ANÁLISE DA RAS NO TOCANTINS: MOSTRA DOS RESULTADOS DA OFICINA DA RAS DE 2014 FÓRUM INTERNO DE REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE A (RE) ENGRENAGEM E A INTERAÇÃO PARA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas
Ações Estratégicas na Atenção Básica
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Departamento de Apoio à Descentralização – DAD/SE/MS Agosto de 2005
Modelo Assistencial Modelo assistencial (ou de atenção) é a representação simplificada da organização ideal dos serviços, combinando diversas formas de.
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
A formação profissional técnica de
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Um Pacto pela Saúde.
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
16ª Dires – Jacobina 21ª Dires – Irecê
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
FÓRUM MACRORREGIONAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
Secretaria Estadual de Saúde Departamento de Ações em Saúde Coordenação Estadual de Atenção Básica - Saúde da Família Política Estadual para Atenção Básica.
Diretor do Departamento de Atenção Básica
SAÚDE TODA HORA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS Reunião com diretores dos 11 hospitais/portas estratégicas, gestores estaduais e municipais Brasília, 26.
Decreto nº 7.508/11 - Regulamentação da Lei nº 8.080/90
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA ESTADO DO PARANÁ
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
Paulo de Tarso Monteiro Abrahão
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
Regionalização Solidária.
Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde REUNIÃO DA REDE PDTSP-TEIAS SEMINÁRIO: REDES INTEGRADAS DE ATENÇÃO À SAÚDE FIOCRUZ, Rio de Janeiro,
II CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE. 14 A 17 DE ABRIL DE 2014 – MANAUS/AM O COSEMS TOCANTINS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO.
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Modelo biologista e tecnicista hegemônico
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
DST/Aids e Rede Básica : Uma Integração Necessária
MARIA AUXILIADORA ZANIN
NÚCLEO ANDRADINA. LEGISLAÇÃO Portaria GM 2554 de 28 de outubro de 2011 Institui o Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, o Componente.
POLÍTICA ESTADUAL DE REGULAÇÃO
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
SEMINÁRIO: REDES INTEGRADAS DE ATENÇÃO À SAÚDE
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
Estratégia de Saúde da Família
NOAS.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
A formação e o mercado de trabalho dos técnicos em saúde:
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
Encontro Estadual do PMAQ
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
Programa Saúde da Família
“Estratégia para o apoio a implementação de Redes Integradas de Atenção a Saúde” 17 de Novembro de 2009 DARA/SAS/MS.
REDES DE ATENÇÃO E A ATENÇÃO ESPECIALIZADA NO ESTADO DE MINAS GERAIS
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
Lei Orçamentária Anual – LOA Conceito:  A Lei Orçamentária Anual (LOA) é o orçamento propriamente dito, ou seja, a previsão de todas as receitas e autorização.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Redes de Atenção à Saúde.
A ASSISTENCIA FARMACÊUTICA NO MODELO DE ATENÇÃO DO SUS CARMEN LAVRAS Abril 2015 I Congresso Regional Sul/Sudeste/Centro Oeste XXXI Congresso Paranaense.
Baixo investimento em estratégias de promoção da qualidade de vida e saúde. Modelo assistencial ainda fortemente centrado na oferta de serviços e não.
Ações Necessárias Hospitais
Transcrição da apresentação:

ANÁLISE DA RAS NO TOCANTINS: MOSTRA DOS RESULTADOS DA OFICINA DA RAS DE 2014 FÓRUM INTERNO DE REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE A (RE) ENGRENAGEM E A INTERAÇÃO PARA A OPERACIONALIZAÇÃO DA RAS NO TOCANTINS 25SET2015 AUDITÓRIO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA PALMAS - TOCANTINS SORAIA ROGES JORDY SANT´ANA

ANÁLISE DAS RAS NO TOCANTINS: MOSTRA DOS RESULTADOS DA OFICINA DA RAS DE 2014 Oficina realizada em 02 de outubro de 2014, com a Equipe Gestora da Atenção à Saúde, Planejamento e Gestão da Saúde, Logística e Abastecimento das Unidades Hospitalares e Vigilância e Proteção em Saúde e Representantes do Ministério da Saúde (SAS, DAI, QUALISUS REDE TOPAMA) totalizando 71 profissionais na avaliação dos 14 Atributos da Rede de Atenção à Saúde do Tocantins.

