Barroco / Arcadismo Exercícios.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Quem quer que sejas, onde quer que estejas Diz-me se é este o mundo que desejas
Advertisements

Arcadismo ou Neoclassicismo
Tomás Antônio Gonzaga Tomás Antônio Gonzaga (Miragaia, 11 de agosto de 1744 — Ilha de Moçambique, 1810), cujo nome arcádico é Dirceu, foi um jurista, poeta.
Arcadismo no Brasil Contexto Histórico.
Muito pesado é o meu espírito quero cancelar E eu em urrando contra a conformidade, mentindo Enquanto em meu redor me ditavam como agir e pensar Pode.
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
Literatura : expressão de uma época
Grupo de Jovens Kerigma 14 de Março de 2015
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
LITERATURA INFORMATIVA
IFES – Venda Nova do Imigrante
Você foi escolhido!.
ARCADISMO Introdução.
Luís de camões. 10 de Junho de 1580 foi, considerado uma das maiores figuras da literatura em Portugal, dia também da sua morte Nasceu em Lisboa, de uma.
Fragmentos do livro de Carlos Costa “Time is flowing in the middle oft the night.”Tennyson. (O tempo corre no meio da noite) Carlos Costa.
Arcadismo Profª Sandra. O Arcadismo surgiu na 2ª metade do século XVIII, num momento extremamente importante para as ciências e as artes em geral (Século.
Arcadismo – século XVIII
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
“Então Jesus lhes disse: Como vocês demoram a entender e a crer em tudo o que os profetas disseram!” Lucas
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
1 -Descreve por palavras tuas a teoria do Big-Bang. É uma teoria que explica a origem do universo através de uma grande explosão de onde proveio o tempo,
Otimismo gera Saúde. Ser saudável Hoje, para ser considerada saudável, uma pessoa não precisa apresentar apenas uma higidez física e mental, ela tem que.
A VITÓRIA QUE DEUS NOS DÁ SOBRE O PECADO. Pr. Davi Oliveira Boa Sorte.
Lenda da Lagoa das Sete Cidades Conta a lenda que há muitos, muitos anos, no lugar onde hoje fica a freguesia das Sete Cidades, existia um grande reino.
Como Apresentar Sermões Encontro de Anciãos Associação Paulistana.
MOSTRA FÍSICA CONTEXTUALIZADA EM CANÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INCIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROGRAMA.
1- Bíblico Oriental 2- A Ocidental.
encontros com meu amigo jesus
Casa Templária, 30 de maio de 2010 Minhas Queridas Sementes: Alegría, Alegría, Alegría !
Venha agora criançada Venha aqui neste lugar Para você escutar O que agora vou contar.
Professora Flaviana Eufrásio Disciplina: Literatura Brasileira.
Manoel de Barros “Passava os dias ali, quieto, no meio das coisas miúdas. E me encantei.”
Retomando Alguns Pontos. Visão de Mundo Ptolomaico-Aristotélica. Conhecimentos Retomados no final da Idade Média.
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
UMA VISÃO DE FÉ: SEGREDO PARA O SUCESSO DO LÍDER I Co
Há sempre aqueles presentes de última hora, não por esquecimento, mas por dúvida ou falta de tempo. As chuvas desse final de ano atrapalharam. Sábado.
As cinco mais de ROBERTO CARLOS
Pulsar das ondas... Progressão automática. Helio di Pinho.
MISSA DA SAGRADA FAMÍLIA
Cada Domingo é Dia do Senhor Ressuscitado... Vivendo o clima de Páscoa, reunimo-nos em nome de Jesus, para proclamar a nossa fé na Ressurreição. A liturgia.
"Meu Senhor e Meu Deus!" " Felizes os que creram, sem terem visto"
Lição da Escola Sabatina 21 a 27 de maio Lição da Escola Sabatina 21 a 27 de Maio Infelizmente, até certo ponto, a maioria dos nossos meios ambientes.
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Pontos Principais da Doutrina Espírita
ÉTICA E MORAL
DOMINGO VI DO TEMPO PASCAL FESTA DA PALAVRA 1 de maio de 2016 Eucaristia das 12h00 | Igreja Matriz de Vila do Conde.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
Música: “Xemá Israel” Domingo XXIII do Tempo Comum Domingo XXIII do Tempo Comum 4 de Setembro de 2011 Ciclo A.
Profª Débora Ouriques Arcadismo ou Neoclassicismo Fachadas da cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica berço do Arcadismo brasileiro.
Amai-vos como eu vos amei Na Liturgia desses domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra.
Profª Débora Ouriques Arcadismo ou Neoclassicismo Fachadas da cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica berço do Arcadismo brasileiro.
Clique e leia o texto, lentamente, sob um lindo fundo musical. Aline barros- Tu és Fiel Senhor Formatação- Décio Rodrigues Lopes Visite o site- angelicaslides.com.br.
REI, REI DA GLÓRIA (2X) NA PRESENÇA DO REI VAMOS CELEBRAR UM CANTO DE VITÓRIA VAMOS ENTOAR TODO JOELHO DIANTE DELE HÁ DE SE DOBRAR POIS SUA GLÓRIA ESTÁ.
BARROCO – “PROSOPOPÉIA” BENTO TEIXEIRA
Grandes Personalida des Sabedoria em série “(...) não devemos cair nas ladainhas das lamúrias, dizendo que, no mundo, muitas vezes ou quase sempre, os.
O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Ciclo A Domingo da Sagrada Família Domingo da Sagrada Família Ano 2010 Música: “A glória do Natal” da Liturgia Maronita cantada por Sor Marie Keyrouz.
Anam Cara É uma expressão celta que significa... Anam Cara É uma expressão celta que significa... Amigo da minha alma ou amigo d’alma.Amigo da minha alma.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
"Eu sou o Bom Pastor" O 4º domingo de Páscoa é conhecido como o Domingo do BOM PASTOR, porque todos os anos, Jesus é apresentado como o "Bom Pastor".
Festejamos hoje a festa de TODOS OS SANTOS No "Creio", professamos: "Creio na Comunhão dos Santos". As Leituras aprofundam essa Verdade: A 1.ª leitura.
HOJE QUERO DIZER QUE TE AMO QUE TE AMO (NOSSA HISTÓRIA DE AMOR) 09/10/13 AUTORIA :Norma Aparecida Silveira de Moraes (NOSSA HISTÓRIA DE AMOR) 09/10/13.
«Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. 32Mas tínhamos de fazer uma festa e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e reviveu;
Os Gêneros Literários. O termo gênero é utilizado, nas diferentes formas de arte, para denominar um conjunto de obras que apresentam características semelhantes.
Nossa Senhora, Mãe do meu Salvador Nossa Senhora, Mãe do meu Salvador Todo o dia acordo, pego no meu terço, Rezo o meu rosário pra você Durante o dia peço.
Assumindo o compromisso Isaías Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra,
CLASSICISMO (XVI) INÍCIO: Retorno do poeta Sá de Miranda da Itália, trazendo consigo o soneto. PANORAMA HISTÓRICO RENASCIMENTO: MONALISA – LEONARDO.
Poemas de Autores Portugueses Clicar com o Rato Com Som.
Quando uma etapa chega ao final... Progressão Automática.
Transcrição da apresentação:

Barroco / Arcadismo Exercícios

O Arcadismo sucedeu ao Barroco, mas preferiu resgatar modelos semelhantes aos do Classicismo. Marque a única alternativa que NÃO diz respeito ao estilo árcade: a) referência constante ao campo b) religiosidade aparente c) presença de lemas como “fugere urbem” e “carpe diem” d) referência aos deuses da mitologia greco-romana e) presença marcante do bucolismo

RESPOSTA B

Lira XI Não toques, minha musa, não, não toques Na sonorosa lira, Que às almas, como a minha, namoradas Doces canções inspira: Assopra no clarim que apenas soa, Enche de assombro a terra! Naquele, a cujo som cantou Homero, Cantou Virgílio a guerra. Tomás Antônio Gonzaga. Marília de Dirceu. Rio de Janeiro: Anuário do Brasil, s/d. p. 30. Marília de Dirceu apresenta um dos principais traços do Arcadismo. A opção que APONTA essa característica temática, presente no texto, é a) O bucolismo. b) A presença de valores ou elementos clássicos. c) O pessimismo e negatividade. d) A fixação do momento presente. e) A descrição sensual da mulher amada

RESPOSTA B

Vários autores fizeram parte do movimento árcade no Brasil Vários autores fizeram parte do movimento árcade no Brasil. Alguns deles tiveram uma participação importante no processo de independência do país. Aponte a opção CORRETA no que se refere ao autor e sua obra: a) Tomás Antônio Gonzaga – Cartas Chilenas b) Cláudio Manoel da Costa – Caramuru c) Santa Rita Durão – Uraguai d) Basílio da Gama – Vila rica

RESPOSTA A

Sobre o Arcadismo, anotamos: I. Desenvolvimento do gênero lírico, em que os poetas assumem postura de pastores e transformam a realidade num quadro idealizado. II. Composição do poema Vila Rica por Cláudio Manuel da Costa, o Glauceste Satúrnio. III. Predomínio da tendência mística e religiosa, expressiva da busca do transcendente. IV. Propagação de manuscritos anônimos de teor satírico e conteúdo político, atribuídos a Tomás Antônio Gonzaga. V. Presença de metáforas da mitologia grega na poesia lírica, divulgando as ideias dos inconfidentes. Considerando as anotações anteriores, assinale a alternativa CORRETA: a) apenas I e III são verdadeiras. b) apenas II e IV são falsas. c) apenas II e V são verdadeiras. d) apenas III e V são falsas. e) todas são verdadeiras.

