A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A GEOGRAFIA DO PODER.
Advertisements

REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
ORGANIZAÇÃO DEMOGRÁFICA MUNDIAL
“Capitalismo Selvagem”
GEOPOLÍTICA DO MUNDO ATUAL e AÇÃO ESTADUNIDENSE
NOVA ORDEM INTERNACIONAL Colégio Militar de Belo Horizonte História -
Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra.
A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL
A Nova Ordem Mundial Ordem ou Desordem?.
NgB2LrEqKXc NgB2LrEqKXc vídeos socialismo e capitalismo.
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
A reconfiguração do poder na nova ordem mundial
GUERRA FRIA- PAZ IMPOSSÍVEL, GUERRA IMPROVÁVEL
GLOBALIZAÇÃO E OS BLOCOS REGIONAIS – Mód.15 Tóp. 1
GLOBALIZAÇÃO E OS BLOCOS REGIONAIS – Mód.15 Tóp. 1
NOVA ORDEM MUNDIAL.
Hegemonia dos EUA Influência Cultural: músicas, alimentação vestuário e língua Poderio Econômico: 20% do PIB global Capacidade Militar sem paralelo Causas.
O mundo dividido na era da Globalização
Agora vamos mudar o nosso olhar
" Situação da Política Internacional da Mudança Climática em 2013 e Perspectivas Futuras Recife,31/10/2013 Eduardo Viola Professor Titular Instituto de.
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
Capítulo 1 - Século XX: onde tudo começou Capítulo 2 – A Primeira Grande Guerra: uma experiência traumática PROGRAMA I ETAPA 9º ANO Capítulo 4 – :
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
Os chamados “Novos Movimentos Sociais” (NMS)
UNIP Prof. Flávio Henrique de Sarmento Seixas 1/34 Ambiente Econômico Global Integração Regional Blocos Econômicos.
O PAPEL DA ONU NO MUNDO CAPÍTULO 2 - 9º ANO PROFESSORA: CARLA MENEZES.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL PARTE I Natania A S Nogueira
Aspectos Naturais, econômicos, políticos e sociais
As Transformações do Mundo Contemporâneo Do pós 2ª Guerra Mundial aos desafios do nosso tempo.
Ascensão do Cinema Mudo Americano Quais os motivos políticos? Quem foram seus principais artistas?
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA
Em Resumo  AS CARACTERÍSTICAS DA PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO.
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
Globalização e Mercado Financeiro Global Prof. Glauco Carvalho.
NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO 2 ANO, APOSTILA 12.
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
II Guerra Mundial
Aliados: Mortes militares: 17 milhões Mortes civis: 33 milhões Total: 50 milhões Eixo: Mortes militares: 8 milhões Mortes civis: 4 milhões Total: 12 milhões.
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional - Senado Federal Brasília, 20 de agosto de 2013 O MERCOSUL e os acordos internacionais de comércio- José.
Crises Imperialistas e a Primeira Guerra Mundial ( ) Prof. Alan
PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
Nova Ordem Mundial A construção da nova ordem Crise da URSS e as reformas de Gorbachev: Perestróica e Glasnost. Queda do Muro de Berlim: Falência.
Capitalista Socialista Misto
Aula 7 Críticas à teoria da concorrência Perfeita Profa. Eliana Tadeu Terci.
Czar Nobres Clero Burguesia Operários......Camponeses.
GEOPOLÍTICA DA NOVA ORDEM MUNDIAL – CAP. 17 JANDERSON - CIC.
Grandezas Vetoriais e as Leis de Newton Imagine um carro à 80 km/h? Quais as cenas que vieram à sua cabeça?
Economia Contemporânea Carlos Augusto da Silva Souza.
BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL
 1918 á 1939  PERÍODO ENTRE GUERRAS Alunas: Blenda Santos; Maria Julyanna Moraes Série: 9º ano “D”
Capítulo 40 pág.571 a 583.   Atualmente passa por mudanças politicas e sociais.  Possui a maior cadeia de montanas da América.  Possui o maior Bioma.
A GEOPOLÍTICA DA GUERRA FRIA
Revisando Modo de Produção Feudalismo A Nova Relação Cidade-Campo A Burguesia Os Estados Nacionais Centralização Política e Econômica Capitalismo Mercantil.
Segunda Guerra Mundial
Diversidades regionais da Europa
Estado Moderno Equipe Bruna Negromonte Elso Palharini Fabiane Andrade Gregory Carneiro Raimundo Gledson Elso.
GEOGRAFIA Professor: Wilson Forti Maria Clara Samapaio Nº 14 8ºB Pedro Henrique Ambrósio Nº 18 8ºB Rafaella Montebello Nº 19 8ºB.
RECUPERAÇÃO ANUAL Aspectos de uma economia globalizada 3º BIMESTRE O papel dos grandes organismos internacionais na economia: (GATT) OMC, FMI, BANCO MUNDIAL.
O mundo subdesenvolvido. Origens do subdesenvolvimento O Neocolonialismo Durante o século XIX, principalmente em sua 2ª metade, desenvolveu- se um processo.
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
Globalização e Integração Econômica. Economia Global define uma nova era na história da humanidade, em que a interdependência entre os povos será tão.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE
Guerra Fria Prof.ª Amanda Cunha.
Geografia – Professor Fernando
Transcrição da apresentação:

A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.

Situação real ao final da guerra fria  Os Estados Unidos saíram desgastados e abalados moral e politicamente da Guerra do Vietnã.  Já ao longo da década de 60 o Japão e a Europa dominavam grande parte da economia mundial.  Relativo declínio econômico e fracasso no Vietnã evidenciavam o esgotamento do modelo geopolítico mundial.  Do lado oposto está a URSS. O fim da guerra fria está diretamente relacionado com a desintegração deste país, apesar de não ser a única justificativa.  A URSS sentiu o peso da corrida armamentista muito mais que os EUA, o que abalou usa capacidade de financiar outras áreas da economia civil.