ATRIBUTO 1 – POPULAÇÃO-TERRITÓRIO Questões Norteadoras Instrumento de avaliação desenvolvido pela equipe DARAS/SAS/MS 01. Há uma população claramente definida sob responsabilidade da RAS, de acordo com suas necessidades sócio-sanitárias? § A população de responsabilidade da RAS está toda adscrita a uma unidade de ABS ou a uma ESF? § A população está cadastrada na ABS por unidade familiar? § As unidades familiares estão classificadas por riscos sociais? § A população está subdividida por perfil demográfico? § A população está subdividida por fatores de risco? § A população está subdividida por condições de saúde estabelecidas? 02. O Modelo de atenção praticado está condizente com as necessidades de saúde da população? 03. O PDR, na sua estruturação, incorporou os princípios de contigüidade territorial, subsidiaridade econômica e social, economia de escala, relações entre escala e qualidade, identidade cultural, fluxo viários, fluxos assistenciais e acesso? PERCENTUAL DO ESCORE REFERENTE AS QUESTÕES NORTEADORAS 0 – – – 100

ANÁLISE DOS ATRIBUTOS DA RAS ATRIBUTO 1 – POPULAÇÃO-TERRITÓRIO Objetivo: Organizar a população e o território de acordo com amplo conhecimento de suas necessidades e preferências que determinam a oferta de serviços de saúde. SALA 1SALA 2SALA 3SALA 4MÉDIA% ATRIBUTO 1 TOTAL ATRIBUTO 1 (9)44433,7541,66 NÓS CRÍTICOS Ausência de protocolo de acesso da assistência à saúde. Ausência de protocolo de acesso da assistência à saúde. Modelo de atenção centrado na doença e não nas necessidades de saúde da população. Modelo de atenção centrado na doença e não nas necessidades de saúde da população. Poucos municípios/unidades de saúde subdivide sua população por fatores de risco e condições de saúde. Poucos municípios/unidades de saúde subdivide sua população por fatores de risco e condições de saúde. A baixa densidade populacional, a grande extensão territorial e barreiras geográficas não propiciam organizar os serviços mediante escala e escopo. A baixa densidade populacional, a grande extensão territorial e barreiras geográficas não propiciam organizar os serviços mediante escala e escopo. Desconhecimento por parte dos municípios dos perfis socioeconômicos e sociais da população do seu território. Desconhecimento por parte dos municípios dos perfis socioeconômicos e sociais da população do seu território. Ausência de análise situacional às condições crônicas segundo as 8 regiões de saúde. Ausência de análise situacional às condições crônicas segundo as 8 regiões de saúde.

