Lucas 2, 1-14. Natal de Jesus // 24 Dezembro 2011 Comentários e apresentação: M. Asun Gutiérrez. Música: Brahms. Canción de Cuna. “A Palavra fez-Se carne“

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SLIDE INICIAL AUTOMÁTICO
Advertisements

A uma Virgem… e o nome da Virgem era MARIA.. Ao sexto mês, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré…
A INFÂNCIA DE JESUS.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO
Nascimento de Jesus.
TEMPO DE NATAL.
Jesus nasce em Belém.
As Reações ao Nascimento de Jesus (com base no Evangelho de Lucas)
O nascimento de Jesus Mateus 1: 22 e 23
O SENTIDO DO NATAL “Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e será seu nome Emanuel”.
Rotina....
veio morar no meio de nós
CELEBRAÇÃO DO NATAL NATAL DE ESPERANÇA.
Então é Natal.
E eis que o dia chega outra vez. E outra vez nos fala de amor, de esperança. É o aniversário do Ser mais importante que a Terra já agasalhou. Rei das.
Nascimento de Nosso Senhor Jesus
O PROFETA MIQUÉIAS PROFETIZA SOBRE O NASCIMENTO DE JESUS
A liturgia deste último Domingo do Advento refere-se repetidamente ao projeto de vida plena e de salvação definitiva que Deus tem para oferecer aos.
3ª AULA Data: 30/11/2014 TEMA: “O Nascimento de Jesus”
MARÇO 2015 TEMA: TESTEMUNHO.
O Verbo se fez carne.
A liturgia desta NOITE nos fala de um Deus que ama os homens e não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de morte, mas.
GRAÇAS AO "SIM" DE MARIA E A COLABORAÇÃO DE JOSÉ,
O nascimento de Jesus (Lucas 2:1-20)
NASCIMENTO DE JESUS CRISTO
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso,
MIQUÉIAS PROFETIZOU SOBRE O LUGAR DO NASCIMENTO DE JESUS “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será.
Celebrar o Natal.
Jesus Cristo a verdadeira alegria do Natal
SERÃO NOSSAS VIDAS MANJEDOURAS SOLITÁRIAS ? (clique para continuar)
Jesus Nasceu, Celebre o Natal
“ O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz” Mt 4.16.
Pequenas Decisões Grandes Mudanças.
Monjas de S. Bento de Montserrat Música: “Noche de vigília” popular catalão.
CARTA ESCRITA POR LUCAS PARA TEÓFILO
Você foi escolhido!.
JESUS NO PRINCÍPIO DE TUDO
Monjas de S. Bento de Montserrat Música: “Noite de vigília” popular catalão.
LIGUE O SOM Natal... Nascimento de Jesus....
O Nascimento de Jesus.
NATAL do Senhor ORATÓRIO DE NATAL de J.S Bach. A música que ouvimos corresponde ao nº 19 (9’20): “Dorme, doce Menino” Missa da noite.
Música: “Noite de vigília” popular catalão Pedro Serra (gótico catalão)
BOAS VINDAS À CELEBRAÇÃO DO NASCIMENTO DE JESUS!.
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
A liturgia desta NOITE nos fala de um Deus que ama os homens e não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de morte, mas.
encontros com meu amigo jesus
9 DE ABRIL DE 2016 As origens do Filho do Homem Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor. (Lc 2:11)
Música: “Noche de vela” popular catalão Pedro Serra (gótico catalão)
Os 3 reis magos e a estrela de Natal
de Jesús. El Cuerpo Y la Sangre... “Alimenta aquele que morre de fome, porque se não o alimentas estás a matá-lo”. Vaticano II – G.S. 69 Texto: João 6,
MISSA DA SAGRADA FAMÍLIA
O Nascimento do Senhor “Dorme, doce infante” ORATÓRIO DE NATAL de J.S Bach. A música que escutamos corresponde ao Nº19 (9’20): “Dorme, doce infante” Missa.
Mãe de Deus Dia Mundial da Paz A Liturgia coloca-nos hoje diante de diversas evocações. Celebra-se a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus : somos convidados.
DOMINGO VI DO TEMPO PASCAL FESTA DA PALAVRA 1 de maio de 2016 Eucaristia das 12h00 | Igreja Matriz de Vila do Conde.
“Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo
Bom dia filho(a). Poderia me doar alguns minutos de seu tempo. Jesus Cristo.
REI, REI DA GLÓRIA (2X) NA PRESENÇA DO REI VAMOS CELEBRAR UM CANTO DE VITÓRIA VAMOS ENTOAR TODO JOELHO DIANTE DELE HÁ DE SE DOBRAR POIS SUA GLÓRIA ESTÁ.
Que a ária da Cantata 36 de Advento, de Bach, nos traga um alento litúrgico Regina.
A Palavra Se fez Carne NATAL Deus Feito PALAVRA É Natal mais uma vez!... Uma alegria contagiante domina o coração de todos nós. Cristo nasceu, ele está.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Texto: Lucas 7, Domingo 10 Tiempo Ordinario –C- Comentarios y presentación: Asun Gutiérrez Cabriada. Música: Veracini. Sonata 3. Largo. A missão.
Ciclo A Domingo da Sagrada Família Domingo da Sagrada Família Ano 2010 Música: “A glória do Natal” da Liturgia Maronita cantada por Sor Marie Keyrouz.
Texto: Jo, 15, 1-8 // Páscoa 5 B. Comentários e apresentação: Asun Gutiérrez. Música: Mahler. Sinfonia 5ª. Adagietto. São bons frutos os que procedem.
No advento, a Liturgia apresenta vários personagens que prepararam os homens para a 1.ª vinda de Cristo. MARIA vai ser hoje a grande companheira na.
Música: “Noche de vela” popular catalão Pedro Serra (gótico catalão)
Catequese 3 A terra de Jesus.
Música: “Noche de vela” popular catalão Pedro Serra (gótico catalão)
NATAL O ANIVERSARIO DE JESUS É :. ESTA HISTÓRIA COMEÇA, HÁ MUITO MUITO TEMPO, NUMA CIDADE CHAMADA NAZARÉ…ONDE MORAVA UMA JOVEM CHAMADA MARIA. MARIA ERA.
Música: “Noche de vela”- popular catalão Pedro Serra (gótico catalão)
Transcrição da apresentação:

