Dispositivo Eletrônico que recebe informações, processa dados e fornece saídas (resultados).

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Prof. Roberto Cabral de Mello Borges, PhD Instituto de Informática
Transcrição da apresentação:

Dispositivo Eletrônico que recebe informações, processa dados e fornece saídas (resultados).

O Colossus, em operação durante a II Grande Guerra, possuía válvulas e processava caracteres por segundo.

Os computadores eram grandes e exigiam mão- de-obra altamente especializada

1ª GERAÇÃO – VÁLVULAS O armazenamento dos dados eram feitos através de Cartões Perfurados. através de Cartões Perfurados. O armazenamento dos dados eram feitos através de Cartões Perfurados. através de Cartões Perfurados.

1ª GERAÇÃO – VÁLVULAS Tecnologia válvulas a vácuo Primeiras Tentativas John Vincent Atanasoff e Clifford Berry, na Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, criaram o ABC (Atanasoff-Berry Computer) Max Newman, Alan Turing e equipe de Betchley Park desenharam a série de máquinas "Colossus", mantida em segredo durante a II Guerra Mundial (foi usado na decodificação de mensagens secretas dos alemães) A equipe da IBM utiliza pela primeira vez o SSEC (Selective Sequence Eletronic Calculator), uma máquina híbrida de válvulas a vácuo e relês eletromecânicos, para calcular as tabelas de posições da Lua (utilizadas na primeira alunissagem).

Primeiros computadores programáveis de uso universal 1943 a J. Presper Eckert, John V. Mauchly e Herman H. Goldstine, nos Estados Unidos, construíram o ENIAC (Eletronic Numerical Integrator Computer), considerado o primeiro computador programável universal, que foi usado em uma simulacão numérica para o projeto da bomba de hidrogênio e em pesquisa de projetos de túneis de vento, geradores de números randômicos e em previsões metereológicas Max Newman e a equipe da Universidade de Manchester, na Inglaterra, que teve a participação de Alan Turing, construíram o Manchester Mark I, "primeiro computador que funcionou", que teve "a primeira visualização na tela de dados contidos na memória" e que teve o primeiro programa gravado executado em 21 de junho de M Wilkes construiu o EDSAC (Electronic Delay Storage Automatic Computer), que calculou tabelas de quadrados e tabelas de números primos a J. Presper Eckert, John V. Mauchly e Herman H. Goldstine com a consultoria de John von Neumann, construíram o EDVAC (Eletronic Discrete Variable Computer), "um autômato universal eletrônico de algorítmo gravado" (BRETON, 1991:100) J. Presper Eckert e John V. Mauchly construíram o UNIVAC (UNIVersal Automatic Computer), o primeiro computador bem sucedido comercialmente. Sua aplicação era na área de administração. 1ª GERAÇÃO – VÁLVULAS

Interface homem-máquina Entrada e saída de dados: Cartões perfurados e listas impressas. Usuário não tinha nenhum contato com o computador. Digitadores transcreviam programas e/ou dados em cartões perfurados. Aplicação Os primeiros computadores eram usados em aplicações científicas e de engenharia. 1ª GERAÇÃO – VÁLVULAS

2ª GERAÇÃO – TRANSISTORES Tecnologia diodo discreto e transistor; núcleos magnéticos de memória. 1954: Máquinas: constução do TRADIC nos laboratórios da Bell e do TX- 0 no Laboratório Lincoln do Massachusetts Institute of Technology. Supercomputadores: o LARC (Livermore Atomic Research Computer) e o IBM 7030 (aka Stretch) : formas primitivas de processamento paralelo. Minicomputadores: PDP-8 (construídos com transistores e núcleos magnéticos, foram bem comercializados a partir de 1963) Arquitetura: Arquitetura registradores de índices para controle de "loops" e unidades de ponto flutuante propiciando cálculos mais rápidos.

3ª GERAÇÃO – Circuitos Integrados Tecnologia A grande inovação é o uso de circuitos integrados (ICs) semicondutors com muitos transistores construidos em um só componente. Os circuitos SSI (small-scale integration) que tinham cerca de 10 transistores por circuito (ou ``chip'') evoluiram para os MSI (medium-scale integration) que tinha 100 transistores por circuito. As memórias do "cache" passam a ser memórias de estado sólido e feitas de semicondutores, ao invés de núcleos magnéticos. São muito mais rápidas. Computadores : supercomputadores, minicomputadores Processamento Vetorial: IBM 360/91, Solomon, da Westinghouse Corporation, CDC 7600, STAR- 100, TI-ASC. Supercomputado, Processamento Paralelo: ILLIAC IV, desenvolvido pela Burroughs, the Departmento de Defesa Americano e a Universidade de Illinois. Mini computadores: Primeiro micro-processador: Intel 4004 (1971)