ATRIBUTO 2 – EXTENSA GAMA DE ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE QUE PRESTA SERVIÇOS DE PROMOÇÃO, PREVENÇÃO, DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO, GESTÃO DE CASOS, REABILITAÇÃO E CUIDADOS PALIATIVOS E INTEGRA OS PROGRAMAS FOCALIZADOS EM DOENÇAS, RISCOS E POPULAÇÕES ESPECÍFICAS, OS SERVIÇOS DE SAÚDE INDIVIDUAIS E OS COLETIVOS. Objetivo: Organizar os serviços de atenção à saúde mediante critérios estabelecidos no processo organizativo da RAS no Estado do Tocantins. NÓS CRÍTICOS O ponto de atenção secundário e terciário não organizado de acordo com escala e escopo. O ponto de atenção secundário e terciário não organizado de acordo com escala e escopo. Demora na entrega dos resultados de exames de análises clínicas. Demora na entrega dos resultados de exames de análises clínicas. Baixa qualidade no pré-natal para o diagnóstico e tratamento da sífilis congênita/HIV-AIDS no Tocantins. Baixa qualidade no pré-natal para o diagnóstico e tratamento da sífilis congênita/HIV-AIDS no Tocantins. Necessidade de ampliação serviço de radioterapia de Araguaína e a implantação do serviço em Palmas. Necessidade de ampliação serviço de radioterapia de Araguaína e a implantação do serviço em Palmas. Inexistência de laboratório tipo I e II. Inexistência de laboratório tipo I e II. Inexistência de equipamentos para testes de qualidade para os serviços públicos de mamografia. Inexistência de equipamentos para testes de qualidade para os serviços públicos de mamografia. Necessidade de ampliar o serviço de diagnóstico em câncer de mama e colo de útero. Necessidade de ampliar o serviço de diagnóstico em câncer de mama e colo de útero. Inexistência de mapeamento dos pontos de atenção para as condições crônicas. Inexistência de mapeamento dos pontos de atenção para as condições crônicas. Inexistência da manutenção preventiva dos equipamentos para exames de média e alta complexidade. Inexistência da manutenção preventiva dos equipamentos para exames de média e alta complexidade. SALA 1SALA 2SALA 3SALA 4MÉDIA% ATRIBUTO 2 TOTAL ATRIBUTO 2 (24)66475,7523,96

ATRIBUTO 3 – ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE ESTRUTURADA COMO PRIMEIRO NÍVEL DE ATENÇÃO E PORTA DE ENTRADA DO SISTEMA, CONSTITUÍDA DE EQUIPE MULTIDISCIPLINAR QUE COBRE TODA A POPULAÇÃO, INTEGRANDO, COORDENANDO O CUIDADO, E ATENDENDO AS SUAS NECESSIDADES DE SAÚDE. Objetivo: Fortalecer a APS para realizar a coordenação do cuidado e ordenar a organização da rede de atenção. NÓS CRÍTICOS Incipiente relação entre a Atenção Básica e os demais níveis de atenção da RAS. Incipiente relação entre a Atenção Básica e os demais níveis de atenção da RAS. Processos de trabalho fragmentado e pouco resolutivo. Processos de trabalho fragmentado e pouco resolutivo. Deficiência no processo de trabalho interdisciplinar na atenção básica ainda muito focada no profissional médico. Deficiência no processo de trabalho interdisciplinar na atenção básica ainda muito focada no profissional médico. Baixo alcance e pouca efetividade das ações de prevenção. Baixo alcance e pouca efetividade das ações de prevenção. A Atenção Básica não assumiu o seu papel de ordenadora do cuidado na RAS. A Atenção Básica não assumiu o seu papel de ordenadora do cuidado na RAS. Baixo envolvimento da Atenção Básica relacionado aos serviços prestados às pessoas com necessidades especiais. Baixo envolvimento da Atenção Básica relacionado aos serviços prestados às pessoas com necessidades especiais. SALA 1SALA 2SALA 3SALA 4MÉDIA% ATRIBUTO 3 TOTAL ATRIBUTO 3 (24) ,5043,75

ATRIBUTO 4 – PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM LUGAR ADEQUADO (Acesso aos especialistas desregulado e concentrado no ambiente hospital ou regulado e com predomínio hospitalar ou lugar apropriado e preferencialmente em ambientes extra-hospitalares). Objetivo: Garantir a prestação de serviços especializados na rede de atenção à saúde em tempo resposta oportuno para a população tocantinense. NÓS CRÍTICOS Capacidade instalada insuficiente dos serviços secundários e terciários para toda a rede de atenção à saúde. Capacidade instalada insuficiente dos serviços secundários e terciários para toda a rede de atenção à saúde. Não inserção da enfermeira obstetra na realização dos partos nos hospitais e maternidades. Não inserção da enfermeira obstetra na realização dos partos nos hospitais e maternidades. Não existe estrutura física, recursos humanos e recursos financeiros suficientes para habilitação e manutenção dos leitos de cuidados prolongados e para ampliação de leitos novos de UTI e leitos clínicos. Não existe estrutura física, recursos humanos e recursos financeiros suficientes para habilitação e manutenção dos leitos de cuidados prolongados e para ampliação de leitos novos de UTI e leitos clínicos. SALA 1SALA 2SALA 3SALA 4MÉDIA% ATRIBUTO 4 TOTAL ATRIBUTO 4 (30) ,2550,83

