Pesquisa da Fosfoetanolamina Ações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Audiência Pública CCT – CAS – CDH 05/04/2016 Jailson Bittencourt de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás
Advertisements

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
Programa de Plantas Medicinais: a Fitoterapia na Casa do Adolescente
Prof. Valdir Cechinel Filho
João Coimbra, Director do CIMAR
Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação A Patente na Universidade: Contexto e Perspectivas de uma Política de Geração de Patentes na Universidade.
Portal de Periódicos CAPES
Comunicações Técnico-científicas
(Metodologia Científica)
CICLO VIRTUOSO DA CIÊNCIA BRASILEIRA E O PAPEL DA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Pós-Graduação IAG/USP
Os Caminhos da Pesquisa
AVALIAÇÃO TOXICOLÓGICA
LITERATURA CINZENTA BRASILEIRA: ACESSO E RECUPERAÇÃO
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Assistência aos Colegiados. 1.Colegiados 2.Comissão de Pesquisa 3.Comissão de Cultura e Extensão SCASCOL.
Biotecnologia Clube de Ciência e Arte
Título da Atividade: Desenvolvimento de aplicações médicas e odontológicas de lasers OEG n o : 20 Função: PA Programa: 3 Subprograma: 3.3 ATIVIDADE 098.
BIOCOMBUSTÍVEL DO PIAUI a energia que vem da mamona
O papel das Universidades no processo de expansão e consolidação de competências nacionais e no avanço do conhecimento científico e tecnológico nas áreas.
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
[nome do aluno] [nome do orientador]
Capacitação tecnológica da indústria farmacêutica brasileira – um legado da produção de genéricos? Caio Victor França Julia Paranhos Programa de pós-graduação.
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DA SAÚDE: DESENVOLVENDO TECNOLOGIAS PARA O PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE Celia Regina Pierantoni 1 Thereza Christina.
APRESENTAÇÃO PROFESSOR ORIENTADOR
Laboratório de Biomateriais Ortopédicos - LABIMO
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciência Naturais e Exatas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica Criação.
Seleção, qual a melhor proposta ?
Ruan Lucca nº26 – Professora Carol
EXERCÍCIO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Produção Científica da Pós-graduação na Área da Saúde e Destino dos Egressos: na Área da Saúde e Destino dos Egressos: Área da Farmácia I Encontro Nacional.
Manual do Aluno Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas
TRICOLOGISTAS FUTURO. Valcinir Bedin Médico pela Universidade de São Paulo - USP Mestre e Doutor em Medicina pela Unicamp Especialista em Dermatologia.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Distúrbios da Comunicação Humana Centro: CCS Área.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
PROPESP Avaliação da Pesquisa e Pós-graduação Atividade Científica & Tecnológica N o de artigos, livros, patentes, etc N o grupos de pesquisa - CNPq N.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Apresentação da Disciplina
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-graduação em Engenharia Elétrica Centro: Centro.
Como a química interfere na medicina
Pesquisa pré – clínica e clínica
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Ciências Farmacêuticas Centro: Ciências da Saúde.
Novas Tecnologias Baseadas em Realidade Virtual e Jogos para Educação em Engenharia: Usos e Oportunidades 29 de Outubro de 2010 Profª. Liliane Machado.
O que é mídia-educação Maria Luiza Belloni
O que é mídia-educação Maria Luiza Belloni
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Grupo de Microbiologia Aplicada (GMBio)
Prelúdio: Um pouco sobre a linguagem científica. Formule perguntas Proponha uma hipótese Desenhe a abordagem experimental Execute os experimentos Colete.
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
Bases de Dados mantidas pela USP.. A USP produz e oferece acesso a diversos tipos de produção intelectual: científica, acadêmica, técnica ou artística.
AVALIAÇÃO DE TOXICIDADE Aula 04 Profª Larissa Comarella Aula 04 Profª Larissa Comarella.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária | Anvisa.
Título do Projeto de Pesquisa Nome do(a) Coordenador(a) LOGO DA INSTITUIÇÃO EXECUTORA Edital: Data da Apresentação: 1.
III CONFERÊNCIA REGIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ©Maria Brasil de Lourdes Silva.
Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO Prof. Dr. José Ferreira Nunes Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
O PROFISSIONAL DO FUTURO A Formação do Químico Brasilia, 17 novembro de 2004 Marcio Miranda Santos (CGEE) Luiz Roberto Liza Curi (UNIEURO) Paulo Cesar.
Título do Projeto de Pesquisa Nome do(a) Coordenador(a) Instituição/Faculdade Edital do Projeto Aprovado Data da Apresentação: 1.
Audiência Pública Fosfoetanolamina Departamento de Ciência e Tecnologia Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos Ministério da Saúde –
BVS-PSI Maria Imaculada Cardoso Sampaio BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - PSICOLOGIA BVS-PSI I Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil.
Transcrição da apresentação:

