A PALAVRA DE DEUS NA CATEQUESE PALAVRA – COMUNICAÇÃO PALAVRA – COMUNICAÇÃOCONTEÚDOSSER.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Catequese orante ao redor da mesa
Advertisements

A espiritualidade do catequista Vivência e transmissão da fé
Animação bíblica CURSO DE FORMAÇÃO PARA AGENTES DO SETOR PRÉ-MATRIMONIAL 27 fev 2011 Paróquia Divino Salvador.
Lectio Divina.
«Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados».
NÃO É ELE QUE FICAVA SENTADO,
Convocados pela Palavra
A alegria de ... SER Catequista.
A história da salvação no Antigo Testamento!
QUEM TEM OUVIDOS OUÇA! 13 DE JULHO º DOMINGO DO TEMPO COMUM.
Tema do 16º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 16º Domingo do Tempo Comum convida-nos a descobrir o Deus paciente e cheio de misericórdia, a quem.
A Liturgia de hoje nos lembra a importância da Palavra de Deus na vida do Povo de Deus. Na 1ª Leitura, Deus convoca o Povo para escutar a Palavra e.
Celebramos hoje a ASSUNÇÃO de Nossa Senhora. Foi oficialmente declarada como Verdade de fé, pelo papa Pio XII em 1950, mas o facto já era aceite pela.
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
Ligue o som... É o único santo que a Liturgia celebra também a festa do nascimento (geralmente só o dia da morte...) As Leituras bíblicas nos ajudam.
Comunhão Eclesial Serviço do Povo de Deus
LUMEN FIDEI Sobre a Fé. Capítulo I ACREDITAMOS NO AMOR(cf. 1 Jo 4, 16) Capítulo II SENÃO ACREDITARDES, NÃO COMPREENDEREIS (cf. Is 7, 9) Capítulo III TRANSMITO-VOS.
A VITÓRIA QUE DEUS NOS DÁ SOBRE O PECADO. Pr. Davi Oliveira Boa Sorte.
LIÇÃO 05 CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES By LUÍS CARLLOS “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar.
Formação para Catequistas O SÍMBOLO DA FÉ. Sétima Sessão SANTÍSSIMA TRINDADE: UMA RELAÇÃO DE AMOR.
Catequista – encontro, comunidade, missão, espiritualidade,discípulo
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
 Com a qual é aprovada e promulgada a edição típica do Catecismo da Igreja Católica.  Aos veneráveis Irmãos Cardeais, Patriarcas, Arcebispos, Bispos,
Acolhimento e Inserção na Comunidade Diocese de Setúbal Jornadas Interdiocesanas de Catequistas Fátima – 21 e 22 Fevereiro 2009.
1- Bíblico Oriental 2- A Ocidental.
A Música Litúrgica na Igreja hoje
“Desde a infância conheces as sagradas Escrituras e sabes que elas têm o condão de te proporcionar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Jesus.
9 DE ABRIL DE 2016 As origens do Filho do Homem Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor. (Lc 2:11)
UMA TENTATIVA. RESUMO Apresentação abreviada Recapitulação breve = repetição do que foi apresentado Para transmitir uma ideia geral do que foi apresentado.
7 DE MAIO DE 2016 O ministério do Filho do Homem Então, ele respondeu aos mensageiros: “Voltem e anunciem a João o que vocês viram e ouviram: os cegos.
 1 O.) PRIMEIRO PERÍODO ( ESQUEMA SOBRE A LITURGIA - O documento Constituição “Sacrosanctum concilium” sobre a Sagrada liturgia.
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
MISSA DA SAGRADA FAMÍLIA
Cada Domingo é Dia do Senhor Ressuscitado... Vivendo o clima de Páscoa, reunimo-nos em nome de Jesus, para proclamar a nossa fé na Ressurreição. A liturgia.
"Meu Senhor e Meu Deus!" " Felizes os que creram, sem terem visto"
Mãe de Deus Dia Mundial da Paz A Liturgia coloca-nos hoje diante de diversas evocações. Celebra-se a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus : somos convidados.
Deus Uno e Trino A festa da TRINDADE Convida-nos a reflectir sobre o Mistério da vida íntima de Deus e conhecer melhor quem é o nosso Deus. Ele revela-se.