ATRIBUTO 5 – MECANISMOS DE COORDENAÇÃO ASSISTENCIAL (prontuário clínico unificado para todos os níveis assistenciais, trajetórias clínicas, protocolos clínicos, linhas de cuidado, sistemas de referência e contra-referência efetivos, realização de interconsultas, relatórios de alta hospitalar, sessões clínicas integradas entre níveis assistenciais, rotatividade de pessoal entre diferentes níveis assistenciais, uso de ferramentas da gestão da clínica). Objetivo: Implantar mecanismos que garantam o acesso, atendimento e fluxo dos pacientes na RAS. NÓS CRÍTICOS Inexistência do prontuário eletrônico: prontuário único. Inexistência do prontuário eletrônico: prontuário único. Os níveis primário, secundário e terciário não operam de forma integrada resultando na ausência de referência e contra referência do cuidado. Os níveis primário, secundário e terciário não operam de forma integrada resultando na ausência de referência e contra referência do cuidado. Falta de protocolos clínicos padronizados e institucionalizados, para utilização de acordo com o perfil epidemiológico de cada região de saúde. Falta de protocolos clínicos padronizados e institucionalizados, para utilização de acordo com o perfil epidemiológico de cada região de saúde. Ausência de protocolos clínicos e de acesso para os exames de imagenologia. Ausência de protocolos clínicos e de acesso para os exames de imagenologia. Ausência de protocolos clínicos e grande concentração dos exames de análises clínicas em alguns municípios. Ausência de protocolos clínicos e grande concentração dos exames de análises clínicas em alguns municípios. Utilização incipiente do protocolo de atenção ao parto e nascimento. Utilização incipiente do protocolo de atenção ao parto e nascimento. Falta integração das ações no âmbito materno infantil com a rede cegonha. Falta integração das ações no âmbito materno infantil com a rede cegonha. SALA 1SALA 2SALA 3SALA 4MÉDIA% ATRIBUTO 5 TOTAL ATRIBUTO 5 (6)11010,7512,50

ATRIBUTO 6 - ATENÇÃO À SAÚDE CENTRADA NO INDIVÍDUO, NA FAMÍLIA E NA COMUNIDADE, TENDO EM CONTA AS PARTICULARIDADES CULTURAIS, GÊNERO, ASSIM COMO A DIVERSIDADE DA POPULAÇÃO. Objetivo: Fortalecer o papel da Atenção Primária, através das equipes da Estratégia Saúde da Família. NÓS CRÍTICOS Implantação/implementação do e.SUS nos 139 municípios do estado do Tocantins. Implantação/implementação do e.SUS nos 139 municípios do estado do Tocantins. Pouca utilização de ações de promoção e educação em saúde no cotidiano dos serviços. Pouca utilização de ações de promoção e educação em saúde no cotidiano dos serviços. Ausência da utilização dos Sistemas de Informação em Saúde pela equipe gestora dos municípios, para subsidiar a análise situacional de cada micro área, município e região de saúde. Ausência da utilização dos Sistemas de Informação em Saúde pela equipe gestora dos municípios, para subsidiar a análise situacional de cada micro área, município e região de saúde. SALA 1SALA 2SALA 3SALA 4MÉDIA% ATRIBUTO 6 TOTAL ATRIBUTO 6 (9)55444,5050,00

