COORDENAÇÃO 7.º ano. A coordenação é um processo de articulação de palavras, grupos de palavras ou orações que se apresentam no mesmo nível e, por isso,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo das orações coordenadas
Advertisements

PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
Período Simples e Período Composto
Orações subordinadas adverbiais
As conjunções coordenativas.
SINTAXE "Sintaxe" é o estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações e das relações que se estabelecem entre as orações nos períodos.
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
Período composto por coordenação
PERÍODO COMPOSTO.
Coordenação e subordinação
1. Grupo relacional: preposição e conjunção
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia
COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
ORAÇÕES SUBORDINADAS.
Funções sintáticas Porto Editora.
Tipos de Período Profa Shirlene Xavier
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Tipos de sujeito Colégio Santa Clara Professora: Quezia Lopes
Classificação das orações
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
FRASE ORAÇÃO PERÍODO Frase – é todo enunciado de sentido completo.
FRASE SIMPLES E FRASE COMPLEXA
Período composto por coordenação
Tipos e formas de frase Uma frase é um conjunto de palavras organizadas e com sentido. Começa por letra maiúscula e termina com um sinal de pontuação.
Conjunção A palavra “conjunção” provém de “conjunto”.
Coordenação e subordinação
Conjunção Introdução.
O valor semântico das conjunções pág. 11 (Apostila 6)
Período composto por coordenação
Funções sintáticas.
Orações subordinadas Funcionam como termo de outra oração, por isso são chamadas de orações dependentes. Ex: Acho/que você precisa estudar. V.T.D.
Funções sintáticas.
O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer.
FATORAÇÃO Prof.ª Juliana Schivani FATORAÇÃO Fatorar uma expressão algébrica é transformá-la em um produto de duas ou mais novas expressões mais simples.
PORTUGUÊS 5ºANO Gramática Sintaxe Gramática Sintaxe Ano letivo 2014/2015 Profª. Ana Fonseca.
CONCORDÂNCIA VERBAL. REGRA GERAL O VERBO CONCORDA COM O SUJEITO EM PESSOA E NÚMERO. EXEMPLO: Nós fomos ao cinema. Os anúncios saíram com atraso.
Frase Simples e Frase Complexa. Índice:  Eles são irmãos.  A mãe tem andado cansada.  O gatito foi encontrado pelo meu pai.  Ela vai estudar com.
Professora: Janaina Rigo Caierão.  Este, esta, estes, estas, isto → indicam o que está próximo de quem fala/escreve (locutor)  No texto → referem-se.
Tipos e polaridade das frases
Diálogos – Português, 2.º ciclo
Escola de Ensino Médio de Croatá – Flávio Rodrigues Ensino de Língua Portuguesa 3º A e B Professora: Rosani Soares.
ORAÇÕES SUBORDINADAS Turma: ADM3AM Prof: Chico Arruda.
Conjunção é a palavra invariável que liga:
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves Disciplina: Metodologia da Pesquisa I NUTRIÇÃO/ INTEGRAL 1º semestre/2015.
ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL
VIRGINIA SATIR O Terapeuta deve especular sobre a relação do casal. Esta é a 1ª coisa que o terapeuta deve verificar, pois para ela a terapia de família.
DA ESCRITA COMO PRODUTO À ESCRITA COMO PROCESSO Apresentação de uma proposta de trabalho.
GRAMÁTICA Sintaxe - Funções sintáticas. Retoma e consolidação: sujeito, predicado, vocativo, complemento direto, complemento indireto, complemento oblíquo,
Maria chegou à noite. Maria chegou à noite. Sujeito V.I. Ad. Adverbial de Tempo de Tempo Maria chegou quando anoitecia. Maria chegou quando anoitecia.
Orações Coordenadas Assindéticas: não tem conjunção. Camilo pegou-lhe nas mãos, olhou para ela sério e fixo. (ambas são orações coordenadas assindéticas.)
Coesão e coerência textuais Porto Editora. A palavra texto deriva do latim textu- (tecido). Um texto é, assim, um entrelaçamento, ou seja, um conjunto.
Classes fechadas de palavras Porto Editora. As classes fechadas de palavras são constituídas por um número limitado de palavras e raramente recebem novos.
FUNÇÃO SINTÁTICA DOS PRONOMES RELATIVOS
Hidrodinâmica Aula 06 (1 0 Sem./2016) 1. Introdução à dinâmica do fluidos Equação de Euler: algumas expressões matemáticas complementares 2.
Coordenação e Subordinação
As Doze Promessas de A.A Livro Alcoólicos Anônimos Capitulo VI. 1ª) - Se formos cuidadosos nesta fase de nosso desenvolvimento, ficaremos surpresos antes.
Período composto por coordenação
Funções sintáticas Porto Editora.
Orações coordenadas Profs.: Luiz Henrique Lemos e Rodrigo Dutra
Coordenação e subordinação
1. (Para)Textos 9. º Ano Coordenação e Subordinação.
Período composto por coordenação
RELAÇÕES SINTÁTICAS PERÍODO COMPOSTO
Letras Módulo VII - Sintaxe II
Coordenação e subordinação
Coordenação e subordinação
Transcrição da apresentação:

COORDENAÇÃO 7.º ano

A coordenação é um processo de articulação de palavras, grupos de palavras ou orações que se apresentam no mesmo nível e, por isso, não estabelecem entre si qualquer relação de dependência. Comi bolos e bolachas. A Joana e a Rita são primas. Ontem fui ao cinema, mas não gostei do filme. Repara que nestes exemplos não estamos perante orações coordenadas. A conjunção copulativa coordena bolos e bolachas (o complemento direto da frase) e A Joana e a Rita ( sujeito composto da frase). Neste exemplo, há duas ações expressas: Fui ao cinema / não gostei

As orações coordenadas podem ser sindéticas ou assindéticas. No primeiro caso, um dos membros da frases, pelo menos, é introduzido por uma conjunção coordenativa. ex.: A Joana foi ao cinema e a Rita ficou em casa. No segundo, não há qualquer conjunção a interligar as orações. Na escrita, as orações assindéticas são interligadas por vírgula. ex.: A Joana foi ao cinema, a Rita ficou em casa. As orações coordenadas distinguem-se das subordinadas por não poder ser antepostas. Todos sabiam, mas ninguém falou. * Mas ninguém falou, todos sabiam. [Frase agramatical] Todos sabiam, ninguém falou.

Classificação das conjunções coordenativas Principais conjunções CopulativasE, nem / nem…nem, não só….mas também AdversativasMas DisjuntivasOu / ou…ou, ora…ora, quer….quer, seja…seja ConclusivasLogo ExplicativasQue, pois Orações coordenadas Significado expresso Exemplos CopulativasAdição Joana jantou e fez os trabalhos de casa. AdversativasOposição Joana foi ao cinema, mas não gostou do filme. DisjuntivasAlternativa Estuda ou reprovarás! ConclusivasConclusão A Joana estudou, logo terá bons resultados. ExplicativasExplicação A Joana está com medo, pois estou a vê-la a tremer. NOTA: Quando as conjunções coordenativas são repetidas denominam-se conjunções coordenativas correlativas. Ex.: Ou estudas ou reprovas. Nem o vi nem o quero ver! Antes de mas, logo e pois deve-se colocar vírgula.