4ª GERAÇÃO – Circuitos Muito Integrados Tecnologia Uso de circuitos de larga escala (LSI transistores por "chip") e larguíssima escala (VLSI transistores por "chip") na construção dos processadores. Todas as memórias passam a ser semicondutoras. Micro-processadores Computadores Processamento Vetorial: CRAY 1, CRAY X- MP, CRAY 2 e CYBER 205 que chegava a executar "800 milhões de operações por segundo" (Breton, 1991:200); com muita memória para a época, trabalhando com 64 algarismos binários. Processamento Paralelo: natureza experimental. Personal Minicomputer: 1974: Mark 8, construído por Johnnatan Titus e vendidos por correspondência (desenvolvimento da indústria eletrônica) PC (Personal Computer): Micro processadores 8008 e (janeiro) - Altair 8800 (construído c/ o microprocessador Intel 8080) Apple II PC IBM Periféricos: invenção do floppy disk (disco flexível)

5ª GERAÇÃO – Processamento Paralelo e Rede Tecnologia Circuitos integrados com um milhão de transistores por "chip". Memórias semicondutoras torma-se padrão. Processamento em paralelo generalizado. Redes de computadores e estações de trabalho. Arquitetura memória distribuida

6ª GERAÇÃO – COMPUTADORES CADA VEZ MENORES E MAIS RÁPIDOS Tecnologia Alta velocidade e processamento paralelo combinado com processamento vetorial. Crescimento e evolução das redes de computadores. Aplicação Comercial, na área da ciência e tecnologia e, principalmente, na educação

Jhon Von Neumann (1946) - Unidades Funcionais Básicas Memória Interna ULAUC EntradaSaída CPU ou UCP Periféricos Dados Controle

Entrada

Teclado Mouse

Entrada Touch-Screen Monitor

Entrada  Tamanho  Hand-Scan  A4, A3, A1, A0  Resolução  200 dpi  1200 dpi, etc Scanner Colorido ou Monocromático

Drive de CD-ROM

Jhon Von Neumann (1946) - Unidades Funcionais Básicas Memória Interna ULAUC EntradaSaída CPU ou UCP Periféricos Dados Controle

Saída

 CGA - (640x200) - 4 cores  EGA - (640x350) - 16 cores  VGA - (640x480) cores  SVGA – (800X600) (1024x768) - 16 milhões de cores Monitor (14” a 21”) Pixel Colorido ou Monocromático

 Matricial de 9 ou 24 pinos (80 ou 132 colunas) Formulário contínuo  Laser (300, 400, dpi) Carta, A4, Ofício, envelopes, etiquetas  Jato de Tinta (300, 400, dpi) Carta, A4, Ofício, envel., etiquetas Impressora Colorida ou Monocromática

Jhon Von Neumann (1946) - Unidades Funcionais Básicas Memória Interna ULAUC EntradaSaída CPU ou UCP Periféricos Dados Controle

Memória Interna ULAUC

 É uma memória que está entre o processador e a RAM, para fazer com que o acesso à RAM seja mais veloz. A Memória Cache normalmente é formada por circuitos dentro do processador, para que sua velocidade seja ainda maior. Uma vez acessada uma informação, ela não precisará ser acessada mais uma vez na RAM, o computador vai buscá-la na Cache, pois já estará lá.

 Também conhecido como BUS é o nome dado ao conjunto de vias que fazem a informação viajar dentro do computador. O BUS liga o processador aos periféricos e às placas externas que se encaixam na placa mãe.

 São “fendas” na placa mãe que permitem o encaixe de outras placas, como as de vídeo, som, rede, etc. ISA AGP SCSI PCI

Parralela Serial USB

NomeData Pentium1993 Pentium II1997 Pentium III1999 Pentium Pentium 4 "Prescott"2004 Pentium D2005 Core22006 Core 2 Duo2007 Core i72008