ATRIBUTO 7 - SISTEMA DE GOVERNANÇA ÚNICO PARA TODA A REDE COM O PROPÓSITO DE CRIAR UMA MISSÃO, VISÃO E ESTRATÉGIAS NAS ORGANIZAÇÕES QUE COMPÕEM A REGIÃO DE SAÚDE; DEFINIR OBJETIVOS E METAS QUE DEVAM SER CUMPRIDOS NO CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO; ARTICULAR AS POLÍTICAS INSTITUCIONAIS; E DESENVOLVER A CAPACIDADE DE GESTÃO NECESSÁRIA PARA PLANEJAR, MONITORAR E AVALIAR O DESEMPENHO DOS GERENTES E DAS ORGANIZAÇÕES Objetivo: Fortalecer o papel da Comissão Intergestores Regional – CIR no processo de governança da RAS. NÓS CRÍTICOS Inexistência de Câmaras Técnicas da CIR. Inexistência de Câmaras Técnicas da CIR. Incipiente processo de contratualização dos pontos de atenção alinhados com os objetivos da RAS. Incipiente processo de contratualização dos pontos de atenção alinhados com os objetivos da RAS. Ausência de monitoramento e avaliação da RAS nos espaços de governança regional. Ausência de monitoramento e avaliação da RAS nos espaços de governança regional. SALA 1SALA 2SALA 3SALA 4MÉDIA% ATRIBUTO 7 TOTAL ATRIBUTO 7 (15)56213,5023,33

ATRIBUTO 8 - PARTICIPAÇÃO SOCIAL AMPLA Objetivo: Garantir no processo organizativo da RAS a participação social no processo de condução no Estado. NÓS CRÍTICOS Desconhecimento por parte da população em relação ao funcionamento dos serviços. Desconhecimento por parte da população em relação ao funcionamento dos serviços. Fragilidade dos Conselhos Municipais de Saúde no acompanhamento dos planos de ação da RAS. Fragilidade dos Conselhos Municipais de Saúde no acompanhamento dos planos de ação da RAS. SALA 1SALA 2SALA 3SALA 4MÉDIA% ATRIBUTO 8 TOTAL ATRIBUTO 8 (15)79677,2548,33

ATRIBUTO 9 - GESTÃO INTEGRADA DOS SISTEMAS DE APOIO ADMINISTRATIVO, CLÍNICO E LOGÍSTICO (-Sistemas de Apoio: São os lugares institucionais da rede onde se prestam serviços comuns a todos os pontos de atenção à saúde. São constituídos pelos sistemas de apoio diagnóstico e terapêutico (patologia clínica, imagens, entre outros); pelo sistema de assistência farmacêutica que envolve a organização dessa assistência em todas as suas etapas: seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição, prescrição, dispensação e promoção do uso racional de medicamentos; e pelos sistemas de informação em saúde. -Os principais sistemas logísticos da rede de atenção à saúde são: os sistemas de identificação e acompanhamento dos usuários; as centrais de regulação, registro eletrônico em saúde e os sistemas de transportes sanitários/portaria 4279/10) Objetivo: Desenvolver os sistemas de apoio e logístico na implementação da RAS no território. NÓS CRÍTICOS Inexistência de prontuário eletrônico único. Inexistência de prontuário eletrônico único. Ausência da organização por linhas de cuidado para seleção de medicamentos. Ausência da organização por linhas de cuidado para seleção de medicamentos. Ausência de divulgação sobre os protocolos de regulação do acesso existentes. Ausência de divulgação sobre os protocolos de regulação do acesso existentes. Ausência de transporte eletivo de pessoas estruturado de saúde integrado com a RAS. Ausência de transporte eletivo de pessoas estruturado de saúde integrado com a RAS. Incipiência de um sistema regional de regulação da RAS. Incipiência de um sistema regional de regulação da RAS. A regulação (SAMU) de Gurupi e Araguaína é somente de abrangência municipal. A regulação (SAMU) de Gurupi e Araguaína é somente de abrangência municipal. Baixa qualidade da internet para a qualificação das informações nos sistemas de informação em saúde. Baixa qualidade da internet para a qualificação das informações nos sistemas de informação em saúde. SALA 1SALA 2SALA 3SALA 4MÉDIA% ATRIBUTO 9 TOTAL ATRIBUTO 9 (12)34513,2527,08

