O Mundo Entreguerras A Itália e a Alemanha. ITÁLIA Abalada pós guerra: Dívida de US$4bi. >inflação >queda da produção agrícola e industrial. 2 milhões de grevistas em 1920 .frustração nacional: compensações territoriais não foram atendidas. .lucros das grandes empresas cessaram por causa do final da guerra e das agitações e greves operárias. CONSEQÜÊNCIAS insatisfação da burguesia=interesses capitalistas ameaçados. Acusavam o governo liberal de não resolver o problema co autoridade. PARTIDO SOCIALISTA ITALIANO= principal representante do movimento operário. DESDOBRAMENTOS DA SITUAÇÃO DE TENSÃO : 1919: Benito Mussolini criou o “ FASCI DI COMBATTIMENTO”->grupo paramilitar financiado pela burguesia para combater as manifestações operárias->tornaram-se os fascistas.
CONTINUAÇÃO Antonio Gramsci: fundou o Partido Comunista Italiano “ -Benito Musssolini : fundou o Partido Nacional Fascista Aumentou o prestígio dos fascistas: a incapacidade dos governos liberais de controlar os movimentos operários. FASCISTAS-> apoiados pelos empresários, grandes proprietários rurais, camadas médias urbanas, membros do governo e do Exército-> todos assustados com o crescimento da esquerda. ASCENSÃO DE MUSSOLINI Apoiado realizou a “ marcha sobre Roma”-22 de Outubro de de outubro- chamado pelo rei Vítor Emanuel III para ser chanceler e formar um novo governo( monarquia parlamentar). Fins de 1922/1925-Mussolini instituiu uma ditadura de extrema direita. Mussolini: IL DUCE
FASCISMO Características:- intervenção do Estado na economia Controle da educação e da cultura- forte propaganda Militarismo Nacionalismo exacerbado Anticomunismo e controle dos movimentos operários. Culto à força física Culto ao líder Conseqüências: Estado corporativo. Classe média-> embalada por forte campanha nacionalista Comunistas e socialistas – duramente reprimidos Militarismo- justificava o avanço da indústria bélica Itália invadiu a Etiópia 1936_ interveio na Guerra Civil Espanhola
Nazismo Alemanha- derrotada pela guerra. Humilhada pelo Tratado de Versalhes 1918/1919- motins de rua e manifestações contra a situação de crise na qual a maioria da população vivia insatisfeita. Crise= revoltas-> operários e ex-soldados assumiram o controle de grandes centros industriais. Janeiro de Partido Comunista Alemão-Revolta Socialista na Alemanha Burguesia assustada com o apoio do governo patrocinaram soldados no combate aos socialistas. República Weimar:1919/1933-humilhada até economia com grande instabilidade Adolph Hitler-Partido Nacional Socialista Alemão – mais tarde Partido Nazista desencadeou hiperinflação- França e Bélgica apossaram-se do Vale do Rhur inflação= 1 dólar= 4,2 trilhões de marcos.( marco=moeda alemã)
continuação Classe média e operária eram penalizadas Hitler deu um golpe, fracassou e foi preso- escreveu o Livro na prisão “ Minha Luta” 1924= recuperação econômica com a ajuda financeira dos EUA-Plano Dawes. Entre 1925/1934- presidente da República Weimar- Hindenburg- 1º ministro dividia o poder com o parlamento- Reichstag o Partido Nazista- minoria no Parlamento quebra da Bolsa de NY-efeito desastroso na Alemanha - corte dos financiamentos americanos - recessão e desemprego - crescia o medo da burguesia e das classes populares - esse clima favoreceu o crescimento do Partido Nazista, apoiado pela classe média, pela burguesia e pela classe operária.
Nazismo Arianismo= raça pura(Alemã)= perseguição às minorias étnicas e outras manifestações culturais que Hitler considerava ruins para a Alemanha. Anticomunismo Lebensraun--> espaço vital- conquista de territórios a leste: URSS e Polônia Vingar-se da França. Combater as greves e os movimentos operários Combater o individualismo= nacionalismo exacerbado= Alemanha acima de tudo. Forte militarismo( SS) Antisemitismo=perseguição aos judeus Hitler chanceler da Alemanha. -medidas para neutralizar a oposição=partidos foram considerados fora da lei EXCETO o Partido Nazista - governo totalitário centrado na pessoa do Führer( líder) Recuperação da economia a partir do programa de rearmamento-poderio bélico+máquina de propaganda+recuperação econômica= apoio ao regime por maior parte da população.