Comitê Estadual de Investigação de Óbitos e Amputações Relacionados ao Trabalho do Paraná - CEIOART.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PORTARIA Nº 777/GM Em 28 de abril de 2004
Advertisements

XIII Encontro Estadual
OFICINA SINAN SAÚDE DO TRABALHADOR
Dados e Informações sobre Acidentes de Trânsito nas Rodovias Disponibilidade E Comparabilidade José Hamilton Bizarria.
Descentralizando a Saúde para o Desenvolvimento Regional
Controladoria Geral do Estado do Rio Grande do Norte
TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA.
Benefícios Inss Joelcio Flaviano Niels - Advogado - tel
CENTRO INTEGRADO DE ATENDIMENTO AO TRABALHADOR - CIAT
PLANO DE CARREIRA DOS SERVIDORES TÉCNICOS E ADMINISTRATIVOS DA UNESP
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS 2008
Notificação Compulsória de Agravos à Saúde do Trabalhador
História da Saúde e Segurança do Trabalho
E XPANSÃO DO P ROJETO V IDA NO T RÂNSITO Goiânia, de novembro de 2012 Indicadores de Velocidade Indicadores de Associação entre Álcool e Direção.
“Vlado, morre e adoece com os trabalhadores”
CAPACITAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR NAS TÉCNICAS DE APLICAÇÃO E LEITURA DA PROVA TUBERCULÍNICA CURITIBA – JULHO/2013.
I Fórum Paranaense de Produção Científica
PLANO DE SEGURANÇA DA ÁGUA PSA - SUB BACIA ALTO IGUAÇU
SECRETÁRIO DE OBRAS ASSESSOR ESPECIAL ASSESSOR ESPECIAL - CENTRO ADMIN. DE CACHOEIRA DO CAMPO COORDENADORA DE PLANEJAMENTO E CONTROLE COORDENADORA DE SERVIÇOS.
ASSISTÊNCIA EM NEFROLOGIA NA ALTA COMPLEXIDADE/PR Fonte: documento da REDE ASSISTÊNCIA EM NEFROLOGIA NA ALTA COMPLEXIDADE/PR 2005 – DSS/ISEP/SESA.
Unidade Saúde do Trabalhador
Atividades do PECT - Paraná Municípios prioritários Supervisões realizadas:  12/05: Curitiba  14/05: Colombo  21/05: Pinhais  26/05:
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR CIST - CURITIBA
Atividades de campo para o bloqueio de
Exportar Fator decisivo para o Desenvolvimento Regional.
Reunião de Avaliação SINAN
PROJETO DE CAPACITAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA/SES-RJ – ANO 2003* O Estado do Rio de Janeiro iniciou há três anos um efetivo processo.
  ESTAD O DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR RELATÓRIO EPIDEMIOLÓGICO DOS ACIDENTES.
Mortalidade por Acidente de Trânsito na Cidade de Tubarão –SC, no ano de Área de conhecimento. Geisiane Custódio – Autora – Curso de Medicina do.
Comitê Regional de Investigação
PROAB DIREITO PENAL – AULA 11 PROAB DIREITO PENAL PROFESSOR: SANDRO CALDEIRA Aula 11 PROAB DIREITO PENAL PROFESSOR:
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Governo do Estado da Bahia Secretaria de Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde Diretoria de Vigilância Epidemiológica.
O papel da SESA no campo dos agrotóxicos Desafio sobre o destino de embalagens de produtos afins Reunião sobre a Política Estadual a ser adotada para a.
PROAB 2013 DIREITO PENAL PROFESSOR: SANDRO CALDEIRA Aula 11.
SESMT Dados do acidente: Nome: Carlos Alberto dos Santos CPD: Cargo: Encarregado da masseira do pastifício Área do Acidente: 5 andar – Pastifício.
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS. Curitiba e Região Metropolitana.
Segurança e saúde no trabalho
O que são as empresas Organizações que estão em constante interação com os seus ambientes. As organizações, como classe especial de sistemas abertos,
Profa Alessandra Ap. Sanches
Simone Alves dos Santos Coordenadora Estadual da Saúde do Trabalhador
MINISTÉRIO DA SAÚDE/UFRJ- UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PET- SAÚDE (PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE) - SAÚDE MENTAL/CRACK, ÁLCOOL.
Programa Vigilância dos Acidentes de Trabalho Fatais
DEPRECIAÇÃO Prof. Alessandro.
Acidentes de Trabalho.
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
Faculdade de Direito da UFPA.
PALESTRA REGULAMENTAÇÃO DOS DIREITOS TRABALHISTAS PARA OS TRABALHADORES DOMÉSTICOS (LC 150/2015) NOVAS REGRAS.
APRENDIZAGEM/ Formação Profissional: Direito e Oportunidade para o Ingresso de Adolescentes no Trabalho.
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
SAÚDE DO TRABALHADOR.
SAÚDE DO TRABALHADOR CGST/DSAST Secretaria de Vigilância em Saúde
23/10/20081 Higiene Industrial Por: Bruno Cotta Danilo Sobral Filipe Campos José Francisco da Silva FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA.
R CENTRO-OESTE Nº 24 - QUADRA: 03; CEP-65
Higiene do trabalho “Conjunto de normas e procedimentos voltado para a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes.
TRABALHO INFANTIL MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO O que é o trabalho infantil? É aquele realizado por crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos.
LAUDOS DE EXAMES PERICIAIS
O HOSPITAL Enfª. Adriana santos. Hospital Hospital Produto Produto Cenário Cenário Empresa Empresa Saúde Saúde Sistema de Saúde/ Sistema de Saúde/ Sistema.
Modelos de Provisão com base em Necessidades Sociais em Saúde
Henrique P. L. Scabello 4º ano
- QUESITOS – Medicina Legal
Ministério da Previdência Social INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL DIRETORIA DE ATENDIMENTO Programa de Educação Previdenciária PREVEDUCA PREVIDÊNCIA.
Referenciais Referenciais Objetivos Objetivos Oferta de produtos e serviços Oferta de produtos e serviços.
PLANO DE CARREIRA E SISTEMA RETRIBUITÓRIO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVO DA UNESP.
Expedito Luna 16 de novembro de 2004 Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador MINERAÇÃO E SAÚDE DO TRABALHADOR NO SUS 1.
Comitê de Acompanhamento das Obras de Infra-Estrutura Viária da Região Metropolitana de Porto Alegre.
A Estrutura Econômica do Estado de Mato Grosso do Sul Daniel Massen Frainer Superintende de Desenvolvimento Econômico Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento.
TRABALHO INFANTIL E O PAPEL DA SAÚDE DO TRABALHADOR NO PARANÁ Centro Estadual de Saúde do Trabalhador Agosto de 2016.
Transcrição da apresentação:

Comitê Estadual de Investigação de Óbitos e Amputações Relacionados ao Trabalho do Paraná - CEIOART

Definição dos casos de acidente de trabalho grave: 1) necessidade de tratamento em regime de internação hospitalar; 2) incapacidade para as ocupações habituais, por mais de 30 dias; 3) incapacidade permanente para o trabalho; 4) enfermidade incurável; 5) debilidade permanente de membro, sentido ou função; 6) perda ou inutilização do membro, sentido ou função; 7) deformidade permanente; 8) aceleração de parto; PROTOCOLO (Notificação de Acidentes do Trabalho Fatais, Graves e com Crianças e Adolescentes) PROTOCOLO (Notificação de Acidentes do Trabalho Fatais, Graves e com Crianças e Adolescentes) MINISTÉRIO DA SAÚDE 2006

9) aborto; 10) fraturas, amputações de tecido ósseo, luxações ou queimaduras graves; 11) desmaio (perda de consciência) provocado por asfixia, choque elé- trico ou outra causa externa; 12) qualquer outra lesão: levando à hipotermia, doença induzida pelo calor ou inconsciência; requerendo ressuscitação; ou requerendo hospitalização por mais de 24 horas; 13) doenças agudas que requeiram tratamento médico em que exista razão para acreditar que resulte de exposição ao agente biológico, suas toxinas ou ao material infectado.

Número de Amputações registrados no SINAN no período de 2010 a 2015 na 2ª Regional de Saúde Munic í pios Total Agudos do Sul Almirante Tamandar é Arauc á ria Campo Largo Colombo Contenda Curitiba Mandirituba Pinhais Rio Negro São Jos é dos Pinhais Tijucas do Sul Tunas do Paran á Total Fonte: SINAN-NET/CEST/SVS/SESA Dados preliminares: Setembro/2015

Ocupação dos Acidentes com Amputação dos municípios da 2ª Regional de Saúde Ocupa ç ão Total IGNORADA ALIMENTADOR DE LINHA DE PRODUCAO PEDREIRO CARPINTEIRO ADMINISTRADOR AUXILIAR DE PESSOAL PRODUTOR NA OLERICULTURA DE RAIZES, BULBOS E TUBERCULOS OPERADOR DE MAQUINAS FIXAS, EM GERAL MECANICO DE MANUTENCAO DE AUTOMOVEIS, MOTOCICLETAS E VEICULOS SIMILARES EMPREGADO DOMESTICO NOS SERVICOS GERAIS MOTOCICLISTA NO TRANSPORTE DE DOCUMENTOS E PEQUENOS VOLUMES PRODUTOR AGRICOLA POLIVALENTE SOLDADOR SERRALHEIRO PRENSISTA (OPERADOR DE PRENSA) MARCENEIRO OPERADOR DE MAQUINA DE USINAGEM DE MADEIRA (PRODUCAO EM SERIE) MOTORISTA DE CAMINHAO (ROTAS REGIONAIS E INTERNACIONAIS) PADEIRO ACOUGUEIRO Fonte: SINAN-NET/CEST/SVS/SESA Dados preliminares: Setembro de 2015

Número de Esmagamento registrados no SINAN no período de 2010 a 2015 na 2ª Regional de Saúde Munic í pios Total Curitiba Arauc á ria Campo Largo Mandirituba São Jos é dos Pinhais Agudos do Sul Campo do Tenente Colombo Pien Tijucas do Sul Tunas do Paran á Total Fonte: SINAN-NET/CEST/SVS/SESA Dados preliminares: Setembro/2015