Lucas 2, Natal de Jesus // 24 Dezembro 2011 Comentários e apresentação: M. Asun Gutiérrez. Música: Brahms. Canción de Cuna. “A Palavra fez-Se carne“ Trazemos Deus na nossa carne e podemos empenhar-nos em divinizar tudo. Façamos, também nós, a palavra carne, como fez Jesus: comovendo-nos, compadecendo-nos, aliviando feridas, oferecendo felicidade, sendo felizes na bondade. José Arregi

Jesus nasce num lugar e num tempo concretos. No marco e no âmago da história humana. Entra na nossa história “como um de tantos”. Partilhando a situação de tantas pessoas que nascem em condições de extrema carência. Naqueles dias saiu um decreto de César Augusto, para ser recenseada toda a terra. Este primeiro recenseamento efectuou-se quando Quirino era governador da Síria. Todos se foram recensear, cada um à sua cidade. José subiu também da Galileia, da cidade de Nazaré, à Judeia, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e da descendência de David, a fim de se recensear com Maria, sua esposa, que estava para ser mãe. Enquanto ali se encontravam, chegou o dia de ela dar à luz…

… e teve o seu Filho primogénito. Envolveu-O em panos e deitou-O numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. O movimento de Deus parece-se ao das mães e dos pais quando se ajoelham no chão para se porem à altura do coração e dos olhos de seus filhos, a fim de comunicarem melhor com eles. Deus, em Jesus, coloca-Se à nossa altura, solicita a nossa ternura. Deus humaniza-Se e ajuda os seres humanos a humanizarem-se e a divinizarem-se mais. O estilo de Jesus não é a prepotência, mas o amor terno. Não é a lei do mais forte, mas a pedagogia do que é pequeno, do normal, do simples. Toda a vida que necessita ser protegida, envolta em panos e carinho, acolhida, embalada e cuidada num regaço... Continua a ser sinal da encarnação de Jesus.