DOMINGO VI DO TEMPO PASCAL FESTA DA PALAVRA 1 de maio de 2016 Eucaristia das 12h00 | Igreja Matriz de Vila do Conde.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
A LUZ DE PAULO Act.9,3: Estava a caminho e já próximo de Damasco quando se viu subitamente envolvido por uma intensa luz vinda do Céu! Act.22,6: Ia a caminho.
Vem Espírito Santo, traz à Igreja novo vigor! Com o PENTECOSTES, encerramos na Liturgia o Ciclo Pascal... PENTECOSTES é uma festa, que já existia no.
Eu sou muito teu amigo Eu também sou tua amiga e gosto de falar contigo.
TESTEMUNHAR RELAÇÕES RELAÇÕES PESSOAIS SINCERAS ACOLHEDORAS PACIENTES RECONCILIADORAS.
Amai-vos como eu vos amei Na Liturgia desses domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra.
Bom dia filho(a). Poderia me doar alguns minutos de seu tempo. Jesus Cristo.
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ A PARTIR DE JESUS-CATEQUISTA.
A Palavra Se fez Carne NATAL Deus Feito PALAVRA É Natal mais uma vez!... Uma alegria contagiante domina o coração de todos nós. Cristo nasceu, ele está.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
SERMÃO 01 General Conference Daily Bulletin, Vol. 5, p. 108 Sermão de A. T. Jones 4 de fevereiro de 1893.
A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2016 e o tema da revista é Fruto do Espírito, tendo o Pastor Israel Maia, Presidente da Assembleia de Deus.
REUNIÃO DE PAIS Paróquia de Oliveira do Conde Setembro/09.
Itinerário dos vocacionados “Vivendo segundo a verdade, no amor, cresceremos sob todos os aspectos em relação a Cristo, que é a cabeça” (Ef 4,15).
"Eu sou o Bom Pastor" O 4º domingo de Páscoa é conhecido como o Domingo do BOM PASTOR, porque todos os anos, Jesus é apresentado como o "Bom Pastor".
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
1.A Revelação divina 2.Os livros da Bíblia 3.A integridade da Bíblia 4.Livros inspirados e verdade da Bíblia 5.O cânone das Escrituras 6.Santidade e unidade.
Festejamos hoje a festa de TODOS OS SANTOS No "Creio", professamos: "Creio na Comunhão dos Santos". As Leituras aprofundam essa Verdade: A 1.ª leitura.
NOVOS CATECISMOS.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
A Liturgia continua o tema do Chamamento. A resposta do homem passa por um caminho de conversão pessoal e de identificação com Jesus. Na 1.ª Leitura,
EBD CONSOLIDAÇÃO 2016 – O Ano da Comunhão 2016, O ANO DA COMUNHÃO CONSOLIDAÇÃO.
Na vida, deparamo-nos com muitas encruzilhadas, em que devemos fazer a ESCOLHA: Tomar uma estrada e deixar a outra… Como é importante, então, o testemunho.
Processo Catecumenal A partir do RICA.
A Quaresma é um tempo oportuno para purificar ideias e atitudes da nossa vida cristã. Muitas vezes somos levados a ter de Deus a imagem de um juiz severo.
Aprender a fazer oração 57 MILLET, Jean-François ( ) O angelus Colecção privada.
A Liturgia deste domingo deseja preparar os cristãos para os acontecimentos da Páscoa, que se aproxima: Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Na 1.ª.
A Memória que a Igreja celebra hoje não encontra fundamentos explícitos nos Evangelhos Canônicos, mas algumas pistas no chamado Proto-evangelho de Tiago,
Comentário da Lição 4 de Lições Bíblicas Pr. Rodolfo Silva.
O Espírito Santo. Quem é o Espírito Santo? espíritos e Espírito Espírito de Deus é o mais difícil de entender -O Pai criou -O Filho viveu entre nós -O.
A Liturgia convida-nos a reflectir sobre um dos elementos essenciais da vida cristã e do seguimento de Cristo: a ORAÇÃO. Mas o que é Oração? Como fazê-la?
A Liturgia de hoje nos convida a manter com Deus uma ORAÇÃO PERSEVERANTE. Só assim será possível aceitar os projetos de Deus, compreender os seus silêncios,
Transcrição da apresentação:

A PALAVRA DE DEUS NA CATEQUESE PALAVRA – COMUNICAÇÃO PALAVRA – COMUNICAÇÃOCONTEÚDOSSER

ESCUTA, ISRAEL! O SENHOR nosso Deus é o único SENHOR. Amarás o SENHOR, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todas as tuas forças = Dt 6, 4-5

A PALAVRA INCARNADA A PALAVRA FEZ-SE HOMEM E ERGUEU A SUA TENDA ENTRE NÓS = Jo 1,14

A PALAVRA NA CATEQUESE No centro da Catequese, uma PESSOA:JESUS de NAZARÉ, Filho único de Deus, cheio de graça e de verdade CT 5,6,15; DGC 80-81; CATIC

A PALAVRA ENTRE NÓS O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para anunciar a Boa Nova… Cumpriu-se hoje esta PALAVRA. = Lc 4,18.21

PALAVRA Utilizada com respeito Utilizada com respeito Para conduzir à Fé Para conduzir à Fé * A Catequese deve levar: ao acolhimento ao conhecimento à celebração da PALAVRA * A Catequese deve levar: ao acolhimento ao conhecimento à celebração da PALAVRA

A PALAVRA Cria Gn 1, Cria Gn 1, Chama Gn 12,1; Ex 3,4; 1Sm 3,10 Chama Gn 12,1; Ex 3,4; 1Sm 3,10 Salva Jo 1,9.12; Lc 4,17-19 Salva Jo 1,9.12; Lc 4,17-19 Congrega Is 60,3-4; Sl 72,17 Congrega Is 60,3-4; Sl 72,17 Une Jo 17,22; Ef 4,4-6; Act 2, Une Jo 17,22; Ef 4,4-6; Act 2, Santifica Rom 5,15; 6,22 Santifica Rom 5,15; 6,22

PALAVRA CAMINHO DE SALVAÇÃO CAMINHO DE SALVAÇÃO

PALAVRA ENCONTRADA NA COMUNHÃO ENCONTRADA NA COMUNHÃO

PALAVRA MEIO DE RELAÇÃO MEIO DE RELAÇÃO

OS CATEQUISTAS E A PALAVRA SE FORMOS PALAVRAS VIVAS À IMAGEM DA PALAVRA ESTAREMOS A DIZER A TODOS COMO É DEUS! SE FORMOS PALAVRAS VIVAS À IMAGEM DA PALAVRA ESTAREMOS A DIZER A TODOS COMO É DEUS!

Utilização da Bíblia na 1ª Etapa de Catequese A Bíblia narra a história de Deus com o seu povo.

A história de Deus com o seu povo é uma “história” que facilmente motiva as crianças nesta fase etária. A história de Deus com o seu povo é uma “história” que facilmente motiva as crianças nesta fase etária. Nesta fase (6/7 anos) a criança ainda mistura muito a realidade com o imaginário. Nesta fase (6/7 anos) a criança ainda mistura muito a realidade com o imaginário. Tem fascínio por tudo o que é história e o que é imaginário. Tem fascínio por tudo o que é história e o que é imaginário.

Jesus, o novo amigo, que estão a conhecer. É uma boa oportunidade para introduzir a criança nas “histórias” bíblicas, particularmente nos episódios evangélicos em que a personagem principal é Jesus. É uma boa oportunidade para introduzir a criança nas “histórias” bíblicas, particularmente nos episódios evangélicos em que a personagem principal é Jesus.

Como apresentar os textos bíblicos Os textos bíblicos devem ser lidos, contados e recontados, recorrendo à dramatização, imagens, gestos, canções, etc. Os textos bíblicos devem ser lidos, contados e recontados, recorrendo à dramatização, imagens, gestos, canções, etc.

Reconstruir, encenar… É muito bom recorrer, por exemplo, à reconstrução das cenas bíblicas, utilizando material didáctico, encenações, etc. É muito bom recorrer, por exemplo, à reconstrução das cenas bíblicas, utilizando material didáctico, encenações, etc.