ATRIBUTO 10 - RECURSOS HUMANOS SUFICIENTES, COMPETENTES, COMPROMETIDOS E COM INCENTIVOS PELO ALCANCE DE METAS DA REDE Objetivo: Fortalecer a Política de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde na RAS. NÓS CRÍTICOS NÓS CRÍTICOS Falta de organização dos processos de trabalho para a operacionalização das RAS institucionalizado devido ao desconhecimento de como funciona as RAS no território. Falta de organização dos processos de trabalho para a operacionalização das RAS institucionalizado devido ao desconhecimento de como funciona as RAS no território. Inexistência de mecanismo de avaliação de desempenho dos profissionais com incentivos relacionados ao alcance de metas. Inexistência de mecanismo de avaliação de desempenho dos profissionais com incentivos relacionados ao alcance de metas. A inexistência de política de regulação do trabalho voltado à fixação de profissionais gerando a alta rotatividade dos profissionais que operam a RAS. A inexistência de política de regulação do trabalho voltado à fixação de profissionais gerando a alta rotatividade dos profissionais que operam a RAS. Ausência de estudo para análise da suficiência de profissionais na gestão e assistência à saúde voltada para as necessidades de assistência à população. Ausência de estudo para análise da suficiência de profissionais na gestão e assistência à saúde voltada para as necessidades de assistência à população. SALA 1SALA 2SALA 3SALA 4MÉDIA% ATRIBUTO 10 TOTAL ATRIBUTO 10 (15)78877,5050,00

ATRIBUTO 11- SISTEMA DE INFORMAÇÃO INTEGRADO QUE VINCULA TODOS OS MEMBROS DA REDE, COM IDENTIFICAÇÃO DE DADOS POR SEXO, IDADE, LUGAR DE RESIDÊNCIA, ORIGEM ÉTNICA E OUTRAS VARIÁVEIS PERTINENTES Objetivo: Fortalecer a Política de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde na RAS. NÓS CRÍTICOS Ausência da implantação do cartão SUS ou de outro instrumento que permita a identificação dos usuários. Ausência da implantação do cartão SUS ou de outro instrumento que permita a identificação dos usuários. Subnotificação dos Sistemas de Informação em Saúde, nos municípios. Subnotificação dos Sistemas de Informação em Saúde, nos municípios. SALA 1SALA 2SALA 3SALA 4MÉDIA% ATRIBUTO 11 TOTAL ATRIBUTO 11 (6)31322,2537,50

ATRIBUTO 12 - FINANCIAMENTO TRIPARTITE, GARANTIDO E SUFICIENTE, ALINHADO COM AS METAS DA REDE Objetivo: Aprimorar o financiamento do sistema na perspectiva de organização das RAS. NÓS CRÍTICOS O financiamento tripartite é insuficiente e repassado de forma inadequado para organização e funcionamento da RAS no estado com desigualdades regionais. O financiamento tripartite é insuficiente e repassado de forma inadequado para organização e funcionamento da RAS no estado com desigualdades regionais. Recurso financeiro tripartite insuficiente para a atenção básica atuar como ordenadora das redes de atenção e para a manutenção e financiamento das mesmas. Recurso financeiro tripartite insuficiente para a atenção básica atuar como ordenadora das redes de atenção e para a manutenção e financiamento das mesmas. Atraso no repasse da contrapartida estadual pactuada para os componentes SAMU e UPA da rede de urgência e emergência. Atraso no repasse da contrapartida estadual pactuada para os componentes SAMU e UPA da rede de urgência e emergência. Ausência de mecanismos de cofinanciamento para custeio dos componentes da RAS (tendência de sobrecarga e responsabilização dos municípios maiores em assumir serviços com maiores dispêndios) Ausência de mecanismos de cofinanciamento para custeio dos componentes da RAS (tendência de sobrecarga e responsabilização dos municípios maiores em assumir serviços com maiores dispêndios) Financiamento sem critérios de sustentabilidade\continuidade dos componentes das redes pactuados. Financiamento sem critérios de sustentabilidade\continuidade dos componentes das redes pactuados. Inexistência de estudo para o financiamento que garanta as especificidades e desigualdades regionais no Tocantins para implantação da rede de atenção a saúde, tendo em vista os vazios assistenciais. Inexistência de estudo para o financiamento que garanta as especificidades e desigualdades regionais no Tocantins para implantação da rede de atenção a saúde, tendo em vista os vazios assistenciais. SALA 1SALA 2SALA 3SALA 4MÉDIA% ATRIBUTO 12 TOTAL ATRIBUTO 12 (24)56555,2521,87