Havia naquela região uns pastores que viviam nos campos e guardavam de noite os rebanhos. O Anjo do Senhor aproximou-se deles e a glória do Senhor cercou-os de luz; e eles tiveram grande medo. Disse-lhes o Anjo: “Não temais, porque vos anuncio uma grande alegria para todo o povo: Deus desce até onde vivem os pastores, gente simples, gente insignificante. Considerados pessoas desprezíveis, impuras e contaminadas, já que, pelo seu ofício, não podiam guardar o descanso do sábado. Formavam um grupo que vivia à margem da sociedade, sem nenhum tipo de direitos religiosos ou civis. Os pastores estavam de vigia. Estavam despertos. Dispostos a pôr-se a caminho ao primeiro sinal. As pessoas adormecidas não ouvem a mensagem. O temor que sentem é característica do Antigo Testamento. A situação vai mudar. O Deus de Jesus não inspira temor mas alegria, confiança e libertação. Anuncio e contagio Alegria?

Nasceu-vos hoje, na cidade de David, um Salvador, que é Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um Menino recém-nascido, envolto em anos e deitado numa manjedoura”. O acontecimento trascendental da história tem lugar num ambiente quase exclusivamente íntimo e familiar. Só uns pastores serão testemunhas de excepção. Não estavam os poderosos, nem os ricos nem os “bem-pensantes” nem os prepotentes. O sinal, para os que querem ver, é a simplicidade, a pobreza, a debilidade de uma criança pobre. O nascimento de Jesus tem plena actualidade. HOJE é o momento oportuno em que Jesus Se nos oferece como Boa Notícia, como alegria, libertação. Agora, neste instante. Sempre. HOJE nos confia a missão de dar e partilhar bondade, esperança, justiça, solidariedade... Natal convida-nos a guardar o valor de ser pequenos. Jesus nos ensina.

Imediatamente juntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus, dizendo: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados.” Paz na terra. A paz é um desejo e uma meta. Não pode haver paz enquanto se continuar a violar os direitos humanos e se consentir a pobreza, a fome, a exploração das pessoas, as escandalosas desigualdades e injustiças. A glória de Deus estava vinculada ao marco sagrado e grandioso do templo. A partir de agora manifesta-se nesse menino do presépio e no que ele representa. Dou glória a Deus? Tendo em conta que a glória de Deus são os seres humanos, dá glória a Deus quem trabalha para alcançar a dignidade e felicidade de seus filhos.

Disseram-nos que queres voltar a nascer outra vez. És um louco! Mas não vês o que somos e o que estamos a fazer? E, contudo, Tu queres vir. Já não sei se com o teu gesto teimoso de voltar cada Natal estás a pretender dizer-nos algo: Que o céu está sempre aberto, que há estrelas para guiar os nossos passos, que há anjos humanos ao nosso lado, que podemos tornar-nos ternos como crianças, que o mundo pode ser novo e que Deus é Pai e Mãe no nosso desconcerto. Que nadamos em abundância enquanto que há pessoas, irmãos nossos e teus que sofrem fome de pão, de cultura, de carinho, de liberdade, de dignidade... Que temos um mensagem que se chama Evangelho, que todavia não é Boa Notícia para todos. Que nos preocupamos muito connosco e nos justificamos dando esmola. Se é assim, Jesus, vem às nossas casas este Natal. Vem à nossa cidade, vem ao nosso grupo, vem ao nosso mundo.. E vem, antes de mais nada, ao nosso coração. Ulibarri, Fl.