Colocar a criança na cena É fácil, pedir à criança nesta idade, para se colocar na cena, iniciando-se assim a lectio divina, ao colocar a questão: “- E a mim, o que diz Jesus?” É fácil, pedir à criança nesta idade, para se colocar na cena, iniciando-se assim a lectio divina, ao colocar a questão: “- E a mim, o que diz Jesus?”

8/9 anos: desenvolvimento cognitivo, pensamento e raciocínio concreto A criança começa a distinguir melhor o imaginário do real. A criança começa a distinguir melhor o imaginário do real. Podem surgir algumas questões e dúvidas, quando lê ou escuta as histórias da Bíblia. Podem surgir algumas questões e dúvidas, quando lê ou escuta as histórias da Bíblia.

As mesmas histórias têm de ser contadas de outra maneira A criança começa a gostar mais de ouvir ler directamente da Bíblia e até de ser ela mesma a ler. Gosta de interpretar e colocar questões. A criança começa a gostar mais de ouvir ler directamente da Bíblia e até de ser ela mesma a ler. Gosta de interpretar e colocar questões. Isto é bom para começar a aplicar a Palavra à própria vida. Isto é bom para começar a aplicar a Palavra à própria vida.

COMO TRABALHAR UM TEXTO BÍBLICO NA CATEQUESE Desde a infância conheces a Sagrada Escritura, que te pode instruir, em ordem à salvação pela fé em Cristo Jesus. De facto, toda a Escritura é inspirada por Deus e adequada para ensinar, refutar, corrigir e educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e esteja preparado para toda a obra boa. (2 Tm 3, 16) Desde a infância conheces a Sagrada Escritura, que te pode instruir, em ordem à salvação pela fé em Cristo Jesus. De facto, toda a Escritura é inspirada por Deus e adequada para ensinar, refutar, corrigir e educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e esteja preparado para toda a obra boa. (2 Tm 3, 16)

A catequese é um serviço eclesial da Palavra de Deus orientada para fazer amadurecer na fé cristã as pessoas e as comunidades, com o objectivo de as levar a conhecer, a contemplar e a viver o mistério de Cristo.

Anunciar e mediar no tempo presente da Igreja a Palavra que Deus dirige aos homens de todos os tempos e lugares, para que possam professar a fé no Deus Uno e Trino e viver em comunhão com Cristo no seu corpo que é a Igreja. Anunciar e mediar no tempo presente da Igreja a Palavra que Deus dirige aos homens de todos os tempos e lugares, para que possam professar a fé no Deus Uno e Trino e viver em comunhão com Cristo no seu corpo que é a Igreja.

Como serviço eclesial da Palavra de Deus, a catequese tem como fonte a Sagrada Escritura e a Tradição, uma vez que ambas constituem o único e inseparável depósito dessa Palavra.

A Bíblia, explicada e comunicada no contexto da Tradição, em harmonia com as diferentes formas e sinais de manifestação da Palavra de Deus na tradição da Igreja, constitui o alicerce e o fundamento normativo de toda a catequese.

A Palavra de Deus não se reduz à Bíblia A Bíblia, por ser Inspirada por Deus, comunica-nos de forma privilegiada a Palavra do próprio Deus, sendo a fonte e o modelo de toda a acção catequética. A Bíblia, por ser Inspirada por Deus, comunica-nos de forma privilegiada a Palavra do próprio Deus, sendo a fonte e o modelo de toda a acção catequética.

Qualquer forma de catequese tem um fundamento bíblico, devendo promover o conhecimento e aprofundamento da Bíblia, a qual é o centro e o eixo unificador da catequese, garante de genuinidade, de pureza e de eficaz comunhão com Deus. Qualquer forma de catequese tem um fundamento bíblico, devendo promover o conhecimento e aprofundamento da Bíblia, a qual é o centro e o eixo unificador da catequese, garante de genuinidade, de pureza e de eficaz comunhão com Deus.

A Bíblia não é um documento ou subsídio entre outros, mas a alma e o grande livro da catequese.

