Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vanguardas e Modernismo
Advertisements

O romantismo I – Contexto Histórico.
O que estudar para a prova de Literatura do ENEM
O que se Passava no séc. XIX ? Simbolismo e Parnasianismo Aprecie um lindo poema da época!! Características do Simbolismo? Veja mais.
Mario Raul de Moraes Andrade
MODERNISMO “Época triste a nossa, em que é mais difícil quebrar um preconceito do que um átomo” Albert Einsten Paulo Neto.
Parnasianismo.
LITERATURA E SUAS FUNÇÕES
Literatura de Cordel.
Escolas literárias e tradições artísticas
Literatura Informativa
Pré-Modernismo EE CORONEL CALHAU.
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
Escola Estadual Marechal Rondon A semana de arte moderna
Literatura de Cordel Projeto interdisciplinar – II Média Professora Daniela Mendes e Sara Porcu.
Pré-Modernismo.
Gil Vicente Vida e obra.
Literatura Ariano Suassuna
Os períodos literários
PARNASIANISMO – 1850 Valéria Lima
O TEATRO
CARACTERÍSTICAS DA S ESCOLAS LITERÁRIAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
ORIGENS, CARACTERÍSTICAS & AUTORES
Professora: Aíla Rodrigues
Professsora: Aíla Rodrigues
Professora: Suzana Ziareski Séries: 8ºs A, B, C, e D
Alunos: Bárbara Cristina
Origem do Teatro Português
Parnasianismo.
O período humanista na Literatura
Parnasianismo No Brasil.
Simbolismo. O Simbolismo é um estilo literário, do teatro e das artes plásticas é um estilo literário, do teatro e das artes plásticasliterárioteatroartes.
Prof.ª Patrícia Tavares
PARNASIANISMO E SIMBOLISMO
CLASSICISMO Renascimento.
Literatura PRÉ-MODERNISMO
PRÉ-MODERNISMO Uma introdução Daniele Leite de Morais
OS GÊNEROS LITERÁRIOS A tradição fixou uma classificação básica em três gêneros, que englobam inúmeras categorias menores comumente chamadas subgêneros:
2ª Série Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Grupo: Bruno, Claudia, Felipe B., João Lucas, Lyara. Série: 2B
Revisão – professora Margarete
OFICINA DE ARTES VISUAIS
Cap. III Literatura é gênero Parte I Gêneros épico e lírico
Pré-modernismo no Brasil
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias –Português
PARNASIANISMO.
Gêneros Teatrais.
Humanismo em Portugal (1434 – 1527)
A música da Morte, a nebulosa, estranha, imensa música sombria, passa a tremer pela minh'alma e fria gela, fica a tremer, maravilhosa... Onda.
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
A arte e a literatura Prof.ª Jéssica gravino.
A Literatura brasileira perde três de seus representantes.
Parnasianismo.
13, 15 e 17 de Fevereiro MODERNISMO NO BRASIL 13, 15 e 17 de Fevereiro
DICAS DE LITERATURA.
O que foi? O Simbolismo é uma escola literária que se manifesta especificamente na poesia e em outras esferas artísticas nascidas na França em fins do.
O Pré-Modernismo No início do século XX, a literatura brasileira atravessava um período de transição. De um lado, ainda era forte a influência das tendências.
Parnasianismo Movimento de reação ao sentimentalismo piegas dos últimos românticos; Seu florescimento se deu na França; Parnaso está relacionado a figura.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
Barroco Barroco ou Seiscentismo constitui o segundo período clássico e designa genericamente todas as manifestações artísticas produzidas no século XVII.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
PARNASIANISMO PORTUGUÊS CAM 242 IFRJ LOUYSE FREIRE THALES SOARES PABLO DOS SANTOS MATHEUS RODRIGUES.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
PARNASIANISMO LITERATURA.
A literatura potiguar: um sistema precarizado Professor Marcel Matias.
Transcrição da apresentação:

Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo

R EVISÃO – 9 º. A NO – MANHÃ – LITERATURA E REDAÇÃO AG 3ª. etapa – professor André Araújo

A UTO DA COMPADECIDA Ariano Suassuna – João Pessoa (PB), É professor da Universidade Federal de Pernambuco e bacharel em Direito. Idealizador do Movimento Armorial que tem como objetivo criar uma arte erudita a partir da cultura popular do nordeste. Em 1989, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras

Um AUTO é uma peça teatral – gênero dramático – marcado pela presença da alegoria (por exemplo, João Grilo é alegoria da astúcia; Padre João alegoria da avareza). Frequentemente, é de inspiração religiosa e moralizante. A estrutura é composta por diálogos e monólogos. Há influência dos Autos de Gil Vicente e também da tradição popular nordestina. A peça pode ser dividida em três atos: O enterro do cachorro, História do cavalo que defecava dinheiro e O castigo da soberba e A peleja da alma. Na montagem da peça, há um palhaço (que representa o próprio autor) que faz a apresentação da peça e dos atores: abre e fecha a peça e estimula o espírito crítico dos espectadores.

Pergunta: O AUTO é um gênero oriundo do teatro (gênero dramático). Um dos grandes nomes na produção desse gênero é Gil Vicente, durante o Humanismo (séc. XVI). Quais são as principais características do AUTO. Leve em consideração a leitura do Auto da Compadecida.

P ARNASIANISMO Objetividade no tratamento dos temas abordados. O escritor parnasiano trata os temas baseando na realidade, deixando de lado o subjetivismo e a emoção; Impessoalidade: a visão do escritor não interfere na abordagem dos fatos; Valorização da estética e busca da perfeição. A poesia é valorizada por sua beleza em sí e, portanto, deve ser perfeita do ponto de vista estético; O poeta evita a utilização de palavras da mesma classe gramatical em suas poesias, buscando tornar as rimas esteticamente ricas; Uso de linguagem rebuscada e vocabulário culto; Temas da mitologia e da cultura clássica são muito frequentes nas poesias parnasianas; Preferência pelos sonetos; Valorização da metrificação: o mesmo número de sílabas poéticas é usado em cada verso; Uso e valorização da descrição das cenas e objetos.

S IMBOLISMO Ênfase em temas místicos, imaginários e subjetivos; - Caráter individualista - Desconsideração das questões sociais abordadas pelo Realismo e Naturalismo; - Estética marcada pela musicalidade (a poesia aproxima-se da música); - Produção de obras de arte baseadas na intuição, descartando a lógica e a razão - Utilização de recursos literários como, por exemplo, a aliteração (repetição de um fonema consonantal) e a assonância (repetição de fonemas vocálicos).

P RÉ - MODERNISMO O Pré-Modernismo não pode ser considerado uma escola literária, mas sim um período literário de transição do Realismo/ Naturalismo para o Modernismo. necessidade de transformação nas artes (na temática e na linguagem literária); Ruptura com os moldes simbolistas e parnasianos.

“Tu, artista, com zelo, Esmerilha e investiga! Níssia, o melhor modelo Vivo, oferece, da beleza antiga. Para esculpi-la, em vão, árduos, no meio. De esbraseada arena, Batem-se, quebram-se em fatal torneio, Pincel, lápis, buril, cinzel e pena.” [...] O trecho evidencia tendências ___________, na medida em que ______________ o rigor formal e utiliza-se de imagens _____________. a) Românticas/ neutraliza/ abstratas b) simbolistas/ valoriza/ concretas c) parnasianas/ exalta/ materializadas d) simbolistas/ busca/ cotidianas e) parnasianas/ evita/ prosaicas “O ouro fulvo do ocaso as velhas casas cobre; Sangram, em laivos de ouro, as minas, que a ambição Na torturada entranha abriu da terra nobre: E cada cicatriz brilha como brasão. [...] Como uma procissão espectral que se move … Dobra o sino… Soluça um verso de Dirceu … Sobre a triste Ouro Preto o ouro dos astros chove.” O poema, pertencente ao autor de “Profissão de Fé”, não segue rigidamente o padrão ___________ no que se refere à ___________. a)romântico / idealização do mundo b) simbolista / busca do eu profundo c) parnasiano / alienação dos problemas sociais d) simbolista / inteligibilidade sintática e) parnasiano / sonoridade dos versos

Por que o Pré-Modernismo é considerado um momento de transição na história da literatura brasileira? Justifique sua resposta com aspectos históricos e sociais que compuseram esse cenário.