Denominação do conjunto de princípios, doutrinas e práticas religiosas que surgiram na Índia, a partir de 2000 a.C. O termo é ocidental e é conhecido.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ÍNDIA DO PERÍODO VÉDICO
Advertisements

Deus Módulo III Objetivo Geral
HINDUÍSMO 1)     Origem: mais de 2000 anos a. C. na Índia – Não tem um fundador. 2)     Princípios fundamentais: -         dharma: a lei do universo; -        
Hinduísmo.
A antiga civilização indiana
Hinduísmo Escola: EB2/3 do Couto Mineiro do Pejão
Índia.
Índia.
“A responsabilidade é minha”
Deus Módulo III Objetivo Geral
RELIGIÕES ORIENTAIS.
Hinduísmo.
Grécia - Cultura.
Professor Romildo Tavares
CENTRO ESPÍRITA A SAMARITANA
X.
Nome: Thamires e Maria Eduarda Turma: 611 Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Chiele.
ÍNDIA ANTIGA Pesquisas mostram que a região é habitada há pelo 30 mil anos. Pouco se sabe como viviam, pois ainda os historiadores.
1 Família, a base para cidadania. 2 3 A configuração de família no seu surgimento está atrelada ao casamento monogâmico, heterossexual, ao modelo patriarcal.
PARA DESENTULHAR OS POÇOS DO PASSADO E DO PRESENTE PRECISO: ME CONSCIENTIZAR E DESEJAR A CURA. PRECISO DE MUDANÇA (RM 8.1) “AGORA, POIS, JÁ NENHUMA CONDENAÇÃO.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
LIÇÃO 05 CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES By LUÍS CARLLOS “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar.
Escola Básica e Secundária do Porto Moniz
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães. Influenciada pela arte grega e arte etrusca, e tem como período de produção do século VIII a. C. até aproximadamente.
“O que é Deus?” “- Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.” L.E- 1 Tudo o que existe é Sua criação O ser humano compreende.
BUDISMO.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Estes slides são para uso das igrejas cristãs e irmãos que desejem se aprofundar no tema. Para adquirir as revistas para a sua igreja, acesse
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Do que tratam os mitos? Surgimento do mundo e dos homens. Origem dos deuses e seres sobrenaturais. Formação social e como os homens devem se comportar.
 1 O.) PRIMEIRO PERÍODO ( ESQUEMA SOBRE A LITURGIA - O documento Constituição “Sacrosanctum concilium” sobre a Sagrada liturgia.
O nascimento da Filosofia
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
Metafísica Aristotélica
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
História do Brasil – 5º ano
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Pontos Principais da Doutrina Espírita
A DOUTRINA DO SERVIÇO CRISTÃO (12.1 a 16.27) Nos capítulos anteriores, Paulo apresenta o pecado e suas consequências, bem como, o plano de salvação. Já,
A Religião Egípcia.
Estudo Mensal de Junho de
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
A EXPANSÃO MUÇULMANA As três razões principais que levaram os muçulmanos a lançar- se à conquista de novos territórios: - A pobreza e o superpovoamento.
Esboço: O problema da incredulidade de Israel (9:1-5). A escolha soberana de Deus (9:6-29). Responsabilidade do homem (9:30-10:21).
Antiguidade Clássica A civilização greco-romana serviu de modelo para o desenvolvimento da sociedade europeia e ocidental, por isso o adjetivo clássico,
Charles-Louis de Secondat: Barão de Montesquieu (nascido em 1689 e morto em 1755).
Persas e Fenícios Um pouco de seus modos de trabalho e cultura Bolsistas PIBID: Monique R Marcelly I.
Introdução às Ciências Políticas Atividade 6 – Introdução às Ciências Políticas Significados do termo Política Significados do termo Política: ação coletiva.
SOBRE ANJOS... A palavra anjo desperta geralmente a idéia da perfeição moral.
Introdução ao pensamento de Aristóteles Evandro Albuquerque de Andrade.
Eber Hávila Rose Cecília Finotti Nishikawa Almeida
Olá, a paz de Jesus! Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
O Cristão é um cidadão como todos os outros. Quais devem ser as relações entre as realidades de Deus e as realidades do mundo? A Liturgia aponta o lugar.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
ARTE GÓTICA.
As grandes regiões culturais
SUPERINTENDÊNCIA DAS ATIVIDADES DOS EDUCADORES SEICHO-NO-IE DO BRASIL PRINCÍPIOS FILOSÓFICO DOUTRINÁRIOS DA SEICHO-NO-IE Prel. Milton Kazuo Norimatsu 1.
Esperar em Deus, perseverar na fé, acreditar nas promessas do Pai, são coisas que alimentam nossa esperança de viver a certeza de que um dia alcançaremos.
Festejamos hoje a festa de TODOS OS SANTOS No "Creio", professamos: "Creio na Comunhão dos Santos". As Leituras aprofundam essa Verdade: A 1.ª leitura.
Os Gêneros Literários. O termo gênero é utilizado, nas diferentes formas de arte, para denominar um conjunto de obras que apresentam características semelhantes.
- Introdução à Semiótica - Prof. Marcel Matias. Primeiros passos para a Semiótica O nome Semiótica vem da raiz grega semeion, que quer dizer signo. Semiótica.
1. Introdução ( 6 slides) 7. O mistério da Redenção (15 slides) 2. Natal (10 slides) 8. Mediador e cabeça ( 10 slides) 3. Encarnação (10 slides) 9. Mistérios.
GNOSIS GNOSIS GNOSIS Fonte: Universo Místico Universo Místico.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2016 e o tema da revista é Fruto do Espírito, tendo o Pastor Israel Maia, Presidente da Assembleia de Deus.
LIÇÃO 7 A VIDA SEGUNDO O ESPÍRITO Prof. Lucas Neto.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA DEZEMBRO DE 2014 OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS ANTONIO LÁZARO SANT´ANA.
MÚSICAS DO MUNDO Magda Dourado Pucci Berenice de Almeida Vivemos um momento especial da história da Educação Musical Brasileira merecedor de um “abre-te.
Hinduísmo.
Transcrição da apresentação:

Denominação do conjunto de princípios, doutrinas e práticas religiosas que surgiram na Índia, a partir de 2000 a.C. O termo é ocidental e é conhecido pelos seguidores como Sanatana Dharma, do sânscrito (língua original da Índia), que significa "a ordem permanente". Está fundamentado nos quatro livros dos Vedas (conhecimento), um conjunto de textos sagrados compostos de hinos e ritos, no Século X, denominados de Rigveda, Samaveda, Yajurveda e Artharvaveda. Estes quatro volumes são divididos em duas partes: a porção do trabalho (rituais politeístas) e a porção do conhecimento (especulações filosóficas), também chamada de Vedante. A tradição védica surgiu com os primeiros árias, povo de origem indo- europeia (os mesmos que desenvolveram a cultura grega) que se estabeleceram nos vales dos rios Indo e Ganges, por volta de 1500 a.C.

► Capa ► Introdução ► Índice ► História do hinduísmo ► Prática de fé hinduísmo ► Sacerdócio do hinduísmo ► Festas do hinduísmo ► Verdades bíblicas do hinduísmo ► Conclusão ► Webgrafia

Segundo ensina o hinduísmo, os Vedas contêm as verdades eternas reveladas pelos deuses e a ordem (dharma) que rege os seres e as coisas, organizando-os em castas. Cada casta possui seus próprios direitos e deveres espirituais e sociais. A posição do homem em determinada casta é definida pelo seu carma (conjunto de suas acções em vidas anteriores). A casta à qual pertence um indivíduo indica o seu status espiritual. O objectivo é superar o ciclo de reencarnações (samsara), atingindo assim, o nirvana, a sabedoria resultante do conhecimento de si mesmo e de todo o Universo. O caminho para o nirvana, segundo ensina o hinduísmo, passa pelo ascetismo (doutrina que desvaloriza os aspectos corpóreos e sensíveis do homem), pelas práticas religiosas, pelas orações e pela ioga. Assim a pessoa alcança a “salvação”, escapando dos ciclos da reencarnação.

