A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora: Suzana Ziareski Séries: 8ºs A, B, C, e D

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora: Suzana Ziareski Séries: 8ºs A, B, C, e D"— Transcrição da apresentação:

1 Professora: Suzana Ziareski Séries: 8ºs A, B, C, e D
Professora: Suzana Ziareski Séries: 8ºs A, B, C, e D. Disciplinas: Língua Portuguesa e Redação PROJETOS PARA APLICAÇÃO DE LEITURA DE PARADIDÁTICOS

2 Objetivos: Os objetivos foram embasados nos quatro pilares da Educação e na filosofia do Colégio Carlos Drummond de Andrade. Incentivo à leitura, tanto de novas publicações quanto de obras clássicas; (aprender a conhecer). Proporcionar momentos de lazer e criação a partir das leituras; (aprender a sonhar). Proporcionar interação e colaboração entre os alunos; (aprender a viver juntos). Possibilitar trabalhos interdisciplinares; (aprender a conhecer e a fazer). Motivar os alunos a valorizar seus talentos criadores; (aprender a fazer). Proporcionar momentos de atividades extraclasse; (aprender a sonhar).

3

4 Justificativa: Através de atividades lúdicas os alunos têm a oportunidade de interação, pois todos terão que contribuir para que o trabalho em grupo seja satisfatório, desta forma aprenderão a importância do papel de cada um e perceberão que todos podem contribuir com seu talento, visto que as atividades contemplarão diversas habilidades e competências.

5 Além disso, eles terão a oportunidade de ter contato com obras literárias atuais e clássicas aprendendo a valorizar novos autores e os clássicos da Literatura Brasileira. Com os trabalhos os alunos farão a reescrita das obras, com isso terão um “contato” com os autores, haja vista que criarão a partir da criação desses autores. Finalmente, eles trabalharão valores importantíssimos para formação de sua personalidade e caráter, tais como: solidariedade, cooperação, compreensão, respeito às diferenças etc.

6 Metodologia: Este projeto trabalha através da interdisciplinaridade com as disciplinas de Artes e História. Os alunos lerão um livro por mês. Para um dos dois livros de cada bimestre, abaixo especificados, será realizada uma avalição formal com ênfase em resolução de problemas. O aluno terá que refletir sobre o tema abordado nos livros para responder às perguntas e não apenas memorizar partes da narrativa, ou nomes de personagens, datas etc. Para o outro livro de cada mês será realizado um trabalho, abaixo explicados.

7 1º Bimestre Livros adotados:
Aquele estranho colega, o meu pai - Moacyr Scliar: avaliação formal. O cavaleiro das palavras - Luis Antônio Aguiar: trabalho. Em grupos, de até 5 integrantes, os alunos criarão um grafite, em cartolina, sendo que cada grupo mostrará traços da personalidade da principal personagem da história. Este trabalho terá a contribuição da disciplina de Artes, com técnicas e objetivos deste tipo de arte. Os trabalhos serão expostos nos corredores do colégio.

8

9 2º Bimestre Livros adotados:
Contos de amor novo - Edson Gabriel Garcia: avaliação formal. Senhora - José de Alencar: trabalho. Em grupos, os alunos farão seminários abordando os temas do livro, fazendo um paralelo histórico dos valores presentes - e criticados por Alencar - no livro, tais como: ambição X honestidade, ambição X amor, casamentos arranjados por conveniências sociais, vingança, desigualdade social. Este trabalho terá contribuição da disciplina de história com a contextualização histórica.

10

11 3º Bimestre Livros adotados:
Histórias da turma - Marcia Kupstas: avaliação formal. O escandaloso teatro das virtudes - Marco Túlio Costa: trabalho. Em grupos, de até 5 integrantes, os alunos criarão um história em quadrinhos, sendo que cada grupo montará a história de um trecho do livro. Ao final, teremos todo o livro transformado em quadrinhos, utilizando as técnicas de desenho e reescrita de texto. Este trabalho terá a contribuição da disciplina de Artes, com técnicas e objetivos deste tipo de arte.

12

13 4º Bimestre Livros adotados:
O auto da barca do inferno - Gil Vicente: trabalho. Em grupos, os alunos farão a reescrita do texto, adaptando-o para linguagem atual (e até mesmo informal, para criar humor) e apresentarão, através de peça teatral, suas adaptações. Para este trabalho os alunos terão aulas de redação disponíveis para que possam escrever seus textos, contando com o auxílio da professora. Este trabalho terá a contribuição das disciplinas de Artes - com as orientação artísticas - e História com a contextualização histórica. Márika e o oitavo ano - Lino de Albergaria: avaliação formal.

14

15 1º Bimestre: Avaliação: 31/03. Trabalhos (entrega e exposição): 30/04 2º Bimestre: Avaliação: 03/06 Trabalhos: 25 e 26/06 3º Bimestre: Avaliação: 02/09 Trabalho (entrega e exposição): 24/09 4º Bimestre: Avaliação: 19/11 Trabalho: 21, 22 e 23/10 (no cinema) Datas previstas para realização das avaliações e apresentação dos trabalhos:


Carregar ppt "Professora: Suzana Ziareski Séries: 8ºs A, B, C, e D"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google