 Com a desagregação do mundo socialista e fim da guerra fria houve a necessidade de se enquadrar os novos países de economia de mercado. Surge então a divisão norte-sul, onde o norte representa basicamente os países desenvolvidos, incluindo as economias mais industrializadas do ex-mundo socialista, e o sul se refere aos países subdesenvolvidos. Os Estados Unidos agora dividem o poder com as economias em ascensão do Japão e da União Européia num novo equilíbrio mundial: a nova multipolaridade, com três polos de poder.

GEOPOLITICA: Fim da Guerra Fria e da Bipolarização, ou seja, fim do antagonismo existente entre socialismo e capitalismo. Desaparecimento do PACTO DE VARSÓVIA, a partir de então some a aliança militar do bloco socialista, até porque estamos vivendo a derrocada do socialismo. Mudanças de perfil da OTAN, esse organismo passa a desenvolver novas funções, devido o fim da guerra fria e da bipolaridade.

ECONÔMICA Aprofundamento do desenvolvimento do capitalismo, pois estamos diante de uma nova fase do capitalismo, que apresenta novas característica produtiva. Globalização que é a fase atual o capitalismo onde se verifica uma interdependência entre os estados nações. Aparecimento de organizações entre países que ficaram conhecidas como blocos de poder, como é o caso a União Europeia (EU) e do NAFTA.

Divisão Norte-Sul Mário Yoshida Fonte: Elaborado pelos autores com base em: Atlas nacional do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, p.20. A divisão Norte-Sul é delimitada por uma linha sinuosa. Os países desenvolvidos estão situados de um lado da linha, a maior parte ao norte, e os subdesenvolvidos encontram-se ao sul.

Características da nova ordem mundial Desaparecimento do conflito leste X oeste Surgimento do conflito norte X sul

Características da nova ordem mundial As alianças entre nações são feitas agora pelo grau de afinidade econômico- comercial existente entre um e outro país. Deixando de lado a questão ideológica o que impera agora é a questão mercadológica. O nível de poder de um país agora é medido pelo seu desenvolvimento científico e tecnológico, com destaque para o conhecimento cientifico na áreas de informática e biotecnologia.

Características da nova ordem mundial Surgimento de novos organismos internacionais como o G7, que engloba os setes países mais industrializados do mundo e a Rússia por isso e conhecido também como G8. Proliferação de blocos de poder, na América, Ásia, África, Europa, enfim todos os continentes. Aparecimento de uma ordem monopolar, no que diz respeito a questão militar, pois só existe uma superpotência militar nos dias atuais que é os EUA.

Fonte: FMI (estimativa 2007). O G-8 no mundo Valores em trilhões de US$ PIB convertido pela taxa de média de câmbio do ano

Maiores Economias

Características da nova ordem mundial Aparecimento de novos centros de poder econômico (Japão e Alemanha) um no extremo oriente e outro dentro da Europa. Obs: alguns autores classificam a China como um pólo de poder emergente da nova ordem mundial.

OTAN - NA NOVA ORDEM MUNDIAL Manter a ordem política dentro do continente europeu, Proteger os interesses econômicos das potências ocidentais; Manter vivo os interesses da indústria armamentista norte americana e européia; Reafirmar o poder militar dos estados unidos no mundo multipolar (Pax Americana) – Paz imposta de acordo com os interesses americanos. Conter de forma incisiva os avanços do terrorismo no continente europeu; Resguardar os paises membros das instabilidades políticos existente no leste europeu. Proteger os países do continente europeu de uma possível ameaça russa

Pax Americana Corresponde a forma como o EUA veem os outros países do mundo, pois a partir da utilização da Pax americana verificamos que, o seu governo, deixa de respeitar a soberania dos demais estados nações, por achar que são superiores a qualquer outra civilização, inclusive a europeia. Um exemplo dessa Pax americana foi a Guerra do Iraque no início da década de 2003.

Início do século XXI - Doutrina Bush Linha de ação baseada em um conjunto de princípios, que permitem ao governo dos Estados Unidos: defender-se de modo preventivo e antecipado; estabelecer alianças com outros países para derrotar o terrorismo no mundo; não permitir a ascensão de qualquer país a uma situação de potência militar. Essa linha de ação poderá sofrer alterações com a chegada ao poder do presidente Obama, que, já ordenou, por exemplo, o fechamento da prisão de Guantánamo, em Cuba

Neoliberalismo O liberalismo é uma doutrina econômica liberal surgida no século XVIII que se estendeu até Dentre seus teóricos se destaca Adam Smith ( ), essa doutrina correspondia às expectativas do capitalismo industrial e seu princípios eram: liberdade individual direito à propriedade privada respeito à livre iniciativa e à livre concorrência.

Neoliberalismo O neoliberalismo (novo liberalismo) é do século XX, por volta de 1970 o modelo do Keynesiano começa a dar lugar as antigas ideias do liberalismo. O objetivo principal do Neoliberalismo era promover o aumento da circulação de mercadoria no mundo. Seus principais incentivadores foram Margaret Thatcher e Ronald Reagan. Seus princípio básicos são: Estado mínimo, o Estado deve interferir o mínimo possível na economia, de preferência como regulador; políticas de privatizações; abertura econômica. OBS: As ideias neoliberais chegaram à América Latina ainda na década de O Chile, com o General Pinochet, foi o primeiro país, antes mesmo que a Inglaterra, a implantar o modelo neoliberal.