A catequese, deve embeber-se e permear-se com o pensamento, com o espírito e com as atitudes bíblicas e evangélicas, mediante um assíduo contacto com tais textos. (DGC 127) A catequese, deve embeber-se e permear-se com o pensamento, com o espírito e com as atitudes bíblicas e evangélicas, mediante um assíduo contacto com tais textos. (DGC 127)

Introdução à "lectio divina" A catequese, deve ser « uma autêntica introdução à "lectio divina", isto é, à leitura da Sagrada Escritura feita "segundo o Espírito" que habita na Igreja». DGC 127 A catequese, deve ser « uma autêntica introdução à "lectio divina", isto é, à leitura da Sagrada Escritura feita "segundo o Espírito" que habita na Igreja». DGC 127

VIDA PALAVRA DE DEUS

Elementos de pedagogia bíblica Contacto assíduo ao longo de todo o itinerário Contacto assíduo ao longo de todo o itinerário Bíblia em destaque Bíblia em destaque Cuidado pela alfabetização bíblica Cuidado pela alfabetização bíblica A Bíblia como suporte dos momentos celebrativos e de oração A Bíblia como suporte dos momentos celebrativos e de oração A narração A narração A dramatização A dramatização O uso de subsídios bíblicos O uso de subsídios bíblicos Respeito pela Sagrada Escritura Respeito pela Sagrada Escritura Ler as questões que lhes interessam à luz do evangelho Ler as questões que lhes interessam à luz do evangelho A relação Bíblia – mundo – escola - cultura A relação Bíblia – mundo – escola - cultura

Boa Notícia

Trabalhar um texto bíblico Ler o texto escolhido na Bíblia verificando em que livro bíblico ele se situa. Ler o texto escolhido na Bíblia verificando em que livro bíblico ele se situa. Procurar o que precede e o que segue esta narração. Procurar o que precede e o que segue esta narração. Em que momento da história do povo do Antigo Testamento se situa? Em que momento da história do povo do Antigo Testamento se situa? Em que etapa da vida de Jesus aparece este episódio? Em que etapa da vida de Jesus aparece este episódio? O autor O autor

Os lugares Os lugares - Que lugares existem? Há deslocações? - O que é que estes lugares suscitam? As indicações do tempo As indicações do tempo - A acção decorre à noite? De manhã? - Que duração cobre a narração? As palavras As palavras - Explicar as mais difíceis As personagens As personagens - Quem são? O que é que elas fazem? O que dizem? - Que transformações se operam nelas entre o início e o fim da narração? - O que é que provoca estas transformações? Os elementos simbólicos Os elementos simbólicos - Quais são? - Quais são? - Qual é o seu papel? - Qual é o seu papel?

Através desta análise da narração, que boa (s) nova (s) se descobrem? Através desta análise da narração, que boa (s) nova (s) se descobrem? O que é que o texto diz hoje? O que o texto tem para me dizer!!! O que é que o texto diz hoje? O que o texto tem para me dizer!!! Em que experiências da vida do catequizando nos podemos apoiar para fazer eco desta palavra? Em que experiências da vida do catequizando nos podemos apoiar para fazer eco desta palavra? Ou, como favorecer o anúncio das boas novas contidas no texto? Ou, como favorecer o anúncio das boas novas contidas no texto?

Ler e narrar o texto Ler e narrar o texto Aprofundar o texto (com alguns exercícios) Aprofundar o texto (com alguns exercícios) Ver como o texto toca a nossa vida Ver como o texto toca a nossa vida Rezar o texto Rezar o texto

O catequista e a Bíblia Amor pela Sagrada Escritura Conhecer alguns dados bíblicos fundamentais para o exercício da sua missão: A vida de Jesus, a sua pessoa e missão; Personagens bíblicas tipo; passagens bíblicas mais importantes; Os grandes símbolos imagens e termos bíblicos; as páginas difíceis da Bíblia (como interpretar os milagres, as curas, as possessões, etc.);

O conhecimento bíblico das principais festas litúrgicas. Iluminar biblicamente as grandes questões da existência humana (a morte, o amor, a liberdade, o sentido da vida etc.). Relacionar a Bíblia com a vida.