ATRIBUTO 13. AÇÃO INTERSETORIAL E ABORDAGEM DOS DETERMINANTES DA SAÚDE E DA EQUIDADE EM SAÚDE Objetivo: Definir Projetos Intersetoriais, considerando os determinantes e equidades em saúde, em consonância aos objetivos e metas da RAS. NÓS CRÍTICOS Inexistência de projetos intersetoriais pactuados em consonância com os objetivos e metas da RAS. Inexistência de projetos intersetoriais pactuados em consonância com os objetivos e metas da RAS. SALA 1SALA 2SALA 3SALA 4MÉDIA% ATRIBUTO 13 TOTAL ATRIBUTO 13 (9)22021,5016,66

ATRIBUTO 14. GESTÃO BASEADA EM RESULTADO Objetivo: Implantar processo de monitoramento e avaliação através da adesão do PMAQ. NÓS CRÍTICOS Incipiente relação entre a Atenção Básica e os demais níveis de atenção da RAS. Incipiente relação entre a Atenção Básica e os demais níveis de atenção da RAS. Processos de trabalho fragmentado e pouco resolutivo. Processos de trabalho fragmentado e pouco resolutivo. Deficiência no processo de trabalho interdisciplinar na atenção básica ainda muito focada no profissional médico. Deficiência no processo de trabalho interdisciplinar na atenção básica ainda muito focada no profissional médico. Baixo alcance e pouca efetividade das ações de prevenção. Baixo alcance e pouca efetividade das ações de prevenção. A Atenção Básica não assumiu o seu papel de ordenadora do cuidado na RAS. A Atenção Básica não assumiu o seu papel de ordenadora do cuidado na RAS. Baixo envolvimento da Atenção Básica relacionado aos serviços prestados às pessoas com necessidades especiais. Baixo envolvimento da Atenção Básica relacionado aos serviços prestados às pessoas com necessidades especiais. SALA 1SALA 2SALA 3SALA 4MÉDIA% ATRIBUTO 14 TOTAL ATRIBUTO 14 (12)55534,5037,50

SOMATÓRIA DE CLASSIFICAÇÃO DOS ATRIBUTOS DA RAS SALA 1SALA 2SALA 3SALA 4MÉDIA Escore 0 a ,50 TOTAL DE PONTOS (soma total dos ATRIBUTOS) ESCORECLASSIFICAÇÃO 0 a 50 Incapacidade para a operação da RAS – SISTEMA DE SAÚDE FRAGMENTADO 51 a 10075,50 Capacidade básica para operar a RAS – SISTEMA DE SAÚDE INCIPIENTE 101 a 150 Capacidade razoavelmente boa para operar a RAS – SISTEMA DE SAÚDE AVANÇADO 151 a 207 Capacidade ótima para operar a RAS – SISTEMA DE SAÚDE INTEGRADO Instrumento de avaliação desenvolvido pela equipe DARAS/SAS/Ministério da Saúde.

ORGANIZAÇÃO Matriz Situacional da RAS Rede CEGONHA Rede PSICOSSOCIAL Rede URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Outras Redes SISTEMA LOGÍSTICO DA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE Pontos de Atenção à Saúde Pontos de Atenção à Saúde Pontos de Atenção à Saúde Pontos de Atenção à Saúde TRANSPORTE EM SAÚDE CARTÃO DE IDENTIFICAÇÃO DA PESSOA USUÁRIA PRONTUÁRIO CLÍNICO SISTEMA DE ACESSO REGULADO SISTEMA APOIO A REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA APOIO DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICO ATENÇÃO PRIMÁRIA INDUTORA DA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE SISTEMA DE GOVERNANÇA QUALIFICAÇÃO/EDUCAÇÃO PERMANENTE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIA À SAÚDE REGIONALIZAÇÃO

