MUNDO ANTIGO E IDADE MÉDIA.  As artes eram consideradas artesanato utilitários, de finalidade, juntamente com outros tipos de artesanatos, como a fabricação.

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Transcrição da apresentação:

MUNDO ANTIGO E IDADE MÉDIA

 As artes eram consideradas artesanato utilitários, de finalidade, juntamente com outros tipos de artesanatos, como a fabricação de móveis e calçados;

RENASCIMENTO

 Neste período os artistas conseguem levantar o status das artes, destacando seu carácter intelectual e teórico, passando a ser chamada de belas artes, implicando superioridade, elegância e perfeição;

MODERNIDADE

PÓS MODERNIDADE

 Esse movimento surge a partir da década de 50, após o término da segunda Grande Guerra, e tinha por característica ser um conjunto de artes heterogêneas, que só se agrupavam por terem em comum a ausência de um método específico;

 Pós Modernismo é o nome aplicado as mudanças ocorridas nas ciências, nas artes e nas sociedades, que foram trazidas pela Revolução Industrial através do desenvolvimento de um sistema econômico capitalista;  Alterando por completo o contexto social no qual as belas artes operavam;  Desde então e cada vez mais, nossa cultura foi perdendo a proeminência das “ belas artes” para ser dominada pelos meios de comunicação;

 Neste contexto surge então as expressões “meios de massa” e “cultura de massa”, onde os produtos culturais deste sistema são baratos, seriados, amplamente disponíveis e passíveis de distribuição rápida.  FOTOGRAFIA  CINEMA  TELEVISÃO  PUBLICIDADE  JORNAIS  REVISTAS  QUADRINHOS  LIVROS  FITAS E CDs

 A reprodutibilidade massificada por meio de métodos maquinais de produção da imagem minou, de um só golpe, toda a estrutura valorativa das ‘belas artes’;  Os artistas sempre usaram ferramentas de alguma espécie, a máquina é apenas uma ferramenta mais complexa;  E aos poucos a pintura começou a entrar em diálogo com a fotografia, um diálogo que continua até hoje;  Todos esses movimentos pós-modernistas foram construídos com base nos instrumentos conceituais trazidos pela fotografia;

 A partir dos anos 1960, as certezas sobre o sistema de classificação de arte começaram as ser vigorosamente quebradas;  A partir de então, embora muitos artistas tenham continuado a pintar e a produzir esculturas, essas práticas passaram a se realizar junto a novos sentidos da visualidade e a uma margem cada vez mais ampla de atividades;

 Ideia de pluralidade de estilos (rejeitavam a ideia de que apenas um estilo caracterizava a era modernista);  Intertextualidade (textos que citam-se uns aos outros; uso de citações, paródias e pastiches de obras anteriores);  Retorno dos ornamentos e decoratividade;  Complexidade, contradição e ambiguidade substituem a simplicidade, pureza e racionalidade modernistas;

 Arquitetura e design passam a ser utilizados como instrumentos de linguagem, capazes de comunicar mensagens;  Enfatização do hedonismo, através do lúdico, do humor, das cores brilhantes e do ornamento;  Mistura das classes culturais superiores e inferiores, das artes aplicadas e comerciais, entre as artes e as mídias, como forma de produzir significados múltiplos e atingir públicos diversificados.

Exemplos Ilustrativos: Expressionismo Abstrato Mural Jackson Pollock 1943 Mulher 1 Willem de Kooning

Pop Art Marilyn Monroe Andy Warhol 1962 Latas de sopa Campbell Andy Warhol 1962

Op Art Shadow Play Bridget Riley 1990 Riley Blaze 1 Bridget Riley 1962

Psicodelismo Bardobeing Alex Grey Midnight Cat Matei Apostolescu

Minimalismo Wolfeboro I Frank Stella 1966 Donald Judd

Arte Urbana OakoakDan Bergeron

Referências  SANTAELLA, LUCIA. Por que as comunicações e as artes estão divergindo?. São Paulo: Paulus, 