Aula Aula – Teoria Atômica 2 Profa. Ana Maria Cardoso de Oliveira Bezerra Site: docente.ifrn.edu.br/anacardoso.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A evolução dos modelos atômicos até Thomson
Advertisements

ELETRICIDADE É o ramo da Física que estuda os fenômenos relacionados às Cargas Elétricas. a) Eletrostática - estuda as Cargas Elétricas em repouso. b)
Eletricidade Básica Prof. Hebert Monteiro.
Evolução dos modelos atômicos
Carga Elétrica Quando um bastão de vidro é atritado com seda, adquire essa capacidade graças a passagem de “algo”; Esse “algo” é chamado genericamente.
O que é Átomo?.
ELETROSTÁTICA COLÉGIO – MV Profª Adriana.
MODELO ATÔMICO: DO SIMPLES AO ELABORADO
ELETROSTÁTICA LEI DE COULOMB.
História da Eletricidade (1ª parte)
Química MODELOS ATÔMICOS Prof. Franco.
Prof. Diones Charles Física II
QUÍMICA I – 10 SEMESTRE 2011 AULA 5
Eletrização de Corpos Daniel Senna, M. Sc.
CARGA ELÉTRICA E LEI DE COULOMB
Química.
Química MODELOS ATÔMICOS.
Não investir no ensino de Ciências equivale a investir na pobreza intelectual e material, e é um luxo que não podemos nos dar. A Ciência é uma arma carregada.
ELETRICIDADE E MAGNETISMO
ELETRICIDADE E MAGNETISMO
1º/2015 q Eletricidade e Seus Conceitos AULA Nº 6
Física ELETRICIDADE O gênio e a lâmpada: Thomas Alva Edson ( )
Química Módulo 1- Modelos atômicos 01 Prof.: Silvio.
Professora Cláudia Bacchi 6C6C. Química Orgânica Química Orgânica é um ramo da química que estuda os compostos que contém carbono, chamados de compostos.
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS ÁREA DE CONHECIMENTO: QUÍMICA Professor: Marcélio.
A Tabela Periódica A tabela periódica surgiu para agrupar os elementos que têm propriedades químicas e físicas semelhantes, ou seja, ela organiza os metais,
Aula III - Ligações Químicas Tutora: Marcia Pintos Rio Grande, 13 setembro de 2014.
2011/2012FISICA12 ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO RODRIGUES LOBO.
1Definição 2Energia potencial elétrica 3Relações matemáticas 4Legenda 5Gráfico do potencial elétrico 6Potencial criado por várias partículas 7Diferença.
Aprofundamento de Química
ELETRÔNICA x ELETROTÉCNICA. ELETRÔNICA É a ciência que estuda a forma de controlar a energia elétrica por meios elétricos nos quais os elétrons têm papel.
POTENCIAL ELÉTRICO LEMBRANDO: Bate-estacas – ao levantar o bloco (martelo), está se aplicando uma força (intensidade = peso) que realiza um trabalho, armazenado.
Eletricidade Elétrons em movimento Parte 1. Eletricidade Breve historia da eletricidade  Tales de Mileto – Atritou a pele de um animal com um pedaço.
Eletrostatica – demonstraçoes Profa. Marisa Almeida Cavalcante Apresentação disponível em
Do átomo ao elemento químico. Alguns pontos da teoria de Dalton Todas as substâncias são formadas por átomos Os átomos de um mesmo elemento químico são.
CORRENTE ELÉTRICA 1,5 V Prof. ReinerLacerda.
Lei de Gauss José Roberto.
Classificação periódica do elementos. A organização dos elementos Até o final do século XVII apenas 33 elementos haviam sidos descobertos. Entretanto,
Escola Básica e Secundária do Porto Moniz 2011/2012 Físico-química Físico-química.
