQUE DE QUADROS

2 TEXTO V: ARTIGO CIENTÍFICO Revista Hospitalidade, Vol. VIII, 2011.

3 HOSPITALIDADE E TROCAS SIMBÓLICAS Acolhida de viajantes, visitantes, hóspedes e clientes em empreendimentos de serviços. Acolhida de viajantes, visitantes, hóspedes e clientes em empreendimentos de serviços. Hospitalidade como ato acolher em uma troca simbólica. Hospitalidade como ato acolher em uma troca simbólica. A troca simbólica é representada pela troca material e concessões do estreitamento de laços e união de forças. A troca simbólica é representada pela troca material e concessões do estreitamento de laços e união de forças.

4 HOSPITALIDADE NA GRÉCIA ANTIGA Mundo Grego (400 a.C.) – a hospitalidade aparece vinculada a atividade comercial em santuários e cidades termais. Mundo Grego (400 a.C.) – a hospitalidade aparece vinculada a atividade comercial em santuários e cidades termais. O acolhimento era lugar de destaque enquanto direito fundamental do cidadão. O acolhimento era lugar de destaque enquanto direito fundamental do cidadão. O acolhimento estava relacionado com o divino nas representações de Zeus. O acolhimento estava relacionado com o divino nas representações de Zeus. Tabernas vendiam alimentos e bebidas e as hospedagens públicas eram formas simbólicas de generosidade. Tabernas vendiam alimentos e bebidas e as hospedagens públicas eram formas simbólicas de generosidade.

5 HOSPITALIDADE ROMANA As representações da hospitalidade grega foi absorvida pelos romanos (100 a. C.). As representações da hospitalidade grega foi absorvida pelos romanos (100 a. C.). Hospitalidade se desenvolveu com a expansão militar (Pax Romana). Hospitalidade se desenvolveu com a expansão militar (Pax Romana). Lojas de vinhos e bodegas ofereciam aos clientes comida, bebida e acomodação. Lojas de vinhos e bodegas ofereciam aos clientes comida, bebida e acomodação.

6 HOSPITALIDADE NA IDADE MÉDIA Queda do Império Romano: insegurança. Queda do Império Romano: insegurança. Hospitalidade Cristã obrigatória e política. Hospitalidade Cristã obrigatória e política. Crise na hospitalidade com a peste negra: proteção do lar. Crise na hospitalidade com a peste negra: proteção do lar. O ato de receber se sobrepõe a questão religiosa – regras sociais. O ato de receber se sobrepõe a questão religiosa – regras sociais.

7 MODELO COMERCIAL DA HOSPITALIDADE Surge conforme as necessidades sociais refletidas pela dificuldade de adquirir alimento e hospedarias. Surge conforme as necessidades sociais refletidas pela dificuldade de adquirir alimento e hospedarias. Amplifica-se pela instabilidade social em um ambiente conturbado. Amplifica-se pela instabilidade social em um ambiente conturbado. Reflete o modelo da cultura greco-romana de alimentar e acomodar. Reflete o modelo da cultura greco-romana de alimentar e acomodar.

8 HOSPITALIDADE COMERCIAL Prestação de serviços vinculada ao fornecimento de instalações, com regras e princípios da hospitalidade, como ato de fortalecer laços sociais. Prestação de serviços vinculada ao fornecimento de instalações, com regras e princípios da hospitalidade, como ato de fortalecer laços sociais. Troca humana contemporânea. Troca humana contemporânea. Fenômeno sócio-cultural. Fenômeno sócio-cultural.