Pesquisa da Fosfoetanolamina Ações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Audiência Pública CCT – CAS – CDH 05/04/2016 Jailson Bittencourt de Andrade Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento - MCTI

Breve Histórico Reunião com Senador Ivo Cassol no MCTI em 13/10 MCTI contatou pesquisadores: – Eliezer Barreiro – UFRJ; – Jorge Kalil – Butantan & USP; – Manoel Odorico de Moraes Filho – UFC; – João Batista Calixto - CIENP e UFSC; – Glaucius Oliva – USP São Carlos; – Mauro Teixeira – UFMG.

16/11/201525/11/ /12/2015 MCTI recebeu da USP: i) 18 pacotes com 60 cápsulas de 0,5 g cada; ii) duas embalagens plásticas contendo 250g cada. O Material foi preparado, no IQSC-USP, pelo Sr. Salvador Claro Neto sendo entregue ao Reitor da USP em 09/12/2015

Manoel Odorico de Moraes Filho Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1976); Mestre em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (1981); Doutor em Oncologia pela Universidade de Oxford - Inglaterra (1989); Professor titular de Farmacologia Clínica do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina da UFC; Publicou 284 artigos científicos completos em periódicos especializados e 14 capítulos de livros; Orientou mais de uma centena de estudantes de iniciação científica, formou 40 mestres, 21 doutores e 9 pós-doutores. Realização de Estudos Pré-Clínicos e Clínicos (FASE 1) Com a Fosofoetanolamina Visando o seu possível Uso no Tratamento do Câncer: Atividade Antitumoral in vitro e in vivo e Ensaio Clínico Fase1.

João Batista Calixto Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1973); Mestre em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo -(1976); Doutor em Farmacologia pela Universidade de São Paulo, Possui mais de 400 trabalhos científicos publicados em revistas especializadas de nível internacional. Esses trabalhos receberam mais de citações; Orientou 39 dissertações de Mestrado, 35 teses de Doutorado e 27 estudantes de Pós- Doutorado e mais de 100 alunos de Iniciação Científica; Possui 24 patentes no Brasil e no exterior (solicitadas e aprovadas) e participou do desenvolvimento de 04 produtos que estão atualmente no mercado. Realização de Estudos Pré-Clinicos e Clinicos (FASE 1) Com a Fosofoetanolamina Visando o seu possível Uso no Tratamento do Câncer: Estudos com a fosfoetanolamina produzida na USP e sintetizada de acordo com “boas prátricas de fabricação”.

Eliezer Jesus de Lacerda Barreiro Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A Farmacêutico, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1970); Mestre em Química de Produtos Naturais UFRJ (1973); Doutor em Ciências de Estado, Chimie Médicale na Université Scientifique et Médicale de Grenoble (1978); Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde Autor de 320 artigos científicos publicados em periódicos indexados. Tem 5129 citações no Scopus. É inventor de 15 pedidos de patentes depositados no INPI (BR), em vários PCTs e em patente concedida pelo United States Patent and Trademark Office. Orientou/co-orientou 93 pós-graduandos nas áreas da Química Medicinal, Ciências Farmacêuticas, Biofísica, Farmacologia e Química Medicinal; Coordenador Científico do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Fármacos e Medicamentos. Realização de Estudos Pré-Clinicos e Clínicos (FASE 1) Com a Fosofoetanolamina Visando o seu possível Uso no Tratamento do Câncer: Estudos Sintéticos e Estruturais da Fosfoetanolamina

Luiz Carlos Dias Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A possui Graduação em Química (UFSC, 1988); Doutorado em Química (UNICAMP, 1993); Pós-Doutorado (Harvard University/EUA, ); Professor Titular do IQ/UNICAMP; Tem 98 publicações, 1 capítulo de livro e 2 patentes, ministrou 149 conferências (114 nacionais, 35 internacionais); Orientou 23 alunos de Mestrado, 16 de Doutorado, 28 de Iniciação Científica e supervisionou 16 pós-doutorandos Realização de Estudos Pré-Clinicos e Clínicos (FASE 1) Com a Fosofoetanolamina Visando o seu possível Uso no Tratamento do Câncer: Estudos Sintéticos e Estruturais da Fosfoetanolamina