Processador Am286 Am386 (1991) Am486 (1993) Am5x86 (a 486-class µP) (1995) AMD K5 (SSA5/5k86) (1995) AMD K6 (NX686/Little Foot) (1997) AMD K6-2 (Chompers/CXT) AMD K6-III (Sharptooth) AMD K6-III-P AMD K6-2+ AMD K6-III+ Athlon (Slot A) (Argon,Pluto/Orion,Thunderbird) (1999) Athlon (Socket A) (Thunderbird) (2000) Duron (Spitfire,Morgan,Applebred) (2000) Athlon MP (Palomino,Thoroughbred,Barton,Thorton) (2001) Athlon 4 (Corvette/Mobile Palomino) (2001) Athlon XP (Palomino,Thoroughbred (A/B),Barton,Thorton) (2001) Sempron (Thorton,Barton) (2004) Opteron (SledgeHammer) (2003) Athlon 64 FX (SledgeHammer) (2003) Athlon 64 (ClawHammer/Newcastle) (2003) Athlon XP-M (Dublin) (2004) Note: AMD64 disabled Turion 64 (Lancaster) (2005) Sempron (Palermo) (1st half 2005) Athlon 64 X2 (Manchester) (1st half 2005) Athlon 64 FX (Toledo) (2nd half 2005) Turion 64 X2 (Taylor) (1st half 2006) Turion 64 (Richmond) (1st half 2006) Athlon 64 X2 (Windsor) (1st half 2006) Athlon 64 X Dual Core Processor (Toledo) Athlon 64 X Dual Core Processor (Toledo) Athlon 64 X Dual Core Processor (Toledo) Athlon 64 X Dual Core Processor (Toledo) Athlon 64 X Dual Core Processor (Toledo) Phenom FX (Agena FX) Phenom X4 (Agena) Phenom X2 (Kuma) Athlon X2 (Rana) Opteron (Barcelona) Sempron (Spica)

Tipos:Tipos: R O MR O M R O MR O M Read Only Memory R A MR A M R A MR A M Random Acess Memory

Dispositivos de Armazenagem de Dados Memória Interna ROM EPROM

Memória Interna RAM

Memória Interna RAM  

Disquete de 3 1/2 “ Alta Densidade - HD 1.44 MB ≈ 1.37 MB Ou seja, tem capacidade para armazenar caracteres (bytes)

Gravação na Superfície Magnética Disquetes Trilhas Setores

Winchester 10 MB. 80 MB 120 MB 170 MB. 1 GB. 1 TB. n TB 10 MB. 80 MB 120 MB 170 MB. 1 GB. 1 TB. n TB Disco Rígido

CD-ROM 1 GB 1.3 GB 1 GB 1.3 GB WORM e Disco Óptico Regravável WORM e Disco Óptico Regravável 650 MB

Fita DAT 2.3 GB 5.0 GB 10.0 GB 70.0 GB 2.3 GB 5.0 GB 10.0 GB 70.0 GB Pen Drive(2 Gb, 4 GB, 8 GB,32 GB )

Gravador de CD Gravador de DVD Mídia para gravação

BITS

= 1 Byte Decimal (0, 1, 2,3, 4, 5, 6, 7, 8, 9) Decimal (0, 1, 2,3, 4, 5, 6, 7, 8, 9) Binário (0, 1) Binário (0, 1) Tabela Código ASCII Tabela Código ASCII 8 Bits Fórmula

1KB QuiloByte (mil) > Bytes > Caracteres QuiloByte (mil) > Bytes > Caracteres 1MB MegaByte (milhão) > Bytes > Caracteres MegaByte (milhão) > Bytes > Caracteres 1GB GigaByte (bilhão) > Bytes > Caracteres GigaByte (bilhão) > Bytes > Caracteres 1TB TeraByte (trilhão) > Bytes > Caracteres TeraByte (trilhão) > Bytes > Caracteres

HARDWARE SOFTWARE

Sistema Operacional É o Sistema Operacional que viabiliza o funcionamento do próprio computador e a execução de todos os outros programas. É o programa mais importante do computador. Alguns exemplos de Sistemas Operacionais  DOS  UNIX  XENIX  WINDOWS NT  WINDOWS 95, 98, 2000, XP  LINUX

Aplicativos São os softwares utilizados como ferramentas. para auxiliá- lo na execução dos seus trabalhos. Alguns exemplos de Softwares Aplicativos:  Editores de Texto;  Planilhas Eletrônicas;  Bancos de Dados;  Gerador de Apresentações e Slides;  Outros.

Autoteste controle de periféricos, teclado, impressora e acionadores de disco Autoteste controle de periféricos, teclado, impressora e acionadores de disco Problemas ? Interrompe S S RAM N N Windows (SO) Programas e aplicativos diversos

WINCHESTER (C:) DISQUETE (A:) ou (B:) (Disco Rígido) (Disco Flexível) As informações armazenadas são chamadas de ARQUIVOS e ficam guardadas em PASTAS ou DIRETÓRIOS

ARQUIVO ARQUIVO é por exemplo o texto que foi digitado; PASTA A PASTA (também chamada de diretório), é o local exato onde o ARQUIVO será gravado no DISCO. Obs.: da mesma forma que usamos as pastas para organizar os documentos no escritório, no computador usamos as PASTAS para organizar os ARQUIVOS.

Disco Rígido C: SO Aplicativo Arquivo Pasta

Alexandre França Duvidas? FIMFIM