9 HOSPITABILIDADE: DIFERENCIAL DA HOSPITALIDADE Hospitalidade comercial - hotelaria e catering – ainda estão distantes de atingir as trocas sociais, porém a ideia de seu gerenciamento está embutida nisso. Hospitalidade comercial - hotelaria e catering – ainda estão distantes de atingir as trocas sociais, porém a ideia de seu gerenciamento está embutida nisso. Se a hospitalidade for considerada apenas um produto ou serviço, se torna diretamente MECÂNICA. Se a hospitalidade for considerada apenas um produto ou serviço, se torna diretamente MECÂNICA. HOSPITABILIDADE: desejo por companhia, a vontade de ser agradável aos outros e o desejo de satisfazer a necessidade do outro (Telfer). HOSPITABILIDADE: desejo por companhia, a vontade de ser agradável aos outros e o desejo de satisfazer a necessidade do outro (Telfer). Conceito baseado na troca simbólica das relações humanas. Conceito baseado na troca simbólica das relações humanas.

10 DOMÍNIOS DA HOSPITALIDADE: NOÇÃO DE HABITUS SOCIAL: sistema de valores humanos e o alimento é motivador da integração social. SOCIAL: sistema de valores humanos e o alimento é motivador da integração social. PRIVADO: regras do ambiente família e a comensalidade é uma oportunidade para expô- las para inserção do individuo. PRIVADO: regras do ambiente família e a comensalidade é uma oportunidade para expô- las para inserção do individuo. COMERCIAL: paradoxo entre generosidade, regras sócio-culturais e mercado. COMERCIAL: paradoxo entre generosidade, regras sócio-culturais e mercado. Pierre Bourdieu Pierre Bourdieu Habitus: modelo de aprendizado das regras sociais e as tendências a fazer alguma coisa e não outras (modo inconsciente).

11 DIVERGÊNCIAS TOTAIS: DOMÍNIO SOCIAL E COMERCIAL

12 O BOM ANFITRIÃO Exige habilidade e empenho, saber o que agrada o hóspede e ter capacidade para executá-lo. Exige habilidade e empenho, saber o que agrada o hóspede e ter capacidade para executá-lo. Desejo de receber alguém em busca da percepção de hospitabilidade. Desejo de receber alguém em busca da percepção de hospitabilidade. Não basta ser hospitaleiro, é preciso agir de acordo com as crenças do indivíduo Não basta ser hospitaleiro, é preciso agir de acordo com as crenças do indivíduo. Ir além da troca para uma motivação comportamental. Ir além da troca para uma motivação comportamental.

13 DIFERENCIAL COMPETITIVO Ampliação do contexto comercial para o domínio social e privado. Ampliação do contexto comercial para o domínio social e privado. Conhecimento do universo moral do hóspede e de suas questões particulares. Conhecimento do universo moral do hóspede e de suas questões particulares. O hóspede se transformaria em CONVIDADO. O hóspede se transformaria em CONVIDADO. Sentido de hospitabilidade para o cenário comercial. Sentido de hospitabilidade para o cenário comercial.

14 PRIVADO E SOCIAL NO AMBIENTE COMERCIAL

15 DESAFIOS DA HOSPITALIDADE COMERCIAL Trazer a tona as bases da hospitalidade humana baseadas nos vínculos sociais. Trazer a tona as bases da hospitalidade humana baseadas nos vínculos sociais. Não há receita para estimular a hospitabilidade, pois é necessário que o prestador de serviço tenha essa característica (filosofia de estar com pessoas). Não há receita para estimular a hospitabilidade, pois é necessário que o prestador de serviço tenha essa característica (filosofia de estar com pessoas). A hospedagem e a alimentação não é vendida, mas sim TROCADA (simbolismo). A hospedagem e a alimentação não é vendida, mas sim TROCADA (simbolismo). A percepção do hóspede pode ser mais SUBJETIVA do que objetiva (empatia). A percepção do hóspede pode ser mais SUBJETIVA do que objetiva (empatia). Sensação de amizade oriunda do conforto do LAR (elo psico-social). Sensação de amizade oriunda do conforto do LAR (elo psico-social).


Carregar ppt "PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN HOSPITALIDADE TEXTO V: A HOSPITALIDADE E O DIFERENCIAL COMPETITIVO DAS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇO ALEXANDRE HENRIQUE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google