Reações químicas.
Estrutura Atômica Plínio Tavares Barbosa Apodi - RN.
Rádio Os aparelhos de radar e as ondas de rádio São as ondas menos energéticas. Os aparelhos de radar são largamente utilizados em muitas situações.
EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. FILÓSOFOS GREGOS Leucipo (450 a. C.)  pensamento filosófico Viveu por volta de 450 a. C. (à de anos atrás) e dizia.
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
RADIOATIVIDADE. Radioatividade Histórico: Em 1896, acidentalmente, Becquerel descobriu a radioatividade natural, ao observar que o sulfato duplo de potássio.
CAMPO MAGNÉTICO Quando colocamos uma bússola na presença de um íman, a agulha move-se, ou seja, foi actuada por uma força. N S.
INTRODUÇÃO À ATOMÍSTICA: Modelos atômicos, número atômico (z) e número de massa (A) 2012 COLÉGIO NOVO ANGLO DE JABOTICABAL (QUÍMICA) PROFESSOR: JOÃO MEDEIROS.
CONDUTORES EM EQUILÍBRIO ELETROSTÁTICO Vamos estudar o campo elétrico e o potencial elétrico de uma distribuição de cargas em um condutor em equilíbrio.
Professor; Albino nunes
MODELOS ATÔMICOS Química. Leucipo e Demócrito (400 a.C) Leucipo e Demócrito (400 a.C) A matéria é descontínua e formada por partículas indivisíveis os.
Substâncias Iónicas. Há substâncias cujos corpúsculos constituintes não são átomos nem moléculas. São um outro tipo de corpúsculos portadores de carga.
Do Mecanicismo à Naturphilosophie Prof. Ivã Gurgel.
Robert L. Boylestad Introductory Circuit Analysis, 8ed. Copyright ©1997 by Pearson Education, Inc. Upper Saddle River, New Jersey All rights reserved.
CAPACITORES Prof. Bruno Farias
Estrutura Atômica e Ligações Interatômicas Prof. Wesdney Melo.
O ÁTOMO. Modelos atómicos Teoria atómica de Dalton A matéria é formada por partículas muito pequenas designadas por átomos; Os átomos são indivisíveis.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com base nesse estudo realizado observa-se que a iontoforese constitui uma alternativa para potencializar e otimizar os resultados.
FÍSICO-QUÍMICA II Profº. Dr. André Rosa Martins
Difração: propriedade que a onda possui de contornar obstáculos.
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Hidrodinâmica Aula 08 (1 0 Sem./2016) 1. A viscosidade e a Equação de Navier-Stokes 2.
CORRENTE E RESISTÊNCIA
PRINCÍPIO DA DUALIDADE Embora a física clássica explique com clareza o movimento dos corpos em nossa volta, ela não o faz para partículas tão pequenas.
Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Sistemas Térmicos Prof. Luis Roberto de Mello e Pinto.
Os Gregos 450 a. C. Leucipo e Demócrito Matéria era formada por uma unidade indivisível: o Átomo.
Propriedades Periódicas
PROPRIEDADES PERIÓDICAS.
Microfone Converte uma onda sonora contendo informação num sinal elétrico que contém a mesma informação. Altifalante Converte o sinal elétrico numa onda.
As comunicações ao longo do tempo Telégrafo Telégrafo Telefone Telefone Rádio Rádio Computador Computador Internet Internet Telemóvel Telemóvel.
BIO-QUIMICA Aulas gratuitas da Professora Dra Rosi Bio-quimica.blogspot.com MATÉRIA E MEDIDAS Dra. Rosilene Linhares Dutra.
Transcrição da apresentação:

Aula Aula – Teoria Atômica 2 Profa. Ana Maria Cardoso de Oliveira Bezerra Site: docente.ifrn.edu.br/anacardoso Agosto 2014 Teoria atômica – uma história de cerca de 2600 anos

Dalton teve o mérito de consolidar a ideia do átomo como unidade elementar da matéria, utilizando dados experimentais quantitativos. Porém, o seu modelo atômico continha uma série de equívocos, que foram demonstrados através de experimentos realizados a partir da segunda metade do século XIX. Nesses experimentos, verificou-se que os átomos não eram esferas maciças, eram divisíveis, penetráveis, destrutíveis e nem sempre eram iguais para um mesmo elemento químico.

A natureza elétrica da matéria O que é energia elétrica? O que é eletricidade? Como essa propriedade da matéria se relaciona com os modelos explicativos da constituição da matéria? Teoria atômica – uma história de cerca de 2600 anos

Tales de Mileto – 640 a 548 a.C. Observou o que acontecia com lã e o âmbar ao serem atritados. Âmbar em grego = elektron, daí a origem do nome eletricidade. Teoria atômica – uma história de cerca de 2600 anos

No início do século XVIII, vários experimentos mostraram que era possível eletrizar um corpo ligando-o por meio de um fio, a outro corpo que tivesse adquirido eletricidade por atrito. Teoria atômica – uma história de cerca de 2600 anos

O Químico Francês Charles François de Cisternay Du Fay ( ) analisando os experimentos, concluiu que a intensidade da eletrização do corpo dependia do material de que era feito o corpo e o fio, introduzindo o conceitos de corpos condutores e corpos isolantes. Em 1733 Du Fay também observou que a repulsão ocorria entre objetos carregados do mesmo “tipo de eletricidade” e a atração entre objetos carregados de diferentes “tipos de eletricidade”. Teoria atômica – uma história de cerca de 2600 anos

Em 1752, o médico norte-americano Benjamim Franklin, autor da teoria de que a eletricidade consiste de um fluido único, introduziu os termos positivo e negativo para se referir aos tipos de eletricidade. Teoria atômica – uma história de cerca de 2600 anos

Mais tarde o físico italiano Alessandro Volta (1745 a 1827) criou a primeira pilha (1800), capaz de criar de produzir um movimento contínuo de cargas elétricas. Teoria atômica – uma história de cerca de 2600 anos

A Pilha de Volta expandiu a pesquisa dos fenômenos elétricos, permitindo a realização de experimentos importantes como a eletrólise da água e o estudo da condutividade de materiais líquidos e gasosos. Teoria atômica – uma história de cerca de 2600 anos

O Físico e Químico inglês Michael Faraday ( ) – considerado o descobridor da eletrólise como fenômeno físico-químico bem definido, observou que a passagem de corrente elétrica através de soluções de alguns tipos de substâncias provocava reações químicas, nas quais as quantidades de eletricidade utilizadas e as quantidades de substâncias que reagiam eram proporcionais entre si, fatos que o levaram a estabelecer as leis da eletrólise. Teoria atômica – uma história de cerca de 2600 anos

Em 1891, o físico irlandês George Johnstone Stoney ( ) – propôs o nome elétron para a unidade natural da eletricidade (1891), naquele tempo ainda inexplicada, mas já demonstrada por inúmeros experimentos. Teoria atômica – uma história de cerca de 2600 anos

Os gases conduzem eletricidade? O cientista inglês Willian Crookes ( ), inventou ampolas de vidro, onde foi possível estudar a condutividade elétrica de gases. Nessa ampola os cientistas colocavam uma substância no estado gasoso a uma pressão muito reduzida, aproximadamente, 0,01 atm, a uma alta ddp, em torno de volts. Teoria atômica – uma história de cerca de 2600 anos

O físico inglês Joseph John Thomson (1856 – 1940) realizou uma série de experimentos com uma ampola de Crookes e chegou as seguintes conclusões: Teoria atômica – uma história de cerca de 2600 anos

Variando-se a pressão interna do gás no experimento abaixo, ele observou que os raios se originam no cátodo e “caminham” em linha reta.

Os raios catódicos são desviados por um campo elétrico e magnético, o que evidencia que são constituídos de partículas com carga elétrica, pelo sentido do desvio conclui-se: carga negativa Teoria atômica – uma história de cerca de 2600 anos

Os raios catódicos são corpusculares, ou seja, têm massa Teoria atômica – uma história de cerca de 2600 anos

Baseado nesses estudos Thomson, pode concluir também: ▪ Não importa o material metálico de que é feito o cátodo e nem o gás que está sendo usado no interior do tubo, o comportamento dos raios catódicos é o mesmo, isso significa que esses raios são comuns a todo tipo de matéria. ▪ Que os raios catódicos eram constituídos pelos elétrons de Stoney, isto é de pequenas partículas carregadas de eletricidade negativa associadas aos átomos constituintes do cátodo. Teoria atômica – uma história de cerca de 2600 anos

Assim, ficou provado experimentalmente que a matéria era constituída de elétrons. Teoria atômica – uma história de cerca de 2600 anos

Modelo atômico de Thomson (Pudim com passas): Teoria atômica – uma história de cerca de 2600 anos