Nos cultos védicos, os pedidos mais solicitados aos deuses são vida longa, bens materiais e filhos homens. São várias as divindades. Agni é o pai dos homens, deus do fogo e do lar. Indra rege a guerra. Varuna é o deus supremo, rei do universo, dos deuses e dos homens. Ushas é a deusa da aurora; Surya e Vishnu, regentes do sol; Rudra e Shiva, da tempestade. Animais como a vaca, rato, e serpentes, são adorados por serem possivelmente, a reencarnação de alguns dos familiares. Existe três vezes mais ratos que a população do país, os quais destroem um quarto de toda a colheita da nação. O rio Ganges é considerado sagrado, no qual, milhares de pessoas se banham diariamente, afim de se purificar. Muitas mães afogam seus filhos recém-nascidos, como sacrifício aos deuses.

Os brâmanes (sacerdotes) criaram o sistema de castas, que se tornou a principal instituição da sociedade indiana. Sem abandonar as divindades registadas nos Vedas, estabeleceram Brahma como o deus principal e o princípio criador. Ele faz parte da Trimurti, a tríade divina completada por Shiva e Vishnu. De acordo com a tradição, Brahma teve quatro filhos que formaram as quatro castas originais: brâmanes (saídos dos lábios de Brahma), são os sacerdotes considerados puros e privilegiados; os xátrias (originários dos braços de Brahma), são os guerreiros; os vaicias (oriundos das pernas de Brahma), são os lavradores, comerciantes e artesãos; e sudras (saídos dos pés de Brahma), são os servos e escravos. Os párias são pessoas que não pertencem a nenhuma casta, por terem desobedecido leis religiosas. Estes não podem viver nas cidades, ler os livros sagrados nem se banharem no Rio Ganges. As características principais do hinduísmo são o politeísmo, ioga, meditação e a reencarnação. Estima-se que atualmente existam mais de 660 milhões de adeptos em todo o mundo, com um panteão de 33 milhões de deuses e 200 milhões de vacas sagradas. Todo gado existente na Índia, alimentaria sua população por cinco anos, entretanto, a fome é devastadora no país por causa da idolatria.

Uma religião com tantos deuses tem festas inumeráveis – mais de 40 por ano, variando segundo as regiões. Embora sendo difícil citá-las, indicando as principais Durga-puja – É a festa em honra de Durga, deusa da fecundidade, esposa de Xiva. Celebra-se em Outubro – Novembro. São dez dias de procissões e cerimónias, nos templos. Sivaratri – Em Fevereiro, em honra de Xiva, os fiéis decoram os templos e passa lá a noite. Diwalí – Celebra-se em Outubro – Novembro, na lua nova, em honra de Lakshmi, deusa da prosperidade e da felicidade, É a festa das luzes. Vêem-se lâmpadas, por todos os lados, nos templos, nas casas, nos caminhos, no mar... Holi – Em Fevereiro – Março, com danças e procissões, festeja a Primavera, a fecundação, o deus do amor.

 Agni: é o pai dos homens, deus do fogo e do lar.  Indra : rege a guerra.  Varuna:é o deus supremo, rei do universo, dos deuses e dos homens.  Ushas: é a deusa da aurora;  Surya e Vishnu: regentes do sol;  Rudra e Shiva: da tempestade.  Animais como a vaca, rato, e serpentes, são adorados por serem possivelmente, a reencarnação de alguns dos familiares

Neste trabalho podemos concluir que há 8 práticas de fé no hinduísmo, também podemos concluir quais são os sacerdócios do hinduísmo, concluímos também que existem 4 festas e podemos concluir também que no hinduísmo existem 7 verdades bíblicas.

► ► ► ► ►

Rodrigo Macedo N:169ºB Luís Santana N:9 9ºB