RESPOSTA D

Enquanto pasta alegre o manso gado, minha bela Marília, nos sentemos à sombra deste cedro levantado. Um pouco meditemos na regular beleza, que em tudo quanto vive nos descobre a sábia Natureza No trecho acima, de Tomás Antônio Gonzaga, PERCEBE-SE, como características do estilo árcade: a) a presença de um eu-lírico apaixonado por sua amada b) o refúgio na natureza e a referência à vida pastoril c) referência à máxima “Carpe Diem” d) idealização da amada e) referência à antiguidade clássica

RESPOSTA B

A primeira cousa que me desedifica peixes de vós é que comeis uns aos outros. Grande escândalo é este, mas a circunstância o faz ainda maior. Não só vos comeis uns aos outros, senão que os grandes comem os pequenos. Se fora pelo contrário era menos mal. Se os pequenos comeram os grandes, bastara um grande para muitos pequenos; mas como os grandes comem os pequenos, não bastam cem pequenos, nem mil, para um só grande (…) Os homens, com suas más e perversas cobiças, vêm a ser como os peixes que se comem uns aos outros. Tão alheia cousa é não só da razão, mas da mesma natureza, que, sendo criados no mesmo elemento, todos cidadãos da mesma pátria, e todos finalmente irmãos, vivais de vos comer. VIEIRA, Antônio. Obras completas do padre Antônio Vieira: sermões. Sobre o trecho acima, assinale a alternativa que NÃO corresponde à proposta estética barroca: a) a utilização da alegoria, da comparação, como recursos oratórios, visando à persuasão do ouvinte b) a presença do discurso dramático, com uma tendência didática e moralizante próprios da Contrarreforma. c) a tentativa de convencer o homem da época, envolvido em práticas e sentimentos comuns ao Renascimento, a retomar o caminho do espiritualismo e dos valores cristãos. d) o tratamento do tema principal — a denúncia à cobiça humana — através do conceptismo, ou jogo de ideias. e) culto do contraste, sugerindo a oposição bem/ mal, em linguagem simples, concisa, direta e expressiva da intenção barroca de resgatar os valores greco-latinos.

RESPOSTA E

. A partir da leitura da charge, CARACTERIZE o estilo de escrever de Padre Vieira e de Gregório de Matos Guerra

RESPOSTA: Padre Antônio Vieira intentava, através dos seus sermões, fazer com que o homem de sua época se voltasse mais para Deus. É comum ver em seus sermões referências bíblicas, sobretudo em latim, língua utilizada pelo clero nos serviços religiosos. Gregório de Matos era irônico, satírico e corrosivo. Muitos de seus textos apresentam a ironia como característica, a partir de algum modelo por ele utilizado, como a Bahia, por exemplo.

Leia o texto a seguir: Encheu , minha Marília, o grande Jove de imensos animais de toda a espécie as terras, mais os ares o grande espaço dos salobros rios dos negros, fundos mares Para sua defesa, a todos deu as armas, que convinha, a sábia Natureza Tomás Antonio Gonzaga foi um dos expoentes da literatura arcádica brasileira. Nesta lira, há características marcantes do Arcadismo. ESCREVA um pequeno texto explicando essas características.

RESPOSTA: No texto de Tomás Antônio Gonzaga, vemos a referência à mitologia greco-romana (Jove ou Júpter) e à natureza e do campo, como refúgio das inquietações da cidade.

Leia o texto que se segue: Oh! Que saudades Do luar da minha terra Lá na serra branquejando Folhas secas pelo chão Este luar cá de cidade Tão escuro não tem aquela saudade Do luar lá do sertão! Fonte: música Luar do Sertão. Composição de Catullo da Paixão Cearense. O texto apresenta uma característica marcante do movimento árcade no Brasil. EXPLIQUE sobre essa característica.

RESPOSTA: A característica a que se refere o texto é o locus amoenus, ou seja, a vida bucólica no campo. A cidade, que agora passa a ser movimentada e cheia de pessoas, deixa de ser um lugar tranqüilo e o campo é o único lugar onde a paz pode ser alcançada.