DESDOBRAMENTOS DA OFICINA 02OUT2014 Institucionalizar o “ Institucionalizar o “ PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA RAS VINCULADO A PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE – PAS/PPA”; Reflexão dos Planos de Ação Regional das Redes Temática: CEGONHA, RUE, RAPS, DEFICIENTES E CRÔNICA (ONCO – Construção), através dos mapas – Reflexão dos Planos de Ação Regional das Redes Temática: CEGONHA, RUE, RAPS, DEFICIENTES E CRÔNICA (ONCO – Construção), através dos mapas – REDE EXISTENTES, REDE PROPOSTA E REDE POSSÍVEL; Produção do segundo livro “ ” – em fase de finalização. Produção do segundo livro “ REGIONALIZAÇÃO DE SAÚDE NO TOCANTINS” – em fase de finalização.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA RAS DEVERÁ SER VINCULADO A PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE – PAS/PPA NÓ CRÍTICO (problema): OBJETIVO: AÇÃOATIVIDADERESPONSÁVELPARCEIROSRECURSOSCRONOGRAMA DESDOBRAMENTOS DA OFICINA 02OUT2014

REDE CEGONHA NÓ CRÍTICO (problema): INSUFICIÊNCIA DE FINANCIAMENTO TRIPARTITE NA ATENÇAO BÁSICA PARA ATUAR COMO ORDENADORA DAS REDES DE ATENÇÃO OBJETIVO: AUMENTAR O FINANCIAMENTO NA ATENÇAO BÁSICA PARA ATUAR COMO ORDENADORA DAS REDES DE ATENÇÃO AçãoAtividadeResponsávelParceirosRecursosCronograma Sensibilizar os gestores das 03 esferas quanto a importância de aumentar o financiamento da AB. Discutir nos espaços de gestão (CIR,CIB, CMS,CES,CIT,COSEMS) Área Técnicas envolvidas e apoiadores do MS. Estado e Municípios. Fontes: 250, 102 e 248. Janeiro a Julho de 2015 Elaborar projetos para execução via Convênio com Ministério da Saúde. Realizar Oficinas, envolvendo gestores municipais de saúde e técnicos das Áreas afins, sobre elaboração e execução de projetos. Diretorias de Planejamento e Convênio/SESAU. Ministério da Saúde, Áreas Técnicas e Universidades. Fonte: 102 Janeiro a Julho de 2015 NÓ CRÍTICO (problema): INEXISTÊNCIA DE INTEGRAÇÃO ENTRE ATENÇÃO BÁSICA E OS DEMAIS NÍVEIS DE ATENÇÃO NA REDE CEGONHA OBJETIVO: Promover integração entre média, alta complexidade e Atenção Básica. AçãoAtividadeResponsávelParceirosRecursosCronograma Promover integração entre as Coordenadorias de Atenção Primária e Atenção Especializada, no nível da gestão. Realizar oficina para integração das ações de planejamento, execução, monitoramento e avaliação sob responsabilidade das Coordenadorias de Atenção Primária e Especializada. Coordenadorias da Atenção Primária e Atenção Especializada. Apoiadores do Ministério da Saúde e Diretoria de Planejamento. Fonte: 250 Janeiro de 2015 Implantação de Linha Guia de Atenção à gestante, puépera e criança. Construir Linha Guia de Atenção à gestante, puépera e criança. Áreas Técnicas Afins da DAPS. Apoiadores do Ministério da Saúde. Fonte: 102 Janeiro a Dezembro de 2015 Promover integração entre média, alta complexidade e Atenção Básica. Realizar oficinas, envolvendo gestores e profissionais dos 03 níveis de atenção. Áreas Técnicas Afins da DAPS. Apoiadores do Ministério da Saúde. Fonte: 102 Janeiro a Dezembro de 2015 DESDOBRAMENTOS DA OFICINA 02OUT2014

REDE EXISTENTE REDE PROPOSTA

???? REDE POSSÍVEL