Ocupação dos Acidentes com Esmagamento dos municípios da 2ª Regional de Saúde Ocupa ç ão Total IGNORADA MOTORISTA DE CAMINHAO (ROTAS REGIONAIS E INTERNACIONAIS) MECANICO DE MANUTENCAO DE MAQUINAS, EM GERAL REPOSITOR DE MERCADORIAS OPERADOR DE EMPILHADEIRA MOTORISTA DE CARRO DE PASSEIO ALIMENTADOR DE LINHA DE PRODUCAO MECANICO DE MANUTENCAO DE AUTOMOVEIS, MOTOCICLETAS E VEICULOS SIMILARES ENCARREGADO GERAL DE OPERACOES DE CONSERVACAO DE VIAS PERMANENTES (EXCETO TRILHOS) DESEMPREGADO CRONICO OU CUJA OCUPACAO HABITUAL NAO FOI POSSIVEL OBTER ADMINISTRADOR DECORADOR DE INTERIORES DE NIVEL SUPERIOR TECNICO MECANICO TECNICO EM GRAVACAO DE AUDIO CONFERENTE DE CARGA E DESCARGA EMPREGADO DOMESTICO NOS SERVICOS GERAIS EMPREGADO DOMESTICO DIARISTA Fonte: SINAN-NET/CEST/SVS/SESA Dados preliminares: Setembro/2015

Número de Fratura registrados no SINAN no período de 2010 a 2015 na 2ª Regional de Saúde Munic í pios Total Curitiba Arauc á ria Campo Largo São Jos é dos Pinhais Almirante Tamandar é Colombo Pinhais Rio Negro Mandirituba Contenda Quitandinha Adrian ó polis Campo do Tenente Fazenda Rio Grande Itaperu ç u Lapa Piraquara Tijucas do Sul Total Fonte: SINAN-NET/CEST/SVS/SESA Dados preliminares: Setembro/2015

Ocupação das Fraturas com Amputação dos municípios da 2ª Regional de Saúde Ocupa ç ão Total IGNORADA PEDREIRO MOTOCICLISTA NO TRANSPORTE DE DOCUMENTOS E PEQUENOS VOLUMES MOTORISTA DE CAMINHAO (ROTAS REGIONAIS E INTERNACIONAIS) VIGILANTE MECANICO DE MANUTENCAO DE AUTOMOVEIS, MOTOCICLETAS E VEICULOS SIMILARES SERVENTE DE OBRAS ZELADOR DE EDIFICIO VENDEDOR DE COMERCIO VAREJISTA EMPREGADO DOMESTICO NOS SERVICOS GERAIS ALIMENTADOR DE LINHA DE PRODUCAO OPERADOR DE MAQUINAS FIXAS, EM GERAL CARPINTEIRO PORTEIRO DE EDIFICIOS SOLDADOR ASSISTENTE ADMINISTRATIVO TRABALHADOR DE SERVICOS DE MANUTENCAO DE EDIFICIOS E LOGRADOUROS ELETRICISTA DE INSTALACOES MOTORISTA DE CARRO DE PASSEIO AUXILIAR DE ESCRITORIO, EM GERAL Fonte: SINAN-NET/CEST/SVS/SESA Dados preliminares: Setembro/2015

Número de Queimaduras registrados no SINAN no período de 2010 a 2015 na 2ª Regional de Saúde Munic í pios Total Curitiba Campina Grande do Sul Campo Largo São Jos é dos Pinhais Rio Negro Almirante Tamandar é Arauc á ria Contenda Pinhais Campo Magro Mandirituba Total Fonte: SINAN-NET/CEST/SVS/SESA Dados preliminares: Setembro/2015

Ocupação dos Queimaduras com Amputação dos municípios da 2ª Regional de Saúde Ocupa ç ão Total EMPREGADO DOMESTICO NOS SERVICOS GERAIS COZINHEIRO GERAL MECANICO DE MANUTENCAO DE AUTOMOVEIS, MOTOCICLETAS E VEICULOS SIMILARES ELETRICISTA DE INSTALACOES PEDREIRO SOLDADOR DESEMPREGADO CRONICO OU CUJA OCUPACAO HABITUAL NAO FOI POSSIVEL OBTER ALIMENTADOR DE LINHA DE PRODUCAO OPERADOR DE MAQUINAS FIXAS, EM GERAL MECANICO DE MANUTENCAO DE MAQUINAS, EM GERAL OPERADOR DE PRODUCAO (QUIMICA, PETROQUIMICA E AFINS) IGNORADA OPERADOR DE PROCESSO (QUIMICA, PETROQUIMICA E AFINS) ATENDENTE DE LANCHONETE MOTORISTA DE CAMINHAO (ROTAS REGIONAIS E INTERNACIONAIS) OPERADOR DE CALDEIRA Fonte: SINAN-NET/CEST/SVS/SESA Dados preliminares: Setembro/2015