03/03/2016 Portal divulga primeiros relatórios de pesquisa sobre a fosfoetanolamina 18/03/2016

Relatórios 1 - IDENTIFICAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E SÍNTESE DOS COMPONENTES DAS CÁPSULAS DE FOSFOETANOLAMINA (FOS) – Relatório Executivo e Relatório Completo Os resultados indicaram que as cápsulas de FOSFOETANOLAMINA (FOS) provenientes do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (IQSC-USP), encaminhadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), contém: 32,2% de FOSFOETANOLAMINA (FOS) - (sendo ca. 6,2% associada a íons metálicos); 18,2% de MONOETANOLAMINA PROTONADA (MEA.H+); 3,9% de FOSFOBISETANOLAMINA (FBEA); 34,9% de fosfatos de cálcio, magnésio, ferro, manganês, alumínio, zinco e bário (Pi); 3,6% de pirofosfatos de cálcio, magnésio, ferro, manganês, alumínio, zinco e bário (PPi); 7,2% de água (H2O). Dentre o total de 60 cápsulas recebidas, 16 cápsulas foram abertas e pesadas. Os pesos encontrados foram: 233 mg, 273 mg, 278 mg, 304 mg, 316 mg, 317 mg, 325 mg, 328 mg, 331 mg, 342 mg, 345 mg, 348 mg, 352 mg, 358 mg, 359 mg e 368 mg. A informação contida no rótulo era: FOSFOETANOLAMINA SINTÉTICA, 500 mg.

Relatórios 2 - AVALIAÇÃO DO POTENCIAL CITOTÓXICO E HEMOLÍTICO IN VITRO DA FOSFOETANOLAMINA SINTÉTICA (FS) Com base no protocolo do NCI, o composto FS não é considerado citotóxico, visto que apresentam valores de CI50 que variaram de 8,6 a 43,4 mM.

Relatórios 3 - AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE CITOTÓXICA E ANTIPROLIFERATIVA DA FOSFOETANOLAMINA, MONOETANOLAMINA E FOSFOBISETANOLAMINA EM CÉLULAS HUMANAS DE CARCINOMA DE PÂNCREAS E MELANOMA. Monoetanolamina apresentou atividade citotóxica e antiproliferativa, sendo contudo, várias ordens de magnitude menos potente que os antitumorais Cisplatina e Gencitabina, utilizados como controle positivo. Fosfoetanolamina e a Fosfobisetanolamina não apresentaram nenhuma atividade citotóxica nem antiproliferativa em nenhuma das metodologias utilizadas.

Relatórios 4 - AVALIAÇÃO DA GENOTOXICIDADE DA FOSFOETANOLAMINA (USP – São Carlos): TESTE DE MUTAÇÃO REVERSA EM Salmonella typhimurium (TESTE DE AMES – ENSAIO Salmonella/ MICROSSOMA) Fosfoetanolamina (USP – São Carlos), não apresentou atividade mutagênica quando avaliada no teste de mutação reversa em bactérias Salmonella typhimuirium, na ausência ou na presença de ativação metabólica.

Relatórios 5 - AVALIAÇÃO DA MÁXIMA DOSE TOLERADA E SELEÇÃO DE DOSES DA FOSFOETANOLAMINA SINTÉTICA, PRODUZIDA PELO IQSC-USP EM ROEDORES Os resultados obtidos no presente estudo demonstraram que os tratamentos realizados, nos períodos avaliados – dose única até 5000 mg/kg via oral (etapa I), ou através de doses repetidas (1.000 mg/kg) durante 7 dias (etapa II), a sustância teste não apresentou nenhum sinal indicativo de toxicidade em nenhum dos parâmetros avaliados.

Relatórios 6 - AVALIAÇÃO DA GENOTOXICIDADE DA FOSFOETANOLAMINA SINTÉTICA (produzida na USP- São Carlos): TESTE DE MICRONÚCLEOS EM MEDULA ÓSSEA DE CAMUNDONGOS Os resultados obtidos neste estudo demostram que o tratamento realizado com a substância teste Fosfoetanolamina (USP – São Carlos), não apresentou efeitos citotóxicos ou genotóxicos nas condições experimentais utilizadas.

O que se sabe até o momento: As cápsulas apresentam: A Fosfoetanolamina não apresentou atividade citotóxica, antiproliferativa, mutagênica ou genotóxica; A Monoetanolamina apresentou atividade citotóxica e antiproliferativa mas menos potente que os antitumorais atualmente utilizados. 32,2 % 18,2 % 3,9 % 34,9 % 3,6 %

Obrigado!