Leia o seguinte comentário de Antonio Candido: “Quando os poetas do Neoclassicismo colocavam ninfas na paisagem brasileira de seus poemas, não estavam simplesmente importando uma mitologia. Esses homens eram ‘muito nacionalistas’, a seu modo: naquela etapa de uma colônia dependente por completo, quiseram demonstrar que aqui também era possível fazer literatura e traduzir nossa realidade à linguagem da cultura”. SARLO, Beatriz. Antonio Candido: para una crítica latinoamericana. In: ATELO, Raul. Antonio Candido y los estúdios latinoamericanos. EXPLIQUE, com suas palavras, a relação existente entre o comentário de Antonio Candido com o movimento árcade brasileiro.

RESPOSTA: O Arcadismo no Brasil surgiu em meio a ideais políticos e literários. O Brasil ainda era colônia de Portugal, mas vinha perdendo sua força. Tanto um desejo de liberdade política como literária era almejada. Escritores árcades como Tomás Antônio Gonzaga e Cláudio Manoel da Costa se esforçaram para alcançar os dois ideais, tanto que se envolveram na conhecida Inconfidência Mineira e na divulgação de obras literárias.

“LXXVIII Paraguaçu gentil (tal nome teve) Bem diversa de Gente tão nojosa; De cor tão alva, como a branca neve; E donde não é neve, era de rosa: O nariz natural, boca mui breve, Olhos de bela luz, testa espaçosa: De algodão tudo o mais, com manto espesso, (...) LXXXIX E esta fé (lhe diz) Esposa em Deus querida, Guardar-te hoje prometo em laço eterno, Até banhar-te n’água prometida, Por cândida afeição de amor fraterno: Amor, que sobreviva à própria vida; Amor, que preso em laço sempiterno, Arda depois da morte em maior chama; Que assim trata de amor, quem por Deus ama. XC Esposo (a bela diz) teu nome ignoro; Mas não teu coração, que no meu peito Desde o momento, em que te vi, que o adoro: Não sei se era amor já, se era respeito: Mas sei do que então vi, do que hoje exploro, Que de dois corações um só foi feito. Quero o Batismo teu, quero a tua Igreja, Meu Povo seja o teu, teu Deus meu seja.” Tanto na caracterização de Paraguaçu tanto no que se diz na segunda e na terceira estrofes do recorte, fica explícita certa ideologia que não condiz com os princípios iluministas predominantes no momento. Que ideologia é esta? Justifique sua resposta com fragmentos do texto.

RESPOSTA: A ideologia aí predominante é a ideologia cristã. O amor declarado entre as personagens é um amor divino, fala-se em Batismo, há um recato em Paraguaçu que, além de estar toda coberta, segue o padrão de beleza europeu (sua pele é branca). Por fim, vale lembrar que o autor da obra, Frei Santa Rita Durão, pertencia à Igreja, o que também justifica tais ideais.

Sei lá... a vida tem sempre razão Tem dias que eu fico pensando na vida E sinceramente não vejo saída. Como é, por exemplo, que dá pra entender: A gente mal nasce, começa a morrer. Depois da chegada vem sempre a partida, Porque não há nada sem separação. Sei lá, sei lá, a vida é uma grande ilusão. Sei lá, sei lá, só sei que ela está com a razão. A gente nem sabe que males se apronta. Fazendo de conta, fingindo esquecer Que nada renasce antes que se acabe, E o sol que desponta tem que anoitecer. De nada adianta ficar-se de fora. A hora do sim é o descuido do não. Sei lá, sei lá, só sei que é preciso paixão. Sei lá, sei lá, a vida tem sempre razão. (Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes)

A ideia de oposição e de contraste aparece, por exemplo, em a) Tem dias que eu fico pensando na vida b) Sei lá, sei lá, só sei que ela está com a razão. c) A gente mal nasce, começa a morrer. d) Sei lá, sei lá, a vida tem sempre razão. e) Porque não há nada sem separação.

RESPOSTA C

Pode-se afirmar que o poema de Toquinho e de Vinícius de Moraes explora I – a postura do ‘carpe diem’, em Depois da chegada vem sempre a partida. II – efemeridade da vida e das coisas: A gente mal nasce, começa a morrer. III – imagens antitéticas, paradoxais como em Que nada renasce antes que se acabe. IV – religiosidade, busca de perdão divino em Fazendo de conta, fingindo esquecer. São CORRETAS as informações contidas nas afirmativas a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I e III. e) II e IV.

RESPOSTA B