Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães. Influenciada pela arte grega e arte etrusca, e tem como período de produção do século VIII a. C. até aproximadamente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 1 O feudalismo na Europa.
Advertisements

INES FACULDADE BILÍNGUE DE PEDAGOGIA
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
Pensamento Medieval A cultura medieval se caracterizava pela religiosidade. A Igreja Católica, como vimos, controlava as manifestações culturais e dava.
IDADE MÉDIA História – Ângela – 7º.
Conceito de Idade Média
Introdução Roma antiga Roma republicana Comparações
CLC 7 – FUNDAMENTOS DE CULTURA LÍNGUA E COMUNICAÇÃO
REFORMA PROTESTANTE. O QUE FOI A REFORMA? A Reforma Protestante foi um movimento que começou no século XVI com uma série de tentativas de reformar a Igreja.
Nome: Thamires e Maria Eduarda Turma: 611 Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Chiele.
IMPÉRIO BIZANTINO Professor Romildo Tavares Imperatriz Teodora.
- Aristóteles 384 a.C a.C Aristóteles filósofo grego, um dos mais importantes pensadores de todos os tempos, nasceu em Estagira em 384 a.C e morreu.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
ARTE BARROCA NO BRASIL SÉCULO XVIII / XIX
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
A Terceira Geração Modernista Brasileira ( )
Objetivo: transmissão dos valores e regras sociais Informal – convivência com adultos. Formal – controle da Igreja. Educação: CULTURA MEDIEVAL.
PODEMOS CONFIAR NA BÍBLIA? Revelação: é o ato divino pelo qual Deus revela aquilo que o homem não poderia descobrir por si próprio.
Temas: O que é história? e O tempo e a história Avaliação 1 – 13/03/2015 PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Compreender os diferentes tipos de fontes históricas.
A ESCOLÁSTICA MEDIEVAL. TEOLOGIA ESCOLÁSTICA MEDIEVAL A teologia escolástica medieval atravessou praticamente oito séculos, marcando ainda presença durante.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Estados Nacionais Modernos
Barroco Mineiro Quais os seus principais artistas?
Eu – Psicanálise e Psicologia Analítica Outro – Sociologia e Mitologia
Professora: Luciana Campos Aula 1 –  Ementa:  O desenvolvimento humano numa perspectiva sócio-histórica. A aprendizagem: Conceito, segundo diferentes.
As concepções de espaço As atividades partem do pressuposto de que o ensino de física deve ter por objetivo apresentar as teorias da física dentro de seu.
História da arte: breves considerações
A Música e Seus Primeiros Passos Quando surgiu o nome das notas musicais? A partir de que época podemos conhecer realmente a música do passado?
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
ARTE PRÉ-COLOMBIANA Prof. GILDO JÚNIOR.
História do Brasil – 5º ano
HISTÓRIA DAS VIAGENS E TURISMO PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN
ÉTICA E MORAL
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
“As família nos caminhos da missão” Novo Testamento.
A EXPANSÃO MUÇULMANA As três razões principais que levaram os muçulmanos a lançar- se à conquista de novos territórios: - A pobreza e o superpovoamento.
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
Antiguidade Clássica A civilização greco-romana serviu de modelo para o desenvolvimento da sociedade europeia e ocidental, por isso o adjetivo clássico,
ARTE BIZANTINA A arte bizantina está dirigida pela religião, ao clero cabia, além das suas funções, organizar também as artes, tornando os artistas meros.
MULHERES CALADAS NA IGREJA I CORÍNTIOS 14:34 I TIMÓTEO 2:11-12.
Filosofia e Ciência Leitura e discussão do Texto “Introdução à filosofia da ciência” de Alex Rosemberg.
Atividade racional que transforma o meio natural
IDADE MÉDIA CRISE DO FEUDALISMO
Disciplina: Processos Psicológicos Básicos
A Apologia do Império na épica e na Historiografia
8. Como é a Família Que Todos Nós Almejamos?. Como é a Família Que Todos Nós Almejamos? Texto Bíblico “Ora, o homem natural não compreende as coisas do.
Avanço Automático Toninho Vendramini Formatações.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Os Cavaleiros Cavaleiros também eram nobres, que recebiam títulos de nobreza em caso de aliança com o rei ou com senhores feudais. A aliança entre eles.
ARTE GÓTICA.
Projeto: Vanguardas Europeias
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
As grandes regiões culturais
1 FAMÍLIA HISTÓRICO.. 2 A CONFIGURAÇÃO DE FAMÍLIA NO SEU SURGIMENTO ESTÁ ATRELADA AO CASAMENTO MONOGÂMICO, HETEROSSEXUAL, AO MODELO PATRIARCAL E A PROPRIEDADE.
REVISÃO UEM. A civilização grega na antiguidade: Na época dos genos estava organizada em propriedades coletivas; A pólis de Atenas existia em torno da.
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
- Introdução à Semiótica - Prof. Marcel Matias. Primeiros passos para a Semiótica O nome Semiótica vem da raiz grega semeion, que quer dizer signo. Semiótica.
A divisão histórica ocidental O termo Idade Média foi inventado em um determinado momento e um certo lugar. E com motivo específico. Foi no século XVI.
GNOSIS GNOSIS GNOSIS Fonte: Universo Místico Universo Místico.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
Processo Catecumenal A partir do RICA.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA DEZEMBRO DE 2014 OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS ANTONIO LÁZARO SANT´ANA.
MÚSICAS DO MUNDO Magda Dourado Pucci Berenice de Almeida Vivemos um momento especial da história da Educação Musical Brasileira merecedor de um “abre-te.
Uma categoria do espírito humano: a noção de pessoa, a de "eu”.
Transcrição da apresentação:

Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães

Influenciada pela arte grega e arte etrusca, e tem como período de produção do século VIII a. C. até aproximadamente o século IV d.C. Através da arquitetura que a arte romana conseguiu maior expressão e significação histórica. Suas edificações eram grandiosas, fundamentadas em bases circulares e no emprego de colunas e arcos falsos para efeito de decoração. Os aquedutos, as entradas e as muralhas ainda hoje são vistos no continente europeu, demonstrando a imponência que traduziu, através dos tempos, a grandeza do que foi a civilização romana antiga.

Os romanos preocuparam-se com o caráter funcional e prático de sua arquitetura. Houve, por isso, uma combinação harmônica entre a beleza e a utilidade nas mais variadas edificações romanas, como: teatros, basílicas, templos religiosos, palácios, estradas e pontes que interligaram as mais diversas regiões do império, facilitando o trânsito de pessoas e o tráfego de mercadorias para outras regiões. A escultura romana foi trabalhada através de retratos e estátuas, muitas vezes apresentando uma característica fúnebre. Os escultores romanos buscavam a reprodução mais fiel possível da realidade em suas obras e centravam- se nos aspectos psicológicos, ou seja, a obra evidenciava o caráter, a honra e a glória do retratado.

Júlio César Augustus

Ponte Rio TibreColiseu

As principais influências gregas na cultura e sociedade romana são: - A alimentação ganhou requintes orientais; - A roupa ganhou enfeites; - Homens e mulheres começaram a usar cosméticos; - Influência da religião grega; - Escravos vindos do oriente introduziram suas crenças e práticas religiosas; - Influência grega na arte e na arquitetura; - Escravos gregos eram chamados de pedagogos, pois ensinavam para as famílias ricas a língua e a literatura grega.

O romano, que impregnava a sua vida pelo numen, uma força divina indefinida presente em todas as coisas, estabeleceu com os deuses romanos um respeito escrupuloso pelo rito religioso – o Pax deorum – que consistia muitas vezes em danças, invocações ou sacrifícios. A Mitologia Romana pode ser dividida em duas partes: a primeira, tardia e mais literária, consiste na quase total apropriação da grega; a segunda, antiga e ritualística, funcionava diferentemente da correlata grega.

Júpiter – Senhor do Universo Marte – Deus da Guerra

Fundador de Roma

Ao lado dos deuses domésticos, os romanos possuíam diversas tríades divinas, adaptadas várias vezes ao longo das várias fases da história. Assim, à tríade primitiva constituída por Júpiter (senhor do Universo), Marte (deus da guerra) e Quirino (o rei Rômulo, mitológico fundador de Roma), os etruscos inseriram o culto das deusas Minerva (deusa da inteligência e sabedoria) e Juno (rainha do céu e esposa de Júpiter).

Juno Minerva

A civilização romana deixou para a cultura ocidental uma herança riquíssima: - A legislação adotada hoje em vários países do mundo tem como inspiração o Direito criado pelos romanos; - Várias línguas (inclusive o português) derivaram do latim falado pelos romanos; - Arquitetura; - Literatura. Em termos gerais, as principais características da arte romana são: senso de realismo (e não a beleza idealizada dos gregos); energia; busca por retratar as personagens históricas.

O período que abrangido a partir do século V até o século XV ficou conhecido como Idade Média. Marcada por uma série de considerações preconceituosas, a Idade Média compreende o período que parte da queda do Império Romano, até o surgimento do movimento renascentista. Relatos históricos e renascentistas definiam o mundo medieval como a “idade das trevas”, ou seja, uma época sucumbida pela ausência de desenvolvimento racional, representando um retrocesso para a ciência. Esta perspectiva foi corroborada pelo domínio ideológico empregado pela Igreja Católica, transformando a sociedade em sujeito passível de manipulação, pelo poder da informação. Contudo, a Idade Média possui avanços artísticos e científicos que puderam proporcionar conhecimentos para os dias atuais.

A educação era para poucos, pois só os filhos dos nobres estudavam. Esta era marcada pela influência da Igreja, ensinando o latim, doutrinas religiosas e táticas de guerras. Grande parte da população medieval era analfabeta e não tinha acesso aos livros. A arte medieval também era fortemente marcada pela religiosidade da época. As pinturas retratavam passagens da Bíblia e ensinamentos religiosos. As pinturas medievais e os vitrais das igrejas eram formas de ensinar à população um pouco mais sobre a religião. Podemos dizer que, no geral, a cultura medieval foi fortemente influenciada pela religião. Na arquitetura destacou-se a construção de castelos, igrejas e catedrais. No campo da Filosofia, podemos destacar a escolástica (linha filosófica de base cristã), representada pelo padre dominicano, teólogo e filósofo italiano São Tomás de Aquino.