TERMOS DA ORAÇÃO: SUJEITO Turma: ELETRO2AV Prof: Chico Arruda.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Concordância Verbal.
Advertisements

Profa. Eugênia Fernandes
Tipos de sujeito.
Termos essenciais da oração
Estudo do sujeito e do predicado
Concordância Verbal.
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
O modelo morfossintático -
Concordância Nominal.
CONCORDÂNCIA VERBAL PROFESSORA: JOSIANE.
Análise Sintática: sujeito
Revisão – termos da oração
INTRODUÇÃO À ANALISE SINTÁTICA
Concordância verbal.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Gramática da Sapatilha
SINTAXE DA ORAÇÃO O QUE É SINTAXE?
Análise Sintática.
Prof. Francisco Platão Savioli
O modelo morfossintático
TERMOS ESSENCIAIS SUJEITO E PREDICADO.
Sintaxe.
Profª Giovana Baggio Schubert
“COMPARECERAM à reunião todos os diretores.”
Sujeito Tipos de Sujeito
Sujeito Sujeito.
Cursinho Vitoriano Aula de Gramática Profª Beatriz
Prof. Betto
Profª Monize Diniz Silva
PREDICADO * MARTA DUWE.
CONCORDÂNCIA VERBAL REVISÃO.
AULA DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
SUJEITO E PREDICADO.
Tipos de sujeito.
Aulas 13 e 14 Sujeito e Predicado.
Sujeito e Predicado Sujeito – termo da oração (palavra ou conjunto de palavras) a respeito do qual se enuncia alguma coisa. Predicado – o que, na oração,
João andava de bicicleta.
Termos essenciais da oração.
Revisão de recuperação Gabarito
SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES
Tipos de sujeito Colégio Santa Clara Professora: Quezia Lopes
Termos essenciais da oração
Sujeitos: tipos.
ESTUDO DO SUJEITO PROFª REGINA CÉLIA.
Professora Eliene Lacerda
Tipos de sujeito.
MORFOLOGIA O QUE É MORFOLOGIA?
SUJEITO (PARTE II): SUJEITO INEXISTENTE
CONCORDÂNCIA VERBAL II
Sintaxe sujeito.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Concordância Verbal Professora France Lima.
Termos Essenciais da Oração
PAUTA: Sujeito Tipos de sujeito Exercícios.
Como resultado das análises sintática e morfológica temos a morfossintaxe, levando em consideração a diferença que há entre classe e função. MORFOSSINTAXE.
CONCORDÂNCIA DOS VERBOS IMPESSOAIS
CONCORDÂNCIA VERBAL.
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO
Crase Professora France Lima.
Língua Portuguesa Aula 5 – Sintaxe: a estrutura da frase
Resumo Assuntos estudados
1) O Verbo e a Palavra "SE" Dentre as diversas funções exercidas pelo "se", há duas de particular interesse para a concordância verbal: a) quando é índice.
9º ANO PROFA.: JOELMA ARAGÃO
Ex: Você precisa aprender Português. Vamos estudar sintaxe? O que é sintaxe? Sintaxe é o estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações.
T RABALHO DE P ORTUGUÊS Definição de: Sujeito Predicado Objeto direto Objeto indireto.
Aula 04 Sujeito e Predicado.
8º ANO PROFA.: JOELMA ARAGÃO
SUJEITO E PREDICADO.
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Janaina Rigo Caierão.
Transcrição da apresentação:

TERMOS DA ORAÇÃO: SUJEITO Turma: ELETRO2AV Prof: Chico Arruda

Desfazendo confusão  Há uma confusão bastante comum na análise de sujeito e predicado, pois muitos a fazem somente de um ponto de vista semântico (sentido). É preciso observar as relações estabelecidas entre os termos da oração (sintática).  É na análise dessas relações que podemos encontrar o sujeito e predicado.

Conceito  Sujeito é o termo com o qual o verbo concorda em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª e 3ª). “as pessoas esperam...” “o ano que está começando...”

Tipos de sujeito  Os sujeitos da oração podem ser simples ou compostos, determinados ou indeterminados. Há também, orações sem sujeito.  Os grandes tuiuiús brancos do Pantanal são aves que devem ser protegidas.  Núcleo do sujeito  Termos especificam o sentido do sujeito.

Sujeito simples ou composto  Com base na identificação da quantidade de núcleos apresentados por um sujeito é que se estabelece a diferença entre sujeito simples e composto. Antônio foi ao cinema. Os alunos do segundo ano foram ao cinema. Eduardo e Mônica foram ao cinema.

Sujeito oculto ou elíptico  O sujeito pode ser omitido da oração, sua identificação é possível pelo contexto ou pela flexão de número-pessoa do verbo.

Através das janelas Janelas são molduras dos acontecimentos. Testemunham o tempo e a vida que corre por fora e por dentro. Mostram e escondem. Quando abertas, fazem a conexão da casa com a vida lá fora. Fechadas, preservam o lar do frio e dos olhares externos. Ainda assim, sempre deixam escapar detalhes, como um vaso de flor ou uma garrafa de cafés. (…) SANTOS, Priscilla. Horizontes: destino para sua viagem interior. Vida simples. São Paulo: Abril, ed. 42, p. 48, jun (Fragmento).

Sujeito determinado e indeterminado  Sujeito determinado é aquele que vem expresso na oração ou pode ser identificado pela flexão de número-pessoa do verbo ou ainda pelo contexto do enunciado (sujeito presente em outra oração do mesmo período ou do período antecedente).  Sujeito indeterminado ocorre quando não é possível identificar um referente explícito na oração (o no contexto do enunciado) para a flexão verbal.

Disseram que alguns cheques meus voltaram.

Estrutura sintática dos sujeitos indeterminados  Verbo transitivo direto – flexionado na 3ª pessoa do plural. Ex: Incendiaram vários ônibus.  Verbo transitivo indireto, verbo intransitivo ou verbo de ligação – flexionado na 3ª pessoa do singular + pronome se (índice de indeterminação do sujeito). Precisa-se de vendedores. Come-se bem na Itália. Aqui se está feliz.

Oração sem sujeito  Orações que apresentam verbos impessoais, ou seja, não se referem a uma pessoa do discurso. Também se diz nesses casos que o sujeito é inexistente. Ex.: Não há um chamado dos céus.  Verbos que indicam fenômenos da natureza: chover, nevar, trovejar, anoitecer... Chove muito na região Amazônica No inverno, anoitece mais cedo.

Oração sem sujeito  Verbos ser, estar, fazer, haver relacionados a fenômenos da natureza ou a expressões temporais. Está muito tarde/ faz dois anos que não vejo meus pais/ há séculos que esperamos uma solução.  Verbo haver usado no sentido de “existir” Há muitos políticos que só pensam em enriquecer. Houve sérios casos de dengue. Havia momento em que eu não sabia o que fazer.

Oração sem sujeito  Verbo existir é pessoal, portanto, quando ele for utilizado deve ser feita a concordância com o sujeito. Há muitos alunos nessa escola. (objeto direto do verbo haver) Existem muitos alunos nessa escola. (sujeito do verbo existir).